Noite

Noite Erico Verissimo

Resenhas - Noite

Ricardo1921 05/01/2023

Livro excelente
Esse livro é muito bom, li ele em uma semana. O autor ERICO VERISSIMO é um gênito da literatura brasileira, mas particularmente amei ler.

Brenda | Literatura Difusa 12/07/2020

Desconhecido
Por ser uma obra de Érico Veríssimo, eu esperava mais. Me decepcionei com o final e fiquei perdida com os acontecimentos do livro.

Anienne 28/01/2021

NOITE
É sempre um desafio para mim fazer Resenhas sobre as obras de Veríssimo, ainda mais essa! "Noite" foi o livro mais diferente de todos os que li e, até então, o melhor era a Saga "O tempo e o vento", mas caí de amores por "Noite", que se tornou meu preferido.

Veríssimo se arrisca a falar com subjetividade, o que não lhe parece ser confortável, ele sai do seu lugar comum. Como ele mesmo diz, é um contador de histórias, sua escrita, geralmente, trata de uma história, em que ele traz críticas à sociedade e desnuda as personalidades de suas personagens, mas aqui Érico envereda através da linguagem do inconsciente, tornando o universo da história surreal.

Ele vai andando devagar, como um equilibrista no alto de sua corda bamba, mas chega um momento no livro em que ele se encontra e a escrita flui livremente, tanto quanto em qualquer de seus outros livros, mesmo com essa linguagem diferente da que estamos acostumados.

Acho maravilhoso na linguagem subjetiva, o fato das infinitas interpretações que podem ser dadas ao mesmo fato por pessoas diferentes e foi isso mesmo que aconteceu no #Veríssimos . A discussão e suposições foram riquíssimas.

As personagens não tem nome e são definidas por alguma característica. O Desconhecido é o principal e vamos acompanhar suas experiências durante uma única noite. Há bastante simbolismo, até me lembrou um pouco Clarice Lispector hehehe. Também há críticas sociais, descritas de uma outra forma, mas presentes, senão não seria Veríssimo hahaha e o fechamento fica por conta do leitor, tivemos inúmeras interpretações.

Amei! Amei! Amei!

Já favoritei esse livro! Leiam!!!!!!

Leitor 18/04/2021

Único
Desculpem os que não vão concordar. Talvez esse seja o livro mais universal de um escritor brasileiro. Um livro que poderia ter sido escrito em qualquer lugar do mundo. Um livro que quando se fala do Érico Veríssimo, todos lembram, como, anterior as suas obras primas. "Noite" , já é uma obra prima.

Camilla11 28/05/2021

Sempre gostei muito de Érico Veríssimo por sua forma de ambientar os lugares da narrativa. Nesse livro encontrei algo diferente e ainda assim só me tornei mais apaixonada pelo autor. É um livro com um premissa diferente, mas encantadora e de muitas reflexões. Érico, como sempre, criando personagens complexos em tão poucas páginas!

Jardim de histórias 26/10/2022

Achei a história bem singular, uma narrativa ousada e angustiante, onde é possível se colocar, ou melhor se sentir como o personagem principal, devido à riqueza e do ritmo da narrativa. O drama, nos prende desde o início e vale a ressaltar a importância dos personagens muito bem construídos, que nos conduzem horas a boas risadas e horas a uma raiva gutural.

Danielle.Bertagnolli 02/11/2022

Livro confuso...
... ou eu que não entendi nada!
A narrativa é confusa, diferente da ordem cronológica clara de outros livros do Veríssimo. Ao final, não pude entender o que aconteceu com o Desconhecido. Vou precisar pesquisar no Google!

Jeane 13/04/2009

Faz tempo que li este livro e lembro de pouca coisa. Não tenho certeza, mas acredito que os personagens não têm nomes. A história acontece em apenas uma noite e o personagem principal se vê desmemoriado, perdido na grande cidade. Neste curto período de tempo, este homem busca sua identidade perambulando pela cidade, visitando lugares bizarros e sórdidos. Achei estranho o personagem principal aceitar com naturalidade a possibilidade de ser um assassino... É um livro sombrio, onde o autor consegue criar um clima sufocante, dando uma sensação de solidão, desamparo, perda e incerteza.