O Estudante

O Estudante Adelaide Carraro




Resenhas - O Estudante


150 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Duda França 10/05/2024

Resumo do livro O Estudante, de Adelaide Carraro.
Olá Guardião, tudo bem? O resumo de hoje é do livro O Estudante, de Adelaide Carraro.

Renato sempre foi exemplar, desde muito novo encantava seus familiares com sua inteligência, capacidade e amor ao próximo. Roberto, seu irmão, também era um ótimo garoto e se inspirava nele. Era incrível como esses dois ajudavam as pessoas e mudavam todo o ambiente onde estavam presentes. Bem... essa é a parte azul da história.

Quando chegaram no colégio, Renato continuou mantendo a sua média: notas altas, respeito aos funcionários e colegas da turma, até defendeu um bêbado na rua quando estava voltando pra casa. Mas, obviamente, a boa influência do jovem incomodou certa gente que queria apenas o seu mal.

Durante uma aula, Renato estava com a cabeça doendo e precisava de uma dipirona. Um colega logo lhe ofereceu e, obviamente, ele não sabia que era droga, afinal, os traficantes não podiam revelar o seu segredo. No mesmo dia Roberto notou seu irmão com um estranho comportamento.

Daí pra frente, a parte preta da história, tudo piorou e Renato precisava cada vez mais da droga, ele emagreceu, os olhos sempre vermelhos, o comportamento agitado quase agredindo seus pais que tentavam incansavelmente procurar tratamento pro filho e é claro que não funcionava, ele já havia se tornado até um traficante.

Roberto assistia ao terrível espetáculo e sabia que deveria fazer algo, por isso se juntou a um professor que era um verdadeiro amigo e juntos seguiram a pessoa que havia oferecido droga pra Renato, descobrindo que era um verdadeiro ciclo de tráfico dentro do colégio. Gravando tudo em fitas, conscientizaram a escola inteira e muitos se safaram de se tornarem viciados.

A luta da família acabou quando, certo dia, Renato ficou tão violento porque seus pais haviam escondido seus pacotes de droga, que começou ameaçá-los e partiu pra violência. O pai deu um tiro em seu filho como legítima defesa e, no tribunal, o juíz sabia que quem havia matado Renato foi a droga.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LAvia 01/04/2024

O estudante.
Nem sei dizer, história de um garoto, quase santo, que era melhor em tudo que fazia, exemplo para todos, ganhava medalha de ouro todo ano e de repente viciado em drogas.
Um colega deu um comprimido para dor de cabeça, o mesmo colega levou ele pra uma casa que havia uma pessoa de branco dizendo ser médico e deu uma injeção e daí , bum , super viciado, perdeu de ano, ficou agressivo, doente. No final é assassinado pelo pai sei que muita coisa assim acontece, mas não tão rápido como um cometa. O relato é que uma história real, não vou ler o 2.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda3478 25/03/2024

Ah, esse livro?
Quanto a leitura impactante, eu acho que foi a minha primeira. Eu tinha uns 10 anos, quando a minha professora da 3 série (Vanda), falou sobre esse livro, e fui instigada a ler. São 3 livros que contam a história de uma família quase perfeita, mas atingida por um mal devastador? Tão nova, fui arrebatada pela leitura, e tomada por um misto de sentimentos, mesmo porque, trata-se de uma história real? e triste.
comentários(0)comente



malubeneli 22/03/2024

O estudante
Li por conta da escola e meudeus, eu não dava NADA para esse livro, e muito pesado, tem vários gatilhos e trata sobre assuntos sérios da forma que devem ser tratados. o livro cita algumas coisas que eu não concordo e que não fazem sentido nesse contexto, como a meritocracia citada em 5% do livro. ele fala que não é simplesmente não querer largar, a é opção, oportunidade e, principalmente, dinheiro, o livro passa uma mensagem importantíssima e necessária, ainda mais para ser lido na escola, para estudantes lerem.
recomendo para todo mundo (lembrando dos gatilhos). esse livro é essencial e necessário
comentários(0)comente



Korvus 15/03/2024

Uma Transformação Trágica
Li como tarefa da época em que estava fazendo um preparatório para a IFRJ e acabei me impressionando positivamente. A história mostra valores de caráter essencial no âmbito das relações sociais. Além de exemplificar as consequências de algumas delas. As lições dadas pelo pai dos meninos era um dos fatores que mais gostava de ler na época. Todavia, não é um conto de fadas, é uma realidade trágica e evidente em diversas situações do cotidiano do jovem brasileiro.
comentários(0)comente



CecAlia215 10/03/2024

Que livro ruim da peste
Misericórdia, viu? Leitura super entediante, muito chata a vida desses dois irmãos. 0 emoção, 0 enredo,… terminei esse livro e fiquei: e????? É um tema muito sério, mas abordado de uma maneira muito sem sal.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cainagouvea_34 17/02/2024

Antes de ler esse livro vi pessoas recomendarem ele como essencial. Acredito que muito da aclamação que esse livro tem vem muito da nostalgia, visto que muitos leram ele na infância ou adolescência.
O livro é dividido na chamada parte azul, que apresenta a família dos irmãos protagonistas Renato e Roberto, e a parte negra que mostra à batalha contra a droga por parte de Roberto e sua família. O livro de certa forma é datado com diversas questões que podem ser interpretadas como muito problemáticas para a conjuntura social que vivemos, o livro foi escrito no período da ditadura militar, então é bem comum ver nesse livro uma propaganda muito conservadora, de proteção dos bons costumes e até mesmo de amor exacerbado a pátria, além de em diversos momentos o protagonista Renato, na parte azul do livro citar o então secretário de segurança de São Paulo, Erasmo Dias como um "Exemplo", mas a história mostra que o garoto prodígio está em muito errado.
Sobre o livro em si achei a parte azul bem estressante justamente por esses problemas, além de não manter um bom ritmo. Já a chamada parte negra embora apresente novos problemas acaba sendo bem melhor de ritmo, e mais interessante também, embora seja exagerada em algumas partes, mas apresenta um bom final pro livro.
Acredito que para chocar a audiência a qual o livro foi destinado a autora tenta forçar a visão de que é uma história real, e no começo eu realmente fiquei em dúvida se era ou não, mas com coisas que acontecem mais pro meio do livro é inegável dizer que não passa nem perto disso.
Enfim, não é o livro que eu recomendaria para algum aluno ou qualquer outra pessoa, não acho que aborde de maneira coesa e da forma que deveria ser este tema, além das diversas problemáticas que as evoluções sociais resolveram desde o ano em que o livro foi publicado, não sei se vou ler os outros dois livros da trilogia visto que esse era o mais comentado e ainda sim não me agradou, mas quem sabe um dia eu lerei.
comentários(0)comente



Enzo.Lutyane 14/02/2024

Um livro interessante
A mensagem que passa realmente consegue te tocar, porém a forma que foi abordada ainda é muito crua, sendo um livro demonstrando as consequências das drogas no âmbito social, familiar e pessoal, ficando a esperar a entrega de uma ideia mais madura.
Concordo com uma resenha dele que li, "um livro que serve pra assustar crianças", pois realmente apresenta uma história fluida, curta e chocante, mas que peca no contexto, na narrativa e no realismo.

Nota 4 mais pelo sentimento de concluir um livro do que ele em si.
Uma leitura a se lembrar
comentários(0)comente



Itacira0 08/02/2024

O estudante?
Pense num livro que faz a gente refletir!
Quando iniciei essa leitura estava no ginásio, foi um livro recomendado por uma professora de português, não lembro o nome dela agora. Mais foi uma leitura tão impactante que nunca esqueci dele.
Vale muito a pena ler essa história.
comentários(0)comente



Isabella.Fujimori 25/01/2024

SOCORRO QUE LIVRO CHATOOOO
Me forcei mto a ler ele, quase o abandonei, o livro mais chato que já li, ficava mto confusa na maioria das vezes, juro as páginas ainda eram brancas e com a letra azul, ganhei de presente, pq se n fosse presente eu nunca iria comprar um livro assim ??
comentários(0)comente



vitoria293 06/12/2023

Top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei top legal amei
comentários(0)comente



toricarvl 20/11/2023

Li a alguns anos, na época que não tinha conhecido o skoob ainda, mas livro bom tem que ser marcado aqui. Ótimo para os jovens.
comentários(0)comente



150 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR