Words Of Radiance

Resenhas - Words of Radiance

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rodrigo 21/03/2022

Uma tempestade emoções
O mundo incrível criado pelo autor é expandido e o plot começa a se desenrolar de uma maneira incrível. Embora o começo do livro seja um pouco lento, a história tem um ritmo muito bom e você fica querendo continuar sem parar. Assim como no primeiro livro, a parte de saúde mental tocada pelo autor é extremamente bem desenvolvida, você sente pelos personagens, principalmente o Kaladin, a Shallan e o Renarin. The Stormlight Archive vai se desenvolvendo para se consagrar como um dos clássicos da fantasia assim como The Wheel of Time.

Débora 27/02/2022

O segundo livro tem um foco maior no passado da Shallan (de forma similar ao primeiro que teve um foco na história do Kaladin). Apesar da história responder várias perguntas criadas no livro anterior, ele consegue abrir espaço para novas perguntas e muitas possibilidades. A história novamente te prende e não dá vontade de parar de ler!

saraborgess 29/01/2022

A arte de mentir
O Sanderson segue construindo um universo incrível nesse livro, Roshar e o sistema de magia se expandem e ganham mais nuances conforme a história vai avançando. Agora o que rouba a cena são cenas de luta, são de tirar o fôlego e muito bem escritas.

O desenvolvimento dos personagens também se aprofunda, em especial o da Shallan, já que esse é o livro dela. A apresentação do passado dela em contraste e continuação em relação a pessoa que ela está se tornando é muito bem desenvolvido, me peguei gostando cada vez mais dela.

Kaladin continua maravilhoso e sofredor, além disso, gostei muito do fato de apesar de ser um personagem com uma forte bússola moral isso não impede conflitos internos nem que ele cometa erros, o que é ótimo, ele continua sendo extremamente humano.

Dalinar por sua vez continua a ser Dalinar, esse homem rouba a cena, sempre transbordando humanidade, força e uma luta interna enorme. Ele é aquele personagem grande, com erros e acertos a altura da sua grandeza. Não vejo a hora de chegar no livro dele.

Nesse livro os interlúdios e capítulos de outros personagens contribuem ainda mais para a construção da história. Porém o epílogo me deixou desconfiada, parece que assim como em Mistborn, o Sanderson ainda não está disposto a correr riscos, mas também estou curiosa pra saber como vai ficar a dinâmica entre os personagens daqui pra frente.

4,5/5

theskymaid 05/01/2022

maravilhoso
Não tem condições, esse homem sabe desenvolver personagens, a construção das camadas da Shallan aqui foi incrível. ela é uma personagem que, assim como o Kaladin, está quebrada por dentro e precisa lutar para esconder seus traumas e conflitos internos enquanto tenta salvar o mundo.
Ademais, o sistema de magia desse mundo é de longe o meu favorito do autor, mesmo estando longe de ver tudo que os surgebinders podem fazer. enquanto isso, Roshar segue sendo o mundo que é melhor construído no cosmere, mesmo com o foco nas Shattered Plains, conseguimos ver um pouco da cultura, da política e dos incríveis personagens de várias regiões de Roshar.
O livro traz acontecimentos que são de tirar o folego, teve momentos que eu simplesmente não conseguia parar de ler. me surpreendi que, num livro que tem mais de mil páginas, em nenhum momento fiquei entediado ou achei a escrita massante. na verdade, por mais que seja uma história com muitos momentos de tensão, eu senti muita leveza, conseguia me sentar e ler esse livro por horas, esquecendo de tudo ao meu redor, pois estava totalmente imerso na história.

"The sensation - it's' not sorrow, but something deeper - of being broken. Of being crushed so often, and so hatefully, that emotion becomes something you can only wish for. If only you could cry, because then you'd feel something. Instead, you feel nothing. Just... haze and smoke inside. Like you're already dead."

William Soares 18/12/2021

Como sempre? fantástico!
Continuou muito bem a pegada do livro anterior (The Way of Kings). Semelhante ao livro anterior, onde vimos o passado de Kaladin, neste, vemos o passado da Shallan. Aqui entendemos o porquê de toda a sua busca relatada no livro anterior.
O mundo continua fantástico e alienígena. O autor explica alguns conceitos que eu não havia entendido muito bem no livro anterior e aprofunda ainda mais a Cosmere. Você vê diversos pontos de vista e surpreende-se o tempo todo na trama.
Acho que o ponto forte neste livro é o encontro dos personagens principais, o que no livro anterior, eu torcia demais pra poder vê-los interagindo. O encontro rende muitos diálogo interessantes e divertidos. Não tem como não amar o trio: Danilar, Shallan e Kaladin.
Quero muito saber pra onde essa história vai me levar? Os inimigos principais não me parecem ser os principais. Termina com muitas coisas rolando e nem todas são óbvias?

?Life before death, strength before weakness, journey before destination.

I will protect those who cannot protect themselves.?

Bru | @serialivros 02/10/2021

Nem sei o que dizer
O começo do livro sempre é meio lento, mesmo com a ambientação já feita no primeiro livro, pela história ser incompleta, ja que o próprio povo não conhece a história, ele continua assim

Mas não fica escasso de revelações e reviravoltas!

Eu gostei muito de conhecer mais sobre o personagem ?principal? desse livro. Principalmente porque a princípio eu não me intriguei por ele no primeiro livro.

E eu posso dizer com toda certeza que tenho uma personagem favorita!

kk3thess 09/09/2021

Estou em conflito.

Por um lado, esse livro tem momentos de tirar o fôlego, informações que expandem a mitologia do universo (e criam ligações inesperadas quanto ao Cosmere) de maneira instigante e tem a reunião e interação entre os personagens que eu desejava ver juntos desde The Way of Kings.

Por outro lado, a parte 3 e a primeira metade da parte 4 se arrastam e são contadas de maneira burocrática, como se apenas existissem para justificar algo que virá mais pra frente. Os flashbacks ficam sem função além de jogar informações que já conseguiríamos deduzir pelo presente. E Sanderson gosta tanto de mistérios que, por muitas vezes, a história serve ao suspense e não o inverso.

Sendo assim, é difícil dar uma avaliação objetiva pra ele quando, dependendo até do meu humor no dia, a quantidade de estrelas poderia mudar para mais ou para menos. Words of Radiance é ambicioso, mas nem sempre alcança essa ambição. De qualquer forma, seja no ápice ou em seu pior, o que vemos é uma obra concebida por escolhas conscientes e que, se nem todas agradam, geram no mínimo um respeito por tamanho domínio com uma série dessa escala.

Roger 15/08/2021

Words Of Radiance
Que sabor foi ler esse livro, a história dele flui muito bem tanto que li ele bem mais rápido que o primeiro, no entanto eu acho que esse livro tem dois ritimos o primeiro é o das páginas/porcentagem que andam muito rápido, da para você sentar e ler 100 páginas brincando por dia e parace que você leu 30 mas pelo outro lado tem o ritimo da história que achei um pouco lenta, ao mesmo tempo que eu lia 100 páginas sem nem perceber parecia que a história não saia muito do lugar então foi a única coisa que me incomodou mesmo nesse livro de resto é só perfeição.

Como no primeiro livro que temos um foco maior no Kaladin e conhecemos o pessado dele através de flashbacks aqui também acontece a mesma coisa só que com a Shallan. De longe de para perceber que o Brandon Sanderson trabalhou bem mais o passado do Kaladin do que o da Shallan mas mesmo assim o desenvolvimento a da história dela não ficou a desejar, a história do presente dela eu já achei um pouco lenta acho que a ausência de Jasnah foi o maior fator disso, eu senti muito falta das conversas delas nesse livro espero que no próximo livro volte a ser como era em way of kings. O final da Shallan é muito legal estou muito ansioso para ver como ela vai continuar evoluindo aos longos dos próximos livros.

O arco do Kaladin é o melhor nesse livro ele é um personagem que sempre age de forma coerente com a construção que foi dada para ele no primeiro livro, teve muitos momentos que eu queria muito que ele fizesse coisas e que tomasse decisões que levaria a momentos épicos da história mas ele nunca tomava essas decisões e é uma coisa que não dá para ficar com raiva por que são ações que condiz 100% com a construção dele como personagem, o final dele também é muito satisfatório e acho que apartir do próximo livro possa começar uma nova era para ele.

O Dalinar dos três foi o que menos teve destaque aqui eu acho que por que o próximo livro é dele então com certeza vai ter um aprofundamento da história dele e tô muito animado para ver como isso vai ser por que eu gosto muito dos pontos de visita dele é um personagem que é muito legal estar na cabeça dele.

????????SPOILERS ABAIXO????????

Esse livro comparado com o primeiro tem muita mais revelação mas os 90% dele é mais uma preparação para oque vemos do final. Já da para ter um gostinho do que vai ter no próximo livro, tô louco para ver como vai ser esses personagem lidando e até descobrindo mais sobre esses poderes que eles têm agora e ver como é que esse mundo vai reagir a volta dos Knight Radiants e como da já da para ver no final desse livro quais vão ser novas pessoas que as spren vão escolher para se juntar a essa ordem.

Então muito curiosos para saber onde a Jasnah estava todo esse tempo, com o epílogo eu já tenho alguns palpites mas não tenho certeza de nada.

Ter pontos de vista dos Parshendi foi uma coisa muito legal, ver a sociedade deles pelos olhos deles foi muito legal e também veio o por que eles decidiram mandar matar o rei apesar que eu acho que preciso de mais respostas sobre isso.

E claro acho que é a maior coisa que queiro saber mais e ver como vai ser e a volta dos Heralds principalmente depois de ver que um deles praticamente recrutou o Szath e deu Nightblood para ele.

Esse foi um livro que teve muitos revelações e que muitas eu não tenho nem como comentar por que eu não entendi muito bem mas de uma coisa eu tenho certeza, essa série já está no topo das minhas séries de favoritas de fantasia.

Guedes 01/07/2021

Ambicioso
Ambicioso define perfeitamente esse livro, o autor aqui nos apresenta cada vez mais fatos e dentro desses fatos cada um se aprofunda em mais um mistério. Ele poderia facilmente se perder nisso mas até o momento não parece ser o caso, parece que tudo foi planejado em cada detalhe e isso torna a história cada vez mais grandiosa.
Esse segundo volume definitivamente tem mais ação que o primeiro, os personagens principais se encontram finamente e gostei da dinâmica exercida em cada um.
Shallan nunca foi uma de minhas personagens favoritas mas nesse livro ela conseguiu me convencer que é possível sim gostar dela.
O Kaladin é meio um depressivo irritante mas não tem como não torcer por ele, ainda mais nas trocas de diálogo entre os Brigde 4 e a syl!
Dalinar continua a ser meu personagem favorito e não me decepcionou nesse.
Vamos continuar nessa coleção!

Camille56 04/06/2021

Morri, mas passo bem
Uma das coisas que estava mais ansiosa desde o primeiro livro era chegar na parte onde os protagonistas finalmente iriam se encontrar e realmente interagir, Brandon mais uma vez não decepcionou, continuando a desenvolver os personagens, guiando alguns até para um caminho mais sombrio, enquanto dá dicas para alguns dos mistérios da saga, no entanto permanecendo dando uma sensação de imprevisibilidade pros leitores, não sei vocês, mas quando achava que uma coisa ia acontecer de tal jeito o Brandon me dava dois tapas pafa deixar de ser besta e me deixava num estado de choque.

Thiago Araujo 02/06/2021

BranDeus Sanderson, o cara!
É épico demais. O que esse cara vem fazendo em Stormlight Archive é inacreditável. Fã de fantasia não pode deixar passar.

Infelizmente, no Brasil, ainda não tem a obra traduzida, mas se confiar no seu inglês, vá em frente e conheça Roshar, um lugar com maravilhas e muitos perigos.

Kaladin, Shallan e Dalinar são ótimos personagens e tomo a liberdade de afirmar que são meus amigos, afinal passamos bastante tempo juntos e temos muito pela frente ainda.

Sanderson conseguiu construir um mundo e uma estória bem acabados, com soluções cabíveis e pontas que se juntam, seja de forma cadenciada e /ou com surpresas. Mas pra mim, muito bem pensadas.

Esse livro me deixou a sensação que Sanderson não improvisa, parece que tá tudo definido em sua cabeça. Isso impressiona.

Pedro.Junger 01/04/2021

Meus amigos, esse autor nunca decepciona!
Eu não estava tão animado para ler esse. Já que, sabia que ele focava em uma personagem que não consegui curti nem um pouco em "The Way of Kings", a Shallan. Por não consegui comprar as suas motivações, e aqui, Brandon me prova como eu estava errado! Os flashbacks da Shallan que acompanhamos de eventos, já citados no livro anterior, controe várias camadas da personagem. O que possibilita o leitor criar um carisma muito grande por ela. Sobre o plot, não sei nem o que comentar, esse livro é genial na sua construção e como ele vai criando tensão o livro (te deixando maluco no processo), para no final ocorrer o grande clímax que te deixa maluco para ler o próximo! Além disso, todos os outros personagens estão maravilhosos, como sempre. Vemos aqui também, muito mais sobre os Radiants e seus novos membros (teve um que me pegou de surpresa). Além de várias revelações sobre a lore das Shards. Uma coisa você pode ter certeza de quando for ler esse livro, aqui vão vir muitas respostas! Fiquei muito satisfeito com a leitura. E, após finalizar, percebi que, "The Stormlight Archive" virou minha saga de fantasia favorita! Leiam, e panfletem muito! Pois essa obra-prima, com certeza merece.

Giuliane.Souza 20/03/2021

Uau!!
Essa história só fica melhor, o Brandon Sanderson é um mestre em contar histórias, ele sabe amarrar algumas pontas e soltar outras no momento certo.

bru 24/02/2021

CARALHO esse livro é muito bom, os detalhes vão todos se encaixando e formando acontecimentos incriveis. Wit, Shallan e Lift donos do meu coração. Uma das melhores fantasias que já li.
Se eu tivesse que falar de um defeito seria apenas a relação entre Shallan e Adolin, que acho sem quimica nenhuma. Mas tirando isso, é tudo maravilhoso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6