A coragem de ser imperfeito

A coragem de ser imperfeito Brené Brown

Resenhas - A coragem de ser imperfeito

Tauã 25/08/2021

Vulnerabilidade
O livro acompanha as etapas do estudo de uma pesquisadora que é a autora do livro, uma leitura interessante e ao mesmo tempo fácil de entender, apresenta uma narrativa qua ajuda as pessoas a entender um grande problema que é a vergonha.

kmilabk 18/12/2021

Seja você mesmo
Uma ótima leitura para que um pouco mais de autoconhecimento.
O que eu mais gostei do livro foi o fato de todo o conteúdo ser baseado nas pesquisas que a Brené faz.
O livro nos faz pensar e refletir demais! Mas imagino que seja uma leitura que não agrade todo mundo, rs.
Vi que também existe um documentário dela no Netflix, ainda não tive a oportunidade de ver, mas imagino que seja tão bom quanto o livro.
Kika 18/12/2021minha estante
Eu assisti o documentário, muito bom!

kmilabk 18/12/2021minha estante
legal, Kika! Quero ver se assisto nos próximos dias

Elizeu 22/05/2021

Porque eu gostei?
A Coragem de Ser Imperfeito da autora Brené Brown, faz com que você reflita sobre situações da vida, é envolvente e te faz querer aprender mais..

A autora escreveu este livro baseado nos seus estudos feitos ao longo dos anos e mostra como somos realmente vulneráveis e também o caminho pra quem procura ousar em vencer e aceitar quem é,

Uma dica maravilhosa pra quem procura sempre melhorar seja na vida profissional ou pessoal!

SuAlen.Pawelkiewic 19/11/2021

Reflexivo!
Ganhei esse livro em fevereiro de aniversário, comecei a ler e achei bem maçante, então acabei enrolando muito a leitura. Como não costumo abandonar nenhum livro mesmo que não esteja gostando do enredo, apesar de demorar meses para concluir a leitura segui em frente.
Talvez no início da leitura meu psicológico não estava bem e nada do livro me cativou, porém quando retornei a leitura, muitas coisas me chamaram a atenção e no final valeu a pena ler.

Claudia 05/09/2020

Assumindo a vulnerabilidade
O livro é bem autoajuda, mas traz um estudo bem detalhado da tese defendida e apresentada pela autora em uma palestra no TED com o titulo O poder da vulnerabilidade que está disponível no YouTube. É um chamado para assumirmos quem somos e vivermos intensamente e com ousadia.

lele 16/08/2022

Faz pensar
É um livro que traz muitas reflexões e aprendizados, gostei muito da escrita da autora, com certeza irei ler outras obras dela, ela traz vivências pessoais e depoimentos de alunos/clientes que teve ao longo da vida estudando sobre medo/vergonha, em um certo ponto a leitura fica maçante e repetitiva, dá uma certa agonia, mas a proposta geral do livro é muito boa, além de que boa parte do conteúdo do livro pode ser encontrada no YouTube, no TedTalk da autora sobre vulnerabilidade.

Peupaiva 30/01/2023

Necessário
Um livro repleto de ensinamentos e reflexões, que me fez enxergar a vida com outros olhos. É uma oportunidade para refletir sobre nossas relações, sobre como lhe damos com a vergonha e com medo.

Bruna 23/09/2021

Livro super fundamental. Leitura para ser feita com calma, refletindo na vida e nas atitudes, assim como, quais mudanças você deseja para o seu futuro. Necessário para todos os pontos da vida.

Anny 03/04/2021

Excelente
Super recomendo leitura fácil mas cheio de algumas verdades que procuramos evitar.
Muitos parágrafos foram verdadeiros " tapa na cara ", pelo menos pra mim foram muitos ...
Traz uma reflexao muito boa para nós que vivemos em mundo onde todos quere. A perfeição

Lisiane 07/04/2021

Transformador
Este livro veio em excelente hora na minha vida. Recomendo a todos que leiam de coração aberto e que prestem atenção nas emoções e sentimentos que esta leitura trouxer.

Libna Dourado 12/03/2021

Anotações que fiz durante a leitura
Se você não consegue medir, não existe
10 Sinais de uma vida abundante
1. Cultiva a autenticidade - se liberta do que os outros pensam
2. Cultiva a autocompaixão - se liberta do perfeccionismo
3. Cultiva um espírito flexível - se liberta da monotonia e da impotência
4. Cultiva gratidão e alegria - se liberta do sentimento de escassez e do medo do desconhecido
5. Cultiva intuição e fé - se liberta da necessidade de certeza
6. Cultiva a criatividade - se liberta da comparação
7. Cultiva o lazer e o descanso - se liberta da exaustão como símbolo de status e da produtividade como fator de autoestima
8. Cultiva a calma e a tranquilidade - se liberta da ansiedade como estilo de vida
9. Cultiva tarefa relevantes - se liberta de dúvidas e suposições
10. Cultiva risadas, música e dança- se liberta da indiferença e de estar sempre no controle
-a escassez é o problema de nunca ter ou ser o suficiente
-nós gostamos de ver a vulnerabilidade transparecer em outras pessoas mas não gostamos que seja Vista em nós
-eu sou atraída pela sua vulnerabilidade, mas sou repelida pela minha
-o que você tentaria fazer se soubesse que não iria falhar
-o que vale a pena eu fazer mesmo que eu fracassasse?
-"Compartilhar alguma coisa que se criou é uma parte vulnerável, mas essencial de uma vida comprometida e plena, é o símbolo de viver com ousadia."
- "Não deixe o perfeito ser o inimigo do bom: a caminhada de 20 minutos que eu faço é melhor do que a corrida de 4 km que eu não faço. O livro imperfeito que é publicado é melhor do que o livro perfeito que nunca sai do computador.
- Um dos meios de abandonar o perfeccionismo é começar a criar
- a arte é a categoria que mais lembra o ser humano

Gra Cae 19/06/2021

Muito bom!
Particularmente achei o livro muito bom. Me identifiquei demais e acho que por isso a leitura me acrescentou tanto.
Explica de uma forma muito boa e bem completa, o que é a vergonha e como ela afeta as pessoas de modo geral.
Também fala sobre vulnerabilidades e como isso é importante na nossa vida.
Ela coloca de forma clara a diferença entre vários sentimentos que normalmente confundimos e aponta formas para entender que precisamos aprender a conviver com eles, mesmo quando são incômodos e desagradáveis.
Recomendo demais a leitura.

mari.santos12 10/07/2022

Complexo
O livro traz temas super complexos sobre conceitos da vida, é necessária muita reflexão acerca deles, mas é muito bom.

Uma parte que me chamou muita atenção foi sobre o conceito cunhado sobre a Esperança: a esperança não é um sentimento ou emoção, ela é a maneira de pensar ou um processo cognitivo baseado em traçar metas realistas; ser capaz de descobrir como alcançar elas e acreditar em nós mesmos.

Manu 27/05/2022

A coragem de ser vulnerável
O título a coragem de ser imperfeito poderia muito bem ser substituído pelo título ?a coragem de ser vulnerável. Por mais que eu entenda que perfeição é inalcançável e perfeccionismo é perigoso pois nos deixa rígidos e não vulneráveis - como a própria autora aborda melhor em alguns capítulos nessa obra - chamar a atenção para o termo ?vulnerabilidade? poderia atrair muito mais atenção do que o termo ?imperfeito?. Falar sobre vulnerabilidade ainda é algo raro, enquanto imperfeição já está no clichê popular.

Por essa razão, continuo: esse livro é subversivo! Subverte toda a ideia que poderíamos ter dele. Pelo menos para mim foi assim. Não imaginava o quão a autora iria abordar essa temática de forma tão sensível e acolhedora. Além de tudo, como é um resumo de uma pesquisa, traz um tom científico tão precioso em tempos de negacionismo da ciência como vemos hoje (a autora inclusive coloca um capítulo a mais do pra explicar a metodologia de pesquisa que ela usou em seu doutorado).

Subjetivamente falando, só me sentir cansado lendo quando a Brown passeia pela vulnerabilidade no âmbito corporativo - sei que é importante falar disso nos cenários empresariais - mas achei que ela se estende demais em mastigar o que já via sendo dito. Mas o cuidado da autora em tornar esse tema tão didático e mostrar a sua importância para uma vida plena é louvável - adorei as partes que ela cita a própria vida e a relação dela com os filhos para exemplificar algumas ideias.

A obra é um reforço sobre como crescemos e vivenciamos melhor os momentos sendo apenas humanos, genuinamente humanos. É tão bom olhar esse livro e pensar: ?poxa, que legal que ele está sendo lido por tanta gente?.