A Coragem de ser Imperfeito

A Coragem de ser Imperfeito Brené Brown

Resenhas - A coragem de ser imperfeito

Aline7 26/12/2023

Leitura do Livro A coragem de ser Imperfeito
Este livro traz a perspectiva de que tornar-se corajoso requer experienciar a vulnerabilidade.
A vulnerabilidade às incertezas
A vulnerabilidade aos possíveis julgamento
A vulnerabilidade de se reconhecer imperfeito.

Brené Brown - autora deste livro - dedicou anos de sua vida pesquisando sobre a vergonha e vulnerabilidade, e em sua obra destaca pontos importantes sobre:

? A influência do medo e da vergonha sobre o desejo de ser melhor
? Perfeccionismo
? A diferença entre ser aceito e se encaixar
? Ser, ser mais importante do que conhecer ( e como isso reflete na vida dos filhos).
? Amor Próprio
? Gratidão

Além de compartilhar situações e depoimentos reais que experienciou durante suas pesquisas, que nos fazem compreender o tema aplicado à realidade.

Um livro que nos mostra que vulnerabilidade não é sinônimo de fraqueza, mas sim, um importante passo à coragem. Pois, viver tentando esquivar-se de situações difíceis impede que venhamos viver a autencidade de ser quem somos.
Sendo assim, conceituo que a ponte entre o medo e a coragem é a vulnerabilidade.

Lidiane.Costa 26/12/2023

Melhor feito do que perfeito
Quando descobrimos que não há perfeição nas coisas humanas, tudo fica muito mais leve.
Esse livro abre a mente para várias narrativas, maternidade, relacionamentos, trabalho, e nos ajuda a compreender a nós mesmos!
Esse livro foi um achado!

Campos40 24/12/2023

Encorajador
"A Coragem de Ser Imperfeito", da renomada pesquisadora Brené Brown, é uma obra inspiradora que mergulha nas complexidades da vulnerabilidade e da autenticidade. A autora desafia as noções convencionais de perfeição ao explorar como a aceitação de nossas imperfeições pode levar a uma vida mais plena e significativa. Brown compartilha histórias pessoais, pesquisas acadêmicas e insights profundos, criando uma narrativa envolvente que ressoa com leitores em busca de autenticidade.

O livro destaca a importância de cultivar a compaixão consigo mesmo e com os outros, encorajando os leitores a abraçarem a vulnerabilidade como uma força, não uma fraqueza. "A Coragem de Ser Imperfeito" oferece um guia valioso para liberar o peso da busca implacável pela perfeição e abraçar uma abordagem mais compassiva em relação à vida. Brown proporciona uma visão transformadora sobre como a vulnerabilidade pode ser a chave para a coragem e a verdadeira conexão humana.

geh.28 23/12/2023

Surpreendente
Que ótima leitura do início ao fim! Inicialmente eu não tinha interesse nesse gênero, mas me surpreendi muito ao ler por recomendação de uma professora. Abordar temas como vulnerabilidade, coragem, vergonha e empatia mexeu muito comigo, me fez refletir sobre minhas atitudes e as das pessoas ao meu redor. Somos todos imperfeitos, só precisamos ter coragem para admitir isso a nós mesmos. Recomendo muito esse livro!

Esdras 23/12/2023

Entrega muitas reflexões legais de início. Me fez pensar bastante pq casou com um momento de vida turbulento nessa parte inicial. Do meio pro fim, achei bem na pegada tecniquês-acadêmico e deu uma cansada, confesso.

Daysiane 22/12/2023

é um livro sobre aceitação de vulnerabilidade. A leitura é um pouco chata, talvez não agrade a muitos.

Bruna 20/12/2023

Achei muito receita de bolo, não é ruim, mas definitivamente não sou o público alvo desse tipo de literatura

Gabrielly.Feijoli 20/12/2023

Muito bom, super indico. Porém, o final tem uma parte muito focada em filhos que é um pouco chata, na minha opinião. Mas mesmo assim, vale muito a pena ler. Revela o porque de muitos sentimentos que temos diante das reações de medo, frustrações e vulnerabilidade.

tamyreiss 18/12/2023

É isso aí! Bola pra frente!
Acho que um dos maiores atos de coragem que fiz lendo esse livro, foi justamente pular o último capítulo em que ela conta a metodologia de pesquisa dela que no momento não foi interessante pra mim.
E o livro fala justamente sobre essa coragem de aceitarmos nossa vulnerabilidade e falhas.
Falhar é humano, ter vergonha de situações tbm, mas sentir essa culpa a vida toda, machuca e reflete nas relações.
Li o livro procurando me perdoar e procurando perdoar os meus pais tbm, pq muitas das minhas ?falhas? são reflexos da tentativa deles e tá tudo bem! Assim como tbm é reflexo de como as relações externas refletiram em mim também. E como ser humano em constante evolução, não vale a pena sentir raiva disso, mas sim ressignificar e ter esperança de que aquelas situações aconteceram e vc precisava lidar, a lição agora é sobre lidar com isso com coragem de ser quem você é!
Posso dizer que esse é um daqueles livros que você lê em diversos momentos da sua vida e a cada leitura, vc descobre um novo eu!!
Então viva o agora e seja corajoso! ??

Albino 16/12/2023

Uma das poucas escritoras de insights originais
Brown tem um trabalho de pesquisa, da qual participa com atividades, e não por meio de escritos sobre escritos, o que traz reflexões mais autenticas e não repetição de muito o que foi dito.

É um livro interessante e traz reflexões sobre o nosso modo de pensar e de relacionarmos de nós com nós mesmos, sobremodo da carga excessiva que nos colocamos.

O livro poderia ser um pouco mais curto e menos redundante, mas isso é a característica do mercado editorial americano e não culpa da autora. Quem acompanha suas falas, cursos, consegue perceber que o excesso no livro é apelo editorial.

Vale a leitura desse e de outros dela.

Pedro 16/12/2023

Argumamentivo, porém, bastante repetitivo
A autora constrói bem seu argumento: autoaceitação envolve lidar com nossas vulnerabilidades. Ela discorre sobre como todos somos vulneráveis, que sem vulnerabilidade não há inovação, sobre como nós tentamos esconder essas vulnerabilidades com máscaras e armaduras. No entanto, acho o livro meio arrastado e repetitivo, acredito que poderia ter sido melhor organizado.

Luma99 14/12/2023

Amooo
Amei demais esse livro, me ajudou de diversas formas e manias que eu tinha, que eu imaginava ser problema meu, mas esse livro em ajudou a relaxar um pouco e a ser eu mesma, sem a pressão da sociedade.

Rodrigo.Junior 14/12/2023

Lido há um tempo, mas merece resenha por ser um dos poucos livros de autoajuda que achei tragáveis (questão pessoal: não curto essa vibe coaching). Maaas acho o trabalho da Brené Brown excelente, e a ideia de abraçar nossa vulnerabilidade ao invés de escondê-la me atrai. E não é qualquer escrita, o livro é resultado de um trabalho de anos da autora. Recomendo!

Jvcsantanna 13/12/2023

Ideias importantes, escrita monótona
A coragem de ser imperfeito traz discussões sobre ideias muito importantes. Li a partir da indicação de minha psicóloga e gostei da forma como vários temas que abordamos em terapia são discutidos no livro, com insights valiosos. Temas como vergonha, auto estima, felicidade, formas de cultivar relações verdadeiras e criação dos filhos são discutidos com sensibilidade e coerência. A forma de pesquisar também é discutida ao final do livro, com explicação sobre a metodologia de coleta e processamento de dados qualitativos a partir das entrevistas conduzidas pela autora.
Como ponto negativo, a forma de escrever. Uma narrativa não cativante, com muita exemplificação pra ilustrar o mesmo ponto, e histórias exageradamente "marcantes" mas que não cativam. Frequentemente também a autora apresenta as ideias dos entrevistados sob forma de tópicos, com listas extensas, repetitivas e superficiais. É uma leitura um pouco enrolada, como muitos livros nesse estilo.
Vale a pena a leitura, mas de forma rápida, focando nas ideias principais e passando mais rápido na enrolação.
Lis 14/12/2023minha estante
Ótima resenha! Está na minha lista.