O Cavalo Amarelo

Agatha Christie

Resenhas - O Cavalo Amarelo

Bookster Pedro Pacifico 01/06/2020

Verificado “O cavalo amarelo”, de Agatha Christie
Minha primeira obra da rainha do crime, finalmente! E terminei com um arrependimento: por que demorei tanto para conhecer o seu trabalho? Acho que eu tinha um “preconceito” inconsciente com as suas obras, devia achar que seriam livros mais simples, com o único objetivo de despertar no leitor a curiosidade para chegar no final da trama.

Como sempre, quem sai perdendo é quem tem preconceito! Ainda que você não curta a leitura, só lendo para ter alguma opinião... E nesse caso, eu li e gostei muito! Diferentemente do que eu imaginava, a trama de Agatha Christie é profunda e vai muito além de meras cenas de crime e busca pelo assassino responsável. O enredo consegue revelar críticas sociais, uma análise profunda da relação entre os personagens e, lógico, um suspense complexo, que te envolve na história.

Em “O cavalo amarelo”, temos um mistério coberto por uma penumbra sobrenatural. Um padre é morto após escutar uma confissão de uma mulher à beira da morte. Com ele, é encontrado uma lista de nomes de pessoas que não parecem ter muito em comum. Pessoas adoecem e morrem de forma repentina. Há a suspeita de que rituais celebrados por bruxas com poderes podem ser a causa disso… mas como acreditar no sobrenatural? Confesso que no início demorei um pouco para me acostumar com a forma da narrativa, mas logo fui absorvido pelo ritmo da autora.

Na verdade, acho que fiz bem em começar por “O cavalo amarelo”, que nem é uma das obras mais comentadas de Agatha Christie. Se já tive uma experiência tão boa nessa leitura, fico com a certeza que ainda tem muita coisa boa para descobrir em conjunto com essa autora de respeito! E fica uma lição que não falha: desconfie dos seus preconceitos, eles só te impedem de conhecer coisas novas!

site: https://www.instagram.com/book.ster
Thárin 01/06/2020minha estante
Adorei a resenha!! Li vários livros dela quando adolescente, depois li a obra completa de Sherlock Holmes, e posso dizer que esses livros foram responsáveis pelo meu detalhismo e capacidade de análise de situações de forma muito rápida, porque fui aprendendo um tipo de raciocínio diferente, maravilhoso!!

Estante da Mila 22/06/2020minha estante
Leia também É não sobrou nenhum

vanessamf 07/02/2021minha estante
Assista a minissérie recente que fizeram. Gostei bastante.

jessicazanella 13/03/2021minha estante
Foi minha primeira leitura da Rainha do Crime também, terminei hoje. Como posso ter demorado tanto para começar?

Suliany 22/12/2018

Impressionante!
A dama sempre espetacular.
História bem diferente do habitual, mas muito boa.
Um padre é assassinado após ir a casa de uma moça para a unção de seus pecados pós mortem.
Com ele são encontrados uma lista com sobrenomes.
A investigação leva a uma casa de sessões espirituais.
Bem interessante e final muito bom!!
Leo Moura 23/12/2018minha estante
Oi, Suliany, tudo bem? posso te pedir uma indicação de livro pra começar a ler Agatha? ano que vem pretendo conhecer essa autora

Suliany 23/12/2018minha estante
Oi Leo, tudo bem e vc? Obrigada por perguntar. Dama do crime é minha autora preferida. O melhor livro dela, na minha opnião, seria " O caso dos 10 negrinhos = 10 pessoas são convidadas a passar um final de semana em uma ilha e vão morrendo aos poucos.
Entre os mais queridos e realmente surpreendentes temos, também = "Assassinato no expresso do Oriente, O assassinato de Roger Ackroyd, Depois do funeral, A mansão Hollow, O misterioso caso de Styles ( seu primeiro livro) e Cai o pano ( seu último livro)"
Que felicidade poder ajudar!! Boas leituras :)

Leo Moura 24/12/2018minha estante
Sugestões anotadas! muito obrigado por compartilhar esses títulos. :)

Suliany 24/12/2018minha estante
Mgn, boas leituras Leo :)

dhoris 10/11/2021

A Humanidade do Mal
Com uma proposta sobrenatural, nos primeiros capítulos do livro eu sabia que a Agatha ia me fazer acreditar em uma teoria que seria desmentida no final.
Dito e feito, durante o livro é impossível imaginar o que de fato é a reviravolta. Mas isso não significa que é entediante, já que eu me entreti bastante com as tramas menores.
É fácil gostar do protagonista, não só dele como da maioria dos personagens. São personalidades intrigantes e bem desenvolvidas, e sobretudo, suspeitas.
O decorrer do livro em si foi bem agradável, mas não emocionante. O que fez do final uma quebra de realidade foi a tensão que a autora concentrou até esse momento. A revelação do mistério, a origem do nome do livro, o desenrolar (feliz?) da vida dos personagens e por fim, uma reflexão sobre o verdadeiro mal.
Faz todo sentido quando se olha numa perspectiva total do livro, que o foco era mostrar que a maldade é muito mais humana do que sobrenatural.
Rafa 11/11/2021minha estante
Quais livros você mais gosta da Agatha?

dhoris 12/11/2021minha estante
Até agora meus preferidos são E não sobrou nenhum e Noite sem fim, mas faltam muitos para ler ainda!

Rafa 16/11/2021minha estante
Noite sem fim eu não conheço, vou colocar na lista!

Michela Wakami 09/08/2022

Enganada de novo
Que história bem construída e que desfecho maravilhoso.
Enquanto estou indo, Agatha já está voltando.
Que mulher genial.
Karol Alencar 17/08/2022minha estante
Opaaaaaa

Michela Wakami 17/08/2022minha estante
??????????

Jooy 11/10/2021

Mais um livro na minha conta de lidos da Gatinha Triste ?
Como sempre, eu gostei bastante e, por incrível que pareça, achei que esse é o livro dela mais fluido que li até agora (embora todos que conheço sejam assim).

Sobre a história: aqui temos uma mulher que, a beira da morte, pede pra se confessar a um padre e entrega uma lista de nomes a ele. Logo depois, ele também morre. E assim adentramos no mistério para descobrir o que aconteceu a essas vítimas.

O assassino foi relativamente fácil de se descobrir. Lá pela metade do livro eu já tinha praticamente certeza de quem era e confirmei isso. Mas essa não é a única graça da história, pois temos um livro narrado principalmente em primeira pessoa, o que faz com que sigamos a linha de raciocínio do Mark Easterbrook e tentemos ver o mistério do ponto de vista dele. Foi legal seguir seu plano pra descobrir o assassino, ao mesmo tempo em que percebemos como ele lembra o Dr. Watson, parceiro do Sherlock Holmes, no sentido de que dispõe de algumas informações mas não chega a ser quem, de fato, vai desvendar tudo. Dessa forma também temos um livro mais permeado por diálogos e, talvez por isso, eu tenha tido essa impressão de ser mais fluido.

Além disso, como é de se esperar da Agatha, a obra tem várias críticas e comentários interessantes da autora. Nesse caso, sendo maioria os relacionados a ciência x religião, a questão das crendices e do ceticismo, as mudanças pelos quais o mundo vinha passando na época da Agatha e sobre a raça humana e sua crueldade. Outra coisa que gostei bastante também foi a presença de uma personagem chamada Ariadne Oliver, que é uma escritora e vez ou outra está fazendo algum comentário sobre a escrita ou sobre a vida, refletindo assim os próprios pensamentos da Agatha. Deixando a sensação de que a própria autora está falando.
Rodrigo 11/10/2021minha estante
Taí, gostei da resenha, nunca li nada da G.Triste e agora fiquei com vontade!

Jooy 11/10/2021minha estante
Muito obrigada. Fico feliz. Leia mesmo :)

Carla 27/03/2022

Muito engenhoso
Essa obra de Agatha, publicada quando ela já tinha 71 anos, traz uma história muito engenhosa que mistura misticismo, organização criminosa e alguns aspectos psicológicos sobre a auto sugestão à doenças.

Agatha estava bastante inspirado nessa trama.

Não há Miss Marple ou Hercule Poirot, mas a história nos revela um novo personagem, escritor, amigo da alter-ego de Agatha, Miss Oliver.

Vale a pena conhecer essa história bem diferente de tudo que já li da Rainha do Crime e o desfecho é surpreendente. Mais uma vez, fui feita de boba e não desvendei o assassino.
Thiago275 28/03/2022minha estante
Costumo dizer que esse livro é o "Cão dos Baskervilles" da Agatha rsrsrs

Carla 28/03/2022minha estante
Boa comparação!!! ?

Wane 20/03/2023

QUE IDEIA DE CRIME SENSACIONAL
É um misteriosinho muito gostoso e curtinho, com uma ideia sensacional de crime. Eu realmente me pergunto se isso não seria possível (juro que não vou por em prática).
Eu amei muito o livro, mas fiquei triste por não ter tanta profundidade no casal principal.
BlakByus 25/03/2023minha estante
O livro veio com página faltando, como sabe que o fim é bom? Em? Em?

BlakByus 25/03/2023minha estante
e não vem com "Comprei o ebook", ele é caro.

Fernanda.Calixto 15/03/2021

Cavalo amarelo ou Apocalipse...
O início do livro foi um pouco monótono, o que me deixou decepcionada por ser um livro de Agatha Christie... Mas foi só o início mesmo. O desenvolvimento da história é fantástico e, claro, que não poderia faltar as reviravoltas surpreendentes características dessa autora...

Foi o primeiro livro dela que li que não tinha como investigador Hercule Poirot, mas não deixou em nada a desejar.
Bruno 15/03/2021minha estante
O assassinato na casa do pastor, é outro que não tem Poirot. Foi o primeiro que li sem ele.

Fernanda.Calixto 15/03/2021minha estante
Já vai ser mais uma na lista então ?

Mi Rubin 03/04/2022

Sigo sendo trouxa até última página!!

Assim como Noite sem fim, achei a escrita muito atual e fluída. Mas dessa vez, com aquela quantidade de personagem que deixa a gente meio perdida rs

Mas adorei, pois mesmo sendo meio clichê, consegui me surpreender no final.
Valeu à pena!
Vanusa 03/04/2022minha estante
Eu amo ?

Thais Freitas 06/04/2022minha estante
sempre mts personagens kkk

DiegoFlaibam 06/07/2021

agatha christie + bruxas?
eu amo como a agatha consegue se reinventar de livro em livro com histórias incríveis e originais, e aqui não foi diferente. pra começar, minha teoria do plot do livro estava certa desde o começo da leitura rs eu tinha dois suspeitos na cabeça e um deles também estava certo. confesso que gosto quando a agatha me faz de otário no final dos livros, mas isso não implicou na experiencia num total. recomendo muito essa história.
Anna 07/07/2021minha estante
Diego, se puder ler recomendo "Um gato entre os pombos". É tão diferente quanto possa ser e final impossível de adivinhar!

DiegoFlaibam 07/07/2021minha estante
eu tenho ele aqui! espero ler esse ano ainda hahah

Murilo 23/02/2022

O que foi esse final?
Mais uma vez Agatha Christie me enganou. Uma história muito intrigante com personagens geniais, e com um final surpreendente.
Débora 23/02/2022minha estante
Agatha Christie e seus finais ???

Murilo 23/02/2022minha estante
Amoooo??

Fabi 12/06/2021

Agatha Christie é a rainha do crime e do plot twist.
Cothia 12/06/2021minha estante
Minha meta da vida é ler tudo o que ela escreveu, até porque o nome da minha filha é em homenagem a ela.

Fabi 12/06/2021minha estante
Somos dois com a mesma meta :D

yu !! 14/12/2021

epa
não entendi nadaKWKWWK dei duas estrelas sem saber do que se trata, demorei oito meses para ler e até hoje não entendi, tentei ver vídeos sobre e o final ainda é um mistério pra mim. não sei se consigo ler outro livro da agatha por conta desse, achei a escrita beeem entediante, me deixou de ressaca literária, ESPERO MUITO QUE EU CONSIGA LER OUTRO DELA SÉRIO :(((
Teté 14/12/2021minha estante
tive quase a mesma reação, demorei um tempão pra terminar, mas até gostei do final KKKKKKKnão deixe de ler outros livros delaa, o primeiro q eu li foi "Os crimes abc" e é MUITO bom, tenta ler elee (eu li 4 livros dela por enquanto, mas gostei bastante, no geral)

Wynny0 19/10/2021

Infelizmente me decepcionei.
O Cavalo Amarelo é um livro que é narrado por Mark Easterbrook, um escritor que inevitavelmente ouve falar sobre o Cavalo Amarelo, que seria uma casa aonde algumas mulheres fazem determinados tipos de magia.

Há capítulos que não sou narrados por Mark, que traz acontecimentos suspeitos na polícia de Londres, eles tratam de mortes inesperadas e, o assassinato de um padre.

Mark começa a suspeita de que haja interação do O Cavalo Amarelo com essas mortes que vêm ocorrendo, para isso, ele contata o investigador para compartilhar suas "superstições".

Ao se tratar de Agatha Christie, eu achei o livro bem ruim ? principalmente o desfecho ?, não tem um leve aprofundamento da vida dos personagens, nem mesmo do Mark, além disso, acontecem coisas que ? acredito que eram para ser "macabras" ? às vezes nem faziam tanto sentido para trama. O enredo não me atraiu, os personagens não têm aprofundamento e, pra ser sincera, achei o plot twist bem mixuruca.
Mathias 19/10/2021minha estante
Eu li Assassinato no expresso do oriente e não gostei kkkk