Vidas provisórias

Resenhas - Vidas Provisórias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

dieipi 23/06/2022

muito muito bom mesmo
há duas semanas ela abre o livro no metrô, no ônibus, no banco da praça, enquanto come um sanduíche; há duas semanas ela abre o livro em casa, abre onde tiver chance e sempre cai, comovida, na página 40. sempre na mesma frase.

the art of losing isn't hard to master.

(...) porque tudo na vida é feito para ser perdido. (assim diz a poeta que viveu lá, ecoando a voz da faxineira que vive aqui.)

Lucas 15/06/2022

Intenso
Sem palavras para explicar a leitura deste livro. É intenso, pesado, envolvente. É uma leitura gostosa e fluída, de impacto.

aally_souza 10/01/2022

"Ficava no quarto andar de um prédio de tijolos vermelhos, sem elevador, ao sul de Manhattan, numa rua estreita e curta, sem uma árvore sequer, perdida entre a Houston e a Canal, próxima ao túnel Holland. Ela se esqueceu do nome da rua. Nunca se preocupou em memorizá-lo. Não acha necessário: se vai uma vez, sempre achará o caminho. Para que decorar nomes e números de ruas, avenidas, linhas de trens ou estações de metrô, se mais dia, menos dia, vai acabar indo embora? Esta é uma vida provisória, ela acredita. Tem de ser uma vida provisória, precisa acreditar."
O livro é bom, mas altera a narração entre dois personagens, o que "enrola" o desenvolvimento da história. Adorei a conexão de vidas provisórias e se eu fechar os olhos agora

viajante.literaria.mk 29/12/2021

Francamente, quando iniciei a leitura achei que nunca fosse conseguir concluir... Não estava me adaptando a escrita do autor nem tinha muito interesse na história. Mas ai chegou a Spring Read e eu decidi colocar na TBR. Melhor decisão, porque no fim valeu a pena.

Por favor leiam Vidas Provisórias! Nem que leve meses, apenas leia.

site: https://viajanteliterariaa.wixsite.com/viajanteliteraria

Nubia.Daumas 19/12/2021

Narrativa marcante
Através da história de duas pessoas que se veem obrigadas a viver longe de seu país, Edney Silvestre nos mostra de forma magistral os sentimentos destes personagens que constroem vidas provisórias sem saber até que ponto elas continuarão provisórias ou se tornarão definitivas.

cat 02/11/2021

O enredo é muito bom, mas achei algumas cenas um pouco mal desenvolvidas. O que me desagradou não foi exatamente a forma de escrita do autor e sim alguns pontos que do meu ponto de vista não agregaram nada a história e faziam com que a narrativa perdesse o rumo.

brunomathiasss 13/07/2021

"O Brasil tem dono"
Meu ultimo livro lido e agora um dos meus favoritos. O livro aborda muito o tema dos exilados, algo que é muito mais pesado do que imaginei. É uma história de impotência, de raiva por nao poder mudar as coisas pro certo. Quase chorei em vários momentos desse livro principalmente na parte de Paulo. O Brasil tem dono Paulo disse. E ele esta ainda esta certo. Impotência.

Lais da Mata 09/07/2021

Demorei a engatar, mas depois, logo passei a nutrir um carinho por Bárbara Bárbara Paulo. E Silvio! Aaaah Silvio!
Edney Silvestre mistura muito bem ficção e realidade, trazendo dados e fatos históricos para a trama. E o final, eu, que não sou de me emocionar, me emocionei! Clichê, mas emocionante.

Jullwx 29/06/2021

? não quero mais viver uma vida provisória ?
Que livro incrível e maravilhoso, não tenho palavras pra descrever o quanto me prendeu, mesmo com as listas enormes para definir algo me fez achar curioso o método usado. A mesclagem dos fatos históricos fazendo a história dos personagens foi muito boa, Paulo me conquistou de primeira, Silvio me fez querer um livro só para ele, e até personagens que me estressou ao longo da trama (tipo a Bárbara) me fez torce ao seu favor, as histórias cruzadas em vidas provisórias me fez ver quantas vidas/histórias guardam dois personagens.

Amanda Teixeira 13/06/2021

Achei muito monótono, principalmente a história da Bárbara que é bem chata e sem grandes explicações. Já a do Paulo é bem melhor, mas me deu uma dor no coração.

Eu, Nick 22/05/2021

Uma boa leitura, vários aspectos interessantes que me fizeram refletir. Os aspectos históricos foram bem apresentados, realmente bom. Porém a escrita em quatro ou cinco trechos se torna maçante, veja bem, um parágrafo inteiro sobre quais comidas um dos protagonista gosta. A leitura funciona num geral, mas algo ficou pra trás na narrativa do romance literário em si. Falta algo, um fechamento.

alinetiemi 09/04/2021

Personagens ficcionais que claramente seriam pessoas reais
Gosto da apresentação dos protagonistas e do final que liga de certa maneira a vida de ambos. Senti que em alguns momentos são apresentados tantas novas personagens que acabam "tirando o foco" da vida de Paulo e Barbara.
Mas no geral, gostei bastante de como o autor produziu e conseguiu unir as duas histórias.

Lêla 01/03/2021

Me tirou da zona de conforto
Faz refletir sobre tortura na Ditadura Militar e o exílio, a qualidade de vida nos EUA dos anos 90 e o preconceito da época. A história dos personagens me fez pensar no que eu faria se não pudesse voltar ao meu país.

Adriano 22/02/2021

EDNEY É TUDO DE BOM
Silvestre consegue uma escrita muito próxima da oralidade em sua escrita, o que faz o prazer de o ler incrível.

Vidas provisórias trata de imigração e de como é a vida para brasileiros nos EUA (não somente).

Vale super a Leitura.

Leitor Oculto 26/01/2021

Razoável!
A contextualização é ótima e nos faz viajar por momentos marcantes da história brasileira e mundial. Desde os horrores da ditadura no Brasil, passando pelos ataques do 11 de setembro e o período pré-guerra do Iraque.

No entanto não me conectei com a ideia do enredo onde são contadas a história de diversas pessoas, basicamente, pela perspectiva de 2 personagens.

No último parágrafo ocorre uma amarração interessante na história, mas definitivamente não me conquistou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5