A Metamorfose / O Veredicto

A Metamorfose / O Veredicto Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


8945 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Carlinha 11/06/2024

Seria ele um animal, se a música o emocionava tanto?
A Metamorfose é um livro da literatura alemã publicado em 1915 e cujo autor é Franz Kafka. A história começa com o personagem principal - Gregor Samsa ? acordando de sonhos agitados e transformado em um inseto asqueroso.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção de início é que a primeira preocupação de Gregor ao ver-se transformado em inseto é como irá trabalhar desse modo. Ao longo da trama essa preocupação ganha significado ao leitor quando é possível observar o tipo de relação utilitarista que ele nutria com sua família: baseada em uma troca material vazia e sem afeição. Nesse sentido, é relevante chamar a atenção sobre um dos aspectos que se pode refletir a partir de A Metamorfose, que é a objetificação das relações.

Outro ponto importante é a própria animalização do sujeito. Na obra, Gregor se transforma literalmente em um inseto asqueroso, mas o seu processo de desumanização começa anterior ao cume dessa transformação. Apesar de não termos notícias detalhadas de como era a vida do personagem antes da metamorfose, é possível observar pistas de que ele desordenadamente vivia em função do seu trabalho e das relações superficiais que mantinha. Essa questão é importante para se pensar acerca do homem moderno e sua falta de tempo para suas próprias questões, desumanizando-se.

Entretanto, apesar de sua animalização literal em aparência, Gregor ainda nutria, mesmo que no fundo, a sua dignidade enquanto humano. Assim, podemos refletir que o valor da vida não é algo dado por terceiros, mas inerente à própria pessoa, por mais que esteja numa condição animalizante. Isso fica claro quando Gregor se emociona ao ouvir sua irmã tocando violino ? poderia ele se emocionar se fosse um simples animal?

A Metamorfose é um livro curto que, com olhar atento, pode suscitar diversas reflexões e debates. Em minha opinião, o leitor deve ler essa obra com olhar atento para que não se limite a ver apenas a história de alguém que se transformou em um inseto asqueroso, mas consiga captar a genialidade kafkaniana.
comentários(0)comente



Gustavo195 11/06/2024

Kafka não é um autor de linguagem mais simples pra ler, li recentemente o declínio de um homem e muitos aspectos de mudança n vida no personagem me fizeram pensar nesse livro.
comentários(0)comente



Andurin, o calvo 11/06/2024

Uma grotesca crítica ao capitalismo
A metamorfose conta a historia de um caixeiro viajante que acorda um dia transformado em um gigantesco inseto. Seu primeiro pensamento é o desespero de faltar ao trabalho, e sua trágica história se torna a de uma familia que dependia dele pra sobreviver tendo que se sustentar em um ambiente predatório enquanto um grotesco animal toma o lugar do primogênito da familia. É um contraste que entendi como uma crítica ao modo de vida capitalista quando mesmo ter sido transformado em um inseto gigante não justifica a sua ausência no trabalho precarizado de todos nós.
comentários(0)comente



Erika 11/06/2024

Metamorfose
Se tem uma coisa que existe a anos e anos são interpretações distintas sobre esse livro e eu não acho que todas façam assim tanto sentido
comentários(0)comente



Letícia 11/06/2024

Será que também sou um inseto monstruoso?
Por fim acabei me fazendo essa pergunta porque acredito que em algum momento da vida todos nos sentimos igual ao Gregor. Acho a proposta do livro interessante, rápido de ler, bem diferente por ser metáfora de ponta a ponta mas não serviu para mim. Gostei de ter lido, mas não teve o mesmo impacto que vejo outras pessoas sentirem ao ler.
comentários(0)comente



Thaise 10/06/2024

Muito bom pra refletir sobre como a sociedade trata os que de alguma forma são ?produtivos? a ela e o quanto despreza os que não são.
comentários(0)comente



Isaahzanardi 10/06/2024

Foi um livro muito gostoso de ler, acho que seria perfeito para uma tarde chuvosa em casa.
Há muito o que se refletir sobre as relações pessoais e aquilo que nos preocupa verdadeiramente.
Da um pouquinho de agonia, pelo menos inicialmente para quem não curte insetos, mas depois meio que isso acaba.
Me surpreendeu muito mesmo, esperava uma leitura complicada e ganhei um livro muito fácil de ler mas sem deixar de ser reflexivo
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gustavo.Radi 10/06/2024

A Metamorfose
"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso."

Talvez esse seja o melhor início de um livro que eu já li (com exceção da abertura de Memórias Póstumas de Brás Cubas). Esse livro tem uma mensagem que vai muito além do fato do nosso personagem principal se encontrar metamorfoseado como um inseto. Ele trata de assuntos cruciais que dizem respeito a época em que foi escrito, como o sustento trazido por Gregor e pela expectativa de sua família sobre a sua força de trabalho.
Este livro se trata de uma leitura necessária para todos aqueles que gostam de um bom livro.
comentários(0)comente



Cicero 10/06/2024

Faltou:
Empatia, compaixão e esforço.
Muito doloroso e angustiante ler e se imaginar Gregor metamorfoseado.
comentários(0)comente



Coquidré 10/06/2024

Não sei porque demorei tanto para ler esse livro. Ele é simplesmente fenomenal, e toda a demora foi compensada em uma leitura gostosa e bem rápida.

Acho que o principal motivo do gosto por esse livro é que todo mundo, em algum momento da vida, foi Gregor Samsa
comentários(0)comente



Danielle385 10/06/2024

A leitura do livro não é difícil, sendo até mais fácil do que imaginei. A narrativa, por sua vez, deixa vários pontos de interrogação ao longo do texto. Cada leitor pode interpretar a obra de maneira diferente. Na minha visão, o livro é uma metáfora para aqueles que são "úteis, amados e abraçados" enquanto conseguem oferecer algo aos outros. A partir do momento em que não se encaixam no que é considerado normal pela sociedade e até mesmo pelas suas famílias, são renegados e vistos como "monstros". Gostei muito do livro, e foi uma das leituras que mais me deixou reflexiva.
comentários(0)comente



NataliaLopes580 10/06/2024

Muita metáfora
Esse aqui me deu uma agonia grande, porque eu sou muito literal. Me senti na pele do Gregor ao acordar e não conseguir se mexer.

Sei que o livro trabalha com metáforas, mesmo eu sendo péssima com isso. O que eu posso dizer que entendi dessa leitura é que: "você só vale enquanto tem alguma serventia."

Achei a família dele horrível, principalmente a irmã dele.
Me deu raiva em alguns momentos, se vocês tiverem outra visão desse livro me falem, eu quero saber. Mas eu só consegui me prender a esse viés e o final também me deixou chocada. Eu tava esperando uma reviravolta, um final feliz, qualquer coisa, falam tanto desse livro que eu mesma me iludi.

Mas não me arrependo de ter lido, gostei até.
Mesmo indignada com o final e com a família do Gregor.

E sobre a metáfora (eu sou péssima, eu sei) me falem a visão de vocês, sério!!
Letícia 11/06/2024minha estante
Tive a mesma dificuldade que você e não consegui dar uma nota muito alta como vejo tantas pessoas fazer. A metáfora acontece de ponta a ponta, me deu agonia.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isabele.Gonzaga 10/06/2024

Reflexões sobre a humanidade
O que faz com que o ser humano seja superior? Racionalidade? Sentimentos? Compreensão ?
A metamorfose nos leva a refletir sobre essas questões.
Após acordar de um sonho agitado, Gregor percebe que havia se transformado em um enorme besouro, e que de agora em diante passaria a conviver com aquela situação, todavia agora precisaria mais do que nunca da sua família.
Um clássico com menos de 100 páginas, nos faz refletir sobre nossa humanidade e do que significa ser família e seu papel para com o outro.
A metamorfose merece toda a fama e toda a literatura que tem
comentários(0)comente



8945 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |