Um Mundo à Parte

Resenhas - Um Mundo à Parte

1 | 2 | 3 | 4

Naiara 28/04/2024

Que ódio!!!
O pior livro que já li na minha vida.
588 páginas, para NÃO ter um final. E ainda por cima a autora resumir essa m?rd@ de livro toda em 2 páginas.
Só enrolação, coisa nada a ver, pra uma história chata que poderia ter sido contada em 250/300 páginas.

Bricio Cruz 02/04/2019

Hoje, 2 de abril, dia mundial da conscientização do Autismo trago para vocês esse trailer extremamente emocional e impactante, um suspense psicológico que envolve um personagem com síndrome de Asperger, um tipo leve de autismo.
Em um mundo a parte, livro lançado em 2013, você passeia de uma forma envolvente pela mente de Jacob, um adolescente portador de Asperger acusado de homicídio e para alcançar a verdade é preciso estar atento à inteligência, ingenuidade, e os pensamentos incompreensíveis de um autista.

Comprei esse livro na última Bienal do livro aqui no RJ e eu resolvi da início a leitura no mês passado, e hoje me pergunto porque demorei tanto a ler.

Esse livro nos trás lições surpreendentes de amor, paciência, tolerância e o quanto é importante nos colocarmos do outro lado.

Eu tenho um afilhada com essa síndrome, e a cada fala, pensamento de Jacob, era como se eu a estivesse decifrando. A cada angústia de Emma (sua mãe), eu compreendia minha comadre.

Esse livro é maravilhoso em todos os aspectos, apesar de ter solucionado seu final ainda na metade da história, mesmo assim posso dizer que Jodi Picoult soube narra-lo com maestria!!!

Raquel.Euphrasio 06/05/2019

Incrível! Não sei o que essa autora faz, mas a narrativa dela me prende de uma maneira. Esse tem mais de 500 páginas e eu nem vi passar... Ao longo do livro vamos aprendendo mais sobre o tema abordado e o melhor: Do ponto de vista de quem tem a condição e de todos que estão a sua volta ao entram nesse grupo. Me emocionei. ri e refleti, refleti. Só amor!
Gabi 06/05/2019minha estante
Ela é demais!!! Tô doida pra ler esse.

Raquel.Euphrasio 07/05/2019minha estante
Eu amo!

Nani 10/11/2016

Fascinante e envolvente
Achei que em algum momento a solução do caso só podia ser uma e quando alguns detalhes foram somando-se eu já desconfiava muito do que havia acontecido, mas de qualquer forma li com o coração na boca, ansiando por terminar e me deleitando com a maneira como a escritora nos envolve e descreve, com uma sensibilidade e maestria os sentimentos dos personagens. Um livro tocante, que nos leva, várias vezes a refletir sobre a doença, sobre como nos relacionamos com as pessoas e sobre a vida. Sem dúvida um livro marcante. Aconselho.

Jaine Franco 05/12/2017

Um livro impossível de largar!
Me interessei por Um mundo á parte depois que comecei a ver as séries Atypical e The Good Doctor, que tem como protagonistas personagens que estão no espectro autista e desde então resolvi procurar mais livros e filmes sobre este assunto.
E aqui nesta história nós temos um garoto de 18 anos, Jacob, que tem Asperger e acompanhando o dia-a-dia dele nós podemos ver como vive, pensa e age uma pessoa com este diagnóstico. E como isso também afeta a vida de toda a família.
O livro é narrado pelo o ponto de vista de cada personagem o do Jacob, do irmão dele, mãe, advogado e um investigador. Porque aparentemente aconteceu um crime e o Jacob parece estar diretamente ligado a ele.
E isso meus amigos torna o livro muito mais interessante, porque nós temos uma investigação rolando e nós queremos saber o que aconteceu! É extremamente envolvente e viciante. Impossível largar esse livro até saber o que realmente aconteceu.
A Jodi Picoult entrou para a lista de autores que eu quero ler tudo o que escreveu.
Este livro está super favoritado.?

LER ETERNO PRAZER 12/02/2015

Um mundo a parte.
Resenha do livro – Um mundo a parte – Jodi Picoult.
Boa gente acabei de finalizar mais um livro de Jodi Picoult, já havia lido mais dois anteriormente e não posso deixar de dizer que como sempre e mais uma vez ela criou uma história carregada de emoções.
“Um mundo a parte” é uma história que nos traz muitas reflexões no que diz respeito à forma de como devemos tratar uma pessoa com algum tipo de deficiência. ”Um mundo a parte” é a história de Jacob Hunt, esse é o nosso personagem principal da história, mas devemos resaltar que iremos nos deparar com vários personagens maravilhosos além dele!!Jacob é um adolescente com Síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo. E o que é Síndrome de Asperger?S. de Asperger é uma condição psicológica do aspecto autista, caracterizada por dificuldade na interação social e comunicação não verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Uma pessoa com Asperger não capta emoções,não consegue diferenciar quando uma pessoa esta chateada ou triste.Para ele tudo é literal.Se você dizer para uma pessoa com Asperger: “ Vá plantar coquinho”. Ela levanta e vai plantar coquinho. Ela não consegui perceber que isso é uma metáfora.Jacob é assim. Ele mora com Emma, sua mãe e Theo, seu irmão. Sua cãs e seu dia-a-dia são cheios de regras para que ele não entre em crise.Posso dar como exemplo a forma como é elaborada a refeição da casa, a comida é feita não pelo tipo de comida e sim pela cor,cada dia da semana o alimento tem que obedecer uma cor específica.Sua rotina também tem que ser obedecida a risca, qualquer mudança repentina pode desencadear em Jacob uma nova crise.
Picoult conseguiu mostrar de forma muito clara, para ao leitor leigo, os aspectos da síndrome. Ela foi extremamente detalhista ao retratar as características do Asperger, assim como em falar como age uma pessoa acometida dessa síndrome. Essa forma detalhada dos aspectos da síndrome está distribuída no livro por vários personagens, através de uma medica psiquiatra conhecemos as características gerais do Asperger; Através de Emma e Theo, mãe e irmão de Jacob ficamos sabendo quais “sintomas” são frequentes na vida do rapaz; e através do próprio Jacob, pouco a pouco, vamos conhecendo o que uma pessoa com a síndrome se sente. Como se sente em relação a si próprio e aos que o cercam e como sente tudo que se passa ao seu redor. Picoult ainda nos coloca, alem de toda essa carga emocional que é acompanhar a vida e os dramas de Jacob, diante de uma trama que envolve um “assassinato” de uma jovem de 23 anos, Jess que é a pessoa que faz o acompanhamento psicológico de Jacob e lhe da treinamentos para que ele melhore sua interação e socialização!
Um belo, ou melhor, dizendo, em um triste dia, Jess some. Seu namorado acha estranho o repentino sumiço de Jess e procura a policia para dar queixa sumiço da no morada. A policia passa a investigar, faz uma visita na casa onde Jess morava e encontra indícios de que algo estranho aconteceu ali. Alguma pista deixada no lugar leva a policia a suspeitar do namorado de Jess. Em menos de uma semana a policia encontra o corpo. A mídia da total cobertura ao achado do corpo e Emma ao ver a matéria fica chocada, pois, a colcha ou lençol que cobre o corpo de Jess é do seu filho Jacob. Ela é obrigada, diante de seu caráter correto, comunica a policia. O caso então tem uma nova direção, Jacob passa a ser considerado o assassino de Jacob. Começa ai uma luta judicial para provar a inocência ou a insanidade de Jacob, para provar que ele não seria capaz de cometer tal crime.
“Um mundo a parte” é uma história carregada de vários aspectos, dramática, policial e medicinal. Em todos eles Picoult nos presenteou com uma narrativa envolvente que faz o leitor se prender e se emocionar a cada pagina lida. Apesar de ter achado o livro perfeito, o desfecho de tudo não teve o final digno.O livro terminou, como posso dizer, de forma abrupta.O motivo que levou Jacob a se envolver na morte da jovem são reveladas nas últimas páginas, mas como disse de uma forma abrupta,faltou,eu acho, mais ou menos umas 50 páginas pra que a autora desse o desfecho que a história merecia. Claro, isso é a minha opinião, deixo a cargo de vocês leem e analisarem se estou correto ou não em minha opinião. Mas o livro não deixa de ser maravilhoso e com certeza irá entrar para a lista dos melhore livros lidos em 2015.

Fabiana 26/07/2022

Sem surpresas
O livro é bom e os personagens são bem desenvolvidos - apesar do policial Rich ter sido sumariamente esquecido na trama.
Porém, na metade, já estava evidente o que tinha acontecido?
Acho que a mesma história poderia ter sido contada com 100 páginas a menos.

19/04/2020

Amei!!
Esse livro é simplesmente maravilhoso. Não via a hora de terminar pra saber o desfecho da história e ao mesmo tempo sofri pq não queria que a história acabasse.

Letícia Miranda 05/05/2020

Surpreendente
Assim como todos os outros livros que já li da escritora, esse livro tem um desfecho super imprevisível, porém, a história é extremante redundante, podendo conter a metade das páginas. Mesmo assim, não perde a qualidade
Alexia181 08/01/2021minha estante
Concordo! Dei 5 estrelas, mas ainda digo que o livro poderia ter um número menor de páginas e que, em alguns momentos, a história ficava dando voltas e mais voltas sem propósito.

Giovanna 23/07/2020

Angustiante e previsível
O primeiro livro da Jodi Picout que li foi ?A menina que contava histórias?. Uma leitura surpreendente, emocionante e muito bem escrita. Adoro a maneira com que ela narra em primeira pessoa do ponto de vista de vários personagens, te dando uma noção completa do que se passa na cabeça de cada um.

Porém, todos os outros livros dela que li em sequência tratavam da temática ?filhos com problemas? (em ?Coração de mãe?, ?Dezenove minutos? e neste caso ?Um mundo à parte?), que particularmente para mim é um tema muito cansativo. No entanto, este foi o único que realmente me decepcionou, porque além de ser angustiante e um pouco repetitivo demais, a ?revelação? final se mostrou muito óbvia.

Débora 24/08/2017

Quem é o assassino?
Fabuloso! Nunca imaginei que tantos pontos de vista não fosse me irritar. O livro me envolveu em cada página, amei todos os personagens, e amei odiar outros tbm rs O único ponto negativo foi não dar uma conclusão ao julgamento, imagino que isso seja tarefa do leitor, então ótimo! Ja imaginei um maravilhoso. Quanto a resolução do mistério ela é fácil, rapidamente vc descobre, dá até para anotar " solucionado por mim pag...." e se procurarem outras resenhas verão q eles tbm descobriram e acreditam ser um ponto negativo. Mas ai é que ta meu povo! Eu ja havia solucionado, decidido que era o final razoável, mas a escritora me fez enlouquecer e duvidar desse final a cada capítulo, e quando faltava 10 páginas eu me peguei desejando mais que tudo que fosse esse que eu havia pensado e não outro. Que me faria chorar de desgosto. Então, não sei se foi objetivo da autora, mas ela ao invés de simplesmente fazer um suspense com final surpreendente, ela escolheu sustentar esse suspense com bastante tensão, e nisso ela foi demais! Classificado como ótimo.

Mila 07/04/2014

Asperger
Esse livro é muito importante para mim, ganhei da minha irmã Helem na casa dos meus pais.
O que mais me atraiu nesse livro foi a forma como minha irmã estava agarrada a ele. Depois pela breve lida na capa e sobre a autora.
A estória é sobre um jovem de 18 anos com uma variação do Autismo, Asperger, que se vê envolvido na morte de uma conhecida. Mais envolvido ainda por estar interessado em pesquisa forense.
Sua mãe Emma, foi uma mulher abandonada com 2 filhos para criar, sendo que o segundo é filho mais novo.
Imaginem o desespero de uma mãe e onde ela encontra forças para manter essa família...
São 5h da manhã e eu não consegui dormir enquanto não acabei essa leitura! É ótimo, eu recomendo.

adrianovinicius1976 27/12/2021

Temos na história as limitações que são características do Asperger, e temos o tempero dos próprios defeitos do Jacob, da teimosia e algumas vezes o comportamento auto-centrado que vem com ser o centro das atenções da família. E tem uma certa ingenuidade, que lhe dá um ar infantil apesar de ter um metro e oitenta de altura. E apesar do que diz, ele busca ser aceito o tempo todo.

Os conflitos da história a enriquecem, quando colocamos a questão do Asperger, que incapacita o protagonista de corresponder às expectativas da sociedade, da escola, da família, como quando constata que o pai saiu de casa por causa dele, e o conflito com a lei. Além disso, temos o conflito do personagem consigo mesmo.
E junto a tudo isso, ser acusado de assassinato.

Alexia181 08/01/2021

Tão bom que dói!
Primeiro, gostaria de apontar a escrita incrível de Jodi. O livro tem uma profundidade em seus personagens que eu nunca vi antes! Sabemos tanto deles, que podemos prever o que dirão e o que não, quais atitudes condizem com suas personalidades e quais não (confesso que às vezes senti que a autora estava enchendo linguiça em algumas cenas, mas isso não tira o fato de que os personagens são extremamente bem construidos).

A história é extremamente cativante, por mais que eu esperasse mais do final e quando digo isso, não estou falando da resolução e redenções dos personagens, mas falando sobre desenvolvimento escrito e detalhado da narrativa final. Parece que a autora se preocupou em detalhar tudo durante todas as páginas sobre assuntos que não sei de fato se eram importantes para a narrativa, mas correu nas últimas páginas para entregar um final que deixou alguns questionamentos pessoais no ar. Poderia ser melhor trabalhado.

Mesmo assim, me recuso a dar menos de 4/5 estrelas ao livro! Estou apaixonada por esses personagens e quase me sinto parte da família. Indico demaaaais!

Quanto ao Asperger de Jacob, não posso dizer com propriedade se foi bem retratado, pois não o tenho, nunca estudei sobre e nunca conheci alguém próximo com o mesmo. No entanto, para uma obra de ficção, o livro me prendeu bastante do início ao fim e me deixou anseando por saber o que de fato havia acontecido.
LEIAM UM MUNDO À PARTE!

1 | 2 | 3 | 4