A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

joanices 25/05/2024

A Metamorfose é meu primeiro contato com as obras de Franz Kafka e uma das minhas poucas leituras de clássicos. Em geral, foi um livro que me surpreendeu do começo ao fim e me fez refletir bastante. Facilmente, é um dos meus livros preferidos a partir de agora.
Aninha Souza 25/05/2024minha estante
Não dá pra terminar metamorfose e permanecer igual! Não é simplesmente um livro é icônico, é uma bela obra literária ??

vrspky 25/05/2024

A metamorfose - Franz Kafka
O livro fala sobre o Gregor Samsa que um dia acorda e vê que se transformou num inseto descrito com "(...) umas costas duras feito couraça, sua barriga bojuda marrom, e suas muitas patas lamentavelmente finas (...)".
A leitura é simples e fluida, dependendo do ritmo dá pra ler em uma semana no máximo, o enredo gira em torno de como as pessoas do círculo social de Gregor reagem a sua nova forma. Ele traz reflexões pertinentes que muitos podem se identificar, algo que não é tão discutido mas se faz presente no cotidiano, nos pequenos detalhes. Tive uma certa dificuldade em ler pois no meio do livro fica um pouco cansativo de ler, não há exatamente algo que te prenda além do propósito inicial que seria descobrir o que vai acontecer com o protagonista.
A obra é antiga, de 1915, por isso há presença de algumas não tão conhecidas mas não decisivas na hora de ler. Recomendo fortemente para adolescentes e adultos, independente do gênero favorito de livros, pois acontece que considero essa leitura essencial, além de ser um clássico. É ótimo para ampliar o vocabulário e conhecimento de mundo.
vrspky 13/06/2024minha estante
Hoje editei e coloquei 4,5 pois a leitura foi difícil pra mim.

bea habibs 25/05/2024

"[...] a maçã permaneceu fincada na carne como um suvenir visível, pois ninguém se atrevia a retirá-la, parecia ter lembrado até mesmo ao pai que, apesar de sua triste e asquerosa forma atual, Gregor continuava sendo um membro da família que ninguém podia tratar como um inimigo, mas diante do qual o mandamento do dever familiar era engolir o asco e tolerar, tolerar e nada mais."

saturnsbasement 25/05/2024

Você só tem valor quanto tem utilidade
Pensei muito, mas muito mesmo nesse livro. tem uma semana que eu terminei e só hoje consegui pensar em uma impressão pra colocar aqui.
um livro curto, de leitura rápida e profundidade enorme.
imersivo e sensível onde conseguimos sentir toda dor, e angústia do personagem principal ao mesmo tempo em que compreendemos o lado dos seus familiares (às vezes)
e pra mim uma bela metáfora pra como a crise depressiva nos destrói. e reforça como pro nosso sistema só somos úteis enquanto máquina de produzir, e mais desumanizados do que o costume quando perdemos essa utilidade.

jumoreiraa 24/05/2024

Esse foi meu primeiro contato com uma obra do Kafka, e quero dizer que achei muito sublime a forma como ele usou a narrativa para criticar nosso sistema de sociedade, que atribui o valor de alguém a seu trabalho, e uma vez que você não produz, você é inútil.

Mesmo com as personagens não tendo uma muita profundidade (o que eu acho que força mais o leitor a ver pelo lado crítico e não emocional) eu acabei criando um sentimento de empatia com o Gregor e muitas vezes tentei me colocar no lugar dos familiares.

Como esse é considerado um dos maiores clássicos literários, eu acho que fui com muita sede ao pote e coloquei uma expectativa desproporcional, porém, continua sendo um livro que eu com certeza respeito e entendo o porquê da fama.

dudu ð 24/05/2024

Simplesmente incrível.
Mesmo com o português antigo, e bem formal, achei a leitura fluída e interessante, acabei em um dia e foi uma experiência diferente do que esperava. Ainda estou tentando desvendar a mensagem por trás do livro. Mas sei que eu criei um carinho grande pelo gregor.

Márcia 24/05/2024

A metamorfose é o mais famoso livro de Franz Kafka e um clássico da literatura.
O livro narra a história do caixeiro viajante Gregor Samsa que acorda como um estranho inseto.

frazão 23/05/2024

Surreal, genial, incrível
impossível não se sensibilizar pelo gregor e até mesmo se identificar com ele certas vezes em falas e atitudes
kafka é um gênio

Maria1691 23/05/2024

Que livro profundo ?
Gregor mudou, estava em uma fase difícil de sua vida e foi abandonado e negligenciado por sua família, pessoas que, durante sua vida inteira, ele cuidou e sustentou. Ao se ver naquela situação deplorável, só conseguia pensar no seu trabalho e no sustento da família. Já seus familiares o repudiaram e o abandonaram. Sua morte, que deveria ser vista como um acontecimento devastador, foi tratada como um alívio, um novo recomeço para a família.

Esse livro me fez pensar muito sobre os sentimentos e problemas psicológicos, quando tudo que precisamos é apenas de uma ajuda. Em uma parte do livro, ele diz que seria mais fácil se a irmã dele ou a mãe dele o ajudasse. Creio que, se tivesse suporte, não seria tão difícil assim passar por aquilo. Ao mesmo tempo que entendo o Gregor, consigo entender os familiares, pois não foi fácil para eles lidarem com Gregor, sua mudança de comportamento e aparência. Isso faz com que entendamos o cansaço de cuidar de Gregor, mas a negligência, o repúdio e o abandono me fizeram repensar e sentir a dor do personagem.

Não sei como posso colocar em palavras o que esse livro significou para mim; simplesmente incrível.

grazi. 23/05/2024

Li por causa da escola e sinceramente acho que esse não é meu tipo de livro. não sei se consegui captar tudo que o autor quis passar, mas tenho que confessar que achei a história única e muito bem escrita.

Xavier 23/05/2024

Sentimento de depressão.
"A metarmofose" é um livro que retrata a vida de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante, que acorda transformado em um besouro (sei que não era isso que Kafka queria) e tem que aturar com sua dependência e insuficiência na vida com esse cargo.

|| um livro de uma leitura muito rápida, que termina em um único dia. porém deve ser lido lentamente e com cuidado, é nas palavras que kafka consegue representar oq queria desde o começo. triste ver como gregor vai se tornando em alguém que ele mesmo queria que nao existisse ao decorrer do livro, ao decorrer dos três capítulos você consegue perceber a mudança de pensamento dele e da própria família com esse "peso" que ele, gregor, se tornou. kafka realmente conseguiu demonstrar o sentimento tão difícil que é a depressão por meio de palavras. seria um livro que recomendaria sim para alguém ler e deixaria claro que deve ser lido lentamente e com atenção

Isabelle L. C. 23/05/2024

Cumprindo o meu objetivo de ler mais clássicos esse ano, acabei meu primeiro livro de Kafka. Não tenho vergonha nenhuma de admitir que não compreendi totalmente o livro. A linguagem, surpreendentemente, é bem fácil de ler. O vocabulário é simples, entendi a história, mas não enxerguei todos os aspectos dela.