Pretty Girl-13

Pretty Girl-13 Liz Coley

Resenhas - Pretty Girl-13

cris.leal 31/05/2021

História incrível...
Angela Chapman é uma garota de 13 anos que foi acampar com as amigas e, numa manhã, quando procurava uma árvore onde pudesse fazer xixi, se distanciou do acampamento e num passe de mágica, desapareceu.  Três anos depois ela reaparece na porta de casa, mas não se lembra de onde veio e nem como chegou ali.

Para a polícia Angie foi sequestrada e para encontrar o sequestrador é fundamental que ela recupere a memória. Assim, para desvendar o mistério do seu desaparecimento, além de conectá-la com a realidade, Angie inicia sessões de terapia com hipnose. É desta forma que descobre que tem um transtorno provocado por um trauma infantil, e que este distúrbio tomou a sua mente com a força de um furacão e a ajudou a sobreviver durante os anos em que esteve sumida. O transtorno estava adormecido, mas despertou no momento em que Angie se viu na situação perturbadoramente cruel do cativeiro.

O fato de acompanharmos a jornada dramática da protagonista junto com ela, é um dos trunfos do livro. Quanto mais sabemos da trama cheia de nuances e pitadas de suspense, mais queremos saber. Angel é uma personagem que desperta empatia ao buscar entendimento e aceitação para a sua condição mental. Só faço uma ressalva ao livro: a descoberta mais importante resultante do desaparecimento, foi apresentada e resolvida sem a intensidade emocional que eu esperava. Mas, mesmo assim, achei a história incrível e recomendo a leitura. ?
Flávia 31/05/2021minha estante
Não conhecia esse livro. Já coloquei nos desejados ?

cris.leal 01/06/2021minha estante
Também não conhecia e me surpreendi positivamente com ele. Espero q vc goste. ?

Suzumya 11/12/2021minha estante
Esse livro é perfeitooooo, eu li ele no meu ensino médio, nunca me esqueci da história e de como ela me envolveu do começo ao fim, leiam, vocês não vão se arrepender!!

resenhasdajulia 12/10/2022

Angela Chapman, de 13 anos, foi acampar com as amigas e desapareceu. Três anos depois, ela volta para casa, mas não se lembra nem de ter ficado desaparecida por tanto tempo, e nem do que aconteceu.

Para tentar se lembrar desses três anos em que esteve desaparecida, Angie faz um tratamento com hipnose e descobre que possui um transtorno, desde criança, e que, graças a ele, ela sobreviveu.

Achei a ideia do livro muito boa, foi a primeira vez que li algo com esse tema, mas achei que o desenvolvimento poderia ser melhor.

No geral, foi uma boa leitura, mas algumas coisas me incomodaram.

Ari 30/03/2021

Gostei bastante até porque não esperava nada, claro que os problemas foram resolvidos ?rápido?, mas acho que é compreensível.
Tathi (@Doidosporserieselivros) 30/03/2021minha estante
É o mesmo da série thirteen?

VanessaKroline 30/03/2021minha estante
Quase não vejo pessoas falando desse livro. Espero lê-lo logo ??

Ari 30/03/2021minha estante
pelo que eu vi não pertence a nenhuma série

Ari 30/03/2021minha estante
quase não vejo tmb, nem lembro onde eu vi a recomendação

Psychobooks 17/09/2013

Já faz muito tempo que esse livro está na minha lista de desejados, fiquei surpresa e feliz ao ver que ele foi lançado no Brasil pela Editora Benvirá, minhas expectativas estavam altas para essa leitura e eu não me decepcionei. A capa pode passar a impressão de um livro de terror ou fantasmas, mas o livro não é sobre isso, no entanto o estilo sombrio e o ambiente ilustrado condizem com o enredo.

- Enredo

Aos treze anos, Angela Chapman vai para o acampamento de verão das bandeirantes, mas diferente dos anos anteriores, dessa vez ela não volta para casa, as buscas duram três meses até as autoridades desistirem do caso. Depois de três anos, ela aparece na sua casa, sem ter noção de todo o tempo que passou, sem informações de onde estava ou com quem, para Angie, ela ainda tem treze anos e passou apenas alguns dias perdida na floresta.

Ao se olhar no espelho, Angie não reconhece a jovem magra, alta, com o cabelo mais longos, cicatrizes nos braços e pernas que está ali. Além de não fazer ideia de onde veio o anel prateado que carrega na mão esquerda. Ela trouxe uma sacola consigo e não reconhece seus itens, o avental amarelo, um livro de receitas e uma camisola de renda preta.

Para tentar recuperar o controle de sua vida, Angie vai fazer terapia e descobre que carrega dentro de sua cabeça outros 'alters' e que devido à gravidade do trauma que sofreu ela tem Transtorno de Identidade Dissociativa (TID), resta saber se ela conseguirá um dia ser apenas uma novamente.

- Narrativa e Personagens

O livro é dividido em três partes, na primeira e segunda a autora usou a narrativa em terceira pessoa, já na última parte ela preferiu a narrativa em primeira pessoa. Essa diferenciação acompanhou o crescimento e desenvolvimento da personagem. Ela domina completamente os dois tipos de narrativa e os usa como recurso para contar sua história e dominar a atenção do leitor.

A escrita da Liz Coley é simples, intensa e envolvente, aos poucos ela vai acrescentando elementos mais pesados e apresenta de forma gradual o Transtorno de Identidade Dissociativa (TID), seu tratamento, bem como todos os traumas sofridos pela personagem.
Pretty Girl-13 é voltado para o público jovem-adulto suas cenas não são tão chocantes quanto as de um livro para adultos, ainda assim, a carga emocional é bem forte. O enredo foi bem construído e desenvolvido, esse não é um livro baseado em fatos reais, mas a autora fez uma boa pesquisa e a forma como ela descreveu as cenas e desenvolveu a personagem, são muito críveis.

Todos os personagens foram bem construídos e tiveram seu papel bem definido dentro da trama. Katie, a amiga de Angie, é compreensível e está sempre pronta para ouvir a amiga. A terapeuta dra. Grant faz um bom trabalho ajudando Angie nesse momento difícil e confuso. Seu pai está sofrendo muito, sua mãe tenta ser forte.

O foco do livro é realmente o TID da Angie, os outros personagens desempenham bem seus papéis, mas são apenas secundários, não espere detalhes sobre a vida deles.

- Concluindo

O livro cumpre seu papel de incomodar e informar sobre o Transtorno de Identidade Dissociativa dentro do seu público alvo. Ainda que o tema principal seja forte e impactante, a autora não é minuciosa em suas descrições, deixando os momentos mais escabrosos para o próprio leitor imaginar o acontecido. Me incomodou o fato de a personagem ter resolvido seus problemas em um curto período de tempo, mas ao final do livro a autora escreveu uma nota dizendo que na vida real, as coisas são mais difíceis de se resolverem e o tempo de tratamento é bem maior. Outro ponto negativo foi a autora ter dado um 'espirro alto' (obrigada pelo termo Alba) no começo e eu ter descoberto qual seria a grande revelação do ápice do livro.

Pretty Girl-13 é uma leitura rápida, com uma narrativa simples, delicada mas ao mesmo tempo impactante. Foi impossível largar o livro enquanto não cheguei à última página. O grande diferencial é o tema principal (TID) que não é comum em livros YA. Uma ótima leitura para quem quer sair da zona de conforto e da mesmice.

- Observações

Esse livro é um 'standalone', ou seja, não faz parte de uma série/trilogia.

A diagramação da edição brasileira está bem caprichada, a capa tem verniz localizado no título, dentro as folhas são de papel pólem (amareladas), o tamanho das letras é pequeno, mas não atrapalha a leitura. Também há diferentes tipografias para distinguir os momentos de reflexão, cartas, lembranças, etc.

Para quem se interessou pelo tema, eu já li e recomendo "Hoje eu sou Alice" - resenha da Alba -, voltado para o público adulto. É um livro autobiográfico que a Alice Jamieson escreveu com a ajuda do autor Clifford Thurlow.

(...) Deixou a sacola cair, surpresa, e examinou a mão esquerda. Havia algo realmente errado ali. Esta não era sua mão. Aqueles não eram seus dedos. Estes dedos eram mais llongos, mais finos que os dela. E um estranho anel da prata ornava seu dedo médio. A pele era seca e áspera. Cicatrizes escuras circundavam seus pulsos como braceletes. Ela virou a mão direita, estudando as rachaduras e calos não familiares em sua palma. Experimentou fechá-las. Aquilo pareceu... errado.
Página 11

site: www.psychobooks.com.br
Line :) 18/09/2013minha estante
gostei muito de sua resenha pq vc pontuou tanto os pontos fortes quanto os fracos, mas nos instigando a ler o livro.
parabéns

Mari 09/11/2013minha estante
Assim como você tb descobri a grande revelação logo no início do livro mas a dos 6 anos me surpreendeu.
Tb não gostei de tudo ter se resolvido tão rápido em termos psicológicos mas dli um desconto por ser um livro e não a vida real e pela explicação da autora no final.
De qualquer forma, Amei o livro!

Ketley7 28/03/2021minha estante
Nossa!!! Que resenha maravilhosa, falou tudo!! Faz tempo que li esse livro mas deu vontade de reler só lendo a sua resenha!!!

Leitorah 06/10/2021

Angie, garota bonita e corajosa??
Eu gostei demais dessa leitura. Gostei muito das coisas que são tratadas no livro (principalmente o foco do livro, me ganhou esse assunto é muito interessante), gostei muito da escrita dessa autora, ela sabe como deixar o leitor envolvido na história e sentir empatia pelos personagens e sabe deixar o leitor MUITO angustiado; Em algumas partes eu realmente fiquei muito enjoada e com uma sensação horrível de desespero.
Recomendo muito, mas por favor OLHEM OS GATILHOS!??

Bella 13/05/2021

Simplesmente Perfeito
Esse livro conversou comigo de forma tão magica que eu não conseguiria passar pra cá e claro que tem seus defeitos tem seus furos mas com certeza foi uma das minhas melhores leituras até agora e ja é um dos meus livros favoritos da vida!!!!

ju 30/05/2021

muito bom, masss
li esse livro bem rápido e quando terminei, não sabia nem o que pensar sobre ele! fiquei super interessada na história desde que eu li a sinopse e com o livro no foi diferente, desde a hora que eh comecei, não consegui mais parar. uma história misteriosa e com muitas reviravoltas! para mim, uma pessoa que não sabe quase nada sobre TDI, a autora parecia conhecer muito sobre o transtorno e falar sobre ele de uma forma muito respeitosa e estudada, no entanto, após conversar com algumas pessoas que tem TDI leram a sinopse e algumas páginas e ver que acharam a abordagem da autora, mesmo com muitas partes ficcionais, um pouco errada e tendenciosas sobre o transtorno, fiquei com um pé atrás! não posso negar que a história realmente é muito boa, maasss ainda tenho uma opinião pouco formada (e meio controversa) sobre..

Jus 13/09/2020

Impressionante!
O livro vai contar a história de Angie, uma menina que foi sequestrada quando tinha 13 anos de idade e passou três anos de sua vida presa em uma cabana, tendo como "companhia" apenas o seu sequestrador e ela mesma.
Para poupar a Angie primária do sofrimento vivido diariamente, diferentes alters foram desencadeados para tomar conta de determinadas tarefas do dia-a-dia dela naquele cativeiro. Alters criados através do Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) de Angie.

Após três anos Angie reapareceu na rua onde morava com seus pais antes de todo acontecido. Como ela conseguiu chegar lá? Como conseguiu escapar do cativeiro? tudo isso é um grande mistério.

Opinião: Eu gostei bastante da história! Ela te deixa, em muitos momentos, desesperada e impressionada com o poder da mente humana. Vale a leitura!

* 15/08/2013

Não há nada comparado a Pretty Girls 13, será uma ótima leitura para quem gosta de thrillers psicológicos.
O livro "Pretty girls 13" trata de uma doença pouco conhecida a TDI - Transtorno Dissociativo de Identidade, originalmente denominada como Transtorno de Múltiplas Personalidades, ela é mais comum do que se possa imaginar. Embora não seja relatada com frequência e não seja aceita por todos os psiquiatras, é uma condição mental onde uma única pessoa demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades diferentes. Ou seja, é quando uma pessoa além dela mesma, manifesta outras personalidades, alternando com a sua. Essas personalidades alternativas são chamadas de alters, elas podem ter qualquer idade ou sexo. Normalmente essa doença se desenvolve como forma de proteção e acontece na infância, devido a maus tratos ou abusos. Mas também pode atingir adultos. Quando a pessoa em si não consegue suportar a carga emocional cria "outra pessoa" para que suporte por ela, e é isso que Angie, a personagem principal faz.

Primeiramente eu tenho que elogiar essa premissa tão inusitada e assombrosa, realmente fez com que eu ficasse grudada no livro até sua última página. Eu ainda não havia lido nada comparado a Pretty Girls 13 e posso dizer que foi uma experiência maravilhosa, principalmente porque eu A-D-O-R-O thrillers psicológicos. É o tipo de leitura que eu acho extremamente instigaste. O livro tem apenas 240 páginas, é leve e fluido, uma leitura "fácil", mas eu não o consideraria uma leitura rápida, já que suas letras são muito pequenas.

Angela tem treze anos, ou pelo menos tinha quando foi sequestrada de um acampamento de verão. Três anos se passaram sem sucesso nas buscas, sem notícias e sem esperança, até o dia em que a garota aparece na porta de sua casa sem a mínima noção de como chegou ali, muito menos de onde esteve nos últimos anos. Para Angie haviam se passado no máximo poucos dias desde sua última lembrança (acordar no acampamento e sair em busca de uma árvore distante para suas necessidades fisiológicas), então imagine sua surpresa quando se olha no espelho. Obviamente esta mais alta, mais magra, têm seios e cabelos longos. Ela vê uma adolescente que em nada se parece com a menininha que se lembra de parecer.

O trauma é tanto que Angie se recusa a aceitar que o tempo passou e ela não viu. Ela continua afirmando que ainda tem treze anos, não ajuda saber que seu pai não consegue nem olha-la nos olhos e que sua mãe parece ter superado sua perda temporária e seguido adiante. O detetive do caso é chamado e ela é levada a uma terapeuta. Na primeira sessão o motivo da "amnésia" vem a tona. Angela apresenta Transtorno Dissociativo de Identidade. Assim que foi sequestrada o choque foi tão forte que seu cérebro criou uma personalidade alternativa, um alter e foi essa "outra pessoa" que viveu os momentos de horror no cativeiro. Ou melhor, outras pessoas. Na vida de Angie cada alter tinha uma responsabilidade e eles eram muitos.

Foi neste ponto que a trama mais me cativou. Como assim ela "não viveu" durante esses três anos consciente? Como isso é possível? No livro é. Angie simplesmente emprestou o corpo para outra pessoas sofrerem por ela, para dizer o português claramente. A autora foi fantástica na maneira de criar uma personalidade diferente para cada um dos alters. Eles realmente não a impressão de serem pessoas e não pessoas ilusórias criadas pela mente da personagem. As situações são tão loucas que realmente fica difícil imagina-las acontecendo na vida real. Como por exemplo, tem noites que Angie se deita para dormir e acorda ainda em sua cama, mas extremamente cansada, quando ela se da conta a cadeira de balanço foi arrastada para perto da janela e ainda tem seu banco quente. Uma de suas identidades a "possuiu", e lhe tirou da cama e em momento algum ela percebeu.

A partir dessa descoberta o livro começa a engrenar. Temos o tratamento psicológico, a descoberta de cada alter, seus nomes, o que sabem, porque motivo foram criados e a luta para a personagem principal se entenda com ela mesma. Assim como sua volta para a escola, o reencontro com velhos amigos, o nascimento de uma paixão. Nada falta na trama de Liz Coley.

Quanto aos personagens, todos realmente foram bem construídos e desempenharam seus papeis perfeitamente, claro que eu tenho meus favoritos como Katie, a melhor amiga de Angie e a psicologa, mas num todo os personagens secundários fermentam bem a trama. Angela por outro lado me deixou em dúvida em alguns momentos. Assim que ela ganha a liberdade e descobre quanto tempo se decorreu de seu sumiço ela entra em negação. A venda que ela própria põe em seus olhos é tão sem sentido que por vezes me irritou. Como alguém poderia não querer descobrir o que aconteceu consigo durante três anos apagada? Como alguém parece não se esforçar para encontrar o maníaco que fez isso. Mas aos poucos a personagem foi amadurecendo e tomando escolhas melhores. Fica difícil julga-la, pois a autora com certeza buscava veracidade em sua personagem, lembrando sempre que esta esta passando por problemas mentais então é mais do que normal que esta tome algumas atitudes sem sentido.

Até aqui deu para perceber que eu adorei o livro certo? Mas tenho algumas considerações para fazer. Primeiramente o enredo da doença é muito bem montado e completo, mas na minha opinião, a autora algumas vezes se esquecia que tinha mais coisas acontecendo na história paralelamente. Quando eu cheguei ao final senti falta de muitos detalhes, como conversas, acertos, perdões e simplesmente resoluções que não aconteceram ou aconteceram de forma fria. Outro detalhe que eu não gostei, MAS ISSO É PESSOAL, foi a escolha que a personagem fez no final do livro. Eu digo que é pessoal porque eu JAMAIS faria a mesma escolha, mas conheço muitas pessoas que fariam. A sensação de injustiça ou vazio no final vai depender da personalidade do leitor. Não é de forma alguma um final ruim, pelo contrário ele demonstra a força e coragem de Angie, mas eu sou do time das egoístas e eu QUERIA (birra, birra, birra, faz biquinho) UM FINAL DIFERENTE. E por fim a terceira e última crítica.

Essas seriam as minhas únicas críticas quanto ao livro. Quando eu terminei eu estava eufórica, cheia de adrenalina foi bom que eu não tenha escrito a resenha neste momento, pois minha emoção iria influenciar na classificação do livro de forma positiva. Digo que é bom, pois depois de dois dias do termino da leitura pude pensar com clareza na história e encontrar falhas que realmente me incomodaram (as que citei acima), então sendo completamente crítica e racional, o livro ficaria classificado com 4 (quatro) estrelas.

site: http://nasproximaspaginas.blogspot.com.br/2013/08/resenha-pretty-girls-13-liz-coley.html#more

Librar(y)as 29/06/2020

Dissociação
Não sei o que eu esperava desse livro. Para ser franca, eu tinha uma noção muito rasa a respeito do que ele era: uma garota de 13 anos que sumiu por 3 anos e não se lembrava de nada.
E então, meu deus simplesmente foi impossível largar.
Dormi só 3 horas desde ontem pq não conseguia parar de ler mesmo tendo que acordar cedo.
Angie é uma menina que passou pelo pior do mundo, bom, pelo menos é o que as pessoas *dizem* para ela, pq ela mesma não tem lembranças de nada.

A forma como ela volta, confusa, de repente, desligada do seu eu. Ela tem 13, ou tem 16? As vezes se sente como se tivesse 6.

Acompanhar as descobertas dela, de suas dores, seus alters e seus segredos foi o que mais me tocou durante todo o livro. No começo ela não queria aceitar, o caminho mais fácil foi a negação, destruir todos eles sem que demorasse muito.

Repetidas vezes, Angie disse "quero meus 3 anos de volta" mas a questão toda é que não foram só 3 anos dela. E acompanhar isso, sob tantas visões diferentes, foi simplesmente incrível.

O que mais me emocionou foi o final. Mas deixo claro que o livro inteiro é uma sequência de eventos que de prendem e te causam diversas emoções. Eu me senti tão imersa na história que já estava praticamente subindo pelas paredes.

O plowt a partir de certo ponto é previsível, mas o final é emocionante e tocante. Queria um pouquinho mais, queria me despedir melhor de Angie, de todas as suas eu's.

O livro trata de assuntos muito delicados, que são até certo de despertarem gatilhos. Até mesmo para mim que não sou uma pessoa tão "sensível" nesse quesito, fiquei incomodada com algumas partes. Porém, não é nada absurdo, é a história de uma sobrevivente aprendendo a viver.

Obs.: Onde é que se arranja um Abrahim????

Beijos e espero de vdd que vc goste desse livro tanto quanto eu gostei!

bela 31/05/2021

o livro do psicológico
Envolvente, faz com que o leitor se aproxime dos personagens e sofra todas emoções com eles: tristeza, alegria, raiva...
Foi um livro que me cativou desde o início. Me fez chorar, coisa que não acontece muito, e ansiar respostas.
Não é um livro perfeito, mas é original e me envolveu mais do que qualquer outro livro.
Esse livro contém vários gatilhos então fique atento!

@livrossdaane 02/01/2022

APRESENTO A VOCÊS UM DOS MEUS THRILLERS PSICOLOGICOS FAVORITOS DA VIDA! ?

Angie tinha 13 anos quando foi sequestrada do acampamento onde estava com seus amigos, sem deixar nenhum rastro, sua família procurou ela por 3 anos sem encontrar nenhuma pista.
3 anos depois Angie aparece na rua de casa, sem se lembrar de nada, para ela se passaram alguns dias mas para sua família se passar 3 longos anos ... A menininha Angie hoje tem 16 anos e não se recorda de nada.
Sua família resolve levar ela na terapeuta, que não consegue explicar por que ela não se lembra de nada, ela tem sinais de abuso físico, sexual e de que tenha ficado presa por algemas todo esse tempo.
Angie começa a ter uns apagões, agir de forma estranha, dormir em um lugar e acordar em outro etc
Sua terapeuta descobre que ela está sofrendo de transtorno dissociativo de identidade, a sua mente criou "Alters" para que ela pudesse sobreviver a todo aquele sofrimento, com hipnose e muitas sessões de terapia com uma nova abordagem, a nova terapeuta consegue conversar com os "Alters", eles até mesmo deixam cartas para Angie, é MUITO TRISTE ver nas cartas o que ela passou, pois as suas outras personalidades trancaram Angie na sua mente para que ela não sofresse.
Temos o Alter que se intitula "bandeirante", a menina "forte" que lutou pra sobreviver, que cortava lenha, a "esposinha" que entrava em ação quando era abusada e precisava suportar aquilo para que Angie não se matasse e alguns outros ...
Aos poucos com a descoberta dos Alters, vamos descobrindo tudo que Angie passou e ela passou por MUITA coisa, o plot do fim do livro foi ???

Enfim, Angie minha menina forte, sofri, chorei e torci por você...

É difícil resenhar esse livro, mas indico que todos leiam por que ele vale cada página ??

Milli 25/04/2021

muitos gatilhos!!
meu deus q livro intenso... n sei nem oq falar. me apeguei muito a angie, senti muito por ela e por tudo q ela passou, fiquei feliz com o final q ela teve.

nnunglaub 07/04/2021

Assustador
Eu não tenho palavras para descrever esse livro. É simplesmente inexplicável o que senti lendo.
A história trata de assuntos muito importantes e reais que nem sempre são discutidos com responsabilidade e achei que a autora fez isso muito bem.
Fiquei o livro inteiro TENSA e sem saber direito pra onde a história estava caminhando, fiquei chocada com todos os plot twists.
O final é ainda mais intenso, depois de terminar o livro eu queria sair gritando pra todo mundo ler.