O Estudante

O Estudante Adelaide Carraro

Resenhas - O Estudante

Ana Cláudia 13/04/2013

Opinião pessoal.
O Estudante foi um dos melhores livros que já li.
É um livro excelente!

Paula1921 05/02/2013

Simplesmente amei!!!
Tinha apenas 13 anos quando o li.
Lilian 05/05/2013minha estante
eu também com 13

Gigi 12/12/2012

Muito bom é baseado em uma história real. O tema principal desse livro é são as drogas, tema muito atual, e pelo visto algo que nunca vai sair dar história. Linda história e muito educativo, vale a pena!

debs 02/08/2012

Impactante, forte, chocante, jamais li nada parecido, é um alerta desesperado aos jovens. Depois de ler você jura a si mesmo que nunca se envolverá com drogas.

Jéssica R. 04/01/2012

Este não é apenas mais um livro que fala sobre as conseqüências das drogas.
Este livro narra à história de uma família vitima das drogas, mas acima de tudo é um alerta para os jovens, pais e professores.
Após o contato com está narrativa, não tive dúvidas sobre o mau que os entorpecentes podem causar ao ser humano. Quando li o primeiro livro tinha 13 anos e me emocionei muito, pois me mostrou como as drogas podem ser sutis e malévolas.

No Estudante II e III são inseridos novos temas como o racismo, mas sem deixar de lado temas abordados no primeiro livro. É surpreendentemente bom.

O Estudante narra à história de Renato, um jovem de família de classe alta, residente na capital paulista, em meados de 1975. Rapaz culto, inteligente, solidário. Participava de vários projetos de caridade juntamente com sua mãe, Lídia, e seu irmão caçula, Roberto. Um dia, Renato sai de casa com uma forte dor de cabeça, saindo de casa diretamente para o colégio, preferiu não tomar nenhum remédio. Mas enquanto percorria o caminho até sua escola, a infeliz dor aumentava. Chegando então no local, encontra Mário, um jovem que não gostava de Renato, inclusive já haviam brigado algumas vezes, mas ultimamente Mário fingia ser seu amigo. Foi então que este lhe ofereceu um comprimido de cor branca para amenizar a dor. De início ele recusou, mas passando alguns minutos, foi até a sala de Mário e pediu o medicamento sem saber que era droga. As dores em outros dias passaram a ser freqüentes e Renato agora recorria ao suposto amigo que sempre tinha uma solução para o seu problema.

Após ler esse livro sua visão sobre as drogas será outra. Quer apostar? Boa leitura e até...

Gigi 02/02/2011

O melhor livro que li na escola!
Até hoje, ao me lembrar de partes da história de "O estudante" me emociono. A mensagem que o livro traz, para crianças, adolescentes e também para os pais é muito importante.
Tenho três irmãos menores e quero que todos leiam. Para mim a obra deveria ser leitura obrigatória nas escolas!
Sem dúvidas O estudante foi o melhor livro que li na escola.
Cyntia Bandeira 06/08/2014minha estante
Concordo em gênero e grau com vc!

Jorge 23/01/2015minha estante
Sempre achei isso,que este livro deveria ser recomendado nas salas de aula ou obrigatório,contanto que seja lido por essa geração meio que perdida...

Joubert 11/10/2010

Li esse livro na adolescência... no final dos anos 80... Apesar de nunca ter tido nenhum tipo de problema com substâncias legalmente proibidas no Brasil (devido minha educação semrpe aberta a conversação) esse livro me marcou a ponto de fazer referência no Skoob....

Pra nós leitores assíduos e dinâmicos, esse livro ocupará algumas horas de nossa existência.. mas se essas horas repercurtirem em indicações aos mais novos... serão horas muito bem aplicadas...

Recomendo a leitura e agradeço a "Dona" Jurema da sétima série a indicação...
Gláucia 11/10/2010minha estante
Indicação anotada para os próximos anos. Valeu!

Rayne 13/09/2012minha estante
tbm me marcou, uma historia sobre a realidade das drogas.

Jordana Minelly 28/12/2012minha estante
também me marcou muito... se não me engano acho que esse foi o segundo livro que li na vida e dai me veio o gosto pela leitura...

Paty 04/03/2014minha estante
Esse livro é fantástico. Nunca passei por isso mas me marcou. Me fez abrir os olhos para uma realidade catastrófica.

Renata 17/10/2015minha estante
Também amei o livro , marcou profundamente minha adolescência. Li a pedido da escola e nunca mais separei-me dele.

Simone 26/09/2020minha estante
Tb marcou minha adolescência

Gláucio Imada Tamura 02/12/2020minha estante
Este livro marcou uma geração.

Dani.Lima 21/02/2021minha estante
Eu tb lì os 3 na minha adolescência... e estou procurando em pdf para meus filhos lerem pois morando fora do Brasil não consigo encontrar o livro para comprar ..alguém sabe como ou onde posso baixar o pdf ou Kindle?

Myrelly.Avila 23/06/2021minha estante
Eu tbm li na adolescência . E me marcou bastante . Foi o primeiro livro q li na vida por inteiro por volta do ano de 2002 . Depois o perdi ... E não achava nas bibliotecas da minha cidade.

Tatiane.Ferreira 12/08/2021minha estante
Esse livro me abriu mais caminhos para conhecer as obras da Escritora Adelaide Carraro.?

Maria5605 19/02/2023minha estante
Já li esse livro umas 6 vezes, simplesmente porque amo ele, e todas as vezes que li, minhas reações e expressões são as mesmas.

Marcela115 09/05/2023minha estante
Boa tarde gente como eu faço para ler esse livro

Rafaella549 12/06/2024minha estante
meu primeiro livro, ninguém nunca vai saber o quanto eu o amo.

Jeeh 31/07/2010

Perfeito.
Adorei o livro, pois mostra a realidade de muitas familias, o pesadelo das 'drogas'. Achei um excelente exemplo, e um ótimo livro para todas as idades, principalmente para jovens, pois é na juventude que aparece mais os famosos "convites". Pois mostra o sofrimento dos pais e do irmão de quem mexe com drogas, mostra tambem como uma pessoa pode se transformar por causa delas.O fato do pai ter matado o filho, foi a parte mais dolorosa, pois ele estava de mãos atadas, e não tinha outra saída, e sua depressão logo após a morte de seu filho foi cruel, pois todos nós que realmente lemos o livro sofremos junto com ele (eu pelo menos sofri, rs) . Adorei como a Adelaide Carraro aborda essa tese.

Aprendi; que é melhor se sair como o CARETA da turma do que acabar se auto destruindo.

Juliana_alvernaz 26/07/2010

No livro O estudante, Adelaide Carraro retrata a história da vida de Roberto, um estudante de classe alta. seu irmão mais velho o Renato, é o orgulho da família, tira sempre ótimas notas, sempre o primeiro da turma e os dois irmão (Renato e Roberto) sempre se deram muito bem. Os dois sempre fazem campanhas para ajudar famílias pobres, da favela e órfãos e chegam até a adotar uma menina que estava mal no hospital (Rosana). Eles sempre tiveram tudo do bom e do melhor: empregados para cada um, pai e mãe super carinhosos e bastante dinheiro, mas infelizmente, Renato o menino tão inteligente e solidário, acaba caindo num poço sem volta, as Drogas.
Então um garoto que sempre foi companheiro e carinhoso com todos, se tornou em um rebelde que desrespeitava seus pais e irmão, virando um viciado que muitas das vezes falava que ia parar(realidade de muitas pessoas), mas o vício só piorava, a ponto de fazer coisas que ninguém de sua família imaginaria que ele pudesse fazer.
Roberto seu irmão mais novo não poderia ficar de braços cruzados vendo seu querido irmão se afundar em um poço sem volta. Foi aí que Roberto lembra de seu querido mestre (professor), da 1ª série e pede sua ajuda e os dois fazem de tudo para poder acabar com os traficantes que distribuem as drogas no colégio para os estudantes e tentam evitar o vício de muitos outros estudantes que embarcam nessa viagem sem volta.

O estudante tem uma história que envolve o leitor e tem um final que surpreende bastante.
A. Carraro narra o livro como se fosse o Roberto (o irmão de Renato) e conta como acontece isso com sua família.

Sophia 27/06/2010

Uma leitura emocionante

Já faz algum tempo que li esse livro. Na verdade, fazem cinco anos... Também há algum tempo planejo minha releitura, o único problema é achar meu próprio exemplar.
Um guia para estudantes e jovens de todo o mundo que nos leva para bem longe do universo das drogas... Muito mais que um livro, é um aviso. Através de uma real e emocionante história de um garoto rico que se envolveu com o mundo das drogas mesmo sem intenção, o livro nos faz rir e chorar. Trás um suspense e momentos que prendem nossa atenção, nos deixam aflitos, virando página após página atrás de saber como aquilo acabou - ou prosseguiu.
Raramente gosto dos paraditáticos escolares, espicialmente dos escritos por aqules escritores brasileiros clássicos - Machado de Assis, Graciliano Ramos (tenho um trauma especial por esse devido a uma leitura obrigatória de Vidas Secas, na quarta série), Aluísio de Azevedo... -, mas esse realmente me fascinou.

Breno'' 22/06/2010

Li por ler !
Li mas não achei lá grande coisas não a história fica interessante e derrepente, acaba !

Inlectus 19/02/2010

Muito boa leitura.
Todo jovem, adolescente, e adulto nos dias de hoje, deveria ler esse livro, e refletir, uma estória cativante, que envolve do começo ao fim.