A coragem de ser imperfeito

A coragem de ser imperfeito Brené Brown

Resenhas - A coragem de ser imperfeito

Juliana Rodrigues 07/05/2020

"A alegria nos visita em momentos comuns. Não corra o risco de deixar a alegria passar despercebida mantendo-se ocupado demais perseguindo o extraordinário."

Quantos ensinamentos!

A autora aborda temas sensíveis como vulnerabilidade, coragem, empatia e tantos outros que possuem íntima relação com o modo como vivemos e tratamos o próximo.

Tenho a impressão de que minha lista de livros para reler durante a vida tem crescido extraordinariamente nos últimos meses, e esse com certeza estará entre os primeiros.

Recomendo muito!
Rodrigues 14/03/2022minha estante
* a vida, e maneira como estamos perdendo tempo...

Rebeca Curak 21/04/2022minha estante
Acabei de ler essa parte.
Percebemos o quanto corremos, e nem nos damos conta de que momentos bons existem

Juliana Rodrigues 21/04/2022minha estante
Exatamente

Esse é um dos meus livros favoritos!

Muitas reflexões ??

Rebeca Curak 21/04/2022minha estante
Inúmeras reflexões.

Kelvis 28/08/2022minha estante
Como que faz pra abrir um livro aqui?

Juliana Rodrigues 29/08/2022minha estante
Oi, Kelvis!

Então, o skoob é uma rede social para você organizar os livros que está lendo, quer ler, possui e outros, e também para conversar com outras pessoas sobre livros em comum. Não há possibilidade de ler o livro por aqui, apenas organizá-los mesmo.

Ane 15/11/2022minha estante
Gostei muito sobre o assunto, uma abordagem necessária, mas confesso que achei repetitivo no final, no início devorei o livro mas mais lá pro final achei meio entediante.Gostei mesmo assim por se tratar de um assunto necessário e importante, tratar das nossas vulnerabilidades e ter a consciência de que ser vulnerável não é tão assustador como pensei que fosse, e também faz com que olhemos com mais carinho para nossas imperfeições.Ponto positivo que achei foi as pesquisar que ela fez no decorrer do livro.

Juliana Rodrigues 20/12/2022minha estante
Faz algum tempo que li, mas acabou se tornando um dos meus livros favoritos, especificamente aquele tipo de livro que pretendo reler em outras oportunidades ao longo da vida.

Isabell 01/02/2023minha estante
Uma pergunta, qual a faixa etária desse livro?

Rebeca Curak 01/02/2023minha estante
Acredito que não tenha.

Juh 23/12/2023minha estante
Eu li em e-book mas deixei pela metade talvez se eu tivesse em no físico tentaria ler de novo

Josilei Souza Fotografia 10/01/2024minha estante
Eu comecei a ler esse livro em 2023 e não dei continuidade , como tinha perdido o hábito da leitura eu procurei estratégias para quebrar isso. No final do segundo semestre de 2023 li uns 3 livros de meu interesse e pequenos, agora em 2024 li #umdiasemreclamar e vi na estante a coragem de ser imperfeito e como esse livro tem quebrado em minha vida a forma de deixar de ousar e tomar atitudes, quebrar o perfeccionismo e momento ideal para executar qualquer tarefa ou desafio. Ele trás muitos pontos de reflexão para ter uma vida mais atitude. Não se comparar com o outro a ponto de te gerar tristeza por não ter alcançado o que a pessoa do seu lado já alcançou, fala sobre escassez , o problema de nunca ser ou ter o suficiente. Estou achando simplesmente um conteúdo rico para evolução como pessoa.

Juliana Rodrigues 10/01/2024minha estante
Juh, realmente vale a pena dar uma segunda chance ao livro caso tenha oportunidade. Li a versão física na época, e meu livro tem várias marcações e anotações que costumo revisitar de tempos em tempos.

Juliana Rodrigues 10/01/2024minha estante
Que maravilha, Josilei!

Mesmo depois de anos esse livro da Brené continua sendo uma das melhores leituras da minha vida. E posso dizer com propriedade que mudou a minha forma de enxergar o mundo e as pessoas ao meu redor.

Esse é aquele tipo de livro para você ter na "mesa de cabeceira", sabe? Para marcar, sublinhar e diariamente colocar em prática todos os ensinamentos, principalmente em relação à você mesmo.

Celia132 26/02/2024minha estante
Estou lendo este livro, por eqto estou achando muito interessante .

Juliana Rodrigues 26/02/2024minha estante
Celia, continua sendo um dos meus livros favoritos, em muitos momentos volto nos trechos que marquei durante a leitura.

Espero que goste! ??

Ciro 03/03/2024minha estante
Este livro me ajudou muito pois tinha um livro de contos para publicar e sabe aquele medinho de se frustar, coisas do tipo.
Terminei de ler o livro e minha mente abriu e os medos foram embora e o livro foi publicado.
Quem quiser conhecer o título é: O presente da Amante. Na Amazon tem páginas grátis pra conhecer o livro.

Juliana Rodrigues 07/03/2024minha estante
Mas que maravilha, Ciro!

Realmente esse livro é incrível e essencial.

Parabéns pela publicação! ?

Vou buscar seu livro para conhecer.

Glaucia170 26/03/2024minha estante
Pessoal alguém pode me ajudar, eu quero iniciar a leitura porém não encontro o caminho para abrir as páginas do livro, alguém pode me ajudar por favor?

Obrigada

Rebeca Curak 26/03/2024minha estante
Você já cadastrou a leitura no app?

Juliana Rodrigues 27/03/2024minha estante
Oi, Glaucia!

Você diz aqui no skoob?

Pois aqui você consegue apenas cadastrar os seus livros e não ler propriamente.

Então você não consegue abrir as páginas do livro por aqui, apenas por algum aplicativo de leitura mesmo.

Eu costumo usar o Play Livros.

Rebeca Curak 27/03/2024minha estante
Glaucia, aqui você só consegue registrar em qual página você está na leitura

Alice 21/07/2021

É preciso coragem para ser imperfeito
?A obra tem uma linguagem simples e clara, a autora apresenta situações reais, que servem de exemplos para combater a vergonha e viver com ousadia. O livro aborda que não podemos nos submeter à escravidão de buscar toda hora a perfeição. Para estarmos bem e viver uma vida com plenitude devemos aceitar a nós mesmos e compreendermos que somos frágeis e imperfeitos.

Trata-se de assuntos que costumam ser evitados como vulnerabilidade, vergonha, medo e imperfeição.

?A vulnerabilidade é o caminho que nos leva a uma vida plena, é o que nos faz sentir vivos. Entender nossas questões, medos e fazer as pazes com eles.?

?Livro rápido com exemplos e pesquisas, me lembrou o estilo do Poder do Hábito, não tem 5 estrelas porque teve umas partes que achei um pouco maçante - ficou um coisa bastante repetitiva - mas não perdeu a essência do livro pois cumpriu todo o seu objetivo.

?As vezes o lado que você mais esconde, é na verdade o seu melhor lado, o lado mais bonito. E às vezes, quando ousamos caminhar na arena da vida, o maior crítico que enfrentamos somos nós mesmos.?
laylinha 21/07/2021minha estante
Achei bem repetitivo tbm mas é bemm interessante tudo que aborda

Alice 21/07/2021minha estante
Sim sim! Mas apesar disso eu gostei @Layla

Pedro Sucupira 12/01/2021

2021 LIVRO 3 - A Coragem de ser Imperfeito, Brené Brown.
Nos últimos tempos criou-se uma aversão à livros de autoajuda ou de autoconhecimento que, sinceramente, eu não compreendo. Se é para se auto ajudar e se auto conhecer, como pode ser mau e chato? Mau e pedante é a sua resistência em identificar os seus problemas e traumas, que todo ser humano tem, e buscar tratá-los. Mesmo que você seja desses que condenam esse tipo de literatura, eu acho que vale a pena abrir uma exceção para esse livro que, além de ser escrito de forma clara, você irá compreender cada parte, cada frase, é o resultado de 12 anos de pesquisa.

Algumas partes, pois são muitas, que me marcaram:

“Nós gostamos de ver a vulnerabilidade e a verdade transparecerem nas outras pessoas, mas temos medo de deixar que as vejam em nós. Isso porque tememos que a nossa verdade não seja suficiente - que o que temos para oferecer não seja o bastante sem os artifícios e a maquiagem, sem uma edição pronta para exibição.”

“A alegria nos visita em momentos comuns. Não corra o risco de deixar a alegria passar despercebida mantendo-se ocupado demais perseguindo o extraordinário.”

“Eu não sou o que me acontece. Eu sou o que escolho me tornar.” Carl Gustav Jung2021

Publicado originalmente em pedrosucupira.com
Clarissa 05/02/2021minha estante
Oi, Pedro! Tudo bem? Alguns livros tidos como de autoajuda acabam por trazer um discurso superficial e cheios de receitas prontas. Eu particularmente não me identifico. Mas claro que as generalizações são tbm superficiais, não é?! Há outros tantos livros nesse perfil autoajuda que podem ser riquíssimos. Pela tua resenha, esse me pareceu interessante.

Pedro Sucupira 07/02/2021minha estante
Oi Clara. Super concordo com vc sobre a superficialidade. Quando eu publiquei essa resenha lá no meu insta, uma amiga minha psicóloga fez o mesmo questionamento que vc. Acabou que tivemos um debate-conversa super interessante sobre essa questão. Na versão dessa resenha que publiquei lá no meu blog, eu coloquei a conversa que eu tive com essa amiga. Depois da uma olhada - pedrosucupira.com ? Acho que vc vai gostar. Abs

Clarissa 07/02/2021minha estante
Obrigada! Vou olhar sim. ?

Vanessa.Alessi 13/07/2021

Excelente!
A autora aborda temas pouco comuns em nossas conversas cotidianas: vergonha, culpa e vulnerabilidade.

Esclarece sobre a diferença desses sentimentos e a maneira adequada de serem trabalhados com crianças.

A autora se permite mostrar as suas vulnerabilidades para que possamos compreender melhor as nossas.

mais1capítulo 16/02/2023

Não deixar os Gremlins assumirem nossas vidas ??
Essa leitura foi uma experiência incrível.
Ler e saber que tem pessoas que passam por situações semelhantes, que precisam lidar com a vergonha e a insegurança, nos faz perceber que não estamos sozinhos.

A forma como a autora trabalha, de forma divertida e com sabedoria. Amei quando ela diz que nossos medos são os Gremlins.

Quando permitimos nos entregar a vulnerabilidade, para que assim, haja o crescimento, tudo muda.
Eu quero essa mudança, sei que não é nada fácil, assusta, mas é assim que experiências novas vai acontecer!!!

Cristiane 13/05/2022

A coragem de ser imperfeito
Este livro nos ensina que todos nós somos vulneráveis. Não somos perfeitos embora muitas vezes usamos esta capa para nós mesmos e, para os outros e acabamos nos frustrando e achando que somos um nada.
Por causa disso, a autora nos ensina , na vida prática, a conviver com nossas limitações, não ter vergonha delas, saber que nossas vulnerabilidades não faz de nós pouco merecedores ou piores do que os outros, faz de nós apenas humanos.
Chamou também minha atenção o capítulo que fala sobre a criação de filhos. Eles serão ou que nós somos, verão as situações como nós vemos reagirão da forma como nós reagimos, portanto se queremos filhos que saibam lidar com a vulnerabilidade, precisamos nós mesmos sabermos lidar com ela.
Vale a pena ler este livro, vale a pena abraçar essa coragem de ser imperfeito.

Carol Rezende 19/05/2021

Recomendo muito!
Um livro que abre a nossa mente, nos faz enxergar questões muito importantes do cotidiano que precisam ser trabalhadas para que possamos viver uma vida plena. Muitos valores da sociedade acabam dificultando isso, mas seguindo as dicas de resiliência à vergonha (empatia, coragem e compaixão) nos tornaremos capazes de viver com ousadia.
Esse livro também ensina muito sobre conceitos. O maior aprendizado nesse sentido foi entender que "vulnerabilidade" é algo bom, na verdade, essencial para a vida. E para nos colocarmos vulneráveis no dia a dia precisamos ter a coragem de enfrentar a vergonha, o que é difícil, mas quando esse ensinamento vem desde a infância, com a família, tudo se torna mais fácil.
"Aceitar e abraçar as nossas fraquezas e amá-las. E deixar de lado a imagem da pessoa que devia ser, para aceitar a pessoa que realmente sou".
Gabyyy_bezerra 19/05/2021minha estante
Amei

Éllen Marianne 08/08/2022

"O tamanho, agravidade ou a complexidade de um problema, nem sempre determina a nossa reação amocional a ele."

Ana 17/07/2021

Lento em alguns momentos, mas reflexivo.
Não é o tipo de livro que me prende, isso é um fato.
Necessitou de um esforço grande da minha parte para me manter focada na leitura.
As definições e assuntos abordados no livro são bem interessantes.

Precisamos ter coragem de ser quem somos, admitir nossas vulnerabilidades, acreditar que nossos medos não nos fazem fracos e sim mais fortes.

A autora me fez refletir sobre minhas atitudes e isso por se só já faz todo o livro valer a pena.

Comecei a pensar mais sobre quem quero ser e que tipo de atitudes eu quero para a minha vida.
Um bom livro.

É isso ..

SJoanka 10/01/2023

Vale a pena a leitura
Gostei muito dos apontamentos da autora a respeito da vulnerabilidade, da vergonha, e como saber lidar com esses obstáculos é importante dentro do ambiente de trabalho e, principalmente, em relação a família e a criação dos filhos. Não gostei de como a autora descreve sua pesquisa e trás apontamentos de dados coletados, essa parte da leitura se torna chata e cansativa. Ela dá muitas referências de situações que aconteceram na sua vida, com seus amigos, marido e filhos. Esperava um viés diferente mas não invalida os ensinamentos do livro.

Anny 08/05/2022

"A coragem de ser imperfeito".
Neste livro, Brené Brown fala sobre como aceitar a própria vulnerabilidade, apresentando vantagens de mostrar seus pontos fracos, salientando sempre que somos todos seres humanos e dignos de errar e aprender com nossos erros. Acompanhamos tudo por uma perspectiva diferente, pois os dados apresentados no livro são frutos de pesquisas da autora sobre vulnerabilidade.
Eu gostei do tema que o livro aborda, no entanto achei que teve pouca fluidez, em diversos momentos eu empaquei na leitura, deixou o processo um pouco maçante.
Em geral, indico para quem busca se aprofundar no assunto de vulnerabilidade, como ter uma boa liderança sem ser prepotente, e como entender o impacto da vergonha e bullying na sociedade.

Dany 31/01/2021

Que livro!
Que leitura boa de se fazer, fácil e um assunto super interessante. A parte da criação de filhos, não me interessou mto a princípio, mas depois percebi o quanto minha vulnerabilidade foi afetada quando criança, e entendi o porque de tanta vergonha hoje em dia. Incrível, livro de cabeceira.

Vanessa 15/02/2020

odeio resenhar
esse livro faz vc perceber o óbvio, ninguém é perfeito, e que não deviamos gastar tanto da nossa saúde mental para ser algo que não existe

Arlã 23/10/2022

A vulnerabilidade e autoaceitação
No livro e na vida a vulnerabilidade é o grande cerne da questão,enquanto estivermos centrados no eu e nas relações desse eu,pois viver a vulnerabilidade é reconhecê-la como tal sem a necessidade de maquiá-la.É superação e aprendizagem.Vivemos num mundo onde as pessoas estão cada vez mais montando cenários para a melhor apresentação de si mesmo e escondendo suas vulnerabilidades.A teoria do livro é reveladora e demonstra que o caminho da aceitação não é o espetáculo das vulnerabilidades e sim o reconhecimento e autoaceitação para a aprendizagem.
Livro muito necessário!

Outro ponto discutido são as características da escassez em querer ser bom o bastante e isso implica em sujeitar-se a um esgotamento emocional que leva a desmotivação.Temos de acreditar que somos bons o bastante.
Ser o bastante é viver com ousadia.