As Aventuras de Pinóquio

As Aventuras de Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

melissalfr 27/03/2023

Digamos que é fofo
Lendo esse livro senti a mesma sensação que sentia ao assistir filmes infantis com muitas fábulas e lições de vida disfarçadas.
É muito divertido e engraçado, ri muito lendo isso, o jeito que é escrito e o jeito que o Pinóquio sofre do início ao fim é cômico. Além disso, tem vários ensinamentos sobre a vida escondidos nas fantasias.
Fiquei feliz com o final, porque passei muita raiva com a cabeça oca (literalmente) do Pinóquio fazendo merda o livro inteiro ???

Natália 26/03/2023

Pinóquio: o Frankenstein de madeira
Essa edição lindíssima e ilustrada traz a história original de Pinóquio, escrita por Carlo Collodi. O boneco de madeira cujo nariz cresce a cada mentira é uma das histórias infantis mais conhecidas. Eu amo a animação mais antiga da Disney (1940) e perdi as contas de quantas vezes assisti quando era pequena. Adorei conhecer a história original escrita por Carlo Collodi e que deu origem a tantas adaptações.

Resenha:
Pinóquio foi criado de uma madeira rústica pelo carpinteiro Gepeto, que virá a ser seu pai.
Pinóquio faz travessuras, mente, é preguiçoso, apronta sem pensar nas consequências. No entanto, tem coração bondoso e sua ingenuidade o leva a caminhos muitas vezes tortuosos, confiando em quem não deve, acreditando em falsas promessas, deixando de ouvir e seguir os conselhos de seu pai e da Fada Azul. Ao longo do livro, o leitor é cativado por Pinóquio porque apesar de ser travesso e inconsequente, de mentir, de fugir da escola, ele não faz nada por maldade, faz por inocência. Pinóquio é um ser inimputável, ou seja, ele não tem culpa dos atos que pratica, pois é apenas um boneco, não é uma pessoa adulta. Além disso, não pode ser culpado por seus atos, afinal, é apenas uma criança, o que lhe confere toda a inocência. Pinóquio tem sentimentos, sofre quando percebe que fez algo que não deveria, que agiu por impulso, tem arrependimento, e ao longo do livro vamos observando a evolução nas ações de Pinóquio, o seu amadurecimento, lembrando-se dos bons conselhos do pai e da Fada Azul, apesar de uns deslizes vez ou outra, ele sempre acaba se arrependendo, e tudo isso faz com que o leitor torça por ele. A partir do momento que Pinóquio vai reconhecendo os seus erros e melhorando os seus atos, a Fada Azul lhe faz a promessa de realizar o seu maior desejo: ser um menino de verdade. No entanto, sempre acaba por cair em tentação e quebra a promessa de ser um bom menino. Para conseguir ser um menino de verdade, Pinóquio precisa provar à Fada Azul que é digno de confiança e merecedor de se tornar humano. Até conseguir readquirir a confiança da Fada Azul, Pinóquio vai percorrer um longo caminho.
Recomendo muito a leitura.Amei.

Renata 24/03/2023

Prefiro ficar com a versão da Disney
Uma leitura não recomendada para menores de idade, não leiam para seus filhos, Pinóquio um boneco mau criado, respondão e sem compaixão pelos esforços do pai Gepeto. Não gostei

Biblioteca Álvaro Guerra 20/03/2023

Pinóquio é um bebê recém-nascido com 11 ou 12 anos de idade que adora brincar como qualquer outro menino. E é nesse processo de humanização que Gepeto o entalha, dá nome e o ensina a andar. Ele é rígido e severo, preocupado com sua educação representando aqui a figura paterna. A figura materna fica por conta da Menina dos Cabelos Azuis, fazendo o papel da carinhosa amiga, apresentando amor e afeto.
E são eles que vão, no dia a dia, ensinando o boneco a dominar os códigos da sociedade iniciando, assim, o seu processo de socialização para se transformar em um menino de verdade. Mas aqui fica uma pergunta, o que significa “se transformar em um menino de verdade”?
Antes desta conquista, Pinóquio vive prometendo estudar, trabalhar e fazer tudo que a Menina dos Cabelos Azuis diz, pois ele quer virar um menino de verdade. Mas se transformar em gente não é nada fácil. Dói crescer, e como dói! O mundo dói e nos desvia o tempo todo. Era com essa visão trágica da vida que Carlo Collodi começou, gradativamente, a escrever histórias para crianças repletas de fantasia e emoção.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555982220

Pris_cina 19/03/2023

Um detox de Disney
A história contada e recontada pela Disney está tão distante da original que é quase triste. Pela data publicada do livro ser tão antiga, é claro que não considero um livro "infantil" pelas cenas um tanto agressivas kkkkkk Mas foi uma leitura divertida, gostei de conhecer o Pinóquio original, um ser completamente encapetado, o que sem dúvida deixou a história bem mais interessante que a adaptação água com açúcar da Disney.

Raiane 17/03/2023

Não seja um menino mau
É isso: pra variar, uma história para ensinar as crianças a obedecer aos pais, andar no caminho do bem, estudar, trabalhar, andar com os que são confiáveis e bons. Não me lembrava da história, então foi um choque a leitura. Achei pesada: Pinoquio chato, mau, desobediente e mimizento. Fiquei incomodada com a personalidade dele. Curiosa pra ler outras versões e ver como o adaptaram.

Isabelly 15/03/2023

Tá, me pegou no final
De início é revoltante o quanto essa marionete é mal criada, e eu se fosse mãe de uma desgraça daquelas envelheceria vinte anos em um criando esse coisa aí.

Porém, veja bem, a gente até se apega ao bichinho de coração bom, e acaba por perdoando ele e sentindo compaixão. O final é lindo e é o tipo de livro que eu leria pra um filho meu.

Gaby 12/03/2023

Um clássico
Dúvido que exista alguém não conheça a história do Pinóquio de cor, né? O livro é legal e muito engraçado, só achei as ilustrações bem estranhas, mas faz sentido já que foi escrito há anos atrás. Adorei esta leitura!

Sasa 11/03/2023

Aprendizado para a vida!
Eu adorei a história! O livro nos ensina diversos aprendizados. Tem partes tristes, ensina sobre falar a verdade e ser bom para as pessoas, fala que não se deve escutar conselhos de mals amigos.. enfim, super recomendo, nunca tinha lido a história de Pinóquio tão detalhada

deborattins 07/03/2023

Um pinoquio cada vez mais moralista
As aventuras de pinoquio estão longe de serem somente aquelas que conhecemos pelas adaptações.

O livro conta com inúmeras aventuras, bem intensas, algumas engraçadas e outras trágicas.

No todo eu gostei, só achei que na terceira parte por assim dizer, o livro se torna bem moralista, as aventuras e o narrador a todo momento nos lembra das consequências de fazer o errado, e isso me soou um pouco cansativo

obcecada pelo harry 03/03/2023

Com certeza não é história pra criança; li porque queria conhecer a história original, não parece nada com o que a disney nos mostrou e o foco nem é o nariz do pinocchio.
vale a pena ler, o livro é bem curtinho e tem ilustrações.

Neto 25/02/2023

Esse nem chega perto daquela animação lá
Meu primeiro contato com a obra foi por meio de um filme que mais parece um delírio coletivo. Se não me engano era Pinoquio 3000. Aquele em que a marionete era um robô quase que um Astro Boy (sim, igual aquele anime da década de 80 ou 90).

Quando tive contato com a obra mesmo em papel, me arrepiei com o quão sombria ela era. Se eu conhecesse Gnossienne na época seria a trilha sonora do livro.
Com poucos momentos felizes e alguns que te fazem questionar se esse livro mesmo escrito para crianças (a cena da floresta com os assaltantes me traumatizou pra caramba).

Mas acredito que foi isso o que o autor quis passar com a obra: mostrar que a vida longe do ciclo familiar é perigosa, cheia de monstros e criaturas horripilantes. Vale a pena ler.

Queridolivro0 25/02/2023

Aprendizado para a vida ?
Ler Pinóquio na versão original foi uma experiência incrível, eu apenas havia assistido aos desenhos da Disney e ler o original me trouxe uma nova perspectiva sobre a história do nosso boneco Pinóquio.
Acho que o autor foi genial em explorar a fantasia para trazer as crianças conceitos sobre educação e convívio famíliar, para mim esse livro não ensina somente à crianças mas aos adultos também.
Me identifiquei em muitos momentos com esse livro, a vida é feita de escolhas mas mesmo em meio as piores consequências sempre há uma oportunidade para o arrependimento.
AnaBa 15/03/2023minha estante
Nao li

Greice21 24/02/2023

Como diria Pinóquio: Paciência! ?
Um homem solitário, cria um boneco de madeira. E qual não sua alegria quando o brinquedo ganha vida. Inicia aí uma relação pai e filho. Tomado de amor, Gepeto incumbisse de proporcionar o melhor possível para seu menino, educação, comida, um lar. Uma fantasia repleta de personagens : o grilo falante, a fada azul, a lesma, os larápios Raposa e gato...gato?, entre tantos outros que perpassam por Pinóquio em suas façanhas. Mas como já sabido, Pinóquio se mostra um espírito quase indomável, pondo em risco sua própria vida.

Eu assisti quando criança a adaptação de Pinóquio , mas me lembro vagamente dos personagens. Lendo o livro me recordei de muitas cenas, apesar de muitos dos personagens serem bem inéditos para mim. Mas o nosso protagonista, Pinóquio, geeeente do céu...que ranço que me deu . Cada capítulo, eu achava "agora ele toma jeito" e pow!!! Mais uma vez ele escorrega de seu objetivo, e acaba tomando decisões irremediáveis influenciado por outros. Apesar disso, cai em si quando vê a desgraça que sobre ele se abateu, têm ciência de seu erro, e lamenta profunda e repetidamente seu infortúnio. O livro ( não querendo puxar o saco da minha editora cof! cof! *Preferida* ?) é muito lindo, a cada início de capítulo e meio do mesmo, contemplamos ilustrações das passagens da história. Tudo contribuindo para nos obrigar a ler. Como li com a Maju - minha filha - algumas palavras tive de moldar, pois são habituais no vocabulário dela, e espero que nunca sejam hehhe. Mas nada que interfira no cerne e compreensão do livro. A principal moral ela pescou: se mentir...cresce o nariz kkkkkk.