Um Mundo à Parte

Resenhas - Um Mundo à Parte

1 | 2 | 3 | 4

LER ETERNO PRAZER 12/02/2015

Um mundo a parte.
Resenha do livro – Um mundo a parte – Jodi Picoult.
Boa gente acabei de finalizar mais um livro de Jodi Picoult, já havia lido mais dois anteriormente e não posso deixar de dizer que como sempre e mais uma vez ela criou uma história carregada de emoções.
“Um mundo a parte” é uma história que nos traz muitas reflexões no que diz respeito à forma de como devemos tratar uma pessoa com algum tipo de deficiência. ”Um mundo a parte” é a história de Jacob Hunt, esse é o nosso personagem principal da história, mas devemos resaltar que iremos nos deparar com vários personagens maravilhosos além dele!!Jacob é um adolescente com Síndrome de Asperger, uma forma leve de autismo. E o que é Síndrome de Asperger?S. de Asperger é uma condição psicológica do aspecto autista, caracterizada por dificuldade na interação social e comunicação não verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. Uma pessoa com Asperger não capta emoções,não consegue diferenciar quando uma pessoa esta chateada ou triste.Para ele tudo é literal.Se você dizer para uma pessoa com Asperger: “ Vá plantar coquinho”. Ela levanta e vai plantar coquinho. Ela não consegui perceber que isso é uma metáfora.Jacob é assim. Ele mora com Emma, sua mãe e Theo, seu irmão. Sua cãs e seu dia-a-dia são cheios de regras para que ele não entre em crise.Posso dar como exemplo a forma como é elaborada a refeição da casa, a comida é feita não pelo tipo de comida e sim pela cor,cada dia da semana o alimento tem que obedecer uma cor específica.Sua rotina também tem que ser obedecida a risca, qualquer mudança repentina pode desencadear em Jacob uma nova crise.
Picoult conseguiu mostrar de forma muito clara, para ao leitor leigo, os aspectos da síndrome. Ela foi extremamente detalhista ao retratar as características do Asperger, assim como em falar como age uma pessoa acometida dessa síndrome. Essa forma detalhada dos aspectos da síndrome está distribuída no livro por vários personagens, através de uma medica psiquiatra conhecemos as características gerais do Asperger; Através de Emma e Theo, mãe e irmão de Jacob ficamos sabendo quais “sintomas” são frequentes na vida do rapaz; e através do próprio Jacob, pouco a pouco, vamos conhecendo o que uma pessoa com a síndrome se sente. Como se sente em relação a si próprio e aos que o cercam e como sente tudo que se passa ao seu redor. Picoult ainda nos coloca, alem de toda essa carga emocional que é acompanhar a vida e os dramas de Jacob, diante de uma trama que envolve um “assassinato” de uma jovem de 23 anos, Jess que é a pessoa que faz o acompanhamento psicológico de Jacob e lhe da treinamentos para que ele melhore sua interação e socialização!
Um belo, ou melhor, dizendo, em um triste dia, Jess some. Seu namorado acha estranho o repentino sumiço de Jess e procura a policia para dar queixa sumiço da no morada. A policia passa a investigar, faz uma visita na casa onde Jess morava e encontra indícios de que algo estranho aconteceu ali. Alguma pista deixada no lugar leva a policia a suspeitar do namorado de Jess. Em menos de uma semana a policia encontra o corpo. A mídia da total cobertura ao achado do corpo e Emma ao ver a matéria fica chocada, pois, a colcha ou lençol que cobre o corpo de Jess é do seu filho Jacob. Ela é obrigada, diante de seu caráter correto, comunica a policia. O caso então tem uma nova direção, Jacob passa a ser considerado o assassino de Jacob. Começa ai uma luta judicial para provar a inocência ou a insanidade de Jacob, para provar que ele não seria capaz de cometer tal crime.
“Um mundo a parte” é uma história carregada de vários aspectos, dramática, policial e medicinal. Em todos eles Picoult nos presenteou com uma narrativa envolvente que faz o leitor se prender e se emocionar a cada pagina lida. Apesar de ter achado o livro perfeito, o desfecho de tudo não teve o final digno.O livro terminou, como posso dizer, de forma abrupta.O motivo que levou Jacob a se envolver na morte da jovem são reveladas nas últimas páginas, mas como disse de uma forma abrupta,faltou,eu acho, mais ou menos umas 50 páginas pra que a autora desse o desfecho que a história merecia. Claro, isso é a minha opinião, deixo a cargo de vocês leem e analisarem se estou correto ou não em minha opinião. Mas o livro não deixa de ser maravilhoso e com certeza irá entrar para a lista dos melhore livros lidos em 2015.

Jaine Franco 05/12/2017

Um livro impossível de largar!
Me interessei por Um mundo á parte depois que comecei a ver as séries Atypical e The Good Doctor, que tem como protagonistas personagens que estão no espectro autista e desde então resolvi procurar mais livros e filmes sobre este assunto.
E aqui nesta história nós temos um garoto de 18 anos, Jacob, que tem Asperger e acompanhando o dia-a-dia dele nós podemos ver como vive, pensa e age uma pessoa com este diagnóstico. E como isso também afeta a vida de toda a família.
O livro é narrado pelo o ponto de vista de cada personagem o do Jacob, do irmão dele, mãe, advogado e um investigador. Porque aparentemente aconteceu um crime e o Jacob parece estar diretamente ligado a ele.
E isso meus amigos torna o livro muito mais interessante, porque nós temos uma investigação rolando e nós queremos saber o que aconteceu! É extremamente envolvente e viciante. Impossível largar esse livro até saber o que realmente aconteceu.
A Jodi Picoult entrou para a lista de autores que eu quero ler tudo o que escreveu.
Este livro está super favoritado.?

Letícia Miranda 05/05/2020

Surpreendente
Assim como todos os outros livros que já li da escritora, esse livro tem um desfecho super imprevisível, porém, a história é extremante redundante, podendo conter a metade das páginas. Mesmo assim, não perde a qualidade
Alexia181 08/01/2021minha estante
Concordo! Dei 5 estrelas, mas ainda digo que o livro poderia ter um número menor de páginas e que, em alguns momentos, a história ficava dando voltas e mais voltas sem propósito.

Nani 10/11/2016

Fascinante e envolvente
Achei que em algum momento a solução do caso só podia ser uma e quando alguns detalhes foram somando-se eu já desconfiava muito do que havia acontecido, mas de qualquer forma li com o coração na boca, ansiando por terminar e me deleitando com a maneira como a escritora nos envolve e descreve, com uma sensibilidade e maestria os sentimentos dos personagens. Um livro tocante, que nos leva, várias vezes a refletir sobre a doença, sobre como nos relacionamos com as pessoas e sobre a vida. Sem dúvida um livro marcante. Aconselho.

Débora 24/08/2017

Quem é o assassino?
Fabuloso! Nunca imaginei que tantos pontos de vista não fosse me irritar. O livro me envolveu em cada página, amei todos os personagens, e amei odiar outros tbm rs O único ponto negativo foi não dar uma conclusão ao julgamento, imagino que isso seja tarefa do leitor, então ótimo! Ja imaginei um maravilhoso. Quanto a resolução do mistério ela é fácil, rapidamente vc descobre, dá até para anotar " solucionado por mim pag...." e se procurarem outras resenhas verão q eles tbm descobriram e acreditam ser um ponto negativo. Mas ai é que ta meu povo! Eu ja havia solucionado, decidido que era o final razoável, mas a escritora me fez enlouquecer e duvidar desse final a cada capítulo, e quando faltava 10 páginas eu me peguei desejando mais que tudo que fosse esse que eu havia pensado e não outro. Que me faria chorar de desgosto. Então, não sei se foi objetivo da autora, mas ela ao invés de simplesmente fazer um suspense com final surpreendente, ela escolheu sustentar esse suspense com bastante tensão, e nisso ela foi demais! Classificado como ótimo.

San... 02/12/2017

Em alguns momentos da leitura achei um tanto repetitivo o enredo, mas o livro é muito interessante na medida em que dá ao leitor alguns conhecimentos sobre a convivência com um portador de Asperger, assim como transmite a vida sob a ótica do próprio portador da doença. E o faz de maneira simples, acessível, sem a pretensão de ser técnico. Faz pensar.

Jak 04/03/2014

Neste livro da autora Jodi Picoult, a mesma da guardiã da minha irmã que deu origem ao filme uma prova de amor, nós é apresentado o universo de Jacob Hunt sobre diversas perspectivas, ele é um garoto com asperger obcecado por , que decorrente do mesmo, apresenta dificuldade de interação para superar-la ele faz aulas de socialização com a jovem Jess Ogilvy. Até que um dia após uma sessão com Jess, Jacob retorna transtornado, sendo que no dia seguinte a jovem é tida como desaparecida e posteriormente encontrada morta. Como principal suspeito Jacob é levado a julgamento. Seria Jacob o assassino?
Esse livro é um bom meio para quem quer, como eu, compreende um pouco mais sobre o universo asperger e como as outras pessoas lidam com isso. Apesar de uma narrativa envolvente que realmente consegue prender o leitor, o final é um pouco decepcionante sendo muito corrido e entreaberto ficando a sensação "o que foi que aconteceu?"
Jak 04/03/2014minha estante
Obcecado por ciência forense( eu pulei essa parte).

Viviane 20/05/2015

Sublime.
Jodi Picoult explora com maestria a síndrome de aspergue nesse livro. Jacobi é o filho mais velho de Emma, quando nasceu Jacobi passou por vários especialistas até ter o diagnóstico de aspergue, uma espécie de autismo que o impede de sentir emoções. Jacobi é viciado em séries policiais e descender crimes. Seu irmão Theo não é autista, mas sonha em ter uma família 'normal' , rebelde, comete pequenos delitos, como invadir casas, furtar objetos. Um dia a orientadora emocional de Jacobi é encontrada morta, o que faz com que várias questões sejam levantadas sobre a síndrome de aspergue.
Emma, a mãe, é um personagem fascinante. Uma mãe que foi abandona pelo marido e se dedica com todo amor a cuidar dos filhos.
A história é contada de vários ângulos e por todos os personagens.
A mãe, Jacobi, Theo, o advogado, o detetive, todos tem uma visão da situação.
O final é surpreendente.
Recomendo é muito.

Fernanda 14/01/2017

Um mundo à parte que faz parte do mundo!
"Terminei o livro prendendo a respiração! Este livro se destaca de outros por vários motivos. Sendo que o principal deles, é a maneira como a autora resolveu demonstrar através da narrativa de um dos principais, Jacob. Como funciona a mente de quem sofre de síndrome de Asperger. Neste fator, o livro brilha de maneira cegamente. Devo ressaltar que a função de "prender a respiração" fica por conta do desenvolvimento da estória. Em torno da acusação de assassinato, que Jacob sofre. O leitor se pega lendo de maneira alucinada, para descobrir se Jacob, mesmo com síndrome de Asperger é capaz de cometer tal crime. Mas é também nesse quesito que estar o maior erro da Autora. Pelo menos ao meu vê. Pois enquanto no inicio e meio da leitura, você se pega pensando várias vezes o que aconteceu. Pelo fato que o livro é narrado por vários pontos de vista, Jacob, seu irmão Theo, sua mãe Emma, o advogado dele, e o detetive Matson, ao mesmo tempo. Lá pelo meio já havia concluído e montado uma cena de crime em minha cabeça. E com isso descobrir o que de fato ocorreu, e quem matou a Jess. A menina pela qual, Jacob é acusado de assassinato. Isso foi meio frustrante, já que como suspense policial poderia ser melhor. E é nessa conclusão de crime que o livro pecar mais. Pois não só é fácil descobri o ocorrido, já que estamos na mente de todos os personagens ao mesmo tempo. Como também o final ficou inconclusivo. Vejam bem. O livro se divide em três partes, narração de todos os personagens acima citados, antes do assassinato, narração depois da morte de Jess, e julgamento. Este ultimo, ficou em aberto e sem conclusão. Claro você pode concluir o que aconteceu, mas mesmo assim é meio frustrante, já que passei três dias, dormido e acordado, pensado neste livro. Então só posso concluir que a intenção da autora é mesmo demonstrar através dessa narrativa como funciona a mente de uma pessoa com síndrome de Asperger. E como falei nisso o livro brilha, mesmo que não concorde com o final. Pois todos os personagens são carismáticos e verossímeis. E gostaria de saber a conclusão para cada um deles, e como isso os afetou. Especialmente a Emma mãe de Jacob. Mesmo assim amei o livro do inicio ao fim. Pois jamais vou tirar o brilho de um livro que consegui me fazer ler 585 paginas em 3 dias, só pelo final fraco. Além disso, o livro é cheio de informações sobre cenas de crimes e crimes famosos, bem como pequenos informações de fatos aleatórios, que podem ser úteis ou inúteis, dependendo de quem ler. Se a pessoa gosta ou não de informações gerais. Eu particularmente adoro! Por todos esses motivos que pra mim o livro “Um mundo a parte” merece 4 estrelas. Pois não é perfeito, mas nenhum livro é. Mas seu brilho está lá para qualquer um que quiser vê. Super recomendo. Para quem, assim como eu, quer entender um pouco melhor como funciona a mente de uma pessoa que possuir síndrome de Asperger. :D

Jaqueline 09/07/2022

"Depois de anos me recusando a usar o Asperger de Jacob como uma desculpa, essa é a única chance que ele tem agora."

Acho que o livro é bem escrito, mas enrola demais e isso me desmotivou demais a ler porque acho que dava pra ter desenvolvido e terminado os conflitos bem mais rápido e por isso dei três estrelas. A história é bem visceral e os personagens parecerem reais, é bem palpável o que eles sentem. Não sei o mesmo vale pra quem asperger ou é um tipo de visão distorcida, mas mostra a perspectiva de como o Jacob enxergar o mundo, as pessoas e as situações. Ele é viciado em resolver crimes e segue as regras da maneira mais literal possível, como tudo na vida dela. É contado sobre vários pontos de vistas e sobre os outros sentimentos dos personagens. Faz com que você sinta raiva de como é cruel estar diante de um tribunal, como causa aflição não saber qual a verdade e causa empatia pelos outros personagens também. Só que eu não gostei do final, de certa forma ficou em aberto e pareceu uma situação minúscula perto de tudo que aconteceu no decorrer do livro e do fato de reforçarem o tempo inteiro o que é feito para lidar com o Jacob e eles mesmos não fazerem isso por medo da verdade ou só pra tentarem contornar a situação.

Tháh Martins 14/10/2017

Um mundo realmente literal...
O livro “Um Mundo À Parte“, de Jodi Picoult, nos deixa em dúvida qual seria seu real gênero: policial, um romance, uma ficção baseada totalmente em fatos reais da vida ou mesmo um suspense, pois durante a leitura sentimos estar vivendo cada um desses gêneros em um único livro, em uma única história, que nos fascina do começo ao fim.
Não nego que o livro me chamou a atenção primeiramente pela sinopse da contracapa, que gira ao redor "Jacob Hunt", um adolescente com Asperger, um dos transtornos que integra o Especto Autista.
Em uma narrativa toda em primeira pessoa, mas feita a partir do ponto de vista de diversos personagens, vamos conhecendo mais sobre Jacob, compartilhando momentos e frustações, que nos leva a adentrar as particularidades da vida Hunt, exemplificando minuciosamente cada uma das características de seu espectro, de suas fixações, de seu comportamento, assim como a relação e os sintomas que se instauram em toda a família a partir do primeiro diagnóstico até os dias que se passam a história. Além de revelar as “verdades” que a maioria das pessoas divulgam como absolutas e certas sobre o mundo e o modo de viver das pessoas que apresentam tal tipo de autismo, desconstruindo de forma precisa e palpável cada uma delas.
E as poucos vamos conhecendo as outras pessoas que fazem parte de seu mundo. Sua mãe Emma Hunt que trabalha em uma coluna de jornal, dando conselho as mais variadas situações, seu irmão Theo que é um adolescente que possui uma tempestade de dúvidas e críticas em relação a seu irmão e contra si mesmo, assim com o delegado e o advogado. Mais você deve esta se perguntando: advogado? Delegado?
Sim, não somos apenas lançados na vida singular de Jacob Hunt, mais em uma trama que um suposto homicídio parece ter sido arquitetado e cometido por Jacob contra sua professora de relações sociais, ao qual considerava sua melhor amiga ou até mesmo seu primeiro amor. Muita coisa para registrar? E eu sei, aconteceu o mesmo comigo.
Envolvida em uma aura de mistérios que nos desafia, a descobrir se Jacob é o verdadeiro assassino, vamos reconstruindo juntamente com as narrativa o desfecho desse crime, que confunde os sentidos, levando a várias perguntas...

“Seria possível Jacab, ter cometido tal ato?”

“Porque teria feito isso? Amor não correspondido? Crise de violência?”

“Todas as provas apontam para ele, o próprio admitiu ter feito toda a cena do crime. Inocente ou culpado?”

Para saber a decisão do juiz, só lendo o livro...

Silvia.Souza 01/06/2018

Muito bom, mas esperava mais do final...
A história é muito boa. Particularmente, achei que demorou para entrar na questão policial, mas o tema é tão interessante e a escrita tão boa, que prendeu minha atenção mesmo assim... Claro que por diversas vezes fiquei com vontade de entrar no livro e dar uns socos em alguns personagens... Como o detetive Rich que foi minha maior decepção, ou o Thor que achei muito egoísta e que na minha opinião tem mais problemas que seu irmão e até mesmo em Oliver, que apesar de ser um fofo, é tão incompetente, que seja a ser engraçado... Mas devo dizer que não gostei muito do final... Quando tudo foi esclarecido, fiquei meio decepcionada pois esperava mais da inteligência de Jacob e eu realmente gostaria de saber o que aconteceu depois... Pareceu que a escritora poderia ter escrito pelo menos mais um capítulo...

Domi 13/08/2018

Vale a leitura
Jacob é um jovem de 18 anos diagnosticado com síndrome de Asperger e aficcionado por ciência forense. Um dia no entanto ele se vê como principal suspeito de um homicídio e sua paixão por desvendar crimes passa a ser um forte argumento contra ele no tribunal.

Apesar de ter desvendado o crime logo no início do livro, a história é bem interessante e a autora descreve muito bem a síndrome, seus aspectos e as teorias que tem sido associadas para o desenvolvimento do asperger nas crianças. Além disso, achei a parte jurídica bem trabalhada sem tornar o livro enfadonho.

Vale a leitura!

GeMartt 06/04/2020

Envolvente.
Resumo rápido : Jacob de 18 anos tem Síndrome de Asperger ( autismo ), muito literal e inteligente, tem dificuldade em se socializar e interpretar como os outros estão se sentindo, Jacob não consegue ler a expressão facial das pessoas e é desprovido de empatia, junto á sua mãe Emma, e a seu irmão mais novo Theo, ele vai levando a vida como pode, mas um dia tudo muda quando sua instrutora desaparece, e após algumas investigações, Jacob terá de enfrentar um tribunal sob acusação de ter assassinado brutalmente Jess, sua instrutora e única amiga. A estória é apresentada do ponto de vista de diversos personagens que irão se envolver na trama, seja para provar sua inocência ou colocá-lo atrás das grades.

Vou fazer essa resenha em etapas, analisando cada aspecto.

Trama : Muito bem desenvolvida ( como esperado de Picoult ), ela não tem pressa em gerar o conflito, desenvolve a trama aos poucos, uma ação gera um consequência no futuro. Não tenho reclamações a respeito desse aspecto. Li em dois dias de tanta emoção. A abordagem do autismo me cativou, pois eu tendo a me interessar por livros com personagens que tenham alguma deficiência ou peculiaridade. Tinha um palpite sobre a morte de Jess e acabej acertando ( não é tão dificil, uma vez que o ponto não é saber como ela morreu mas qual será o destino de Jacob ).

Personagens : Igualmente bem desenvolvidos. Conseguimos perceber a humanidade neles. A mãe de Jacob que o ama e não desistiria dele por nada, mas que as vezes só queria deitar na cama e permanecer lá o dia inteiro. Seu irmão Theo, que se sente frustrado com o autismo do seu irmão e que admite as vezes pensar que seria melhor que Jacob não existisse, mas que ainda sim, se preocupa. Conseguimos sentir a humanidade neles, que eles tem falhas, cometem erros, se zangam e se cansam, que são "gente como a gente". A pureza do Jacob me cativou, ele é muito sincero e muito incompreendido e o que ele faz é tocante.

Narrativa : Acho muito legal a ideia de Picoult de o livro não ter apenas um narrador, mas apresentar o ponto de vista de cada personagem, incluindo o de Jacob. É uma trama muito complexa pra apenas um ponto de vista ser apresentado ou para ser narrado em terceira pessoa. Isso é um ponto forte nas obras de Picoult na minhão opnião.

Final : Achei o final meio corrido, fui chegando na conclusão do livro muito ansiosa e acabei pensando : "Ué ! Já acabou ?". Apesar de ter me tocado, achei que faltou algo, mais duas ou três páginas teria ficado excelente. Mas entende-se bem o que houve no desfecho. O termo "O Guardião do Meu Irmão" que aparece no final me tocou, uma vez que o livro anterior a esse que eu li foi A Guardiã da Minha Irmã da mesma autora. Enfim, foi um bom final, mas que poderia ter sido ótimo

Fernanda 12/04/2020

Não achei o melhor livro dela
Como todo livro da Jodi, ela faz um ?desenho? psicológico dos personagens e eu adoro isso. Gostei de entender como funciona a mente de um autista com Asperger, porém entendi o que tinha acontecido na metade do livro e por isso a nota não foi tão alta.

1 | 2 | 3 | 4