Pinóquio

Pinóquio Carlo Collodi

Resenhas - As Aventuras de Pinóquio

romancejunkie 02/04/2023

Histórias com ensinamentos
A história do Pinóquio é muito linda e cheia de ensinamentos muito preciosos que todo mundo deveria ler, expande muito a história do boneco que queria ser um menino e as vontades dele em comparação com a versão pro cinema.

Vini 31/03/2023

'As Aventuras de Pinóquio' está repleta de situações inquietantes, com seus elementos mais mórbidos da vida. A história possui uma atmosfera sepulcral e misteriosa. A obra tem um ritmo otimista que facilmente cria e projeta imagens vivas e coloridas em sua prosa. O que faz do livro ser tão encantador, são as lições e ensinamentos, que através de metáforas e alegorias, tentam ensinar aos pequenos leitores a serem pessoas boas. O Pinóquio original e suas aventuras e desventuras, são muito mais ricas que qualquer adaptação já feita por aí. 'As Aventuras de Pinóquio' é aquela leitura infantil que qualquer idade pode ler.

Siga-me: Insta, Face, Pinterest, Tumblr, Filmow, Spotify, Skoob, TikTok e Twitter: @estantedovini

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-as-aventuras-de-pin%C3%B3quio

Dan 29/03/2023

Foi difícil decidir uma nota para esse livro, ele é completamente moralista para crianças, do tipo "meninos bons são prósperos enquanto meninos desobedientes ficam burros e morrem de trabalhar" sendo que sabemos que o mundo é mais complexo que esse simplista preto no branco moral.
Em contrapartida, a leitura em si foi gostosa e divertida, as burrices do Pinóquio e os absurdos da história eram divertidas de ler, fiquei triste que as aventuras da marionete estavam para acabar.
Por fim, não recomendo esse livro para crianças de jeito nenhum, mas fora isso é uma leitura gostosa e divertida.

NickMiyo 29/03/2023

Alice de madeira
Um amontoado de quase fabulas cheia de lições pra crianças não fazerem besteira. Cheio de nonsense e com um boneco de madeira que beira ao carismo ao insuportável. Recomendação facil.

melissalfr 27/03/2023

Digamos que é fofo
Lendo esse livro senti a mesma sensação que sentia ao assistir filmes infantis com muitas fábulas e lições de vida disfarçadas.
É muito divertido e engraçado, ri muito lendo isso, o jeito que é escrito e o jeito que o Pinóquio sofre do início ao fim é cômico. Além disso, tem vários ensinamentos sobre a vida escondidos nas fantasias.
Fiquei feliz com o final, porque passei muita raiva com a cabeça oca (literalmente) do Pinóquio fazendo merda o livro inteiro ???

Natália 26/03/2023

Pinóquio: o Frankenstein de madeira
Essa edição lindíssima e ilustrada traz a história original de Pinóquio, escrita por Carlo Collodi. O boneco de madeira cujo nariz cresce a cada mentira é uma das histórias infantis mais conhecidas. Eu amo a animação mais antiga da Disney (1940) e perdi as contas de quantas vezes assisti quando era pequena. Adorei conhecer a história original escrita por Carlo Collodi e que deu origem a tantas adaptações.

Resenha:
Pinóquio foi criado de uma madeira rústica pelo carpinteiro Gepeto, que virá a ser seu pai.
Pinóquio faz travessuras, mente, é preguiçoso, apronta sem pensar nas consequências. No entanto, tem coração bondoso e sua ingenuidade o leva a caminhos muitas vezes tortuosos, confiando em quem não deve, acreditando em falsas promessas, deixando de ouvir e seguir os conselhos de seu pai e da Fada Azul. Ao longo do livro, o leitor é cativado por Pinóquio porque apesar de ser travesso e inconsequente, de mentir, de fugir da escola, ele não faz nada por maldade, faz por inocência. Pinóquio é um ser inimputável, ou seja, ele não tem culpa dos atos que pratica, pois é apenas um boneco, não é uma pessoa adulta. Além disso, não pode ser culpado por seus atos, afinal, é apenas uma criança, o que lhe confere toda a inocência. Pinóquio tem sentimentos, sofre quando percebe que fez algo que não deveria, que agiu por impulso, tem arrependimento, e ao longo do livro vamos observando a evolução nas ações de Pinóquio, o seu amadurecimento, lembrando-se dos bons conselhos do pai e da Fada Azul, apesar de uns deslizes vez ou outra, ele sempre acaba se arrependendo, e tudo isso faz com que o leitor torça por ele. A partir do momento que Pinóquio vai reconhecendo os seus erros e melhorando os seus atos, a Fada Azul lhe faz a promessa de realizar o seu maior desejo: ser um menino de verdade. No entanto, sempre acaba por cair em tentação e quebra a promessa de ser um bom menino. Para conseguir ser um menino de verdade, Pinóquio precisa provar à Fada Azul que é digno de confiança e merecedor de se tornar humano. Até conseguir readquirir a confiança da Fada Azul, Pinóquio vai percorrer um longo caminho.
Recomendo muito a leitura.Amei.

Renata 24/03/2023

Prefiro ficar com a versão da Disney
Uma leitura não recomendada para menores de idade, não leiam para seus filhos, Pinóquio um boneco mau criado, respondão e sem compaixão pelos esforços do pai Gepeto. Não gostei

Biblioteca Álvaro Guerra 20/03/2023

Pinóquio é um bebê recém-nascido com 11 ou 12 anos de idade que adora brincar como qualquer outro menino. E é nesse processo de humanização que Gepeto o entalha, dá nome e o ensina a andar. Ele é rígido e severo, preocupado com sua educação representando aqui a figura paterna. A figura materna fica por conta da Menina dos Cabelos Azuis, fazendo o papel da carinhosa amiga, apresentando amor e afeto.
E são eles que vão, no dia a dia, ensinando o boneco a dominar os códigos da sociedade iniciando, assim, o seu processo de socialização para se transformar em um menino de verdade. Mas aqui fica uma pergunta, o que significa “se transformar em um menino de verdade”?
Antes desta conquista, Pinóquio vive prometendo estudar, trabalhar e fazer tudo que a Menina dos Cabelos Azuis diz, pois ele quer virar um menino de verdade. Mas se transformar em gente não é nada fácil. Dói crescer, e como dói! O mundo dói e nos desvia o tempo todo. Era com essa visão trágica da vida que Carlo Collodi começou, gradativamente, a escrever histórias para crianças repletas de fantasia e emoção.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555982220

Pris_cina 19/03/2023

Um detox de Disney
A história contada e recontada pela Disney está tão distante da original que é quase triste. Pela data publicada do livro ser tão antiga, é claro que não considero um livro "infantil" pelas cenas um tanto agressivas kkkkkk Mas foi uma leitura divertida, gostei de conhecer o Pinóquio original, um ser completamente encapetado, o que sem dúvida deixou a história bem mais interessante que a adaptação água com açúcar da Disney.

Raiane 17/03/2023

Não seja um menino mau
É isso: pra variar, uma história para ensinar as crianças a obedecer aos pais, andar no caminho do bem, estudar, trabalhar, andar com os que são confiáveis e bons. Não me lembrava da história, então foi um choque a leitura. Achei pesada: Pinoquio chato, mau, desobediente e mimizento. Fiquei incomodada com a personalidade dele. Curiosa pra ler outras versões e ver como o adaptaram.

Isabelly 15/03/2023

Tá, me pegou no final
De início é revoltante o quanto essa marionete é mal criada, e eu se fosse mãe de uma desgraça daquelas envelheceria vinte anos em um criando esse coisa aí.

Porém, veja bem, a gente até se apega ao bichinho de coração bom, e acaba por perdoando ele e sentindo compaixão. O final é lindo e é o tipo de livro que eu leria pra um filho meu.

Gaby 12/03/2023

Um clássico
Dúvido que exista alguém não conheça a história do Pinóquio de cor, né? O livro é legal e muito engraçado, só achei as ilustrações bem estranhas, mas faz sentido já que foi escrito há anos atrás. Adorei esta leitura!

Sasa 11/03/2023

Aprendizado para a vida!
Eu adorei a história! O livro nos ensina diversos aprendizados. Tem partes tristes, ensina sobre falar a verdade e ser bom para as pessoas, fala que não se deve escutar conselhos de mals amigos.. enfim, super recomendo, nunca tinha lido a história de Pinóquio tão detalhada