O Estudante

O Estudante Adelaide Carraro

Resenhas - O Estudante

Évelin Noah 05/05/2020

Boas lembranças!
Na minha família sempre houve o incentivo a leitura. Durante a minha infância li diversos livros e gibis, tinha, inclusive, uma vasta coleção.

Quando fiz a transição da infância para adolescência, minha mãe me presenteou com os 3 exemplares do livro O Estudante. Devorei-os em uma sentada só. Aquela história forte e marcante daquela família me marcou profundamente e até hoje me lembro de cada detalhe.

Muito embora O Estudante seja um livro infanto - juvenil, na minha opinião ele deveria tambem ser lido por adultos, principalmente àqueles que lidam com adolescentes.

O Estudante é um livro fundamental e extremamente necessário para todos os jovens que estão entrando na adolescência.

Para os adultos que querem ler, acho extremamente válido. Àqueles que possuem filhos, sobrinhos, afilhados etc, acho importantíssima a leitura e sugiro que os presenteie com essa obra incrível.

Sergio Filho 29/04/2020

Antes tarde do que nunca
Queria começar a resenha dizendo: antes tarde do que nunca. Esse foi um dos primeiros livros paradidáticos passados em minha escola. Durante aquele período eu não gostava de ler e fazia as provas com os conhecimentos de resumos e de comentários feitos pelos meus colegas que leram. Agora, me formando, venho lendo essas histórias e desejando voltar no tempo para me obrigar a lê-las na época da escola.

Diferente da maioria dos comentários, eu gostei tanto da parte azul, quanto da parte negra... Confesso que a parte azul me apresentou a uma história muito bonita de amor, fraternidade e amizade que me ?despreparou? completamente para o rumo que a história estava prestes a tomar na parte negra. Fiquei sem coragem de ler essa segunda parte por alguns dias.

Apesar de concordar com alguns comentários dizendo que a história é elitista ao apresenta uma visão enviesada de protagonistas ricos tratando de suas vivências (econômicas, religiosas, etc), acredito que o tema e a mensagem principal abordada possa ser absorvida por qualquer público.

Até mesmo nos dias de hoje, com pensamentos tão diferentes dos pensamentos de 1975, é possível absorver o necessário e utilizar todo o resto (que possa parecer inadequado/antiquado) simplesmente para ajudar na contextualização e na ambientação da história.

Rodrigo.Lima 13/11/2019

Começou como trabalho da escola.
Uma professora pediu para que lêssemos esse livro. A história envolvente, de fácil assimilação e presente em muitas vidas, me fez apaixonar pelos livros(li os 3).
Vale a pena indicarmos para a juventude, na esperança que a paixão pelos livros e a preocupação com drogas se torne comum.

Elton 03/08/2019

Péssimo
Esse livro é um atentado social. Li na adolescência e, ao reler agora, fiquei chocado com o discurso elitista, meritocrata e absurdamente preconceituoso do texto. O tema é importante, mas a forma como é abordado se torna absurda. É esse tipo de visão errônea que precisa ser destruída para que a sociedade possa encarar a educação anti droga como algo mais perto do que se pensa. Muito ruim esse livro, todo errado.
Cyntia Bandeira 21/03/2020minha estante
Não achei nada disso o livro é show!

Matheus 18/09/2023minha estante
Tava caçando um comentário assim! Meu Deus, esse livro associa tanto pessoas pobres com sujeira, com impassibilidades, e gente rica como sendo o salvador da pátria que me enojou.

Wilden Berg 23/06/2019

Livro Maravilhoso
Li o Livro Em 2014 e Lembro Perfeitamente Dele, Devido a Ser Um Livro Tão Bom Foi o Que Eu Mais Indiquei a Amigos, e Agora Indico a Vocês Que Querem Ler Ele

Stephanie.Cruz 11/04/2019

O infantojuvenil que surpreende.
Iniciei a leitura desse, hoje, amado livro, em uma fase muito jovem de minha vida. Na época, sofria grande influência paternal a respeito dos livros.
Escolha minha, talvez pela capa remeter a um desenho ou pelo simples fato do título me trazer certa familiaridade (O estudante).
O livro inicia com uma história muito comum, até ?bonitinha?, a respeito de família e relação entre irmãos. Pouco interessante, confesso. Mas esse fato pode enganar, digo, me enganou...
Na edição que tenho (presente de meu querido pai), há uma divisão do livro por cores. Temos a parte em AZUL e a parte em PRETO (sim a grafia é impressa em duas cores), simbolizando a GRANDE VIRADA daquela novela que se apresenta nos primeiros capítulos. O livro é inacreditavelmente interessante.
Apresenta temas que, apesar da idade literária da obra, são tendência até hoje entre os jovens e os lares brasileiros. Além disso, apresenta uma linguagem muito fácil e clara, não causando nenhum tipo de dificuldade na interpretação.
?O Estudante? evoluiu para outros livros em continuidade a esse primeiro, e acredite, você vai querer ler todos.
Por fim, apresenta-se como uma proposta de introdução ao assunto (drogas, conflitos familiares, etc.) para os pais ou mentores.
Meu grande amor, meu primeiro amor, essa obra foi um dos marcos para a minha enorme paixão pela leitura e a coleção de livros. Recomendo!

Lipe 31/03/2019

Relembrando o anos no Ensino Fundamental
Na releitura e com um pouco mais de maturidade, notei os inúmeros erros, sejam excessos ou falta de construção lógica, cometidos pela autora no processo de escrita. Apesar de isso não tirar o brilho da obra, levando em conta a intenção da autora em alerta os jovens estudantes e mostrar a dor e sofrimento de famílias com dependentes químicos.

Mara 03/03/2019

Um grande livro em minha vida
Agradeco a Deus pela leitura desse livro quanfo estava com 9 anos.... Foi um aprendizado que ficou registrado dentro de mim e com certeza me ajudou a entender que as drogas é um caminho que deve ser evitado. Um livro simples, mas que fez a diferença....lembro de toda a história... O que ficou marcante foi a divisão do livro em letras azuis (momentos felizes, ingenuidade, vida em familia) e pretas ( momentos de sofrimento e constatacao da perda da inocência e do rumo errado).

mariaritamdantas 07/12/2018

O estudante, leitura extremamente necessária!
Terminei de lê-lo ontem e o devorei em somente 3 dias! Ele é meio difícil de achar, mas minha mãe o encontrou em um sebo e comprou pra mim, mas está disponível no site da Amazon. Além deste, existem "O estudante II" e "O estudante III". Leitura necessária não apenas para estudantes, mas para todos, pois trata de um tema muito importante: o vício às drogas.

👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓

"O estudante" conta a história de Renato e sua família pela perspectiva de seu irmão, Roberto, 2 anos mais jovem. O livro é dividido em 2 partes: parte azul (onde Renato não havia adentrado no abismo das drogas) e parte negra (a que "esfrega" a dura realidade na sua cara).

Parte azul: Renato e Roberto eram de uma família rica de São Paulo, e estudavam em uma das escolas mais caras da cidade, onde só haviam ricos. Renato era o melhor aluno de sua escola, com várias medalhas e prêmios. Sempre buscava também incentivar o bem e ajudar aqueles que não possuíam as mesmas condições que ele e sua família. Era um garoto apaixonante, pra ser sincera.

Parte negra: Porém, certo dia, Renato estava com uma forte dor de cabeça e um menino, o Mário, que não era uma companhia muito boa, ofereceu um comprimido a ele. Esse comprimido, na verdade, era droga. Então, Mário foi "puxando" Renato para este mundo das drogas, quando, na verdade, Mário também era um vítima de um traficante! Daí você pode acompanhar a transformação de Renato e ver toda a família desabar e a alma de Renato também, pois encontrava-se viciado.

O ESTUDANTE
Autora: Adelaide Carraro
Número de páginas: 126
Editora: Global
👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓👨🏽‍🎓

site: https://sementesliterariasbooks.blogspot.com/2018/12/resenha-do-livro-o-estudante.html

Nayra.Menezes 07/11/2018

Lição de vida
Foi o primeiro livro que li, amei me ajudou muito e pude escolher o melhor para mim.
O fato de ser verídico me assustou, ver o que a família passou e ver que não estamos livres de nada.
Super indico
Bruna 05/06/2019minha estante
Esse também foi o primeiro que li, ele que me despertou a paixão de ler.

Nayra.Menezes 01/07/2021minha estante
Bruna ele tbm me despertou para leitura

Duda Ribeiro 06/11/2018

O Estudante.
Um excelente aluno que tinha tudo para ser possuidor de grande sucesso no futuro, um adolescente excepcional, de boa índole, um exemplo para todos e amado por uma grande quantidade de pessoas acaba caindo no posso mais profundo e obscuro que nossa sociedade atual já esteve. O mundo das drogas.
Esse livro nos mostra que até os mais fortes podem cair, que não podemos nos desequilibrar nem um momento si quer, pois estamos sempre a beira de um penhasco. Além de mostrar as terríveis consequências da entrada nesse mundo, nos revela ainda a complexa e ao mesmo tempo simples, mecânica por trás de um crime tão brutal e destrutivo.
Recomendo muito esse livro para os pais, mais principalmente para os adolescentes e professores, pois até mesmo nas escolas coisas assim podem acontecer e devemos estar sempre atentos.

Bella 02/08/2018

Livro muito importante aos jovens
Li esse livro ainda no ensino fundamental, quando minha professora de literatura emprestou, e me vi fascinada pela história! Mostra muito sobre a destruição das drogas e o impacto que elas geram em toda família.

Ligia.Tamirez 25/01/2018

Todos os estudantes deveriam ler
Eu nem sei descrever como esse livro me impactou. É um alerta bem forte a todos os estudantes. O livro é muito bem escrito, uma leitura fluida. A primeira parte do livro fala como era a vida da família Mascarenhas antes de seu filho mais velho ter se envolvido com as drogas e a segunda parte é o que se sucedeu depois que as drogas entraram na vida desse jovem e o que a família teve que passar. A história não te um final feliz, mas confesso que o que eu senti depois dessa leitura não foi tristeza e sim revolta. Precisamos começar a refletir sobre essas coisas terríveis que acontecem ao nosso redor e fazer o possível para salvar as pessoas disso.

@umaleituraenadamais 25/10/2016

Vida Real
Resolvi colocar esse livro na minha estante porque ele foi daqueles que marcou a minha adolescência. Estava dando uma "voltinha" no LêLivros quando me deparo com essa capa, na hora me recordei de toda a história. É simplesmente inesquecível.
Sou muito grata a minha professora de Português, profª Corbal, lembro até hj do sobrenome dela (risos), grata por ter me levado a leituras tão maravilhosas e esse foi um exemplo. Acho que li esse livro no meu 7º ano (ou 6ª série da época) e lembro que chorei muito. Essa história me ensinou, me emocionou.
Fica a dica, é uma breve leitura, mais que tem muito a dizer.
Joao.Victor 12/02/2017minha estante
Uma coisa que me deixou triste lendo esse livro, foi refletir sobre o fato de que os problemas que nossos protagonistas tentavam mudar, só pioraram desde a época da escrita do livro. Não sei se você tbm sentiu isso?