Boneco de Neve

Boneco de Neve Jo Nesbo

Resenhas - Boneco de Neve

Mell 18/01/2018

Bom, mas esperava mais do final...
Sabe aquele livro que vc gosta mto de ler? E se envolve com a história, fica preso nela, escrita que dá gosto, parece que está real num filme de investigação mas... não gostei do assassino ser a pessoa que foi. A imagem que é montada do detetive Harry é que ele é incrível, foda, inteligente, excêntrico mas isso faz dele tão bom. Se fosse tudo isso ele deveria ter desconfiado da pessoa em questão muuito antes, é óbvia a resposta, quem lê já consegue pescar algumas coisas. LEMBRANDO Q TUDO Q A GENTE SABE É TAMBÉM O Q O HARRY SABE, NENHUMA INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA PARA O LEITOR. Enfim isso não diminui a construção da história e o fato de ser um livro gostoso de ler, mas pra mim o detetive não é tudo isso, só muita pinta de marrento, Lobo solitário, ?tenho problemas com álcool? mais sou foda no meu trampo... pra no final ser meio burro

day 18/01/2018

confuso...
"Em breve virá a primeira neve.E então ele aparecerá outra vez.

O boneco de neve.E quando a neve sumir ,ele terá levado alguém consigo.O que você deve se perguntar é:" Quem fez o boneco de neve?Quem faz bonecos de neve? Quem deu á luz The Murri"?

Porque o boneco de neve não sabe."

O livro se passa em Oslo ,no ano de 2004...

Um boneco de neve é sempre colocado no jardim da casa de mulheres que somem...

Muitos crimes,com mulheres que só aparecem algumas partes do corpo.

Um mistério...quando a neve cai,sabemos que alguém vai morrer...

O protagonista do nosso livro é o detetive bêbado e maluco do Harry Holly.

Muitas vezes eu jurava que sabia quem era o assassino do livro,mas quando eu virava algumas páginas tudo mudava...

A escrita é um pouco confusa,muitos personagens para você ficar associando.

Porém o livro me prendeu bastante! Porque eu amo mistérios ,e esse assassino já estava me enlouquecendo.srsrrsrs

O final é super diferente do que eu imaginava ,porém me surpreendeu bastante .

Foi um final que gostei muito.

Enfim,eu gostei do livro,apesar de ficar um pouco confusa algumas vezes com tanta gente metida na trama.

Mas indico ,pra quem gosta de suspense.

Duda França 30/05/2024

Resumo do livro Boneco de Neve, do Jo Nesbø
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro Boneco de Neve, do Jo Nesbø.

?? Muitos desaparecimentos estão ocorrendo na Noruega, alarmando o investigador Harry Hole, já que pode ser algum serial killer. Pra completar, recebe uma carta do autointitulado "Boneco de Neve", sem saber do terror que estava por trás disso.

? A sua renomada equipe formada por Katrine Bratt e Magnus Skarre, entre muitos outros profissionais excelentes, investigam esse mistério analisando as provas dos crimes, recapitulando os últimos momentos das vítimas (Birte Becker, Laila Aasen e Sylvia Ottersen...), notando um padrão: mulheres casadas, têm filhos e são infiéis.

? Pressionada pela mídia, a polícia toma decisões precipitadas procurando culpados, afirmando até mesmo que Katrine é a assassina. Se bem que havia omitido uma informação: é filha do Grant Rafto "De Ferro", um investigador que conheceu o Boneco de Neve pessoalmente e, mais tarde, encontraram seu corpo.

? Hole se viu num verdadeiro iceberg: o bonequinho de neve aparecia, sutilmente, próximo às casas das vítimas, isso era apenas o topo. Concluiu, a muito custo, que se tratava de um médico que havia arranjado bodes expiatórios pra conseguir dados de DNA dos seus pacientes, sendo eles pais e filhos. Com os genes em mãos, sabia quem era filho de quem e então apareciam as casadas mentirosas.

? Um verdadeiro psicopata purificando essas famílias. Porém, esse detalhe mudou tudo: Mathias Lund-Helgesen, o verdadeiro Boneco de Neve, era o novo namorado de Rakel Fauke, mãe de Oleg e o único amor de Harry. Ou seja, seria outra vítima se nosso investigador protagonista não chegasse no momento certo para salvar a vida deles.

? No final, é revelado ao leitor a razão e o passado de Mathias: ele não tinha mamilos e sofria bullying por esse motivo, além de ter visto sua mamãe com um amante (na verdade era seu pai) logo no começo da história, quando era uma criança. Tudo isso mexeu com sua mente, criando um monstro.

? Se você gostou do resumo de hoje, vai adorar o livro. Uma narrativa longa na medida certa e bastante mistério em cada capítulo.

araujonei 13/05/2018

O boneco assassino.
Ufa! É sem fôlego que afirmo, sem medo, que Boneco de Neve é um dos melhores suspenses que já li (ou tive notícias). Quando soube da existência do Jo Nesbo, eu ainda estava no ensino fundamental. Sangue na Neve foi o primeiro romance que li deste autor, e na época não me agradou tanto. Porém, as coisas mudam...
Boneco de Neve segue a premissa clássica de cão e gato: um assassino psicótico mata mulheres por um motivo desconhecido e só um agente pode detê-lo. No caso, Harry Hole, nosso good cop da vez. Mas as semelhanças com outras histórias de policial acabam aí.
A mente maligna de Nesbo nos leva a um lugar que é a cara de filmes de terror, onde a neve sempre apaga os rastros dos assassinos, onde nenhuma pista fica, onde tudo pode ser escondido. As vítimas vão morrendo uma por uma, e cada vez que isso acontece, de uma forma mais brutal e mais grotesca que a outra, tudo tão macabro que uma simples geladeira pode ser o local de um assassinato.
São tantos plot twists, reviravoltas e tanta trollagem na nossa cara que chegamos a duvidar de nós mesmos. Ninguém está seguro, ninguém é confiável, ninguém é de ninguém.
Um dos livros mais incríveis que li. Um thriller único e assustador.

Edna 27/05/2018

Eletrizante
Boneco de Neve é o sétimo livro de da série Harry Hole, que é o inspetor da trama. Mas que você pode perfeitamente ler sem uma ordem. Esse é o meu primeiro contato com o Autor e confesso é um suspense trilhando desesperadamente pelo psicológico do leitor!
A história vai sendo mesclada tendo início com uma traição em um encontro clandestino em uma casa no alto da colina em meio à primeira neve do ano e vários desaparecimentos envolvendo mulheres casadas e sempre com o aparecimento de um boneco de neve nas proximidades.
O fato desperta o interesse do detetive da Divisão de Homicídios, Harry Hope um homem sagaz, experiente mas com seus defeitos humanos; quando recebe após os primeiros casos, uma carta assinada "boneco de neve"
As equipes de busca vão se aprofundando e destrinchando os casos e descobrindo que já vem acontecendo à décadas e com a chegada de Katrine que é uma mulher durona e disposta às últimas consequências pelo trabalho e que tem um objetivo e interesse bem pessoal no caso em pegar esse serial Killer.
Ambientado no inverno rigoroso da Noruega, o livro vai desvendando os horríveis crimes e prendendo o leitor, trazendo a cada capítulo uma nova visão do desenrolar dos fatos, e muitos serão suspeitos, muitos serão presos nas o boneco de neve continua a sua macabra perseguição de extermínio.
Um livro que te deixa extremamente dentro da história, com personagens tão humanos e cativantes que queremos desvendar juntos esses assustadores crimes e tão possíveis de ocorrer.
4.5/5

Ronaldo 09/06/2018

O início é desanimador, o autor divaga demais, desviando a narrativa para os mais diversos assuntos. Mas não demora para que a narrativa se foque no que mais importa que são os crimes, com descrições de virar o estômago. Os assassinatos são realmente macabros. Harry Hole também é um ponto super positivo na narrativa. Um detetive eficaz, que tem umas sacadas bem perspicazes. Como pessoa também simpatizei com o herói. Mesmo com seus problemas, o cara não é deprimido, pelo contrário, tem um lado irônico que lhe dá uma leveza. Conforme as conexões entre as vítimas do Boneco de Neve vão sendo estabelecidas a trama vai ficando bem interessante, aumentando a expectativa em saber quem é o assassino. Mas, apesar dessas qualidades, o livro não consegue ser tão empolgante quanto deveria. Os momentos finais são bem tensos, mas mesmo com toda aquela ação, personagens em perigo, perseguições, não me emocionei, não vibrei, não consegui torcer pelos personagens, mesmo simpatizando com o protagonista. Li mais pela curiosidade do que por envolvimento. Gosto de sofrer com os personagens e isso não aconteceu aqui. Sem falar que algumas cenas são bem forçadas. Um bom livro policial, com uma escrita madura e uma trama inteligente, mas não merece todo esse status.

Daiane.Favorino 09/06/2018

Boneco de Neve (Jo Nesbo) O que me interessou foi ser uma história de investigação e ser comparada a ?O Silêncio dos Inocentes?. É o meu primeiro contato com esse autor e posso falar que me surpreendeu...] A história nos apresenta Harry Hole que investiga vários homicídios ocorridos na Noruega, que têm uma ligação com bonecos de neve. Tentei desvendar o serial killer fazendo marcações, anotando nomes e fatos no decorrer do livro, mas só no final descobri e errei todas as opções. (Ainda bem que não trabalho com isso). É considerado um terror, mas pra mim foi mais um suspense muito bem construído.

Angel* 15/06/2018

Um autor que cresceu
Li as duas primeiras publicações Nesbo, O Morcego e Baratas, e confesso, me decepcionei. Muitos fatos soltos na história, personagens pouco interessantes, um detetive fraco, tudo bem, ele é alcoólatra, entendo, mesmo assim muito "verde" e uma narração confusa. Enfim, como quando todo mundo que começa a fazer algo não tem experiência mas tem a chance de crescer, resolvi dar outra chance e acabei comprando outros livros dele, porém, sem pensar em lê-los agora. Quando saiu o filme O Boneco de Neve decidi pular a sequência de publicação e ler este que é o quarto ou quinto dele, não tenho certeza. E que surpresa eu tive ao ter contato com uma história concisa cuja narração me prendeu da primeira até a última página, com reviravoltas inesperadas, mas assim, tudo muito coerente e nada de fatos soltos. Fiquei em suspense a história toda. Os personagens, mesmo os secundários têm uma força incrível, impactante. E o detetive Harry Hole teve uma presença impecável; também ele cresceu muito, se tornando um detetive mais consistente, ciente de suas dificuldades com o alcoolismo, mas muito maduro quanto ao que fazer e como fazer, demonstrando muito mais personalidade do que nos primeiros livros. Não sei, talvez ela já tivesse crescido entre os livros que li e este, mas... Valeu a pena insistir. Além dos gratificantes momentos de leitura, os de alegria em ver um autor que soube crescer e me conquistar como leitora. Recomendadíssimo. Agora vou assistir ao filme, preparada pra não encontrar taaantoooo quanto encontrei no livro, como de praxe. Nós leitores sabemos disso. bj da angel ;)

site: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/

Marci 25/06/2018

Livro cansativo no início, mas depois te deixa sem fôlego!

Comecei a ler o livro um pouco perdida, pois além de nos ser apresentados uma sequencia de personagens com nomes difíceis de gravar, o início é cheio de flashbacks que fica cansativo.

O livro conta a história do Detetive Harry Hole, que está investigando uma série de assassinatos com uma única ligação (até o momento), que é um boneco feito de neve em todos os cenários. Ele entra na investigação disposto à descobrir quem é o assassino. Quando você acha que vai se desenrolar e ficar uma ponta solta, você descobre que está errado e no final, a história toda é muito bem costurada!

Um livro para ler, sem medo!

SOBRE O FILME: Decepcionante! O filme é devagar e muitas partes são cortadas ou modificadas. Pra quem não leu o livro, fica meio perdido na história.

Letícia @sereia_literaria 04/07/2018

INCRÍVEL, um dos melhores suspenses!
?»Esse é o Sétimo volume da série escrita por Jo Nesbo, mas que pode ser lida de forma aleatória, pois a única ligação que os livros possuem é que ambos são protagonizados por um mesmo investigador. ?
? »Em ?Boneco de neve? nós acompanhamos a caça de Harry Hole, um inspetor encarregado de desvendar o caso de mulheres desaparecidas na cidade fria de Oslo, onde as mesmas encontraram um boneco de neve antes de desaparecerem, assim que a primeira neve do ano cai. ?
»Com uma narrativa em terceira pessoa, nos possibilita entender oque cada personagem sente ou pensa sobre determinados cenários ou acontecimentos. Além disso, a ampla visão dos envolvidos me fez ligar os pontos e aos poucos conectar as peças desse misterioso quebra-cabeça.
? »A escrita é bastante detalhada e complexa, nos fazendo parte da investigação e dos relacionamentos familiares do protagonista. ? ?
»Um ponto especialmente positivo do livro é o enredo nem um pouco previsível que o autor constrói. Ele foi capaz de me fazer desconfiar de todos os personagens e nem imaginar quem realmente foi o culpado, ou seja, fui facilmente enganada. ?
»Me senti a versão feminina de Sherlock Holmes de tão persistente que fui em tentar desvendar o mistério, resultado: Não consegui prever o final! »Para quem ama livros surpreendentes e de tirar o folego, que brincam com nossos sentimentos e com nosso psicológico, esse é o livro perfeito!
(5/5+?)

Kath 07/07/2018

Sombrio, realista e magistralmente montado!
Está aqui um livro que eu quis pegar antes de sonhar em ver o filme porque o trailer do filme me chamou muito a atenção, mesmo que eu não curta essa pegada grotesca de filme policial cheio de sangue. Contudo, depois que li o livro reconsiderei a ideia de ver o filme, não apenas por saber que ele vai ser muito mal feito, mas porque tenho medo de que pelo menos as mortes sejam sombriamente fiéis ao livro.

Boneco de Neve apresenta várias tramas distintas que são costuradas à trama principal de Harry Hole, um inspetor da Homicídios que tenta vencer o vício do álcool e é o único policial da Noruega que já prendeu um serial killer. Hole tem um passado meio obscuro podemos dizer e, pelo que pude entender, esse livro é o sétimo de uma série de dez, portanto, apesar de ser um caso totalmente diferente, esse personagem já foi construído nos livros anteriores da série o que torna nosso primeiro encontro - desvinculado dos demais - um pouco nublado. Sabemos que ele ainda é apaixonado pela ex, Rakel, que agora está em outra com um médico e pretende morar junto

Harry ainda é muito próximo de Oleg, o filho de Rakel, que considera tudo que ele diz e não parece ter a mesma proximidade com Mathias, o médico que promete ser seu futuro padrasto. Quando mulheres começam a desaparecer misteriosamente sem deixar qualquer vestígio, Harry se vê envolvido no que parece ser o assassinato perfeito, e apenas quando a cabeça de uma delas é encontrada sombriamente em um boneco de neve que as coisas começam a caminhar a passos lentos. Ao lado de Katrine Bratt, uma detetive obstinada e inteligente que esconde um passado sombrio, o caso das mulheres desaparecidas começam a se ligar ao sumiço de um ex-policial anos atrás, mas cada vez que Harry parece chegar perto do assassino este se esquiva das suas investidas e derrete como a neve com a chegada da primavera.

As investigações vão avançando e notei um padrão entre as mulheres que, a primeira vista, Harry deixou passar: todas elas eram infiéis aos seus maridos. Contudo, mais para frente ele consegue chegar a esse ponto ao determinar que tanto as gêmeas de uma das vítimas quanto o filho da outra não eram filhos de seus maridos, mas de um outro personagem da trama. Porém, as pistas que ligam esse personagem aos crimes também se mostram falsas e o verdadeiro assassino continua a matança brincando com Harry de gato e rato.

O livro é um verdadeiro quebra-cabeças cheio de personagens complexos que se interligam em algum ponto para formar um desfecho realmente inesperado e toda essa colcha de retalhos é tão bem costurada por Nesbø que nos vemos roendo as unhas em cada gancho que ele deixa de um pulo para outro no enredo. Sempre que pensamos ter pego o boneco de neve, sentimos a frustração de ter nossas especulações dissolvidas pela genialidade da trama criada pelo autor e, confesso, fui pega totalmente de surpresa no plot twist porque em nenhum momento desconfiamos desse personagem. Até mesmo o prólogo do livro parece inocente a primeira vista e somente quando o revisitamos é que conseguimos entender o tom sombrio que se esconde nas entrelinhas.

As personagens de Nesbø são bem atuais, gente com uma personalidade que se encaixa no vizinho do lado, no amigo de fim de semana, no criminoso do jornal. Além de trazer muitos planos de fundo históricos e curiosidades verdadeiramente interessantes (como o fato de apenas uma em cada cem pessoas ter sangue B negativo), ele cria um assassino serial inteligente, meticuloso, com um nível de habilidade digno do light de death note! E que, não fosse um insight de Harry em determinada situação, teria saído ileso dos seus crimes. Sem contar que tem muitas questões sociais implícitas que são secundariamente pré-debatidas no enredo como o abandono paterno e o aborto, além do liberalismo sexual feminino.

Em certos momentos achava a trama um pouco "seca", como se a história estivesse sendo contada por um apresentador de telejornal, mas já percebi que isso é muito recorrente comigo quando leio livros narrados por homens e escritos por homens (não sei a razão ainda), em algumas situações a narrativa é bem crua, mas o modo como a história é montado mantem o leitor preso nas páginas até o desfecho que, mesmo surpreendente e fechadinho, não supriu totalmente as minhas expectativas, todavia, do mesmo modo de Reconstruindo Amélia, Boneco de Neve é uma verdadeira aula de como escrever uma ficção policial magistral, bem montada e com personagens tão bem desenvolvidos que chegam a ser palpáveis. Mais que recomendado.

Leila de Carvalho e Gonçalves 14/07/2018

A Primeira Nevasca De Inverno
O cinquentão Jo Nesbo já fez um pouco de tudo na vida. De corretor de seguros a vocalista de uma banda de rock, sem dúvida, foi uma tumultuada trajetória até tornar-se um dos principais nomes da literatura policial escandinava.

Seu principal protagonista é Harry Hole. Com mais de dez livros, ele possui um passado tumultuado, bebe demais e é o único detetive na Noruega que fez um treinamento no FBI para capturar seriais killers. Para seus colegas, ele não passa de um sujeito violento com uma mórbida obsessão pelo assunto num país onde jamais ocorreu algum caso.

No entanto, essa história está prestes a mudar, quando uma dona de casa some sem deixar rastros e um misterioso boneco de neve aparece em frente de sua casa. Ao assumir a investigação, Hole e sua equipe não demoram a descobrir que já houve ocorrências semelhantes durante a última década em diferentes pontos da Noruega, curiosamente, tendo como cenário a primeira nevasca do inverno.

Com contornos macabros e um estilo cru e direto, Nesbo faz uma interessante alusão entre psicopatia e a estrutura de sua casa infestada por fungos como se a civilizada sociedade do seu país escondesse em suas entranhas mais ameaças do que as estatísticas apontam.

Transitando entre passado e o ano de 2004, a leitura merece atenção por conta das diferentes perspectivas narrativas. Se não bastasse, com muitas personagens, atenção aos nomes que soam estranhos, pois tanto são usados completos como só o sobrenome na intimidade.

Abordando a transmissão de doenças genéticas, o escritor conduz a trama com desenvoltura, ora lançando pistas, ora desviando a atenção do leitor. Com suspeitos muito bem construídos, é comum você ficar indeciso entre este ou aquele, mas descobrir quem é e qual a real intenção do culpado não é tarefa simples.

Enfim, essa é uma trama sem pontas soltas, um mistério difícil de largar. Garanto que depois dele, você jamais olhará para um boneco de neve sem sentir um frio na espinha...

"A neve no jardim refletia luz suficiente para que vislumbrasse o boneco de neve lá embaixo. Parecia solitário. Alguém devia ter colocado gorro e cachecol nele. E talvez um cabo de vassoura para segurar. Naquele momento, a lua despontou por detrás de uma nuvem. A fileira de dentes pretos apareceu. E os olhos. Automaticamente, Jonas prendeu a respiração e deu dois passos para trás. Havia um brilho nos olhos de pedrinhas. E eles não olhavam para o interior da casa lá embaixo. Olhavam para cima. Para o quarto dele. Jonas fechou as cortinas e voltou para a cama."

Mario Miranda 23/07/2018

Não é isto a Literatura?
Boneco de Neve cumpre o que pretende: entrega um livro que prende sua atenção ao longo de toda a história. O enredo gira em torno de um policial com uma vida pessoal relativamente fracassada que persegue um Serial Killer que ao longo dos anos tem matado diversas mulheres, todas elas casadas e com filhos.

A construção da narrativa é boa, te fazendo desconfiar de vários personagens ao mesmo tempo. O ritmo do livro é bom, uma boa concatenação de ideias e eventos - inclusive detalhes que aparentemente ignoráveis retornam em páginas seguintes como fatos importantes na perseguição - e um fim relativamente emocionante. Sem dúvida o livro daria um ótimo filme!

Não sou um leitor de Gênero Policial, sendo inclusive este o primeiro que leio tanto de Jo Nesbo, mas gostei. Não é um livro para se extrair conhecimentos, considerações, filosofias, mas sim para entreter! E não é isto - também - a Literatura?

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

Erica 27/08/2018

Boneco de Neve
??
No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.
??
Foi gente! Finalmente consegui terminar de ler! Boneco de Neve é o sétimo volume da série protagonizada pelo investigador Harry Hole, de Jo Nesbo, e quinto volume dela publicado no Brasil pela Editora Record. E foi meu primeiro contato com a narrativa do autor. Vou confessar foi uma luta terminar esse livro, acabei estragando minha experiência assistindo o filme primeiro, que na minha opinião é estranho, confuso e malconduzido. A narrativa do livro é em terceira pessoa, sucinta e precisa, estruturada de maneira ilustre para despertar nossas emoções nos momentos certos durante a leitura. Vimos o desenvolvimento do enredo principalmente pela visão de Harry Hole nosso investigador problemático e astuto. Mas não se engane ou melhor não se confunda, temos outros pontos de vista dos demais personagens e situações que dificultaram a memorização de todas elas. Graça a todas essas informações a leitura é interessante e envolvente. Até não conectar todas as peças e descobrir quem e o porquê dos jogadores não tem como parar. É impressionante a capacidade de Jo Nesbo em criar suas cenas de suspense em nossa imaginação e nos fazer sentir todas as emoções junto com os personagens. O livro é muito bem construído, o nosso assassino também. Não previ o desfecho que a história tomou e que final minha gente! Uma leitura que valeu a pena insistir, e merece destaque entre o gênero e por toda sua engenhosidade. Fui cativada e empolgada com as possibilidades de formular tantas hipóteses durante a leitura junto com o protagonista.
? Uma boa leitura a todos!