Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

daleriku 12/11/2021

Resenha
Pinoquio, mais um clássico da industria literaria e cinematografica (devido as animações.) Todos conhecem a historia, ou ao menos pensam que conhecem. Admito, grande parte das minhas lembranças da obra estavam erroneas, nunca havia lido o livro, então a verdadeira personalidade do Pinoquio não deixou de me impressionar, algumas partes até dramáticas demais para se narrar a uma criança se não houvesse uma moral por detrás.

Rafa 14/11/2021

O livro é bem diferente do original e quem já leu sabe disso, gostei mais deste do que do original e recomendo para adultos pois tem grandes aprendizados e palavras bem complicadas

Soso 08/12/2021

Não gostei :(
Livro com início e fim pouco desenvolvidos e um meio muito repetitivo.
Traz diversas lições para a vida mas a organização da história me decepcionou.

Nata_Celesti 23/12/2021

Gepeto um santo.
Pense num bonequinho chato meu senhor, muito irritante. Se era essa a intenção, conseguiram. O boneco sempre se metendo em confusão a troco de uma lição de moral pra por medo em criança traquina. Começa a ficar repetitivo... Mas vale a pena pela edição que é por sinal, perfeita.

Fox 29/12/2021

A história um pouco macabra do Pinóquio
Sempre achei a história do Pinóquio um pouco macabra, principalmente por causa do desenho da Disney é um outro desenho mais antigo que a minha mãe me mostrou.
Lendo o livro tive a comprovação que a história dele é maia bizarra ainda, eu gostei da leitura, mas não deixaria uma criança muito pequena ler a versão original.
Eu sinto que esse livro veio para mostrar as consequência de ser uma criança desobediente, como uma lição para crianças levadas.
A Disney fez um desenho com as nuances desse livro, tirando o que em sua maioria iria assustar muito as crianças.
O Pinóquio é bem pior no livro, você sente uma criança perdida e até um pouco má, nas vale a leitura.

Jooy Fun 09/01/2022

Experiência incrível!
Que maravilha de leitura! Vale muito ?
É impressionante o poder dos livros infantis de abordar valores tão importantes para nossas vidas de maneiras tão inesperadas e memoráveis.
Ler esse livro foi mágico pra mim, que assisti o filme inúmeras vezes na infância.

"? Esta mudança repentina em nossa casa é toda mérito seu. (...)
- Porque quando os garotos deixam de ser maus e tornam-se bons, eles têm a virtude de trazer um aspecto novo e sorridente até mesmo dentro de suas famílias."

Roberto Soares 19/01/2022

"Os meninos desobedientes não podem ser felizes neste mundo."

Publicado originalmente em forma de folhetim em um jornal infantil italiano entre 1881 e 1883, "As Aventuras de Pinóquio" é, essencialmente, uma história didática. A história do boneco de madeira desobediente e mentiroso e que é incessantemente punido por sua teimosia acabou se tornando um dos maiores ícones da literatura infantil mundial.

Quando o marceneiro Geppetto recebe um toco de lenha que fala, ele resolve esculpir naquele pedaço de pau um menino que é chamado de Pinóquio, ensinando a ele a importância dos estudos e do trabalho para se tornar alguém “de verdade”. Mas já no seu primeiro dia de escola, Pinóquio muda seus planos e resolve se divertir em um teatro de marionetes, sem saber que lá vai se deparar com a primeira de muitas desgraças que cruzarão seu caminho até que ele finalmente aprenda a lição.

Ingênuo, teimoso, facilmente influenciado e tomado por um intenso desejo de diversão combinado com uma obstinada objeção às responsabilidades: Pinóquio é, acima de tudo, uma criança. Embora sua cabeça dura tenha me irritado profundamente, foi impossível ficar insensível diante da grande fragilidade daquela criatura em um mundo em que todos queriam tirar proveito da sua ingenuidade.

Aliás, eu que conhecia essa história apenas através da adaptação da Disney, enfrentei uma forte estranheza inicial com Collodi, mas aos poucos identifiquei o que era: aqui Pinóquio vive em um mundo real. A miséria, a maldade e a cobiça são frequentes no caminho do boneco, e a fome o acompanhará em grande parte de sua jornada.

Que alívio foi quando finalmente ELA entrou na história! Desde criança sou completamente fascinado pela Fada Azul, e aqui esse fascínio não se perdeu. Quando finalmente a Menina dos Cabelos Azul-Turquesa surge no caminho do boneco com sua bondade e seu perdão, sua luz se une à voz da consciência do Grilo Falante como principais guias de Pinóquio.

Tal qual Dante, Pinóquio se vê perdido em uma floresta escura, e para encontrar a Luz, precisa primeiro enfrentar o Inferno e o Purgatório, morrer para renascer com a fibra moral necessária para passar pela metamorfose dos instintos rumo à razão e a compreensão da condição humana. Ou seja: tudo o que Pinóquio enfrenta o transforma em um menino de verdade.

Rinaldo 24/01/2022

As Aventuras de Pinóquio.
Clássico da literatura infantil, Carlos Collodi e seus personagens que são parte da nossa infância, adolescência. Pinóquio, Gepeto, Fada Azul, etc.

Filipe 25/01/2022

Muito bom reviver nos livros infantis muitas história que se parecem com a de muitos jovens.
O problema de Pinóquio sempre foi a desobediência, algo rotineiro em nossas vidas.

pribt 02/02/2022

A história maravilhosa, mas essa edição, pelo menos o meu livro, está com muitos defeitos de impressão e erros ortográficos.

Maria.Gabriela 02/02/2022

O boneco de madeira
O livro é recontado no estilo de Esdras do Nascimento com muitos detalhes e informações adicionais, um clássico visto de outra forma, mas com a mesma magia.

Mel V. 08/02/2022

Pinóquio
Peguei esse livrinho infantil achando q seria um deleite de fofurinha, mas me enganei rs
Apesar de ser uma historinha para crianças com muitos ensinamentos bons, achei meio bizarro em certas situações... fora q o personagem principal é abusado e teimoso, bem diferente do Pinóquio bonzinho da Disney que estamos acostumados kkk

Maciel 08/02/2022

A história de Pinóquio é amplamente conhecida. A sua fama pode ser em larga medida creditada aos Estúdios Disney e ao seu maravilhoso desenho, de 1940. Contudo, quem conhece apenas pela versão hollywoodiana a história do boneco de madeira cujo nariz cresce quando ele conta uma mentira talvez não tenha ideia do quanto o original (1881) italiano difere do desenho animado que encantou gerações, embaladas pela dulcíssima canção ?When you wish upon a star?.

Naturalmente entre as duas versões há muitos pontos de contato e, assim, muitos episódios do original estão de algum modo representados na versão Disney. Mas há algo de mais selvagem, de mais surpreendente e de mais imaginativo no texto italiano. Certamente, a versão de 1940 será sempre a mais conhecida ? em mais um exemplo de como uma obra pode inverter as relações de influência, fazendo da visão de Walt Disney o centro canônico de todas as muitas versões cuja origem foram episódios criados por Collodi para um jornal italiano, sob o título ?Storia di un burattino? (?A história de um boneco?).

Que esperança há para que a história original, trazida mais uma vez à luz na charmosa edição da Cosac Naify, seja algo mais do que um reles complemento, destinado a saciar uma certa curiosidade dos aficionados pelo famoso desenho animado? Qual a natureza dessa história, que sobrevive à prova do tempo? Seria uma fábula? Uma historieta com pretensões pedagógicas? Um conto com a finalidade óbvia de divertir crianças?

Talvez a história de Pinóquio seja um pouco disso tudo; é que, além de ser bem escrita (como ressalta Italo Calvino em seu posfácio, inédito no Brasil), é obra suficientemente aberta para que nela caibam muitas coisas. Vejamos ao menos três delas: há, tal como na perspectiva do psicanalista Bruno Bettelheim (1903-1990) sobre os contos de fadas, material para os sentidos mais profundos da vida; há pretensões educativas evidentes, ainda que num sentido muito diferente daquele de tenebrosas cartilhas supostamente pedagógicas (como a de ?Struwwelpeter?, de 1844, do alemão Hoffman, que circulou entre nós desde 1942 como ?João Felpudo?), e muito menos como algo comparável às megalômanas pretensões de Rousseau, que com o seu ?Émile? (1762) pretendeu criar as bases pedagógicas de um novo homem; e há, por último, mas sem demérito, muita diversão.

Contudo, o valor máximo da história está no fato de algo que ela teria a dizer a pais e filhos. Pinóquio ? sendo um boneco, isto é, protótipo do menino mal formado ? é desejado como um filho pelo artesão Geppetto. Após mil e uma peripécias, passa a sentir falta do amor que aquele pai lhe dirigia. Tal percepção tem um caráter transformador para Pinóquio; aliás, transformação real, pois como se sabe, ele acaba virando ?um menino de verdade?. Comporta-se como o filho educado que Geppetto projetou, sob a pena de perder o seu amor.
Moral (freudiana) da história: só há verdadeiro interesse em educar quando se ama em bases narcísicas; só há verdadeiro interesse em aprender quando aquele que educa é posicionado subjetivamente de onde parte o amor do qual somos investidos.
A edição da Cosac é um primor, e se os espectadores do filme tem na animação e na música um auxílio luxuoso, os leitores tem nas ilustrações do artista plástico Alex Cerveny sugestões inéditas, virtuosisticamente elaboradas em uma técnica oitocentista chamada cliché verre. Nelas, nada das formas rechonchudas e edulcoradas características do mundo Disney, mas, ao contrário, imagens riscadas, finas e secas, nem sempre tão bem acabadas. Como as desventuras do primeiro Pinóquio e, afinal, como a vida também pode ser.

Inaiara.LAbo 11/02/2022

Quanta confusão Pinóquio causa!
Com linguagem simples e alguns ensinamentos para crianças. Faz parte de uma tradição em que boas crianças devem gostar de estudar e depois gostar de trabalhar, pois a pura diversão (como na fábula do grilo) não traz coisas boas... Isso dá o que pensar, mas deixo pra vocês fazerem as próprias reflexões rs
Ótima edição, de folha amarelada e capa muito bonita.

Marcos Han 12/02/2022

Resenha
Resenha do livro lido para contagem da leitura no
desafio de leitura anual do aplicativo skoob do ano
2022.