Pretty Girl-13

Pretty Girl-13 Liz Coley

Resenhas - Pretty Girl-13

chris 07/12/2020

comovente e lindo
Livro intenso, pesado, triste, curioso, lindo e inspirador ao mesmo tempo! Um livro bem subestimado que merece toda a atenção do mundo.

A história de Angie (a protagonista) e como ela tenta lidar com a questão do seu sequestro e seus apagões é bastante comovente. O jeito que ela consegue nos envolver em torno da sua tentativa de recuperar seus anos perdidos e tentar seguir em frente e tentar ter uma vida comum de, agora, uma menina de 16 anos, em volta dos seus amigos, familiares e em busca de um novo e inocente amor, mesmo após seus traumas é contagiante e cativante (dá vontade de abraçar e cuidar dela, de tanto que eu consegui desenvolver afeto pela personagem). Sem falar que a autora conseguiu abordar o TDI [Transtorno Dissociativo de Identidade] de uma forma inteligente e responsável.

É um livro de drama com pitadas de suspense maravilhoso. E apesar de ter várias cenas que surpreendem o leitor, você percebe que nada disso foi na intenção de apenas chocar quem lia, mas sim de justificar todos os acontecimento até chegar na raiz do problema de Angie. Tudo muito bem amarrado e bem desenvolvido. Um livro que certamente ficou favoritado e marcado na minha vida. sz

Carauna 29/11/2020

Pretty Girl 13
O livro desenrola extremamente rápido, achei simplesmente sensacional e tudo flui com sutileza. O livro tem vários gatilhos para pessoas sensíveis mas a autora conseguiu abordar com uma incrível delicadeza.
Todos os pontos se fecham, mas gostei tanto da história que até leria um segundo livro contando tudo o que Angie viveu na cabana.

Stefany 26/11/2020

Expectativa x realidade
Algo nesse livro me dizia que essa seria uma ótima leitura e, bem, não foi bem assim. Não digo que é um livro ruim, porque ele tem seus méritos, mas acho que o resultado foi bem abaixo do que poderia ter sido.

Inicialmente tudo chamou minha atenção, e o modo como Angie, reagiu de imediato me pareceu bem realista. As pessoas ao seu redor, o modo como lidaram com seu desaparecimento talvez pudesse ter sido melhor trabalhado, mas eu estava tão preocupada com a protagonista que nem vi isso como um problema.

E então tudo começou a acontecer muito rápido. Da metade pro final sinto um desespero gritante da autora pra finalizar a história e pouca preocupação em realmente mostrar um desenvolvimento do tratamento da personagem. Não estudo psicologia, mas me pareceu pouco provável a rapidez com que tudo se desenrolou.

E, por fim, o romance adicionado aqui foi completamente desnecessário. Não engoli e acho que ignorar totalmente essas partes talvez me faça gostar um pouquinho a mais desse livro.

Resumindo: um livro ok, sem grande relevância pra mim, apesar de tratar de um tema muito importante e interessante. Ah, e tem vários gatilhos aqui, então é bom ter cuidado.

Camila 01/11/2020

Vale a pena a leitura, apesar da forçãção de barra em alguns aspectos
A história de Angie te prende do início ao fim. Você fica louco para saber o que aconteceu com ela e, a cada página, vai descobrindo novas coisas, novos traumas. Ô menina sofrida, viu? Mas, apesar de tudo, ela consegue sobreviver e lutar pela vida. Confesso que alguns pontos me decepcionaram um pouco: gostaria de saber mais sobre o sequestrador, e achei o final que ele teve um pouco sem graça, ficaram vários pontos em aberto. Outra coisa que me incomodou foi o fato de ela ter conseguido "matar" ou se juntar às outras personalidades muito rápido, o que é muito muito irreal. Quem pesquisa sobre TDI sabe que não é bem assim que acontece. Mesmo a autora tendo escrito uma nota sobre isso ao final do livro, essa forçação de barra não me convenceu.
Mas, no geral, posso dizer que é um bom livro e que vale a pena a leitura.

Kell 10/10/2020

Necessário e bom!
Angela tinha treze anos quando foi sequestrada em um acampamento de verão. Desde então várias equipes de busca foram acionadas, sem sucesso.

Desistiram. Três anos se passaram e ela surge na porta de sua casa sem saber como foi parar lá, e nem um pouco ciente dos anos que se passaram. Ela não se reconhece mais no espelho, aquela figura mais alta, magra e cheia de cicatrizes das quais ela não conhece.

Em palavras mais simples, três anos "desapareceram" de sua vida. Quando seus pais, atormentados com essa situação, resolvem leva la para fazer terapia a causa do problema logo é apresentada, a TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade)

A partir dai a trama fica ainda mais interessante.
Há conversas com essas "outras pessoas" que fazem parte dela, e a cada momento algo novo surge.

Os personagens secundários são ótimos, cumpriram seus devidos papéis e foram bem trabalhados.

Quanto a certas atitudes da Angela,
especialmente a decisão que ela tomou no final eu achei que ela foi muito corajosa, muito mesmo.
Eu provavelmente tomaria a mesma decisão que ela, mas vejo que vários leitores prefeririam um outro rumo. O certo é que de qualquer forma foi incrivel. O livro é ótimo, a Angela é uma pessoa admirável, eu a adorei.

Rai 18/09/2020

Pesadíssimo
A carga que esse livro traz é muito pesada, todos os assuntos que aborda, possuí muitos gatilhos, mas acho que essa é uma leitura extremamente essencial por tudo que traz a tona e em relação as muitas formas de abuso. Indicarei esse livro pra todos!!

Jus 13/09/2020

Impressionante!
O livro vai contar a história de Angie, uma menina que foi sequestrada quando tinha 13 anos de idade e passou três anos de sua vida presa em uma cabana, tendo como "companhia" apenas o seu sequestrador e ela mesma.
Para poupar a Angie primária do sofrimento vivido diariamente, diferentes alters foram desencadeados para tomar conta de determinadas tarefas do dia-a-dia dela naquele cativeiro. Alters criados através do Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) de Angie.

Após três anos Angie reapareceu na rua onde morava com seus pais antes de todo acontecido. Como ela conseguiu chegar lá? Como conseguiu escapar do cativeiro? tudo isso é um grande mistério.

Opinião: Eu gostei bastante da história! Ela te deixa, em muitos momentos, desesperada e impressionada com o poder da mente humana. Vale a leitura!

Denise 10/09/2020

Uma grata surpresa
A história desse livro é muito marcante. A protagonista é apenas uma menina, e sofre muito. Mas é determinada e só encontra apoio incondicional na psicóloga. Consegue superar quase todos os traumas. E no final , ainda ainda prova que todo os sofrimento porque passou, serviu pra transformá-la numa pessoa muito melhor. Quando resolve por a felicidade de outras pessoas, acima da sua. com a intenção de evitar mais sofrimento. , prova que tudo porque passou não deixou nenhuma amargura em sua vida. Recomendo muito.

Emília 09/09/2020

Muito bom.
Gostei bastante desse livro, mas fiquei frustrada,pelo q a Angie abre mão no final do livro. Não conseguiria fazer isso. Ela poderia ter feito um meuo termo da situação. Posso parecer egoísta,para quem sabe do q estou falando,mas para mim é algo q não consigo imaginar abrir mão nunca. Então isso me frustou bastante no final.

Marcell 28/08/2020

A mente humana é uma coisa magnífica
O que falar desse livro, hein?
A maneira como um tema de certa condição psíquica, pouco explorado nos thrillers é abordado, faz com que a leitura se torne instigante.
Ótimo suspensa.
Angel eh uma menina incrível.

Ingrid.Carvalho 27/08/2020

Vale a leitura
A historia é bastante forte e tocante. Devorei o livro em um dia!

Sofia.Magalhaes 21/08/2020

o livro é muito bom e me desencadeou uma curiosidade pra entender mais sobre o TDI. em geral gostei bastante, mas gostaria que o livro desse mais informações sobre alguns acontecimentos

Jams 11/08/2020

Pretty girl-13
Esse livro traz um suspense muito interessante sobre o desaparecimento de uma garota chamada Angela Champan. O enredo é intenso, cativante e aborda um tema psicológico muito pesado.

Carol.Macedo 02/08/2020

Impactante!
Um livro muito bom e pesado sobre uma menina que perdeu a inocência cedo demais e teve que criar mecanismos extremos, dissociação de personalidade, para conseguir lidar com eventos traumáticos de maneira a poupar sua pessoa primária.