Eve & Adam

Adam Grant

Resenhas - Eve e Adam

Bárbara 20/06/2015

Gastei meu tempo nisso??
Eve e Adam, na verdade, não é bem sobre Eve e Adam. É sobre Evening Spiker, sua mãe, Terra Spiker, uma geneticista maluca e calculista, e Solo Plissken, um carinha inútil qualquer. E o Adam? O Adam meio que não existe existindo e,, além disso, aparece só nas últimas sessenta páginas e não faz absolutamente nada na história. Confuso? É exatamente essa a sensação que o livro te dá. Se isso é explicado ou fica claro depois? Não. Por quê? Porque Eve e Adam é supérfluo, raso e mal-feito da primeira página à última.

"Ah, mas talvez você está sendo precipitada demais! Um livro com capa tão legal não pode ser assim!" Ah, pode. E bem, caso você possa se interessar (de alguma forma mágica) por um livrinho que é meio que uma paródia cômica desleixada de um filme de "ação", então não sei, aí é com você.

Eve e Adam é o que eu chamo de livro-fórmula: os autores sentaram e falaram "Vamos fazer um livro para adolescentes? Ouvi dizer que dá dinheiro!" "Claro! E, além disso é fácil. É só colocar morte, linguagem insinuativa, palavrão e uma paixonite súbita que brota do nada! Bing! Pronto!" E assim, basicamente, eu resumi o livro todo. Se você se sentiu chapinhando n o raso em minha resenha então é porque eu consegui passar direitinho a sensação de como é ler Eve e Adam.

Eu gastei o meu tempo. Você decide o que fazer com o seu.
Fêh 22/06/2015minha estante
QUE TAPA NA CARA, BARBARA HSUHSASHAUSHAUSHUAHAU

Bárbara 23/06/2015minha estante
Uai, sinceridade é a maior virtude do ser humano, segundo o Tyrion Lannister hahahaha disse o que tinha que ser dito ;)

Fêh 24/06/2015minha estante
Vc escreveu essa sinopse com muita rebeldia HAHAHA Parece eu qd terminei Convergente ?

Bárbara 25/06/2015minha estante
hahahaha nem tanto. Eu não estava revoltada na hora, estava me sentindo... engraçadinha hahahaha

Bárbara 25/06/2015minha estante
ousada ;)

Fêh 30/06/2015minha estante
Engraçadinha e descolada ASAHUAHSUHAUSHUAH ~essas palavras tem uma historia na minha vida :v ~

Bárbara 30/06/2015minha estante
aahh, eu quero saber qual história é essa, parece boa hahaha :) me conta no whats

Ali.S 24/07/2015minha estante
concordo plenamente, perdi meu tempo.

Luana Maltez 12/09/2015minha estante
Concordo plenameeente. Se arrependimento matasse... '-'

RUDY 16/04/2015

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR(ES):
omo boa apreciadora de ficção, fiquei bem empolgada quando recebi esse livro para análise. Mexer com o genoma humano é algo delicado, porque é uma modificação perigosa e fiquei bem curiosa para ver como seria a abordagem dos autores.

Não vou dizer que me decepcionei, porque é um livro de ficção, entretanto esperava um pouco mais, um aprofundamento maior sobre a própria ficção. Ainda assim é um livro interessante e que nos faz questionar certos aspectos da tecnologia científica futurista.

Eve cria Adam perfeito, e coloca perfeito nisso, porém ele não tem experiência, embora aprenda com facilidade. É um ser lindo, embora um tanto apático no sentido de tomar atitudes, afinal, é como um bebê que acaba de nascer.

Ao descobrir as ‘atrocidades’ que acontecem no complexo, Eve fica encurralada: entrega ou não sua mãe por tudo que acontece atrás daquelas paredes? E aí acaba se metendo em uma aventura de fuga digna dos filmes hollywodianos e com ajuda de Solo e Adam, consegue tomar uma decisão.

O livro é bom como aventura e questionamentos sobre manipular a ciência, como ficção científica deixa um pouco a desejar, como fantasia... é uma ótima leitura.Bom de ler sem grandes expectativas.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/04/resenha-22-eve-adam-katherine-applegate.html
Michelle 28/06/2022minha estante
Eve e Adam .... Eva e Adão....

Angela Cunha 28/04/2023minha estante
Falar que eu me lembro da capa desse livro,mas não lembrava nadinha do enredo.
Que fascinante, mesmo não sendo aquela leitora voraz de ficção científica!
Beijo

Isabela.Lopes 07/03/2018

Que decepção!
O livro tem uma premissa boa, mas os autores o estragaram completamente! Os personagens tomam decisões mais para o final que você fica pensando "Por que você fez isso?!". E além disso não acontecem coisas importantes nem passa uma mensagem.
Única vantagem: tem poucas páginas
Fanny 10/09/2018minha estante
undefined

Mundo B - Jéssica Brenda Landi 14/04/2015

Quando nenhum namorado é perfeito, construa o seu
Eve, filha única de uma poderosa geneticista, sofre um grave acidente e depois dele a sua vida nunca mais será a mesma. Com a vida de Eve em risco no hospital, sua mãe, Terra Spiker, insiste em removê-la para as instalações de seu laboratório mesmo com a contraindicação do médico que afirma que Eve pode até mesmo perder a perna se isso acontecer. Mas ninguém é páreo para Terra Spiker e ela consegue levar a filha. Estando em um laboratório de alta tecnologia, Eve consegue um recuperação milagrosa preservando até mesmo a perna que parecia ter sido moída no acidente. Durante o longo período de recuperação Terra dá a Eve algo para se ocupar, um projeto novo ainda em desenvolvimento e que parece inofensivo e bem divertido, apesar de todo conhecimento genético envolvido. Eve logo toda gosto pelo projeto dedicando-se a criar o namorado perfeito. Olhos, nariz, boca, abdômen...

Ao mesmo tempo que Eve está envolvida com o projeto também se envolve em alguns problemas tentando ajudar sua única e melhor amiga, Aislin. Ainda no meio disso tudo ela conhece Solo, um rapaz bonito e inteligente, que tem quase a mesma idade que a sua e trabalha para a sua mãe. Aos poucos eles vão ficando próximos e Solo lhe faz uma revelação assombrosa sobre ela mesma. No meio dessa confusão toda parecia que nada mais poderia surpreendê-la, até que diante de seus olhos surge o garoto perfeito com olhos tão familiares. Adam, a sua criação, estava viva de carne e osso e bem na frente dela.

"O espanto de vê-lo me deixa sem fala. É a criatura de um sonho. Ele é algo que eu desenhei em um bloco de papel e trouxe à vida, totalmente formado."

O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos alternados entre a narração de Eve, Solo e Adam. Tem uma linguagem bem simples e sem tantos termos científicos, apesar do tema abordado. Possui capítulos curtos que agilizam a leitura, a fonte tem um tamanho bom e páginas amarelas. A capa é bem bonita e sugestiva com uma maçã representando o fruto proibido na criação dos primeiros humanos na Bíblia (Gênesis), com metade rodô simbolizando a ciência, dando a entender que o livro trata-se de uma criação da ciência para novos humanos.

Na primeira vez que vi e li algo sobre esse livro fiquei muito curiosa, acho que não tem como não ficar. Imagine você criar o seu namorado perfeito. Um sonho, não? Eu gostei do livro, consegui lê-lo numa tarde. Apesar de ter gostado (isso mesmo, eu disse gostado e não amado) do livro eu esperava um pouco mais. Queria ter visto melhor sobre engenharia genética e a participação mais presente de Adam, que seria um dos protagonistas do livro, e acabou ficando para um segundo plano. Aislin e as encrencas que a seguiam pareciam meio perdidas no livro, às vezes sem propósito dentro de uma trama central que seria muito mais interessante. É um livro bom. Não ótimo, muito menos excelente. Mas mesmo com um enredo fraco consegue prender a atenção.

site: http://www.leitorasempre.com/2015/02/resenha-eve-adam-michael-grant-e.html
Carolina 24/04/2015minha estante
Eu aqui de boa vendo o livro e vejo uma resenha sua :D

Haha 12/04/2024

Eva
De personalidade forte e difícil, Eve viu-se presa às amarras do laboratório da própria mãe, quando praticamente perdeu a perna. Praticamente. Não fosse por um milagre, A Perna, como gostava de enfatizar, seria decepada. Porém, o descobrimento dessa ação sobrenatural acarretaria a destruição da carreira de Terra Spiker ? Terror Spiker, para os funcionários.
Lutando contra o tédio, Eve recebe a ordem de projetar, somente simular ? a princípio ? um modelo de ser humano perfeito. A ela foi dada a chance de conseguir o namorado dos sonhos. Ela podia adicionar quantos e quais ingredientes quisesse para a receita ficar da forma como ela queria. Porém, entre criar um humano com a tecnologia e descobrir o motivo pelo qual A Perna havia curado tão rapidamente, a garota encontra O Garoto. O Garoto que odiava Terra Spiker. O Garoto que odiava aquele laboratório. O Garoto que sabia o que se passava lá. O Garoto que era obcecado pela garota. E isso mudou tudo.

Sha 29/11/2014

Surpreendente!
Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros?

Após sofrer um acidente a jovem Eve Skiper acaba tendo que ficar um tempo em repouso no luxuoso complexo hospitalar Skiper, e esse tempo de repouso acaba deixando-a entediada. Então quando sua mãe, Terra Skiper, oferece para Eve um projeto ela não hesita em aceitar.

"-É aqui que você vai trabalhar. Brincar.
Minha mãe hesita, franze o semblante, percebe que isso dá marcas de expressão, e logo volta ao seu rosto normal.
- Brincar, trabalhar, chame como quiser."

O trabalho de Eve consiste em nada mais nada menos do que construir seu próprio humano, desde o tipo sanguíneo até se ele será inteligente ou apenas esperto... então porque não construir um homem dos sonhos? O homem perfeito?

"- Estou fazendo meu homem.
Ela franze o semblante.
- Oi?
-Homem. Macho.
-Sou toda ouvidos, garota."

Solo é um jovem que começou a morar no complexo após a morte de seus pais - ex-sócios de Terra Skiper- ele tem um quarto no complexo e é considerado um "pau para toda obra"... O cara do café faltou? Chame o Solo! Precisa de um donut? Chame o Solo. Esqueceu algo no carro? Chame. O. Solo.

"E a primeira pessoa mais insuportável de todas é a própria chefe, Terra Skiper. Conhecida no lugar como Terror Spiker"

Mas o que ninguém sabe é que Solo é algo mais além de um garoto prestativo... Em um lugar onde todos se acham gênios, o carinha do café não é nenhuma ameaça para os experimentos e projetos feitos no complexo... projetos estes, de acordo as informações que Solo tem, são completamente ilegais e até mesmo desumanos.

"Eu quero Terra Spiker seja presa? Essa pergunta me deixa um pouco desconfortável. Ela, certamente, desrespeitou a lei. Muitas leis."

Em Eve & Adam, podemos ver o que pode acontecer quando uma garota de 17 anos tem o poder de construir seu próprio homem perfeito. Em meio a mistérios e descobertas sobre o passado a trama se desenvolve de maneira envolvente. A narrativa é feita na primeira pessoa, alternando entre Solo e a Eve, a diagramação está perfeita, não encontrei nenhum erro na revisão, talvez porque estava envolvida demais na leitura.

Eu só tenho elogios para esse livro, com certeza me surpreendeu. Eu amei os personagens, que foram de certa forma um "sopro de ar fresco", são personagens divertidos e jovens que deixam a leitura leve e bem humorada, mas ao mesmo tempo misteriosa, e claro, com uma quantidade perfeita de romance! Com toda certeza o casal M&K (Michael Grant e Katherine Applegate) formam uma dupla implacável! E a NC acerta mais uma vez, espero que o casal M&K escrevam juntos novamente em algum momento futuro...

site: http://muchdreamer.blogspot.com/2014/11/resenha-eve-adam.html#ixzz3KQHh65by

Mari Siqueira 30/11/2014

Perfeitamente Imperfeito
Ficção científica e YA. Eu nunca pensei que dois gêneros literários tão distintos pudessem ser combinados e funcionar tão bem. Michael e Katherine criaram uma história fantasiosa e ao mesmo tempo digna de muitos questionamentos quanto a possibilidade de um dia se tornar realidade. Num planeta que busca a perfeição, qual seria o limite para encontrá-la? O que é perfeição para você?

Com uma moral bem construída, os autores trouxeram um livro gostoso de ler, a narrativa flui e em poucas páginas você já estará torcendo por Eve. Em meio a muito suspense, confusões e descobertas científicas, o leitor conhecerá junto a protagonista os segredos que cercam a empresa bilionária de sua mãe. Conflitos entre ciência e ética também têm um papel importante na história, afinal em alguns momentos Eve vai perguntar a si mesma: 'Qual o preço que se paga por salvar vidas? Eu trocaria uma vida por outra?'

Evening Spiker é filha de Terra Spiker, uma das mais importantes geneticistas do mundo. Responsável pela cura de milhões de pacientes, com seus experimentos ela acumulou uma fortuna. Manipuladora, fria e calculista, a cientista é dona da Spiker Bioharm, uma empresa que também esconde segredos inimagináveis. Quando Evening sofre um acidente gravíssimo, a doutora desesperada a levará para dentro dos Laboratórios Spiker e Eve vai descobrir que não conhece nem um pouco sua própria mãe.

Enquanto se recupera do acidente, Eve conhece um garoto que tem aparentemente a mesma idade que ela, Solo. O garoto odeia Terra e parece saber muito sobre a empresa e o que acontece lá dentro. Seu maior sonho é acabar com a Spiker, mas ao conhecer Eve, as coisas mudam e tudo fica mais complicado. Com o tempo, a pedido da mãe, Evening começa a trabalhar num software que seria capaz de desenvolver uma pessoa de verdade a partir de definições genéticas. Enquanto acha que é apenas uma simulação, a garota se diverte criando o homem perfeito, Adam.

Brincar de Deus, porém, pode trazer sérias consequências e a garota vai entender isso logo. Com a ajuda de Solo, Evening poderá desvendar todos os mistérios da Spiker Bioharm? Nesse livro você vai conhecer os dramas de uma adolescente que só queria ser normal. Uma boa distração, leve, nada complexo e com uma linguagem bem adolescente. Eu gostei e recomendo aos jovens leitores, aparentemente a história de Eve, Adam e Solo tem continuação, vamos aguardar por mais aventuras desse trio.

A busca por perfeição vai te mostrar que o perfeito demais é sem graça. Por favor, reparem no desequilíbrio Adam + Eve + Solo. Três é ímpar, e portanto é algo imperfeito. Diversas vezes o casal de autores usou elementos que deixaram a história em desequilíbrio, isso só reforçou ainda mais a mensagem de que o imperfeito pode ser melhor que o perfeito.

"- Não me dê a tarefa de criar um ser humano a menos que queira que eu me sinta Deus.
- É só uma simulação - ele diz, estreitando os olhos de modo suspeito.
- Certo, e eu sou só uma simulação de Deus." (p. 105)

site: http://loveloversblog.blogspot.com

Isabella Pina 03/12/2014

Uma proposta interessante, mas a execução...
Quando eu li a sinopse desse livro, fiquei instantaneamente curiosa. Se tem uma coisa que eu amo - e eu amo muitas coisas, vocês já devem ter notado - é uma pegada futurística, que é exatamente o que Eve & Adam passa para quem ler sua sinopse ou simplesmente ver sua capa.

O livro, de poucas páginas, conta a história de Eve, a filha de uma poderosa cientista, e de que como quase perdeu a perna num grave acidente de carro. Contudo, quase por milagre, sua perna se cura totalmente. Isso é só um dos primeiros indícios de que havia alguma coisa errado no ar, mas a mãe de Eve acaba lhe entregando um "projeto" para que ela não fique tão entediada enquanto está sob observação no complexo Spiker, cuja dona é sua própria mãe. Esse estranho projeto é como brincar de Deus: é a tarefa de montar uma pessoa, nos mínimos detalhes, exatamente como você bem entender.

Ok, na teoria isso parece muito divertido, afinal, quem nunca quis ter uma pessoa feita exatamente como desejasse? Mas nada perfeito demais funciona (ou existe), e isso é algo que várias pessoas ao redor de Eve acabam por esquecer. Eu gostei da protagonista e sua narrativa é muito boa, fez com que eu lesse o livro em menos de um dia. Além dela, temos Solo, um dito aprendiz de sua mãe, que também narra alguns capítulos. Eu gostei bastante dele, principalmente porque, apesar de aparentar ser inofensivo e sem importância, Solo é super inteligente e esperto. Os dois juntos é uma coisa bonitinha, mas extremamente complicada.

Ainda temos Aislin, a melhor amiga de Eve, que é uma completa doida, o oposto da protagonista, sempre equilibrada e concentrada. Em alguns momentos eu quis socar a Aislin por ser tão boba e dependente, mas ao mesmo tempo ela representava a parte mais divertida do livro, que é envolto por muitos mistérios, que aos poucos vão sendo revelados. Outra personagem importante na história é a própria mãe de Eve, Terra (não sei o que os autores tinham na cabeça para porem um nome assim), que apesar de se fazer durona, é quem mais se importa com o bem-estar da filha.

Apesar de eu ter dito que a narrativa do livro (tanto de Eve quanto de Solo) ser muito boa, achei que nos últimos capítulos, houve não só uma conclusão muito rápida e sem grandes explicações, como um desenvolvimento que me decepcionou um pouco, principalmente porque desde o começo da história é construído um clima de apreensão que no final das contas se resolveu muito fácil.

Segundo o Goodreads, é uma série, mas o livro foi lançado há três anos e até agora não temos notícia de uma continuação, só um pequeno conto (disponível aqui). Cá entre nós, essa é uma daqueles vezes que eu gostaria que uma continuação existisse, quem sabe não deixaria as coisas mais claras?

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2015/02/resenha-eve-adam-de-michael-grant-e.html

Lane @juntodoslivros 17/12/2014

Resenha "Eve e Adam"
Logo de cara nos deparamos com o acidente de Eve, nossa protagonista. Seu braço saiu muito machucado e sua perna foi arrancada. Ela filha de Terra Spiker, uma das maiores geneticista do mundo. Uma mulher fria e calculista, que domina com mãos de ferro sua corporação. Eve recebe todo o tratamento que o dinheiro pode pagar na clínica de sua mãe. Mas Eve não quer saber de ficar apenas deitada, sem fazer nada e ainda ente saudades de Aislin. Até que sua mãe sugere que ela participe de um projeto.

“Quero que você, Evening, crie o garoto perfeito.” Página 44.

Terra tem uma alta tecnologia em sua clínica, um de seus cientistas projetou um software, onde se pode fazer testes com manipulação de genes. Eve fica empolgada com ideia, pois ela adora genética. Eve vai poder manipular os genes e criar o cara perfeito: Adam.

Na clínica, Eve conhece Solo, um rapaz que mora lá. Um rapaz misterioso e esquisito que guarda segredos, que conhece muitas coisas sobre a corporação. Solo tem uma aparência desleixada, mas tem ótimo porte físico e olhos azuis impressionantes.

“Poderia dizer que Terra me criou, mas isso não estaria certo. Ela não é uma mãe minha para mim. Ela me dá um lugar para viver, estudo e um emprego no laboratório. Ela me tolera. E nem sequer faria isso se soubesse.” Página 26.

Outro personagem bem frequente é a melhor amiga de Eve, Aislin. É aquele tipo de amiga maluca que adora sair e se divertir, mas não é nada boa influência.

“- Hummm. Caviar. – Aislin diz.
É uma de suas frases.
É fim de tarde, e Solo acabou de entrar no quarto. Está segurando a bolsa de Aislin.
Aislin não tem botão de controle. Ela é incapaz de não dizer o que está pensando.” Página 59.

Os capítulos são contados ora pela visão de Eve, ora pela visão de Solo. O que nos da uma perspectiva maior do que acontece na clínica.

O livro tem uma história incrível, mas foi mal aproveitada. O começo do livro é bem parado, na verdade metade do livro é. É como se essa primeira parte fosse uma amostra de como Eve, Solo e Aislin são, de como eles agem. Ajudam os amigos e são pessoas do bem, mas as coisas perdem o foco e o objetivo do livro. O livro fica muito preso às relações pessoais. Achei que a história ia focar na pesquisa que a clínica da mãe de Eve faz. Que ela ia descobrir muitos segredos, mas meio que ficou em segundo plano. Além de que Eve em alguns momentos tem que parar a própria vida para socorrer a amiga.

Esperava outra coisa desse livro, por conta do autor Michael Grant, que escreveu a série Gone e dizem que é muito boa. Como o livro foi escrito em conjunto com sua esposa, Katherine-Applegate, pode ser que as características que o deixaram famoso, tenham ficado escondidas. O livro não é ruim, mas não tem como não ficar decepcionada.

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2014/12/eve-e-adam-michael-grant-e-katherine.html

Francine 18/12/2014

A narrativa humorada e objetiva rende uma leitura agradável e rápida!
Estava ansiosa para ler esse livro e, também, para trazer a minha opinião a vocês! Desde que vi sua capa e li sua sinopse, me encantei. Gosto de ficção científica e uni-la ao gênero romance é um convite imperdível para mim (rs).

Eve & Adam é um livro do qual gostei muito! A narrativa é em primeira pessoa, intercalando entre os personagens Eve e Solo, em capítulos curtos e de rápida leitura – há um momento, porém, que um terceiro personagem aparece e surpreende! Logo na primeira página, somos impactados com um grave acidente… Eve Spiker é atropelada e tudo o que consegue ver de si mesma é sua perna decepada junto ao próprio sangue. Às pressas, é levada ao hospital, mas acaba sendo surpreendida com a decisão de sua mãe, Terra Spiker, de transferi-la para os laboratórios da família.

Terra é uma mulher destemida e autoritária, capaz de provocar ansiedade em qualquer pessoa à sua volta – por isso é conhecida vulgarmente como Terror Spiker. Desde a morte do esposo (pai de Eve), Terra controla os laboratórios Spiker com mão de ferro. Os laboratórios Spiker são reconhecidos internacionalmente por suas pesquisas em nanotecnologia e genética, oferecendo vacinas para as doenças mais sofríveis da humanidade e menos interessantes para as indústrias farmacêuticas. Vemos, então, que os laboratórios Spiker têm uma função social admirável, ajudando doentes na África e outros países pobres – onde o lucro não seria seu principal objetivo.

Apesar disso, parece que não há somente atividades das quais se pode orgulhar nos laboratórios Spiker. Então, conhecemos Solo, o filho de um casal de cientistas que trabalhava para Terra antes de morrer. Por isso, Terra se tornou sua tutora, mas a relação deles é apenas formal. Solo vive nos laboratórios Spiker, onde ajuda com pequenos afazeres. Ele é o cara do café ou dos recados. Anda de um lado ao outro obedecendo as ordens mais simples de cada cientista arrogante. Foi assim que ele descobriu algo terrível entre as paredes dos laboratórios Spiker… E foi assim que ele se envolveu com Eve.

Tédio… Eve estava se recuperando do acidente, mas sentia tédio. Paralelamente à vida de Solo, acompanhamos Eve testar um software incrível! Ela deveria criar um ser humano virtual. Mas não era como um jogo simples, apenas estético. Ela precisava manipular diretamente no DNA cada característica física e psicológica da sua criação. Brincando e passando o tempo, Eve cria Adam. Ela só não esperava estar participando de algo muito maior e tenebroso, diretamente relacionado às descobertas de Solo.

A narrativa dos autores de Eve & Adam é um dos pontos altos do livro. Não há descrições ou detalhes desnecessários, de modo que ocorrem muitos acontecimentos em poucas páginas. O ritmo da leitura é ágil, porque ficamos curiosos com o que Solo descobriu e, também, com a criação de Adam! É uma ficção que nos faz refletir sobre a bioética e quão longe a ciência deve ir… Eu gostei disso. Há uma profundidade no livro que mantém a leveza simplesmente porque os autores foram felizes em incluir humor em vários momentos.

Imaginei a história como um filme! Seria maravilhoso assistir a uma adaptação. Quero destacar a personagem coadjuvante Aisling, que era a melhor amiga de Eve. Ambas eram tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão necessárias uma à outra, que me vi sorrindo com essa amizade. Terra Spiker se tornou uma das mulheres mais poderosas (e fodonas) da literatura para mim. A mulher é uma fortaleza! Solo também me cativou pela fidelidade aos seus valores pessoais. Não é algo que posso dizer sobre qualquer personagem… (rs).

Embora tenha sentido falta de melhor desenvolvimento em algumas cenas – o mal de uma narrativa tão objetiva –, considero Eve & Adam um excelente livro devido ao seu conteúdo e mensagem. Penso, inclusive, que pode ser utilizado junto a estudantes do Ensino Médio para problematizar alguns temas importantes nas disciplinas de Biologia, Física, Química e Filosofia. Com esse objetivo, deixo a dica da leitura desse livro para pais e educadores, mas o acho muito recomendável para qualquer leitor!

A diagramação está maravilhosa, assim como a revisão. A capa é realmente linda, gente! A Novo Conceito está de parabéns por nos trazer um livro como esse.

Convido a conferir meus quotes favoritos no blog:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/12/resenha-60-eve-adam.html

AndyinhA 22/12/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Uma história leve, divertida, uma mistura de ficção cientifica com biotecnologia e momentos de boas risadas. Além de algo diferente do que anda rolando por aí. Essa é a proposta para o primeiro livro da série ‘Eve & Adam’, uma série que até agora parece ser trilogia, mas vocês sabem que tudo pode acontecer.

Começo pelo enredo da trama, não é nada ‘uau que diferente’, mas como os últimos lançamentos andam sendo tão repetitivos, foi bom ver algo novo sendo publicado e dar uma lida em algo diferente. A ideia envolve mais algo meio futurística com uma pitada de biotecnologia, já vimos a ideia em filmes e alguns livros, mas aqui o enredo é bem simplificado e apesar de em alguns momentos achar que tem muita viagem, os autores mantiveram o pé no chão e colocaram tudo em um nível simples e fácil de entender sobre como seria possível criar o tal humano.

E ainda falando da criação e até um pouco dessa brincadeira de ‘Adão e Eva e o Paraíso’, os autores soltam algumas piadinhas sobre o assunto, devido ao nome da protagonista. Mas não é apenas a criação de um ser humano que está em jogo. Na verdade, tem uma mistura de suspense com tudo isso. Afinal toda grande empresa de tecnologia esconde alguma coisa. E essa parte ganha mais destaque até a metade do livro, depois muda para o que fazer quando descobrimos os segredos.

“Criatividade é permitir a si mesmo cometer erros.
A arte é saber quais ocultar.”

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/11/poison-books-eve-adammichael-grant.html

Osmar Neto 03/01/2015

[Resenha] Eve & Adam, por Michael Grant e Katherine Applegate
Este livro foi muito bem dividido em começo, meio e fim. No primeiro capítulo conhecemos a Eve, uma personagem nerd , que sofre um acidente, fazendo sua vida tomar um rumo diferente a partir disso. Filha da geneticista, Terra, como não tinha nada para fazer enquanto se recuperava do acidente, ganhou a oportunidade de ser a primeira pessoa a testar uma nova máquina criada por sua empresa. Uma máquina que cria simulações de seres humanos.

Solo, o outro personagem que narra o livro, é filho dos ex-sócios de Terra, mãe de Eve. Ele trabalha para a empresa farmacêutica de Terra e sabe de coisas que nem todos têm conhecimento. É um garoto muito inteligente e rebelde que quer ver sua inimiga pagar pelo que fez.

A história se desenrola através desses dois personagens e suas diferentes vidas. Mas este não é um livro de apenas um romance entre duas pessoas diferentes, é uma história de ambição, traição, busca pelo poder, vingança e romance. É um livro que prende a pessoa com sua escrita bem desenvolvida e personagens maravilhosos. Michael Grant e Katherine Applegate souberam criar uma história empolgante do começo ao fim.

Eu estava ansioso para ler este livro, pois foi um presente, porém imaginei que não fosse ser um livro que marcaria na minha mente. Digo com muito orgulho que eu estava errado. Este livro marcou e me mostrou como eu ainda tenho o costume de julgar o livro tanto pela capa como pelo título. O meu maior problema foi o final. O livro estava indo muito bem, sempre evoluindo, mas ao chegar no final, parece que deu uma queda no gráfico. Gostaria de dizer algo, mas seria um spoiler enorme.

Uma das coisas que mais me deixaram de boca aberta foram as analogias feitas com os nomes dos personagens: Adam (Adão) e Eve (Eva). Toda a história do “começo da humanidade” e a história da maçã. A própria Eve soube muito bem como comentar sobre esse assunto e criar suas devidas relações em determinados momentos.

Ainda faltam algumas questões a serem respondidas, então seria uma boa ideia eles escreverem uma continuação. Fora isso, o livro é ótimo e muito recomendável.

site: http://www.nossoclubedolivro.com/2014/12/resenha-eve-adam-por-michael-grant-e.html

Anna Laitano 06/01/2015

Simples, ousado e permeado de questões importantes
Evening Spiker é filha da toda-poderosa Terra Spiker, criadora da Spiker Biopharm, uma gigantesca empresa farmacêutica que mais parece uma base militar secreta. Ao sofrer um acidente que quase custa sua vida, ela acaba sendo transferida do hospital para o complexo da empresa da mãe, onde é tratada e passa a se recuperar. Lá, ela passa a trabalhar em um projeto de criação do ser humano perfeito, uma espécie de maquete holográfica na qual ela se distrai na fria empresa. Lá, também, conhece Solo. Um jovem de sua idade, que trabalha para sua mãe, mas parece esconder muito por trás da fachada de bom-moço.

Em pouco tempo, Eve acaba atraída por Solo e ele lhe revela segredos que vão muito além da imaginação. Sem poder deixar de saber o que descobriu, ela se depara com questões que a deixam de mãos atadas. Antes que possa escolher em quem acreditar, mais coisas inesperadas e impossíveis acontecem para atordoá-la. Porém, não há tempo para indecisão, pois ela deve tomar uma decisão antes que seja tarde demais para reverter os danos.

A princípio, a narrativa é dividida entre Evening e Solo, mas, depois da metade um novo personagem aparece para mostrar sua perspectiva. Isso, é claro, possibilita que conheçamos mais de cada um deles individualmente e que entendamos como cada um enxerga as situações ao seu redor. Acredito que essa seja uma opção inteligente e, com a inserção de outro personagem tardio, a história se tornou ainda mais rica, pois, graças a os indagamentos e pensamentos cada um, questões importantes são lançadas. Mas já voltaremos a isso.

A narrativa é linear, contando os acontecimentos que se seguem ao acidente de Eve, sua estadia na Spiker e o rumo improvável que sua vida toma depois de conhecer Solo. Algo interessante é que, por co-escreverem o livro, o casal de autores conseguiu se passar muito bem tanto pela voz da moça quanto do rapaz, como poucos escritores conseguem – geralmente, um dos dois lados fica estereotipado ou idealizado demais.

Eve é interessante. Tento não usar essa palavra para abrir a descrição de um personagem, mas, no caso, é a verdade. Há algo de abstrato nela, porém, real. Por vezes eu não sabia se gostava ou não dela, mas acreditava em sua veracidade. Veja bem, ela não é fraca, mas tampouco é a líder de uma rebelião; ela simplesmente não segue nenhum padrão pronto das personagens femininas com as quais temos nos acostumado nos livros atuais. Ela é simplesmente uma adolescente. Ponto final. Quão arriscado e genial não é isso?

Solo não é tão diferente de sua parceira no quesito. Isto, porque ele tampouco é um romântico incurável, ou rebelde solitário e misterioso. Ele tem uma motivação e a segue, apesar de algumas dúvidas e inseguranças no caminho. Talvez ele seja levemente menos desenvolvido do que Eve, mas, ainda assim, é crível e consegue se destacar na mesmice.

Aislin, embora não protagonize, também fez por merecer seu parágrafo. Apresentada como sem-noção, ela mostra ser uma ótima e doce amiga, pronta para apoiar em qualquer situação. Juntando com o personagem que aparece depois, temos uma dupla que apesar de totalmente diferentes, são adições importantes à história e que podem, com certeza, continuar dando algo especial à trama nos próximos volumes.

O romance é ousado. Se inspirar na história da criação bíblica e usá-la como ponto de partida é nada menos do que muito ousado. Há riscos fortes quando se tenta fazer releituras, mas, nesse caso, as chances de fracasso eram grandes. Apesar disso, os autores conseguiram passar no teste e entregar uma obra sagaz e que não desrespeita as crenças alheias.

Todos os elementos principais da criação estão lá. A maçã, que é o ponto de início da história, o que é totalmente coerente, pois, assim como na história bíblica, ela representa o conhecimento proibido – afinal, é por causa da maçã que Eve sofre o acidente, é por causa do acidente que vai parar na Spiker, e é por estar lá que descobre muito mais do que jamais imaginara. Há também Eva, que, obviamente, é Eve. Adão, no caso, Adam. E a serpente, que me fez pensar bastante, mas, concluí, é Solo. Afinal, ele é quem tenta Eve e oferece o que seria o "conhecimento proibido". O que, portanto, encaixa bem, pois Terra, a toda-poderosa seria uma figura de Deus (e, por ser a mãe, poderia muito bem ser chamada de a criadora de Eve), e que negou o conhecimento à filha. Portanto, repito: quão ousado e genial não é isso?

Além de toda as referências maravilhosas e bem-colocadas, a história também aborda pontos éticos, morais e existenciais, sempre lançando questionamento, mas sem nunca respondê-los, o que entra na mente do leitor e fomenta o pensamento e a auto-indagação, algo, aliás, que todo livro deveria fazer.

Mas o que mais me agradou, talvez, foi o fato de que esta foi uma daquelas raras vezes em que posso dizer que o romance não foi forçado, nem exagerado, nem desproporcional. Os dois são solitários a sua própria maneira e se atraem. Simples assim. Portanto, é claro, eu temi que fossem adicionar um elemento e transformar o que estava simples e bom em algo desnecessariamente dramático. E embora eu não vá contar se isso acontece ou não, eu posso dizer que os autores souberam concluir o quesito romance de forma que não desapontou.

Mas, já que estamos falando de uma trilogia, vocês talvez queiram saber sobre o processo de serialização (a divisão da história para os outros volumes, a conclusão neste, etc.). Por ser um livro curto, considero que ele cumpre o que se propõe. Para o meu gosto pessoal, talvez tenha faltado um pouco de ação, mas, honestamente, há tanto outros pontos positivos que a balança se inverte em poucos segundos. Contudo, o melhor é que embora a história ainda possa dar pano para os outros livros, o final foi bastante redondo, o que quase sempre é um ponto positivo gigantesco. Ou seja, o leitor não sofrerá de insônia esperando o próximo volume e nem se sentirá compelido a continuar. Provavelmente, porém, é exatamente isso que o fará continuar, querendo descobrir qual das muitas possibilidades corresponderá à realidade.

Fiquei um pouco surpresa com a edição bastante simples, mas, nesse caso menos é mais. Agradável e limpa, ela cumpre seu propósito de proporcionar uma leitura gostosa e que flui facilmente sem qualquer tipo de incômodo ou distração – inclusive, nem nota de rodapé do tradutor tem.

Por falar em tradução, fiquei bastante satisfeita com esse ponto também. Talvez tenha achado alguma construção esquisita, mas nada que fosse, de fato, errado e perturbasse a mente. Se vi algum erro de digitação ou tradução, passou despercebido ou foi insignificante ao ponto de já tê-lo esquecido.

Uma história que tem romance, conspiração, ficção-científica, perseguição e aborda pontos super válidos e relevantes. Honestamente, não sei como não recomendá-lo. Uma leitura leve, rápida e despretensiosa que acaba por se revelar ousada e inteligente.

site: www.tecendopalavras.com.br

Elis 07/01/2015

Quando decidi ler esse livro por causa de um desafio que iniciei no começo do ano, minha amiga Greice do Blogando Livros, me perguntou porque o escolhi, se eu tinha tantos outros que ela achava melhores, já que nossos gostos são parecidos. O caso é que tinha me encantado com a capa e a sinopse. Quem diria...que eu fiquei curiosa com uma pessoa criada para ser perfeita, se para mim a perfeição está nos olhos de quem vê. Mas eu li e gostei.

Primeiro eu gosto de ler livros onde cada capítulo tenha a visão de um personagem, aqui temos capítulos pela visão de Eve, Solo e Adam. Creio que a leitura se torne rápida e menos cansativa desse modo. O casal de escritores vai direto ao ponto sem enrolar muito, o que também me conquista. E eles tiveram aquela jogada boa, onde achamos uma coisa e é outra.

Terra, mãe de Evening é dona da empresa Spiker Biopharmaceuticals, uma empresa que desenvolve tecnologias para aperfeiçoar a genética e produzir como por exemplo, vacinas contra a gripe. Ela é durona e fria, custe o que custar, a não ser é claro que ela queira ter algo em troca. E.V. como é chamada pelos amigos, já que Eve lembra Eva, que lembra Adão e ela não curti, achei a explicação sem motivo, mas cada um, cada um. Isso para mim, é frescura. Ela é bem filhinha de mamãe, apesar de ser rebelde e ter um grande coração. Sempre está na companhia de Aislin uma amiga problema, envolvida com um namorado barra pesada e por isso está sempre pedindo ajuda a Eve. Sinceramente, essa amiga dela me irritou um pouco, mas quem manda no coração, até achei que ela é meio limitada mesmo e não tão inteligente quanto a E.V.

Solo é órfão, filho dos antigos sócios de Terra Spiker, ela o acolheu e não o tratou muito bem, como ele tem uma história deduzida pelo que sabe na mente, tem um ódio mortal dela. E isso faz com que ele queira mostrar ao mundo do que ela é capaz. Mas até onde, tudo é verdade?

Adam é um protótipo criado pela Eve, enquanto ela está se recuperando do acidente que sofreu. Ele realmente é perfeito, para terem ideia, nem consegui imaginá-lo. Mas gostei do jeito dele. E creio que ele terá grande destaque no próximo volume.

O que posso dizer é que eu curti essa leitura, mesmo não sendo um preferido da minha estante, foi algo que fluiu, foi leve, divertido e acredito por conhecer pessoas no estilo de Terra e Eve, é que eu tenha aceitado melhor o modo como elas são. Achei que cada personagem é o que deveria ser. E bem, estou curiosa para saber como será o próximo volume.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Thai 08/01/2015

Era pra ser, mas não foi!
Terminei o livro com um único pensamento: era pra ser, mas não foi, nem será.
A história do livro poderia abrir espaço pra uma série de ficção científica maravilhosa, viciante, interessante, filosoficamente intrigante, passada num momento de conflito humanidade x tecnologia, com uns 6 volumes, que depois viraria uma grande sequência de filmes. Mas o que ocorre na realidade é que o livro em nenhum momento passa de mediano. É como uma pessoa que conta uma história que em realidade foi uma aventura maravilhosa, superficialmente, pulando diversas partes que deveriam ter muito mais contexto e poderiam ser muito mais exploradas, como se tivesse com preguiça de contar.
Deixa a desejar demais! E olhe que li com nenhuma expectativa.