Pinóquio

Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

oliver.skywalker 02/03/2024

Reflexivo
Pinóquio é realmente uma aventura, uma obra onde constantemente está se retratando os aprendizados de pinóquio e seu descasso para com seus entes queridos, mas no final temos uma retratação. é muito legal acompanhar toda essa saga de mudanças e transformações do menino. eu não acho que pinóquio seja uma obra que proponha medo e pesadelos para crianças, pelo contrário, acho que ela proprõe a valorização daqueles que para você representam afeto. pinóquio mostra a importância da responsabilidade afetiva para com todos que amamos. ótimo livro, leitura gostosa e divertida!

Jhosi 29/02/2024

Mais uma edição!
Eu adorei a capa do livro nessa edição e quando a adquiri, confesso que foi pensando em ler com meu filho.

Ainda não li com ele, mas, a experiência me mostrou alguns detalhes que foi bom ter percebido logo: em algumas páginas, não sei se por erro da diagramação ou da impressão, no final das frases faltam palavras ou letras. Me incomodou, mas não é algo que impressa a leitura.

A tradução se assemelha muito a de outras edições e é razoavelmente boa também.

Em breve pretendo ler com meu filho, afinal, Pinóquio é um clássico que vale a pena apresentar aos pequenos!

Patricia.Harumi 23/02/2024

Diferente mas legal
Diferente de Disney com certeza, tão bom quanto. Edição linda da editora wish! Acabamento impecável.

Julia4200 22/02/2024

O menino de pau
Narrativa infantil, mas nada muito bobo; é apenas simples. A história é leve, repetitiva e afirma e reafirma bem o que é ser uma "marionete cabeça dura" através das peraltices de Pinóquio. Ainda, é fácil notar a evolução do menino de começo ao fim do livro, onde Collodi realmente esculpiu bem sua personalidade e caráter ao longo da história.
A história é muito envolvente e ?importante!? não tem absolutamente nada a ver com Pinóquio contado pela Disney!

airtvee 21/02/2024

Um clássico!!!
Eu li esse livro por causa de um trabalho da faculdade e confesso que me surpreendi bastante, pois não esperava gostar tanto e ler tão rápido. Ri bastante, quase em todos os capítulos algo memorável que me fazia rir acontecia, fiquei genuinamente feliz por ter lido essa obra.

Leonardo88 14/02/2024

Livro para crianças?
Pouco tempo atrás vi o filme PINÓQUIO filme dirigido por Matteo Garrone com Roberto Benigni
de 219 , que foi baseado realmente no livro original da história, e percebi que esta historieta é muito mais do que um livro para crianças , mas sim uma lição para nossas vidas , quando deixamos os nossos deveres e obrigações de lado , e desprezamos os verdadeiros valores da vida (as virtudes e a moral do bom agir) sempre vamos sofrer com as nossas próprias consequências.
Livro obrigatório para todos principalmente para as crianças de todas as idades, que vivem no pais das Brincadeiras e dos prazeres!!!!

Anaa C. 07/02/2024

É Pinóquio
A clássica história do Pinóquio, obviamente mais desenvolvida, mas ainda clássica e simples.
É possível tirar muitas conclusões dessa obra, dependendo da sua interpretação.
Sinceramente, não é o meu tipo de livro.

M. Candido 05/02/2024

Que livro fofinho! Nunca imaginei que eu gostaria tanto de um livro sobre um boneco de madeira, mas felizmente isso aconteceu.

O Pinóquio é um menininho (ou marionetezinha) um pouco irritante, mas eu não consegui me sentir irritado porque ele é muito fofinho, ele erra mas é com boas intenções.

O amor dele pelo Geppetto é bonito e contagiante, nos momentos de tristeza eu realmente fiquei triste, e fiquei revoltado quando tentavam enganar o meu mais novo boneco de madeira favorito. Não era um livro que eu esperava me emocionar tanto.

Esse livro vai virar a minha resposta padrão para quando alguém me pedir uma recomendação. Por favor, leiam Pinóquio.

BombomfimAmandita 04/02/2024

Pobre marionete e suas decisões erradas
Uma leitura muito leve e gostosa. Pinóquio encanta o leitor e aguça o desejo de saber qual será o desenrolar de suas travessuras.
Ótimo para ler com as crianças ou para dar aquela quebra depois de um livro teórico e maçante.

Naty Alves 30/01/2024

Mecham as cordinhas
Pinoquio nunca foi minha história favorita até agora não. Nem sabia da existência de As aventuras de Pinoquio de Carlo Collodi porém quando o descobri fiquei curiosa por saber sua estória original. E fiquei chocada por ser tão sombria e tenebrosa poderia ser classificado na minha humilde opinião como um terror infantil. E nada de bruxas não estou falando de enforcamento, tentativa de afogamento cadeia fugas e etc. Nem sei se isso é indicado para crianças, pelo teor de violência, mas a mensagem é clara.

O autor escreveu para elas no intuito de alerta- las mediante aos perígos do mundo, e pela importância do trabalho e do estudo (errado não está), fiquei bastante surpresa e pensar que ele publicou isso num jornal para crianças " Giornali per i bambini em meados de 1881. A narrativa é fluida tendo capítulos muito curtos, cheio de sarcasmo, ditos populares travessuras infantis, e certo grau de violência deu a Carlo Collodi bastante notoriedade na Itália e no resto do mundo tempos depois tornando um clássico da literatura italiana e no mundo, não é a toa que ele está aqui agora. E como você pode notar o original está longe de ser um conteúdo com o selo Disney de entretenimento. (Aliás a história teve dois finais o segundo pouco mais ameno a pedido do público).

Em as aventuras de Pinóquio o enredo com os acontecimentos principais são basicamente os mesmos mas a muitas aventuras a mais e tudo que citei anteriormente. O que achei interessante além de ser criativo é o fato de que Pinóquio é uma grande metáfora para educação e amadurecimento humano.
De um personagem que se deixa guiar por seus instintos e sofre as consequências desdes " esnobando" ou ignorando sua consciência. É claro que o livro tem um "flerte" com o fantástico algumas vezes extrapolando em algumas cenas como por exemplo "no momento em quê Pinóquio não quer tomar o remédio por ser amargo e aparem quatro coelhos segurando o caixão."

O autor também reflete todos os sacrifícios que os pais podem fazer por um filho por mais desobedientes que possam ser, assim como críticas à contar mentiras" Na verdade o boneco de madeira seria uma metáfora interessante sobre a ideia de quê " Aquele que é governado por seus instintos será sempre um fantoche não mão de ontrem. Pois só se torna homem aquele que é senhor de si próprio.

Será que somos livres o suficiente para dizer não há nos mesmos, quando algo nos faz mal? E quando achamos que nós faz bem?

Essa edição é bilíngue e vêm com edição original em italiano também. Ótima leitura!

Katharina.Pedrosa 30/01/2024

Que menino insuportável
A obra de Collodi apresenta notáveis divergências em relação à animação da Disney, contudo, guarda grande semelhança com a versão de Guillermo Del Toro. Nesta edição, contamos com uma tradução direta do italiano, e, em minha perspectiva, isso proporcionou uma leitura fluida, mesmo considerando que o texto foi originalmente redigido no século 19.

Sobre a história, Gepeto ganha um pedaço de madeira falante e decide transformá-lo em marionete. Só que esse menino- marionete (ou marionete-menino) já tem vida: sai falando, andando e se metendo em confusão.
Logo nas primeiras páginas, Pinóquio esmaga o grilo falante com um martelo. E em outro momento, dorme perto de uma fogueira e as pernas viram cinzas. Então, não acho recomendável para crianças

Tive muita dó do Gepeto, que é muito pobre, e vende suas próprias roupas para comprar os livros didáticos de Pinóquio. Que na primeira oportunidade vende os livros, pega o dinheiro e sai se divertindo pelo mundo. Nessas andanças, Pinóquio passa pelo teatro de marionetes, encontra a raposa e o gato ( que além de roubá-lo, tentam matá-lo), conhece a fada azul ( que é o terror da pedagogia). Cada capítulo, segue a mesma fórmula: Pinóquio desobedece - se dá mal - sofre a consequência e a aventura é concluída, o que torna a história um pouco repetitiva. Demora para que ele retorne a Gepeto e se redima, para conseguir realizar o sonho de ser um menino de carne e osso.

Minha personagem favorita foi a Fada Azul, que simulou sua própria morte diversas vezes quando Pinóquio necessitava de sua ajuda, tudo para ensinar-lhe uma valiosa lição. Adicionalmente, há uma cena em que Pinóquio está enfermo e reluta em tomar seu remédio. Nesse momento, a Fada Azul ordena que o coloquem em um caixão, argumentando que se ele não tomar o remédio, aquele será o seu destino. Mesmo que ela use métodos duvidosos, foi ela quem mais ensinou as lições que Pinóquio precisava aprender, sobre: obedecer ao pai, estudar e não confiar em estranhos. Então, depois que finalmente fez por merecer, Pinóquio realizou o sonho de se tornar um menino de carne e osso.

"É porque, nós meninos somos todos assim: temos mais medo dos remédios do que das doenças"

Verônica Raal 29/01/2024

Leitura para maiores de 18 anos
O livro é uma grande adaptação ao conto de Carlo Collodi, que narra a história de um boneco de madeira que deseja se tornar menino. E segue, completamente, na contra mão do enredo educativo dado a história original.

O quadrinista responsável pela releitura do clássico é Winshluss, que já trabalhou como co-diretor do filme Persépolis. Este inicia a obra com uma série de quadros, envolvendo diferentes personagens, em situações adversas.

Isto, pois, o roteiro desta HQ,? desenvolve-se numa estrutura narrativa de Pulp Fiction: personagens em locais isolados e acontecimentos que parecem não ter nenhuma conexão se unem e se costuram conforme a história avança. No final, tudo estava meio que conectado e o leitor monta uma linha cronológica.

Este livro, que de nada tem a ver com a obra original, faz uma grande crítica à sociedade atual e, em certos momentos, nos deixa extremamente desconfortáveis. Pois, aborda assuntos que envolvem a violência, o fanatismo religioso, a exploração infantil e outras atrocidades. Demonstrando ser a crueldade um traço da humanidade.

Pinóquio aqui é uma arma de guerra criado por Gepeto como meio de se inserir no mercado bélico e obter lucratividade. O trabalho do autor é fantástico, ao mesmo tempo é complexo e tenso. Para mim, a parte mais chocante diz respeito a história da Branca de Neve e dos sete anões, pois foi capaz de me causar ojeriza.

Laura 24/01/2024

Cínico e sem substância.
Ao tentar emplacar uma versão politicamente incorreta de Pinóquio e outras personagens de fábulas clássicas, se esquece da verdadeira e já sombria essência de Pinóquio por Carlo Collodi.
Winshluss é um quadrinista exímio. Sua arte é ótima e sua forma de dirigir a narrativa é muitíssimo agradável, porém, acaba pesando a mão na hora de fazer tudo contra a ideia de "varinha mágica". Em sua tentativa de atualizar Pinóquio, ele fica constantemente perdido na sua intenção de puramente chocar o leitor - e é isso que torna seu Pinóquio mais como uma provocação à Disney, e mais uma dentre as milhares de releituras imaturas deste personagem.
Dito isso, a melhor versão de Pinóquio é a de Shrek!

Rafa569 22/01/2024

#04: Pinóquio: Carlo Collodi

Quem nunca disse ou ouviu a frase "se você mentir seu nariz vai crescer" ou algo do tipo? A história de Pinóquio, a marionete que tem seu nariz aumentado a cada mentira, é tão clássica, porém muitos a conhecem através da famosa animação da Disney, que eternizou a saga do personagem. Esta edição da Darkside (que como sempre, dispensa elogios ao projeto gráfico) traz a história original, lançada em julho de 1881, por Carlo Collodi (pseudônimo de Carlo Lorenzini).

E esta história se difere da adaptação da Disney, que suavizou muitas coisas. Logo no começo temos o Pinóquio falante, ainda como um pedaço de madeira com seu nariz já crescendo sem que ele tenha contado qualquer mentira, e ao terminar de ser criado desfere um pontapé no nariz de Geppetto, seu criador, e foge pulando a janela. Dentre suas aventuras e desventuras ele tem seus pés queimados após dormir com eles apoiados em um braseiro para se aquecer, e até mesmo é enforcado em uma árvore por uma raposa e um gato que queriam lhe roubar 5 moedas de ouro. A história aqui não gira somente em torno das mentiras, mas de todo o comportamento errático de Pinóquio.

A história original se encerra no episódio da marionete enforcada, porém Collodi a retoma em 1882 e conclui em 1883, após pedidos de seus leitores. O final é o mesmo que já conhecemos: Pinóquio reencontra o pai (no estômago de um tubarão de 1km, sem contar o rabo, e não de uma baleia), e se torna um menino, passando a ser obediente.
O original é mais cruel e sombrio do que a animação, mas devemos nos lembrar do contexto histórico, de uma Itália recém unificada, e principalmente: as crianças eram entendidas como pequenos adultos, e era comum que trabalhassem, por exemplo.
Valeu muito a pena conhecer a história original e me despertou o interesse por conhecer outras fábulas como Chapeuzinho Vermelho, que dizem ter passagens tão sombrias quanto as de Pinóquio.

Maria15099 14/01/2024

Confesso que me assustei um pouco, a história original de Pinóquio é um pouco macabra criada para realmente dar lição de moral usando o medo nas crianças