O menino dos fantoches de Varsóvia

O menino dos fantoches de Varsóvia Eva Weaver

Resenhas - O Menino dos Fantoches de Varsóvia

Gleybson.Andrade 15/04/2016

Mika o manipulador de fantoches! Uma historia simplesmente fantástica, uma lição de vida maravilhosa.
Um livro que você irá lembrar durante toda vida!

Deise.Maria 10/11/2018

Mas do que pão, a poesia necessária em épocas em que nao ha necessidade de ouvi-la"
Um livro surpreendente que conta a história de Mikhail um jovem judeu que herdou do seu avô a habilidade de manipular fantoches e que passou a usar desse dom para superar e sobreviver em meio ao caos na Varsóvia.
É um livro divido em 3 partes onde relata desde do comeco da invasão dos alemãs na Varsóvia, o destino da familia de Mika e o outro lado da história também fos soldados alemoas, visto que a história de Mika tv se cruza com a de Max um soldado alemão.
Achei um livro emocionante e bastante impactante.

Tibúrcio 13/12/2018

Livro fantástivo
Histórias sobre Guerra sempre me sensibilizam. E quanto mais leio sobre o assunto, mais descubro sobre seus horrores e mais me compadeço com o sofrimento que cada indivíduo passou. Ler livros com essa temática geram sempre muita expectativa, principalmente porque escrever ficção em cima desse tema é algo bem complexo porque pode gerar incoerência quando perde o foco sobre o momento histórico. Entretanto, Eva fez a junção de ficção e história maestriamente.
O Menino dos Fantoches de Varsóvia conta a história de Mika, um pequeno judeu, que perde seu avô no gueto de Varsóvia e herda dele um casaco que eu diria ser “mágico” e uma trupe de marionetes. E é com a ajuda desses pequenos brinquedos que Mika passa a acalentar o coração das pessoas que trazem a tristeza desses dias sombrios nos olhos.
A narrativa é extremamente bem construída o que a torna envolvente. Quanto mais lemos, mais mergulhamos nas palavras de Eva. O livro é dividido em três partes: a primeira na perspectiva de Mika, ainda garoto, em meio ao gueto e suas lutas diárias para sobreviver e se manter como o menino dos fantoches de Varsóvia. A segunda parte gira em torno de Max, um soldado alemão que tem sua vida cruzada coma de Mika. Muito importante essa passagem, já que esta mostra um ponto de vista de um soldado alemão e de como esse encontro com o garoto muda a vida de ambos. E a terceira parte, é o desfecho final que preenche todas as dúvidas que podem surgir durante a leitura. Nessa parte somos levados aos anos após a guerra.
Um ponto importante da trama, obviamente são os fantoches que eu diria ser, também, protagonistas da história. São essenciais na construção de Mika e dos personagens secundários. Eles são a esperança metaforizada em meio ao caos. São eles que trazem emoções e humanizam os personagens.
É um livro repleto de emoção e surpresas. É, também, um livro transformador. Ele deixa marcas e nos faz enxergar as coisas de outra forma. Nos faz entender que a esperança estará sempre presente diante das piores tragédias. Onde há esperança, há amor e o amor sempre vence.
Em suma, é uma obra para todos os públicos. Desde os mais jovens aos mais maduros. Está carregada de sentimento e ações transformadoras para quem a lê. Vale muito a pena a leitura.

Marcelo 28/09/2019

Comovente
Um ficção mesclada com fatos reais dos horrores que os judeus sofreram na guerra.
Livro comovente.

Helen.Francineli 11/10/2020

Os meninos dos fantoches de Varsóvia, conta a história de um judeu e um soldado americano. Iniciando com o avô que acaba ensinando o ofício sobre os fantoches e envolve os soldados e posteriormente sua família. História linda e envolvente.

Isabel.Alencar 04/02/2022

Interessante
Um romance com um resgate histórico de um dos momentos mais marcantes da história mundial, a 2a Guerra e o Holocausto. Comovente e cativante.

bellaslivros 16/04/2024

Impactante
Achei esse livro aleatoriamente no sebo, e o título me chamou a atenção justente pelos fantoches.

E uma história linda, mas viceral que narra a dor vivida pelos judeus na segunda guerra mundial. A autora se propõe a nos sensibilizar através de uma narrativa que te prende a cada palavra.

Este livro deveria ser leitura obrigatória a todos!

Fernanda 20/02/2022

O menino dos fantoches de Varsóvia
O menino dos fantoches de Varsóvia conta a história de um garoto que encontrava em seus fantoches, herdados do avô, uma maneira de amenizar as dores do Holocausto. Assim a jornada do príncipe é tecida do ponto de vista de Mika e na segunda parte do livro, pelo olhar de Max, o soldado alemão. De forma sensível, cheia de emoções e surpresas, vale muito a leitura.

Kiyo 16/03/2022

Minha humilde opinião
Revoltada fiquei em várias partes (Quase o livro todo), dai você para e pensa, mas esse livro é baseado em fatos reais ? Não galera, ele não é baseado em fatos reais mas se você for pesquisar alguns temas que a autora aborda no livro estão corretos. Personagens foram criados sim mas o momento em que o livro se passa infelizmente foi muito real e aconteceu coisas muito piores do que está nesse livro. Só não sei mais estrelas porque teve um determinado ponto da história que eu particularmente achei apelativo.

Gab 24/03/2022

Linda história!
Eu estava disposta a avaliar com 3 estrelas mas o final me convenceu de que merecia mais. Eva Weaver teve muita criatividade ao contar essa história cheia de personagens, reviravoltas e com uma narrativa cheia de detalhes, evidenciando a extensa pesquisa que a autora fez pra construir a obra.

O Livro tem 32 capítulos e um epílogo, é dividido em duas partes e conta a jornada de um fantoche que é dado a um soldado alemão por um judeu do gueto de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial. Embora seja uma ficção, aprendi muitas coisas sobre a vida no Gueto, sobre a geografia do lugar, sobre um dos destinos dos alemães depois do Holocausto e de quebra, deu pra anotar muitas dicas de lugares para visitar em Varsóvia.

Após o epílogo Eva listou nomes importantes que se esforçaram em lutar contra o Nazismo naquela época, pessoas que se posicionaram contra o genocídio, arriscaram suas vidas pra salvar as minorias em perigo e algumas que até sobreviveram pra contar o que viram.

Recomendo!

Debs 05/04/2022

Superou minhas expectativas
Que livro incrível, uma leitura gostosa apesar das descrições dos momentos. Recomendo!!!!
Eva Weaver soube mesclar com excelência relatos da época, com drama, além de aguçar a curiosidade do leitor em querer saber o enredo da história.

Geovana.Beatriz 11/01/2023

Um dos livros mais tristes e lindos que eu já li. No fim, chorei, e não sabia se era por tristeza ou por alegria de ler essa maravilha.
Se tornou um dos meus livros favoritos.