A Lista do Nunca

A Lista do Nunca Koethi Zan

Resenhas - A Lista do Nunca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

danda 18/03/2021

Achei bem interessante o enredo.No começo,achei que enrolou um pouquinho,mas depois correu num bom ritmo.

Jô Santos 22/01/2021

Para quem curte o canal da Jaqueline Guerreiro
Esse livro veio na minha primeira caixinha do Literatour (clube de assinatura de livros usados) e logo que eu li a sinopse achei a temática bem interessante. É importante dizer que estou passando por uma fase de vício em histórias sobre crimes reais, fazendo maratona de vídeos da Jaqueline Guerreiro, dentre outras coisas. E uma das coisas marcantes nesse livro é a sua semelhança (pelo menos a princípio) com um caso que aconteceu nos Estados unidos, de um motorista que sequestrou e manteve em cativeiro três mulheres durante anos.
Logo no início do livro somos apresentados a personagem que nos guiara nessa história, uma das vítimas do sequestro. Já se passaram 10 anos desde que elas foram libertadas (não vou dizer como) e nos vemos como cada uma acabou lidando com esse trauma. Como desde o início nos sabemos que elas foram libertadas eu fiquei com aquela dúvida: mas eai, é só isso? O que mais a autora podeira fazer para encher aquelas 200 e tantas páginas. Mas acreditem, ela fez, e fez bem. A história só foi crescendo diante dos meus olhos, cada novo capítulo trazia um novo ângulo, uma nova história, e a narrativa ia crescendo. A personagem principal descobre que seu algoz pode ser solto a qualquer momento e sai de seu isolamento auto imposto em busca de novas pistas que impeçam essa libertação, assim ela procura suas antigas colegas de cativeiro, que por algum motivo não vão com a cara dela, e aos poucos elas vão se envolvendo em algo muito maior.
Sadomasoquismo (dominatrix, couro e muito mais) cultos religiosos bizarros, literatura revolucionária, psicopatas com pinta de gênio, a zona de guerra que pode ser a vida acadêmica. Isso e muito mais você encontra nas poucas páginas desse livro. A lista do nunca é um livro instigante, com capítulos curtos, história objetiva, mas ao mesmo tempo complexa, cumpre seu propósito e é uma ótima leitura.
ThainAh.Ferreira 22/01/2021minha estante
Olá! Indico o canal Freak Tv caso você não conheça, o conteúdo é incrível e o milho aborda todos os assuntos com muito profissionalismo e respeito.

Jô Santos 23/01/2021minha estante
Eitha, eu não conhecia, muito obrigada pela dica ?

gabriel 14/01/2021

achei o livro bem mais ou menos, eu comecei a ler com uma grande expectativa, por isso eu fiquei super animado no começo, mas depois começou a esfriar.
do fim da metade pro começo do fim foi quando as coisas começaram á ficar interessantes novamente, mas o final foi revelando os mistérios muito rapidamente, sem muitos detalhes, um plot twist atrás de outro, parece que foi feito às pressas, foi um final horrível.

Karine 18/11/2020

o trauma chega a ser palpável
A ansiedade e o pânico pós traumático da protagonista são muito bem descritos, tornando difícil não se colocar em seu lugar.

Permaneci tensa durante a leitura toda (talvez por isso terminei rápido).

É interessante a forma como a história é apresentada, revelando aos poucos os fatos e a ordem dos acontecimentos.
Mas me surpreendeu o rumo que a historia tomou, e não sei se positivamente.

Kira 11/11/2020

Angustiante do início ao fim, cheio de incoerência também.
O final é ruim e decepcionante totalmente corrido e mal explicado, o que é de se impressionar já que do início pro meio tem muita coisa irrelevante e muitos personagens irrelevantes.
Talvez não seja meu tipo de livro, não sei, mas não gostei.

Aline Sandoli 24/11/2021minha estante
Concordo totalmente.

Lucia.Ferreira 10/04/2022minha estante
O final desse livro me deu um estress. Acaba se mais nem menos, do nada. Afff

Sueli 22/10/2023minha estante
Eu vou ter que ler pra ver se é ruim assim mesmo. Kkk

Kira 11/11/2020

Angustiante do início ao fim, cheio de incoerência também.
Talvez não seja meu tipo de livro, não sei, mas não gostei.
Aline Sandoli 24/11/2021minha estante
Concordo totalmente.

Lucia.Ferreira 10/04/2022minha estante
O final desse livro me deu um estress. Acaba se mais nem menos, do nada. Afff

Sueli 22/10/2023minha estante
Eu vou ter que ler pra ver se é ruim assim mesmo. Kkk

Letícia Miranda 31/08/2020

Superficial
Os personagens não me prenderam em nenhum momento, sendo extremamente rasos e incompletos. O livro poderia ter sido escrito em 50% das páginas que tem, se tornando repetitivo e cansativo. Só achei um acontecimento interessante - e ele durou 1 página - durante todo o livro

Vinicius Tavares 26/08/2020

Resenha - A Lista do Nunca, de Koethi Zan
Eu achei este livro maravilhoso! Ele me prendeu desde a primeira parte, pois é raro encontrar nele aquelas descrições desnecessárias de coisas como o clima lá fora. Ele nunca é entediante pois quando elas não estão investigando Sarah está descrevendo o que acontecia com elas no porão. Um livro bem explicadinho, ou seja: você nunca para se perguntar coisas do tipo: como que isso aconteceu mesmo? por que eles estão aqui?
Para entender mais: duas melhores amigas chamadas Sarah e Jennifer se conhecem desde criança, e são inseparáveis porque quando eram criança sofreram um acidente de carro juntas, matando a mãe de Jennifer e levando a mesma à morar com Sarah.o Nesse período elas criaram uma lista: A Lista do Nunca, que listava as coisas que elas nunca poderiam fazer.
Até que um dia quando as duas estavam siando de uma festa da faculdade, pediram um táxi de uma empresa confiável mas não prestaram atenção em onde que estavam entrando. Desobedeceram a Lista do Nunca. Vacilaram. Entrando no carro as duas foram simplesmente sequestradas. Sequestradas e torturadas pelo professor de psicologia Jack Debber. Por lá, Jennifer ficou presa em uma caixa até a morte, e Sarah ficou presa em um porão por três anos, conhecendo mais duas meninas que também foram sequestradas há um pouco mais de tempo.
Depois de 10 anos após a fuga do porão, explicada somente no final do livro, o sequestrador está prestes a pegar condicional e pela interpretação das cartas que ele mandava pras garotas, elas acreditavam que ele viria atrás delas de novo. Então começam uma grande e mirabolante investigação para a achar o corpo de Jennifer e provar que ele a matou.
Este livro é maravilhoso e foi um grande achadinho no sebo. Super recomendo para quem quer realmente gastar um tempo com a leitura, pois depois que você começa é impossível largar.

Flavinha 21/08/2020

Uma história que nos faz sentir a dor e o sofrimento em que os personagens estiveram envolvidas. Nos instiga a dar continuidade e buscar o que realmente aconteceu. E cada vez que lemos, muito mais é revelado. Vale muito a leitura para quem gosta do estilo. Existem gatilhos de violência. Então se não gostar acredito que não seja interessante ir em frente.

Carla839 30/07/2020

Estou dividida entre amor e revolta
Então por onde eu começo! Gostei muito do livro, mas também fiquei bastante decepcionada.
Bom, o enredo é ótimo, bem pensado e envolvente, os traumas e dificuldades da personagem, no início do livro, são muito bem explicados e dão uma otima profundidade pra personagem principal. Pude me arrepiar e sentir o medo e a paranoia dela, mas em algum momento o protagonismo ganha força e senti que essa profundidade se perdeu.
Aquele final, que decepção. Sinto que ele foi escrito apenas para chocar, faltou explicação, sentido, amarrar as pontas. Parece que o livro foi finalizado as pressas para não ficar longo de mais, que triste meu deus.
Não é um livro facil, ele é explícito e a autora não mede palavras nas descrições. Amei a escrita, amei o enredo, mas achei que o livro muda de figura do meio pro fim. Apesar disso, foi uma leitura que me envolveu muito, gostei.

Bárbara 26/06/2020

Muito bom.
Nenhuma informação que a estória passa é por acaso. Tudo se junto muito bem no final. É um livro interessante e confortável de ler.
Mas em relação ao final, não gostei tanto quanto gostaria. Não é um livro perfeito, mas definitivamente é maravilhoso.

Diana 04/06/2020

A primeira vez que li o livro, eu o abandonei. Achei a escrita muito pesada e o conteúdo também. Depois de 3 ou 4 anos, tomei coragem o suficiente para voltar a ler. Persisti, e depois das primeiras 50 páginas, se tornou viciante. A história é pesada sim, e despertou em mim o meu desespero de ser perseguida. Duas meninas na faculdade, elas tinham tudo em mente, todos os possíveis desastres. São parecidas comigo nesse sentido. O sequestrador? Um professor de psicologia (que por acaso, é o meu curso). Me despertou sentimentos ruins, mas eu sou uma boa amante de suspense/terror e adorei. A história se desenvolve bem até o momento em que vai revelar qual é a cúmplice do professor: Jennifer, uma das meninas sequestradas. Eu imaginei essa possibilidade em algum momento do livro e quando se revelou, senti que matei a charada que a autora propôs. Fiquei feliz, é um bom plot twits - a melhor amiga morta. Porém, depois que revelou ser ela, o livro acaba em duas páginas. Não há profundidade em mais nada, no sofrimento de Jennifer, na provável Síndrome de Stocomo, em como Sarah se sentiu vendo a Jennifer ali, naquele papel. Tudo foi muito superficial e eu fiquei brava, visto que a história é muito bem elaborada. Um rápido final não poderia ocorrer.
S. G. Conzatti 19/12/2020minha estante
Abandonei a leitura o início por achar que seria bem pesado as descrições do tempo de cativeiro. E agora sabendo desse final, fico feliz por nem ter continuado a ler.

Geovana 04/01/2021minha estante
spoilerzasso....

Dri - @leiturainsone 17/02/2020

NADA É O QUE PARECE!
Resenha para o Desafio Skoob 2020

Depois de ler esse livro e voltar ao subtítulo do livro, “quando a ficção é tão assustadora quanto a realidade”, eu pensei: não sei se entendi o que esse subtítulo quer dizer!
Se você está procurando um livro com plot atrás de plot, pode ler esse aqui sem medo de se decepcionar.
Mesmo com essas recomendações eu ainda dei 2 estrelas na minha avaliação. Eis que, na minha interpretação, a autora tratou de muitos assuntos de modo totalmente irresponsável! Me incomodou muito, também, o jeito que ela adicionou elementos para justificar alguns panos de fundo da trama, para criar a base de certos personagens. Elementos esses que, também jogados de modo irresponsável, para mim, não adicionaram nada na narrativa, pelo contrário, atrasou o desenvolvimento da trama. Deu a impressão de que a autora quis demonstrar que pesquisou bastante para construir personalidades e caráteres, principalmente no quesito intelectual de certos personagens, mas, não sei, não me convenceu de todo. Achei que algumas coisas poderiam ter sido melhor abordadas també. Além do mais, me pareceu que a maior parte dos acontecimentos poderiam ser evitados se a tal Lista do Nunca, que dá título à obra, tivesse sido seguida corretamente! Como você desenvolve todo um protocolo de proteção e na primeira oportunidade joga fora? Mas entendo que se isso ocorresse não ia ter história, rs. Recomendo a leitura.

simone 20/01/2020

quanto um ser humano pode aguentar? Até que extremos ele vai para sobreviver? Sarah passou por momentos horrendose situações absurdas na compreensão de qualquer, mas superou.....
Ela achava que tinha conseguido seguir em frente até o passado vir ao seu encontro.

nomundodesalem 07/01/2020

Resenha por @nomundodesalem

⁣Quando criança Sarah e Jennifer sofreram um acidente de carro que acabou tirando a vida de mãe de Jenny. Após o acidente as duas amigas se tornaram inseparáveis e criaram uma - obsessão - lista do nunca.⁣

Lista essa com o propósito de documentar tudo que oferece risco de vida.⁣
Porem quando as duas amigas vão para a faculdade, na volta de uma festa acabam sendo sequestradas.⁣

As meninas passam anos sendo torturadas dentro do porão do sequestrador.⁣

📄 ⁣

Após 10 anos do resgate, o sequestrador está prestes a ser solto e Sarah começa a investigar o passado em buscas de pistas - a principal, o corpo de Jennifer - para manter o sequestrador na prisão.⁣

A lista do nunca me pendeu do início ao fim, vale a pena a leitura.⁣
Foi um livro que adorei ler e com certeza já está na lista de livros para serem relidos num futuro próximo.⁣

Mais resenhas no IG: @nomundodesalem

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/