A desumanização

A desumanização Valter Hugo Mãe

Resenhas - A desumanização

Ana 09/10/2016

Inexplicável
"Não ler, pensei, era como fechar os olhos, fechar os ouvidos, perder os sentidos. Andavam como sem ver, sem ouvir, sem falar. Não sequer o sabor das batatas". p. 109

isa.dantas 10/09/2016

Extremamente poético e que aborda temas difíceis como morte e perda. Incrível como Valter Hugo Mãe consegue ser poeta mesmo nesses momentos. Um soco no seu estômago.

Eduardo 30/08/2016

Vale a pena
Um livro triste e incrivelmente encantador. Não havia lido nada do autor, já quero ler todas as obras.

Pedro 29/08/2016

No isolamento da Islândia, Halla, de 11 anos, vive sob a sombra de um acontecimento traumático: a morte da irmã gêmea, Sigridur. Passa a ser vista pela comunidade como a irmã “menos morta”, a que sobrou, uma metade daquela sob o chão gelado. Às voltas com a mãe, que se fere frequentemente para esquecer a dor, e com o pai, um pescador que desencava a poesia da paisagem inóspita, a menina se envolve com Einar, o tolo da aldeia. Esse encontro se tornará a possibilidade de redenção nesse deserto de afetos, revelando o passado soterrado no gelo e na memória. Narrado de maneira deslumbrante por Valter Hugo Mãe, A desumanização é daqueles livros cuja aventura da linguagem nos traga e nos arrebata – daqueles, como dizia Kafka, que quebram feito um machado o mar gelado em nós.
Douglas.Alves 06/12/2016minha estante
Minha próxima leitura.

Viq 28/08/2016

Esse livro fez com que eu me apaixonasse pela literatura do Valter Hugo Mãe. Mesmo sendo um livro triste do início ao fim, consegue ainda ser incrivelmente bonito.

Our Brave New Blog 20/07/2016

RESENHA A DESUMANIZAÇÃO - VALTER HUGO MÃE
Esses dias eu vi uma discussão sobre prosa poética, com pessoas dizendo que fugiam dela e outros dizendo que os melhores livros são escritos desse jeito. Fiquei chocado, porque eu nunca pensei que alguém poderia não curtir o jeito lindo que autores como Hugo Mãe ou Marcelino Freire escrevem. Eu até entendo o fato do livro ficar um pouco mais difícil porque precisa estar mais atento, mas, gente, vamos quebrar esse preconceito com poesia, sejamos legais e diferentões.

O negócio é que Valter Hugo Mãe pode te agradar mesmo que você tenha pavor de ver uma palavra rimando com outra. O mestre já tem uma resenha aqui e anda cada vez mais complicado escrever esses dois parágrafos antes da sinopse com autores que já apareceram no blog, então stop the bullshit e vamos direto para a história.

Halla é uma garotinha que acabou de enterrar sua irmã gêmea e tem que lidar com a sua própria cabeça perguntadora, sua família deprimida, uma mãe psicopata, um pai poeta e o garoto que vivia enchendo seu saco no meio dos fiordes da Islândia.

Hugo Mãe entrega um livro extremamente doloroso aqui. Halla pensa em todo capítulo como deve ser a morte, o que acontece com sua irmã do lado de lá, se não deveria ter ido no lugar dela, etc. Reflexões diárias que tornam o livro muito deprimente e filosófico, apesar de Valter sempre querer mostrar um ponto positivo sobre a humanidade, e, nesse caso, é sobre o homem como ser social, porque sozinhos nós voltamos a ser apenas animais.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA AQUI: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/a-desumanizacao-por-valter-hugo-mae

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/a-desumanizacao-por-valter-hugo-mae

Gisele.Maravieski 19/07/2016

Recomendo
Não conhecia o autor e fiquei encantada. O livro é pura melancolia descrita em poesia. Maravilhoso.

C Henrique 15/07/2016

Declaração de amor esquisita à Islândia
Eu poderia dar duas estrelas levando em conta ter gostado e me envolvido com o texto, mas a obra não merece figurar entre algumas tosquices avaliadas com duas estrelas na minha estante, porque, apesar de tudo, é um livro sério e o autor tem talento, mas infelizmente não me conquistou.

Digo infelizmente porque comecei gostando, chegando a achar o cara genial, em alguns aspectos me lembrando seu conterrâneo Antonio Lobo Antunes. Sim, há alguns elementos interessantes com relação ao estilo e à linguagem, o jogo com as palavras, algumas metáforas bonitas e poéticas, etc...

Mas depois de um tempo, embora seja um livro curto, vai se tornando um pouco repetitivo e cansativo, e com algumas coisas pouco claras e desenvolvidas com relação às situações tratadas e aos personagens (talvez propositalmente), e que no conjunto me pareceu uma grande masturbação mental.

Ps. O que mais gostei, e motivo pelo qual daria uma estrela a mais, foi o fato de o autor (segundo uma nota ao final do livro) ter escrito essa história em homenagem à Islândia. Também compartilho do mesmo fascínio por esse país, por sua natureza, sua cultura, pela Björk e Sigur Rós. :)

Igor Marques 30/06/2016

Psicológico poético.
Confesso que o excesso de lirismo e poesia que a narrativa possui, ao final, me levou à exaustão. Uma bela narrativa, um ótimo enredo, uma história muito triste e uma linguagem muito pesada. Senti que, próximo do final, a história corria de uma maneira diferente e mais objetiva... Mas creio que, essa dispersão do denso lirismo faz uma alusão à garota Halla, que, com o passar das páginas, vai amadurecendo e perdendo aos poucos a sua inocência, sua "pureza", o seu olhar poético sobre a vida e o mundo...

Acredito, talvez, que eu tenha iniciado a leitura de "A desumanização" em um contexto da minha vida em que ando meio apoético. Porém, espero que, em um futuro não tão remoto, eu possa ter a oportunidade de reler esta obra e enxerga-la, talvez, de foma distinta, com um olhar diferente.

Como já dizia Manoel de Barros:

"Poesia não é para compreender mas para incorporar
Entender é parede: procure ser árvore."

Talvez eu não tenha conseguido compreender aquilo que, na verdade, não se entende, mas se incorpora...

Paula1844 01/07/2016minha estante
Nossa, fiquei curiosa! Doida pra ler alguma obra do autor, mas acho que vou começar com "A máquina de fazer espanhóis".

Igor Marques 01/07/2016minha estante
Recomendo preparar-se de corpo e mente. Leitura densa, profunda... Pelo que andei lendo, Valter Hugo tem esse costume.

Samantha.Canovas 09/06/2016

Desumano
A desumanização é um livro horrível. Horrível porque trata de temas sombrios com uma delicadeza e poesia irreparável. Ele atinge tudo a que se propõe, e rasga seu coração a cada meia dúzia de palavras. É um livro lindo, sobre a morte, sobre a solidão, sobre a compaixão, sobre irmandade. A Islândia pintada por Mãe deixa suspiros, de uma terra longínqua que é primeiramente mãe. Traz a sensação de que somos antes de tudo seres viventes, pertencentes à terra. Não dá pra ler de um fôlego só, tamanha a rispidez da faca, mas é permanente e assombroso.

Carla 24/04/2016

Realmente desumano...
Minha estreia com livros de Valter Hugo Mãe pois certamente lerei outros! Uma escrita em prosa poética perfeita e envolvente, em todos os momentos da leitura pude sentir a dor e angústia de se sobreviver, a real desumanização de cada uma das personagens.
A história se passa na Islândia, em alguma aldeia afastada encravada nas montanhas, essa foi a impressão que tive de acordo com as descrições realizadas. A narrativa gira em torno da morte da irmã gêmea de Halla e de toda a dor que esse fato trouxe para ela e para a família. No decorrer de toda a história vão se passando fatos que mostram como cada componente da família lida com essa morte e como tratam Halla por ser a gêmea sobrevivente. Creio que a desumanização seja a forma como cada um vai se deteriorando e deixando a morte e o sentimento de tristeza assolar a própria existência. Achei um livro forte de escrita impactante e um desenrolar para a vida de Halla extremamente conflitante, terminei o livro com várias inquietações. Super recomendo.

Almeida 22/04/2016

A Islândia, o deus deitado...
A Ciência ainda não comprovou a conexão misteriosa e intrigante dos gêmeos, mas confirmam que a carga genética e a conexão entre eles é compartilhada desde o útero. Dessa ideia, Valter Hugo Mãe trouxe em prosa poética as irmãs, Halldora e Sigridur, gêmeas que são separadas pelo destino chamado Morte. Uma separação prematura que trouxe uma desestruturação familiar.
"foram dizer-me que a plantavam. Havia de nascer outra vez, igual a uma semente atirada àquele bocado muito guardado de terra." Aqui jaz Sigridur!!!
É difícil para o ser humano ter uma noção da morte até o momento em que ele se vê enlaçado por essa que é vista por todos como a indesejada. Mas quando ela nos toca indiretamente, nos vemos obrigados a reagir, mas cada um reage de forma diferente. O romance A desumanização nos traz a tona diversas antíteses sentimentais que em algumas páginas nos sufocam quando compreendemos através das personagens o significado dessa tal desumanização, que é uma espécie de ansiedade frustrante em excluir a sensibilidade que muitas vezes não compreende que para ser ser humano não precisamos ser menos humanos.
A história se passa em uma pequena aldeia da Islândia onde Halla, a menos morta, com os seus 11 anos de idade perde o seu duplo que nada mais é do que a sua irmã Sigridur, a criança plantada, que morre prematuramente. A partir dessa separação, Halla começa a sentir-se violentamente só e a mãe completamente desnorteada pela presença da morte, vira-se para Halla e diz que ela agora teria duas almas para salvar no céu, dando a então uma responsabilidade grandiosa e cheia de questionamentos.
Em todo o romance tem o amadurecimento dessa narradora personagem que descobre a diversidade do mundo adulto, onde ela se vê entre o ódio, amor, desprezo e sua própria sexualidade. E toda essa aflição é mostrada no ponto de vista de uma criança enfrentando o mundo adulto, tem pontos de equilíbrio da ingenuidade versus densidade, pureza versus sofrimento, e isso faz com que a obra venha a se tornar uma leitura deslumbrante.
Para mim, Valter Hugo Mãe só me surpreendeu com a sua maestria em criar uma obra que transborda poesia em forma de prosa. Fez-me pensar na pureza e na esperança, ambas com predicados, aquela que pode ser perfeita, mas a outra que pode ser maldosa. É um livro que traz o significado das perdas e ganhos. Perde-se um ente, mas se ganha a desumanização. Portanto, o pior amor é aquele que já é feito de ódio também. Alexandre de Almeida

site: instagram alexandreafloriano

Aldeizia 16/03/2016

Leia outras obras do autor.
Que livro fininho mais cansativo! Não é a profunda tristeza em cada página (que eu gostei muito), ele me tocou, me quebrou o coração cada dia que eu o pegava para ler. Mas o excesso de poesia acabou atrapalhando um pouco a fluidez da narrativa, que em não raros momentos, trava. Enquanto o desenvolvimento traz informações muitas vezes desnecessárias (o que serviu para dar uma esticada nessa parte), o final fica bem corrido, senti uma pressa do autor em terminar. O livro tem passagens lindas, o Valter Hugo Mãe é muito bom no que faz. Mas ainda prefiro "O Filho de Mil Homens".

Raphael Rasse 15/12/2015

A Desumanização
Valter Hugo Mãe surpreende nesta obra maravilhosa que transborda poesia em forma de prosa. Lendo você esbarra na poesia por mais que não queira.
Em resumo, este livro é triste... muito triste. É triste por nos mostrar as multiplas facetas da perda e da morte. Nos mostra o quão genial pode ser a inocência e o quão maldosa pode ser a esperança.
Triste... mas indispensável