O Cavalo Amarelo

O Cavalo Amarelo Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Cavalo Amarelo

Bruna 30/10/2021

Raramente é UAU pra mim, mas foi bom :)
Divertidinho! Eu sempre fico curiosa pra saber quem foi o assassino, e como foi a situação e tal, mas não sei, em se tratando de Agatha nunca foi um desfecho que me deixa UAU. Acho curioso e fico instigada, mas nunca tem aquele impacto! Mas costuma ser um bom passatempo. Esse foi bacana, curti.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #204: A MORTE IMPOSSÍVEL
Alguma vez, você parou para pensar o nome de certo personagem? Por que o autor resolveu escolher aquele nome dentre tantas possibilidades? Será que é coincidência ou foi uma proposta ousada do autor?

Agatha Christie, a brilhante Rainha do Crime, sempre traz algo para me surpreender. Dessa vez, fiquei me questionando duas coisas que podiam parecer incoerentes ou simples acasos: por que o nome de seu narrador em primeira pessoa era Mark Easterbrook? E por qual motivo a escritora resolveu colocá-lo como historiador do Império Mongol?

Ainda que pareça não ter nada a ver com o enredo e o crime, tinha algo me incomodando. “Mark Easter Brook”, separado, pode muito bem dar algo como a marca, a Páscoa e o riacho. O que esses elementos têm em comum com a trama? Tanto o título quanto o crime possuem relações com a Bíblia.

Assim, duas coisas me chamaram atenção: o riacho pode ter muito bem a ver com a água e a sua correnteza, algo que afasta demônios e também trata de dar vida; e, não menos importante, a Páscoa é sobre a ressurreição de Cristo. Assim, em um romance que o título fala sobre o cavalo da Morte, por que não ressurgir com a vida e resolver o mistério? Talvez seja essa a marca do personagem. Ainda mais interessante é que o personagem estuda o maior império conhecido, mas, até hoje, não é o estatuto religioso que sustenta muitas das diretrizes do Ocidente? Pode não ser um Império como o de Khan, mas ainda assim conecta diferentes indivíduos de múltiplas nacionalidades (além de ter durado tanto tempo!).

Dessa maneira, o nome do personagem prenuncia – como uma prolepse, ou seja, adiantamento narrativo – que esse romance trata da ressurreição de um crime, além de ser sobre algo religioso: um padre – aquele que abençoa e afasta demônios, como o riacho – é assassinado depois da última confissão de uma vítima. E não é que se encaixa perfeitamente? Eles estão tentando salvar pessoas em risco também, vale lembrar uma outra possível leitura. Daí, senti que pensar tanto num nome não foi uma perda de tempo, pelo contrário, só mostrou como a escritora é sensacional.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-204-a-morte-impossivel/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-204-a-morte-impossivel/
MoniQue 11/02/2023minha estante
Gostei da curiosidade, como não entendo nada de religião, nem me atentei rs. Porem gostei muito dela ter usado o nome do bangalô de Everest rs

Natalia331 17/01/2023

Uma surpresa a cada página
Sempre que pego um livro da rainha, eu fico em dúvida e com receio de se vou entender o começo ou não, mas com a certeza que me sempre me impressionarei com o desenrolar da história e com o final.

As duas últimas obras que li foram sobre os mistérios resolvidos por Hércule Poirot e admito que fiquei um pouco "decepcionada", porque as duas histórias tiveram a mesma temática, ou seja, um assassinato em um local recluso e que há um número limite de pessoas a serem as assassinas. Talvez eu só dado azar de ler uma seguida da outra desta forma.

E estou muito feliz com o que li, não só pela criatividade com a ideia do assassinato, mas também pelas discussões acerca da modernidade e em como as situações consideradas como "impossíveis" são, após alguns anos, situações normais e cotidianas.

Fiquei basbacada com essa história e com certeza tem o meu coração agora.

yu !! 14/12/2021

epa
não entendi nadaKWKWWK dei duas estrelas sem saber do que se trata, demorei oito meses para ler e até hoje não entendi, tentei ver vídeos sobre e o final ainda é um mistério pra mim. não sei se consigo ler outro livro da agatha por conta desse, achei a escrita beeem entediante, me deixou de ressaca literária, ESPERO MUITO QUE EU CONSIGA LER OUTRO DELA SÉRIO :(((
Teté 14/12/2021minha estante
tive quase a mesma reação, demorei um tempão pra terminar, mas até gostei do final KKKKKKKnão deixe de ler outros livros delaa, o primeiro q eu li foi "Os crimes abc" e é MUITO bom, tenta ler elee (eu li 4 livros dela por enquanto, mas gostei bastante, no geral)

brenda575 30/03/2023

????
Primeiro livro que li da agatha christie e não poderia ter começado melhor, me prendeu do início ao fim e a leitura simplesmente fluia (sensação maravilhosa)
único lado ruim é o tanto de nome de personagens que vai aparecendo no decorrer do livro mas no fim a única culpada sou eu por não ter memória o suficiente p decorar tudo kkkkkkkkkkkkk

BRUNA 24/04/2023

Morno
Eu adoro os livroa da Agatha, mas esse eu levei uma eternidade para ler. Não queria nem saber quem matou só queria o fim. Achei meio enrolado para uma historia de apenas 200 paginas, obvio que o final surpreendeu, fazendo valer a leitura.
amanda.moulin 25/04/2023minha estante
Concordo totalmente. Foi o livro dela que mais demorei para terminar.

brauner.antonio 11/01/2022

O Cavalo Amarelo...
Não direi que foi uma decepção completa a leitura deste mistério. Mas infelizmente não me agradou. De qualquer forma, é muito bom ver comentários muito animados sobre este trabalho, desta que é uma de minhas autoras preferidas. Afinal, gosto é muito pessoal.
Particularmente achei a estória um tanto confusa, não me prendeu a atenção ou despertou minha curiosidade, e acabei terminando de ler mesmo pelo respeito e carinho que tenho com a autora.
Mas não foi a primeira vez que isto acontece com meus autores preferidos. Todos aqueles que mantem uma produção razoável de trabalhos provavelmente irá entregar algum que não nos agradará - até porque sempre haverá a comparação com aqueles seus livros preferidos, o que o leva a pensar que sempre poderia ter sido feito algo melhor do que aquilo que você acabou de ler.

Erisson6 04/06/2023

Bom mas poderia ser melhor
A trama é bem instigante mas considero o final problemático por não citar o que acontecera com três personagens.
Quel 22/06/2023minha estante
não?

Carla Foster 05/02/2022

Sempre uma surpresa
Seria mentira dizer que já suspeitava rs entre os outros livros da Agatha que li, esse foi certamente a narrativa que eu gostei mais e me cativou.

Quinho :) 10/02/2022

Ok!
Gostei desse estilo voltado para o sobrenatural, deu um ar mais sombrio ao Cavalo Amarelo, também temos a volta de Ariadne Oliver (uma conhecida, dependendo de quais livros você leu). O ritmo é o padrão da Agatha, o que é muito bom. Porém o enredo é fraco, não me prendeu muito, a investigação é jogada bem para o final do livro, são soluções que não parecem plausíveis, mas enfim. É um livro ok, bom para passar o tempo, mas é bem inferior aos que já li da Rainha do Crime.

Camila 06/01/2014

Onde questionamos o sobrenatural, e as constantes coincidências
Creio que o início e decorrer do livro não agradará muito aos céticos e provavelmente se possuírem paciência limitada, por exemplo, não prosseguirão com a leitura. Fiquei basicamente pensando em um certo "documento" que li anos atrás de um escritor de policiais que listava algumas regras para se seguir ao escrever romances do gênero, há um tópico que fala sobre aspectos sobrenaturais que não poderiam ser adicionados á narrativa pois ao leitor deve ser dada a oportunidade de resolução do crime e estes elementos não são facilmente deduzíveis. Obviamente que esses "documento" não é a Bíblia Sagrada destes escritores e a própria Agatha e muitos outros já deixaram de seguir vários tópicos, mas pra mim esta regra é muito válida, geralmente buscamos este tipo de livro pela lógica e demonstração de fatos,mas ai está um ponto, em todo o livro o protagonista se questiona sobre os fatos: poderiam elementos surreais também participar do mundo de fatos e lógicas? Por mais que essa questão filosófica seja válida, muitos ainda sim se sentirão ultrajados se a narrativa apegar-se á estes elementos.
Não me recordo dos muitos livros já lidos da autora, teria que reler vários para encontrar um com um crime tão bem executado, devo concordar que o final é surpreendente, mas eu fiquei um pouco intrigada com tantas coincidências que o protagonista encontrava, coisas do tipo:um desconhecido fala algo que tem haver com o mistério, um amigo de um amigo sabe de coisas relacionadas etc. É como esbarrar em pistas e isso me deixa realmente decepcionada, essas coincidências fazem as narrativas perderem um pouco a credibilidade, um bom romance policial não lida om muitas coincidências, ao meu ver.
Este é um livro não muito tradicional,a investigação se concentra no crime: Como esse crime é executado? e não o tradicional "Whodoniit" Quem fez isso? somente nos capítulos finais que há essa preocupação.
Não me centrei muito na história pois eu não quero dar spoilers, mas acho que basicamente o que posso dizer é que um Escritor é envolvido, quase que naturalmente por um mistério e junto com uma moça tenta desvendá-lo. Não sei fazer resenhas e muito menos resumir histórias, mas eu tinha que escrever algo sobre o livro, espero que tenham vontade de lê-lo, ele não é muito relevante na carreira da autora, mas vale a pena perder algumas horas para aguçar sua criticidade em relação ao gênero...

Paulo 13/10/2020

Achei um bom livro de suspense para uma leitura leve, mas Tb achei que deixou algumas coisas em aberto, como por exemplo o motivo do nome de Corrigan estar na lista encontrada com o
Padre, ou pelo menos não consegui compreender essa parte. Mas vale a leitura, como sempre Ágatha Cristhie cumpre seu papel como escritora e te prende com um belo suspense. O final possui um plot twis de maneira sútil.
breno 22/12/2020minha estante
Pelo o que é citado em uma parte do livro, uma parente do Corrigan havia morrido.

Laíss 22/06/2021

RESENHA - "O Cavalo Amarelo” / Agatha Christie
Uma mulher à beira da morte faz uma confissão ao padre local, e, na mesma noite, ele é assassinado.

O livro gira ao redor disso. Tenta-se descobrir qual o segredo da mulher, o motivo de o padre ser morto e os segredos que surgem no meio da trama.

💬 “Tudo depende do que se espera da vida. Mas o que mais importa é o que se deseja, a intensidade do desejo. Tantas pessoas fazem fortuna e não têm a mais vaga noção de como usá-la!”

Só vi críticas positivas dessa obra, mas não foi uma leitura que funcionou pra mim. Detestei o detetive, sempre que era um capítulo dele eu tinha vontade de chorar (não é o Poirot).

E, também, não foi algo fluido, demorei muito mais que o comum para ler um livro relativamente curto. No final fiquei tipo “é só isso?”; apenas um plot me surpreendeu, mas tudo bem

nic 22/06/2021

Esperava mais
Por ser um livro da rainha do crime, esperava uma grande história com uma grande revelação no final. Me decepcionei, mas continua sendo um livro bom, com um toque de romance entre os personagens, quebrando um pouco o ar de suspense.