Vingança da Maré

Resenhas - Vingança da Maré

1 | 2 | 3 | 4

Mandy 23/09/2013

Cadê o suspense?
Vingança da Maré da autora Elizabeth Haynes conta a história de Genevieve, uma ex executiva de vendas e dançarina de pole dance que resolve deixar para trás essa via tumultuada que levava em Londres em nome de realizar seu grande sonho: comprar um barco para morar e passar o ano o reformando.

Depois de muito trabalho nesses dois empregos, a personagem finalmente consegue seu dinheiro para se mudar e faz uma festinha para comemorar a nova fase de sua vida. Tudo corria bem, os amigos antigos de Londres com seus novos amigos da Marina em Kent e Genevieve curtindo a festa. Exceto pelo fato de que nesta noite um corpo é encontrado bem ao lado da sua nova casa. Pior ainda pela personagem conhecer a vítima e no fundo saber bem quem estaria por trás disso.

A personagem é muito bacana, tem uma personalidade que tende para o forte e é muito decidida. Ela quer e vai atrás, não importa como, aliás é por isso que se envolve nessa trama. Ela também é uma mulher altamente dependente, pelos dois empregos e por se virar sozinha em Londres isso fica claro, embora o medo das situações que começam a cercá-la faça com que busque proteção em figuras masculinas -não entrarei em detalhes-. Não posso dizer que os personagens secundários são tão bem descritos, realmente quis conhecer melhor a menina que foi assassinada, mas são as reações adversas da escrita em primeira pessoa, Genevieve também não sabia muito sobre ela.

O livro tinha tudo para ser um suspense arrepiador altamente interessante, mas não é. Adorei a história, o cenário, os personagens, o que está em jogo tem um cheiro muito bom de novidade, mas senti que foi mal aproveitado. Faltou todo o suspense que foi prometido. O final deixou MUITO a desejar. Sabe aquele livro com uma história de potencial grandioso que te deixa esperando para ver grandes coisas acontecerem no grande final? Pois é, muitas coisas acontecem ao longo da história, mas o final é mixuruca. Fiquei decepcionada principalmente porque parece que os últimos capítulos foram escritos às pressas e os fatos ficaram ali rapidamente jogados e parecendo um vômito.

Mas, a história é realmente bacana! Vale a pena a leitura pra compreender um pouco esse mundo das casas noturnas, o que acontece em volta disso. O livro também tem partes divertidas (veja bem, não estou dizendo engraçada) muito bem construídas. A questão do final com fatos jogados pode ser amenizada pela questão do final também estar muito aberto à imaginação pessoal. No skoob eu dei 3 na escala de 1 a 5 estrelas porque além da correria “preciso dar um fim ao livro”, os capítulos não tem títulos! E os nomes para capítulos são uma prova de criatividade muito grande, senti muita falta disso e então realmente tiro uma estrelinha por isso também!

Sugiro que leiam o livro, mas sem ansiedade de um final muito bem escrito e formidável, com cada palavra e vírgula bem pensada e disposta. Espero que alguém se anime de fazer um filme, adoraria ver a Viva em cores!

site: http://mandyisfabulous.blogspot.com.br/2013/09/resenha-do-livro-vinganca-da-mare.html

* 01/09/2013

Decepcionante para quem já conhece o trabalho da autora. [Resenha publicada no blog Nas Próximas Páginas]
Há pouco tempo eu resenhei aqui no blog o primeiro livro de Elizabeth Haynes publicado no Brasil, intitulado: "No Escuro", se você leu a resenha deve saber que eu simplesmente AMEI esse livro, se você ainda não leu e gostaria de ler (eu recomendo, porque vou falar muito dele hoje) clique aqui. Em "No Escuro" eu encontrei o thriller psicológico perfeito, repleto de suspense, mistério e romance. Tudo dosado na medida certa, uma narrativa instigante que realmente te leva a uma história bem montada com um ótimo desfecho, sem contar que de quebra a história ainda conta com um "mocinho principal" perfeito. Então quando eu vi que "Vingança da Maré" seria lançado eu não pensei duas vezes para comprar e devora-lo, claro, imaginando que eu encontraria uma história tão espetacular como em "No Escuro", mas acabei me decepcionando MUITO!

Genevieve sempre teve um sonho: Comprar, reformar e morar dentro de um barco e para isso sempre poupou tudo que conseguiu de seu salário de executiva de vendas, mesmo se privando de vários luxos para atingir seu objetivo ela ainda se encontrava muito longe de seu sonho, até que recebe uma ótima proposta: Dançar em uma boate para cavalheiros. O dinheiro é alto e ela aceita imediatamente, sem se dar conta das consequências. Sete meses depois ela finalmente pediu demissão e foi viver em Kent, a bordo de seu novo barco, o Vingança da Maré, começou a reforma que ela mesma insistia em fazer sozinha e passou a amar sua nova vida e a convivência com os outros moradores da marina, todos tão mais simples e simpáticos, totalmente diferentes de seus amigos de Londres, de quem ela inevitavelmente acabou se afastando. Para comemorar sua nova vida ela resolve dar uma festa a bordo, mas acaba tendo uma surpresa desagradável no fim da festa. Ela encontra um corpo boiando próximo ao casco do Vingança. A situação por si só já seria assustadora, mas para Genevieve é mais que isso, é desesperadora... É um aviso.

(...)"No intervalo de poucas horas ele deixara de ser um colega, um amigo, alguém para quem eu estava fazendo um favor, e partiu meu coração, me deixando para trás".
Página 215

Eu estava realmente empolgada com a trama, tudo me pareceu muito instigante. Começando pela forma não convencional de moradia da personagem, existe alguma coisa mágica no fato de se morar dentro de um barco e claro pela premissa de perigo e suspense que a sinopse promete. Mas infelizmente o mistério não é tão maravilhoso, inclusive me arrisco a dizer que é simples demais. Essa é simplesmente mais uma história, nada mais. Passei o livro inteiro procurando pela cena que ia me fazer arrancar os cabelos, ficar ansiosa e apreensiva, mas esta não aconteceu, como eu disse, essa é apenas mais uma história, na verdade não há um grande mistério. A leitura é um tanto cansativa, assim como em "No Escuro", devido as letras muito pequenas, mas diferente o último, não acho que o esforço tenha valido há pena. O livro é em narrado em primeira pessoa por Genevieve e na maior parte do tempo altera entre o presente e o passado. Como o primeiro livro da autora também foi narrado assim, cheguei a conclusão que é sua forma de escrita habitual.

Eu adorei a personagem principal. Gen realmente é uma personagem forte, corajosa e decidida. Pude admirar mais sua personagem em suas narrativas sobre o passado, quando ela nos conta tudo que teve que fazer para conseguir o dinheiro que precisava para a mudança. É inevitável, muitas pessoas tem preconceito com mulheres que dançam na noite, taxando-as de prostitutas. Embora Gen tenha tido algumas atitudes que eu não aprovo ela provou que pode-se dançar e também ter boa conduta. Que ela poderia sim, gostar de dança e fazer aquele trabalho bem feito sem vender o corpo. Mas como eu disse, não gostei de alguma de suas atitudes. Pensando até, em alguns momentos que ela não possuía juízo algum. Quanto aos outros personagens não me apeguei em absolutamente NENHUM. Alguns de seus vizinhos são interessantes, nada mais. Mas o ponto que realmente me fez não apreciar o livro foi sua parte "romântica". Em "No Escuro" os leitores foram presenteados com Stuart, um dos melhores mocinhos que eu já tive o prazer de conhecer. Inclusive falei sobre ele na "TEG meus maridos literários", se você não viu, clique aqui. Já no Vingança o romance é completamente bagunçado. O mocinho raramente aparece e quando aparece é um completo babaca. Quando o livro já estava quase para acabar que eu fui entender que algumas de suas atitudes foram legais, mas não serviu para me convencer, continuei o achando babaca.

Para piorar o final é completamente estressante. Esperei o livro inteiro para as coisas se acertarem e a autora termina de uma forma que força o leitor a imaginar o resto ou ficar na dúvida.

Não faço ideia do que aconteceu com a Elizabeth ao escrever esse livro. Não sei se "No Escuro" foi um golpe de sorte ter saído incrível e ela é realmente ruim e sem imaginação ou se o "Vingança da Maré" é que foi escrito em um dia ruim. Vou ter que ler um terceiro, se é que terá mais um lançado no país para tirar essa dúvida.

Quanto a recomendação. Se você leu o primeiro livro da autora (não é uma série, são livros distintos), com certeza vai achar a trama desse livro fraca, assim como eu. Se você ainda não leu e gostaria de ler o Vingança, até me arrisco a dizer que você irá gostar, pois o livro NÃO É RUIM, só tem uma qualidade inferior para quem leu o primeiro. Então minha dica para você curtir a leitura é: Leia o Vingança antes de ler No Escuro, mas não deixe de ler esse ultimo, pois esse realmente vale a pena.

site: http://nasproximaspaginas.blogspot.com.br/2013/08/resenha-vinganca-da-mare-elizabeth.html#more

1 | 2 | 3 | 4