O Estudante

O Estudante Adelaide Carraro

Resenhas - O Estudante

@umaleituraenadamais 25/10/2016

Vida Real
Resolvi colocar esse livro na minha estante porque ele foi daqueles que marcou a minha adolescência. Estava dando uma "voltinha" no LêLivros quando me deparo com essa capa, na hora me recordei de toda a história. É simplesmente inesquecível.
Sou muito grata a minha professora de Português, profª Corbal, lembro até hj do sobrenome dela (risos), grata por ter me levado a leituras tão maravilhosas e esse foi um exemplo. Acho que li esse livro no meu 7º ano (ou 6ª série da época) e lembro que chorei muito. Essa história me ensinou, me emocionou.
Fica a dica, é uma breve leitura, mais que tem muito a dizer.
Joao.Victor 12/02/2017minha estante
Uma coisa que me deixou triste lendo esse livro, foi refletir sobre o fato de que os problemas que nossos protagonistas tentavam mudar, só pioraram desde a época da escrita do livro. Não sei se você tbm sentiu isso?

Luana.Duarte 28/08/2016

Amei
Esse livro retrata ricamente como as drogas afetam nossa sociedade. A mesma não discrimina classe social - destrói lares e famílias. Um livro que todos deveriam ler.

Benny Carvalho 12/08/2016

FEITO SOBRE MEDIDA...
Esse é mais que um simples livro... É uma obra prima.
Essas são mais do que meras palavras impressas... são sentimentos juvenis sendo libertados, a procura de ouvidos obscurecidos por esse assunto tão banalizado e generalizado hoje em dia: OS TÓXICOS/DROGAS.
O ESTUDANTE é o grito desesperado de alerta, para jovens, pais, professores, todos, enfim, que podem a qualquer momento se tornar vítima dos tóxicos. Até porque esse mal não possui um estereótipo predeterminado... todos estamos sujeitos a este fatídico erro.
É o relato de um jovem que teve seu lar destruído pelo fantasma mortal das drogas, que não respeita idade, classe social, religião, nem cor.
Muitos acharão o conteúdo deste livro chocante e brutal, mas não devem se esquecer de que muito mais brutal é a realidade que aqui se descreve.
Não pode deixar de ser lido e recomendado por todos que abominam a miséria e a degradação a que o vício das drogas arrasta os jovens.

@raizaxavier 05/10/2015

Primeiro livro que li na vida!
Livro da minha adolescência!

@agatha.reads 07/09/2015

Uma realidade triste e cruel.
O Estudante é um daqueles livros que dão um choque de realidade para quem os lê.
Conta a história de dois irmãos, Renato e Roberto, e a relação do mais velho com as drogas.
Roberto, o mais jovem, inicia a história como uma carta para os leitores, os mostrando e alertando como foi sua vida e a de sua família depois que seu irmão conheceu a droga.
O livro é dividido em duas partes, na primeira, a Parte Azul, Roberto descreve os primeiros anos de vida dele e do irmão como Renato era bom em tudo, era o melhor da classe, prestativo, bondoso, amável, puro e adorado por muitos que o conhecia, queria ajudar de qualquer jeito possível as pessoas menos privilegiadas através de projetos com amigos da escola.
A segunda parte, a Parte Negra, nos mostra o começo de comportamentos estranhos de Renato, como chegar em casa tarde, olhos vermelhos, enrolação na fala e todos os sintomas de um usuário de drogas. E é nessa parte do livro onde muita coisa acontece: conversas de um professor com um traficante, brigas de família, drogas na escola e mortes.
O livro consegue mostrar claramente a trajetória de um usuário de drogas e de como isso acaba, não só com ele mas, com sua família, amigos e todos aqueles que estão a sua volta.

site: http://agathaandrvde.blogspot.com.br/

Silvana 14/06/2015

Um livro que marcou a minha adolescência!
Na época em que eu li esse livro fiquei muito chocada! Muito forte e triste.. O livro é dividido na parte azul e na parte negra. Na primeira parte, a azul, conta a vida do garoto Renato e seus familiares, antes do envolvimento com as drogas. Após, na parte negra, já é relatado o período tenso do envolvimento com as drogas e as suas consequências. Adelaide Carraro escreveu esse livro através dos relatos de Roberto, irmão mais novo de Renato, que resolveu extravasar toda a dor e que ele sentia pelo fato de seu irmão ter se envolvido com as drogas. Essa leitura realmente deveria ser obrigatória em todas as escolas e famílias! Pretendo reler ainda.

Anna Paula 16/01/2015

Sóbrio e claro
Das melhores abordagens que já li sobre drogas, em qualquer fase da vida e de todo tipo de envolvimento com elas. Recomendo para reflexões individuais e em família, amigos. Bastante tocante, mas com as devidas doses de realidade e ficção.

Christian Rosa 08/05/2014

Pra amedrontar criancinhas
A questão das drogas é complexa, envolve muitas variáveis. Aqui, Adelaide cria uma historinha com supostos indícios de realidade (obviamente, tudo não passa de artifício), que pode até ter se baseado em algum fato real, mas a forma que realiza o livro é sensacionalista e estereotipada. Pouco contribui a qualquer discussão séria sobre o assunto.

Se é pra aconselhar adolescentes sobre os riscos das drogas, talvez seja melhor conversar honestamente, e não fazer esse melodrama pavoroso pra colocar medo em criancinhas. Enfim, uma historinha moralista - da série fracassos da educação: a educação que se dá pelo medo, e não pelo diálogo - e de gosto duvidoso.

Mariana Carneiro 11/09/2018minha estante
"A forma que realiza o livro é sensacionalista e estereotipada". Concordo plenamente com tudo.
Mal escrito, um tanto ridículo em certos pontos e feito só para chocar.

Monique 15/08/2013

Poxa, esse livro eu tive que ler umas 15 vezes, é indicado para qualquer adolescente, uma lição de vida que pode afastar muitas crianças das drogas, tanto é, que tenho guardado para dar a minha filha e fazer ela ler também, assim como minha mãe fez comigo e meus irmãos.

Maria 01/06/2013

Para refletir...
Esse livro é um clássico!
O escritor te envolve na história, um ótimo livro para refletir, em um determinado ponto você vai sentir tudo que se passa com os personagens, e logicamente como todo livro bom, você vai torcer pelos personagens... Não tem como explicar o que você vai sentir, porque cada um tem um conceito diferente mais eu posso garantir que você de alguma forma vai estar diferente depois de ler...
Não vou contar na resenha a história, porque você é quem tira suas conclusões, sua parte favorita, o que você gostou, do que teve raiva, e todas essas conclusões ficaram guardadas na sua lembrança, exatamente por isso irei te respeitar, se eu for contar, muitas coisas que eu vou escrever você vai discordar, quero que você fique curioso para você tirar suas próprias conclusões e depois me contar o que você achou...

Obs: Não esquece de me contar viu!

Livro: Tanto para meninas quanto meninos, recomendo a partir de uns 8 anos...

Lilly 23/05/2013

Foi o meu primeiro livro que li,me emocionei demais com essa história,eu tinha apenas 8 aninhos quando li,depois disso iniciou minha paixão pela leitura.
O que eu aprendi foi sempre respeitar a familia acima de tudo pois elas sim são nossa amiga e quer o nosso bem,e evidentemente ficar distante das drogas,pois ela só nos leva a ruina.

Jairo 22/05/2013

A verdade do livro.
O retrato da realidade de hoje, é como se nunca muda-se nossa vida, o rico se droga destrói sua família, choca a mídia com tragedia e com o passar do tempo cai em esquecimento,mais se todos fizessem uma reflexão do conteúdo do livro poderia ver a angustia passado pelo pai de Renato, ao tirar a vida do próprio filho, pra quem é pai e ama seu filho é difícil não se preocupar, mesmo que tenhamos sido educado, não podemos entender o que passa na cabeça dos nossos filhos, porque tudo mudo e evolui ao passar dos anos,e o acesso a tudo se torna mais fácil,a cada ano.
Que as pessoas leiam esse livro e se atentem para tudo ao seu redor, porque a maldade nos ronda a todo momento, no transito, no trabalho, em sala de aula, na rua, nas amizades em tudo, somos presos e não livres.