A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Geovana.Menossi 16/05/2024

Se tivesse uma barata gigante andando pela minha casa eu tacava muito mais que maçã nela.
livro muito bom, show de bola

feferodrig 15/05/2024

Lacerante
Eu enrolava para ler esse livro há anos, e que perda de tempo foi essa. A escrita de Kafka é cativante e perturbadora, é crua, você se machuca com ela. Me senti como Gregor diversas vezes na minha vida. Sou um animal? Eu tenho valor? Só tenho valor se eu trabalhar? Que merda de sociedade nós vivemos, onde tudo que podemos oferecer é dinheiro e trabalho. É incrível como as pessoas se revelam quando você não tem nada a oferecer a elas. Assim que ele se transforma em um inseto monstruoso e perde a capacidade de trabalhar, perde seu valor. Todos param de se importar com ele, só lhe sobram migalhas.
A música de sua irmã o emociona. É isso que a arte faz, ela nos torna humanos, torna ele mais humano do que aqueles para quem a música estava sendo dedicada, é mais humano que todos eles.

Madu_Andrade 15/05/2024

Grandes metáforas que te fazem refletir
Passei a leitura inteira sem conseguir chegar a uma conclusão sobre a metáfora do livro mas depois parando para refletir consegui encaixar as ideias, em resumo tirem um tempo após a leitura para reflexão.

isab.pinho 15/05/2024

Não tenha medo dos grandes nomes
Um livro bom pra desmistificar que a filosofia tem que ser dita apenas em palavras e enredos complexos. Da pra sair radicalmente da nossa zona de conforto nos colocando no lugar do personagem principal, que vira um ser digno de nojo. Poucas horas de leitura que te fazem refletir sobre como somos apegados ao que é visível, dentre outros assuntos. Além de se poder dizer, após a leitura, ?eu li uma obra de kafka? kkkkk da pra encontrá-la no unlimited ou por valores bem baixos? não tem desculpa pra deixar de ler!

geovana 15/05/2024

Agonia. foi isso q senti durante a leitura. ?o leitor é lançado em um turbilhão que não vai se acalmar até o derradeiro ponto-final?

ao final: ?quando continuamos sem poder dizer verdadeiramente o que nos sufoca, sufocamos?

esse e noites brancas na lista ?ler uma vez ao ano? q acabei de criar ?
FerP 15/05/2024minha estante
É tão reflexivo esse livro, com certeza temos que ler ele com o passar dos anos pq teremos interpretações totalmente diferentes dependendo das vivências

elizamaraverissimo 15/05/2024

Kafka retrata a dura realidade das nossas vidas, somos amáveis e utéis enquanto temos algo para oferecer, quando os benefícios acabam, envelhecemos, nos tornamos dependes de outros, somos descartados e o amor se esvai.

laripqw 14/05/2024

? não foi essa a versão que eu li, mas vou pesquisar por ela depois porquê fiquei curiosa pra ver as ilustrações. livro bom, algumas partes chatinhas e tive que pesquisar pra ver se o final era aquele mesmo (e era). esse cara é maluco

italocarvalhg 14/05/2024

Odiei com todas as minhas forças
Esse daqui não tenho nem o que falar. sempre conhecido pela escola e achava que tinha um certo final. li esperando por esse final, que NÃO veio. me senti totalmente enganado.

fora isso eh MUITO CHATOOOO, leitura chaaata, história chaaata, personagens chaaatos e final PODRE, não aguentava mais ler essa bomba, kafka eh um maluco. odiei demais e não fui o único

loresea 14/05/2024

"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranqüilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso."

gregor só era importante para sua família enquanto sua presença lhes trazia dinheiro. o comportamento da família ao decorrer do livro foi aterrorizante de "ver".

siazlara 14/05/2024

A metamorfose
"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso."

Gregor Samsa era um caixeiro viajante que através do seu trabalho sustentava a sua família, mas em uma certa manhã ele se vê impossibilitado de fazê-lo, por ter subitamente se metamorfoseado em um grande inseto.

Com isso a narrativa já se inicia no seu clímax e o desenrolar dela se torna entediante e monótono, a princípio, eu tive aversão a isso, mas depois de terminar a leitura eu pude perceber que havia um propósito do autor com essa descrição enfadonha dos fatos que seguiram a transformação de Gregor.

O autor queria justamente expressar como Gregor estava se sentindo, como sua vida estava sendo, obrigando-nos a nos colocarmos no lugar do personagem e a compartilharmos da agonia do mesmo, mas quando o leitor cansado da inatividade do livro o fechasse, o personagem ainda estaria ali em cada palavra do livro, sofrendo em sua agonia, mesmice e inércia.

Com a metamorfose de Gregor a família se vê perdida após o mesmo parar de gerar renda por conta de sua condição, tendo que voltar a trabalhar, vender suas jóias e alugar quartos em seu apartamento.

Com o passar dos meses e sem a melhora de Gregor ou sua transformação de volta ao seu estado normal, pelo fato dele não poder beneficiar a família, eles vão o deixando cada vez mais de lado e o tratando até com certa ignorância e negligência.

Nisso, Franz Kafka enfatiza como muitas vezes não somos valorizados pelo o que somos, mas sim pelo benefício que trazemos, e quando uma vez deixamos de ser úteis, somos abandonados e esquecidos para morrer, e é assim que percebemos o egoísmo humano, a arrogância, a falta de empatia de modo que não sabemos se somos realmente amados ou simplesmente convenientes.
Gabriel.Balderramas 15/05/2024minha estante
Não tinha parado pra pensar dessa forma, sobre o clímax ser logo no início sem melhora no decorrer do livro assim como a situação do Gregor

Alice.Mizrahy 14/05/2024

Maravilhoso
Simplismente perfeito, apesar do livro ser escrito em 1915 ele retrata exatamente oque acontece hoje em dia com algumas pessoas. No início você nao entende o objetivo do livro, porque o cara vira um inceto q mensagem q isso vai passar... mais depois, so lendo

LaraTavares 14/05/2024

Esse livro é tão triste, e quando você começa a pensar nas relações interpessoais nas situações da vida em que precisar da ajuda do outro é mais que necessário é angustiante, pois é nos piores momentos que veremos quem é quem e quem nós somos.

"Mas como isso pode ser Gregor? Se fosse Gregor, já teria entendido há muito que a convivência de pessoas com um animal desses não é possível e teria partido por vontade própria."

Vai ser difícil esquecer Gregor Samsa e sua inesperada metamorfose. Por fora um inseto monstruoso por dentro..., aí é melhor você ler pra descobrir.

Gabes_jpg11 14/05/2024

Eu enrolei mais ou menos um ano pra terminar essa obra
acordei de sonhos intranquilos e lembrei de terminar de ler ela