O Estudante

O Estudante Adelaide Carraro

Resenhas - O Estudante

Colodina 09/10/2021

LEIAM PFV
?Ninguém nasce mau. A sociedade é que o fábrica. Estou dizendo isso porque uma família que procuramos disse ter medo de levar para sua casa uma criança abandonada, pois não sabe se em suas veias corria sangue de bandido. Foi aí que meu irmão disse que ninguém nasce bandido, bandido se fabrica.?

a escola pediu para comprar e ler o livro pq nos teríamos q fazer uma prova, ent eu tava lendo na força do ódio, masssss esse livro é perfeito e muito necessário, todos deveriam ler. Ele fala sobre um assunto muito importante q são as drogas, de um jeito medonho, chocante, real e brutal. (Ele é bem curtinho só tem 125 páginas, e é bem fácil de ler) TODOS DEVERIAM LER!!

Carla1343 21/08/2021

peguei esse livro como quem não quer nada, então nao tive expectativas arruinadas.
O livro trata a história de um garoto rico e brilhante que acaba por se entregar as drogas. com uma visão muito forçada, o livro tenta passar uma mensagem mais as crianças sobre drogas e as consequências com objetivo de assustar, talvez.

nao foi um livro extraordinário, mas foi bom para passar o tempo com uma leitura rapida.

Gabi 10/08/2021

Li esse livro na escola
Eu e minha amiga dos tempos da escola estávamos conversando sobre os livros que nos marcaram e para a nossa surpresa essa história veio na mente das duas. Não nos lembramos do título de imediato, porém todo o drama vivido pelos Mascarenhas ainda está guardado aqui nas lembranças. Um livro que nos trouxe grandes aprendizados lá na adolescência. Muito bacana relembrar e saber que Adelaide Carraro plantou sua semente.

Jessica 01/08/2021

Resenha do Estudante
Este livro conta a história de Roberto e Renato e seus pais. Os dois são meninos exemplares, educados, ótimos meninos, porém o Roberto se envolve com Drogas e muda completamente.
Esse livro é excelente recomendo para todos, para os adolescentes, professores e pais de adolescentes.

Para mais detalhes sobre esse vídeo assistam a resenha dele no canal Mania de Leitores.
Link do vídeo: https://youtu.be/qzPHkBzq43k

Jaqueline.Barros 24/07/2021

Nostalgia
Muito triste. Sofrimento. Coisa ruim. Li quando era criança e, agora, lendo de novo, relembrei toda a importância de ler esse livro.

Michelle.TAvora 18/07/2021

Todo adolescente deveria ler
Li esse livro quando era adolescente, e foi o primeiro livro que me acabei de chorar. Me marcou muito saber que era uma história real. Conta a história de um rapaz que se envolve com drogas, e todas as consequências disso pela visão do irmão mais novo dele.

Laura1040 15/06/2021

Recomendo muito esse livro! Por mais que seja triste, ele trata de um assunto de grande relevância e que todos os estudantes deveriam ler, para compreender as consequências das drogas na vida das pessoas.

Luana.Bona 07/06/2021

Sinopse - Amazon
Publicado pela primeira vez em 1975, O Estudante, de Adelaide Carraro, vem sendo lido por gerações e gerações. A narrativa do adolescente Roberto Lopes Mascarenhas sobre o drama vivido por sua família tem comovido os leitores de todas as idades. Seu irmão mais velho, Renato, excelente filho, estudioso, ativo, fundador de uma associação de jovens do colégio com a finalidade de atuar nas comunidades carentes, envolve-se com as drogas através de um colega da escola: Você se lembra daquele dia em que eu estava com dor de cabeça e o Mário me deu aquele comprimido? Pois bem, era droga. Eu não sabia, você entende. (...) Os traficantes não querem que os estudantes corram risco para adquirirem a erva, por isso convidam a irem às suas casas. Isso até viciar o estudante (...) e se o estudante conseguir viciar outro estudante, tem desconto de dez por cento. A mudança brusca no comportamento de Renato desequilibra a família e leva o pai a cometer uma tragédia.
Uma temática atual para ser lida e discutida por jovens e adultos

Letschmitz 30/05/2021

'-'
No começo o livro é irritante pq esfrega na nossa cara o tempo todo o quão maravilhoso o Renato é. Mas acho que isso serviu pra levar ao choque.
Realmente é um livro muito triste que mostra de forma dura o que é a realidade de um viciado em drogas. Uma história que pelo menos pra mim, serviu pra quebrar a romatização do uso de entorpecentes.

Acho que é algo que todo jovem deveria ler.

Maria.Clara 21/05/2021

Não gostei
Achei a escrita meio pobre e os diálogos também. A temática é interessante, pois é um alerta sobre o risco de usar drogas, mas o jeito que foi tratado chega a ser um pouco bobo. Quem em suas faculdades mentais estáveis aceita algo de alguém que você passou a vida inteira brigando e de um dia para o outro a pessoa quer virar seu amigo? Que tipo de traficante contaria todos os seus segredos para um desconhecido.
Intenção boa, mas totalmente pobre.
Li para um trabalho escolar e não leria novamente.

Christiane.Sérgio 01/05/2021

Não me lembro a idade que tinha quando li este livro, provavelmente ente 10/12 anos e ele me afetou profundamente.

Hoje, terminei de ler e, mais uma vez, me afetou profundamente. Soibe que é uma história real, procurei fotos, mas só encontrei comentários. A curiosidade bateu forte.

O relato deste livro atrás tanta dor, desespero...impossível não se envolver.

Leiam, repasem para seus filhos, sobrinhos, amigos. O Estudante é inesquecível.
Mari 13/05/2021minha estante
Sim!!! Eu amo esse livro.

Christiane.Sérgio 14/05/2021minha estante

Daniel.Malaquias 05/04/2021

Livro panfletário
Olha fazia tempo que eu não sentia essa vontade grande de não terminar a leitura de um livro. Sabe de largar a obra e deixá-la pela metade mesmo, não concluí-la. Pois foi exatamente essa a sensação que me deu quando tomei esse livro pra ler. Particularmente o achei péssimo, muito ruim e se o terminei de lê-lo foi pela força do ódio mesmo rsrs. E pensar que ele tem continuação, nossa. É uma história sobre drogas que poderia ter dado muito certo, não fosse o apelo extremamente clichê e panfletário que a autora empresta à narrativa, algo como uma palestra de coach sobre os efeitos nocivos das drogas, o que todo mundo praticamente já sabe. Fazia bastante tempo que não lia algo tão ruim, na minha humilde opinião e eis que o Universo me brinda com esta obra. A escrita é tão mal redigida que dá até vontade de usar drogas só pra esquecer a leitura.
Quem se aventurar na história, eu não recomendo, boa sorte e paciência.

Filipe.Mello 05/04/2021

Trágico, mas toma cuidado
Uma triste realidade do Brasil, esse livro retrata uma tragédia envolvendo tráfico de drogas.

Um livro com uma mensagem bem bacana, mas achei alguns pontos meio mal feitos ou até preguiçosos. E muitos diálogos expositivos.

Além disso, o livro não caminha em sua primeira metade. A parte azul do livro (que seria a parte de coisas boas) não teve muita relevância para justificar a quantidade de páginas. Poderia reduzir umas 15 ou 20 páginas da parte azul e trabalhar mais na parte preta para que as coisas não ficassem tão rápidas.

Mesmo assim, eu gostei muito da parte preta e da história como um todo, só não curti muito a execução, mas também não sou ninguém para julgar.

Liv 16/03/2021

Li esse livro em 2016 e até hoje o final dele me deixa meio chocada. É um livro necessário, principalmente para pré adolescentes. Cumpre sua proposta. Recomendo.