Rose Na Tempestade

Resenhas - Rose na Tempestade

1 | 2 | 3 | 4

Sabrina Castro 06/11/2013

Encantador!
"Devagar, deitou-se no celeiro sobre estacas perto das ovelhas, que se agitaram nervosas. Tornou a fechar os olhos e tentou sonhar seu sonho preferido, aquele com as ovelhas a mastigar ao ar livre no prado, a relva ondular ao vendo, brilhar ao sol."

Rose é uma Border Collie e, como o nome do livro sugere, é a figura central da história. A narração em terceira pessoa é através de seus olhos, alternando vez ou outra para seu dono, o fazendeiro Sam, ou muito esporadicamente para uma outra personagem. Ela é uma cadelinha inteligente e dedicada, que foi adotada por Sam quando ainda era um indefeso filhotinho. Desde então, Rose se tornou a companheira de trabalho inseparável do fazendeiro e está sempre alerta, com seu mapa mental da fazenda periodicamente atualizado e capaz de perceber qualquer que seja a mudança no local. Seja uma ovelha parindo, ou uma tempestade de neve terrível que se aproxima. Além de Rose, Sam tem outros animais na fazenda com nomes um tanto peculiares: A mula Carol, o galo Winston, o líder do rebanho de ovelhas, Blackface e Flash, o cachorro do mato que se torna membro da família após a nevasca.

Jon Katz nos apresenta a uma história cativante e intensa, na qual uma cadela demonstra toda sua coragem, confiança e amor para com a raça humana e as demais espécies. Mesmo sabendo que a tempestade de neve se aproximava, Rose recusou-se a ir com seu dono para longe da fazenda e ficou para proteger os animais. Ela sabia que os coiotes estavam à espreita e atacariam logo que eles estivessem fracos e debilitados por causa do frio intenso e da fome. Mesmo Sam tendo criado abrigos, ela sabia também que não eram suficientes, já que nunca vira uma tempestade de neve tão violenta. Determinada, Rose luta com todas as suas forças para mantê-los vivos, mesmo que custasse sua própria vida.

Este livro é uma verdadeira aventura, mas bem diferente do que estamos acostumados a ler. O autor coloca todo o seu conhecimento animal nas palavras e faz parecer que realmente estamos vendo através dos olhos de Rose. É uma perspectiva interessante, já que não é comum termos um animalzinho como o “contador” da história. A experiência foi bem positiva, fiquei comovida e emocionada com a jornada da cadelinha e todos os outros animais. Sentia a dor deles no meu coração e enchi os olhos de lágrimas pela perda de alguns. Na verdade, se tratando de animais sou uma manteiga derretida. Seja ele qual for. E como defensora da causa, me emociono facilmente com histórias relacionadas a eles.

Rose na Tempestade não é um livro que nos consome, que nos deixa sem fôlego, ou que nos faz devorar cada página, mas é uma leitura tranquila, daquelas de fim de tarde, ou de um dia frio que você fica debaixo das cobertas e pega um bom livro para ler. É surpreendente em certos aspectos, mas não do tipo que vai mudar sua vida. Porém, cada palavrinha cheia de afeto, amor e companheirismo entre Rose e Sam, ou Rose e os demais animais é encantador. Principalmente quando Sam se dá conta de que seus sentimentos por Rose não são apenas de alfa x membro da matilha.

"Sempre acreditava que cachorros eram cachorros, e não se devia vê-los como algo mais, agora, contudo, não sabia o que pensar. Parecia-lhe que Rose de algum modo salvara a maioria dos animais, a fazenda, e tratava-se de uma ideia que simplesmente ia além de sua compreensão."

A morte e a dificuldade eram rotina e uma parte inerente da vida agrícola. Porém, após ESTA tempestade Sam sabia que tudo seria diferente. Assim como a cadelinha. Rose na Tempestade é um livro leve, gostosinho e daqueles que se lê após uma bela de uma ressaca literária. Por essa razão, escolhi este livro após a leitura de Corações Feridos. Espero que estejam preparados para a neve. Agasalhem-se bem e boa leitura!

Joe Silva 07/11/2013

Rose na tempestade
Sabe aquele receio que você sente antes de ler um livro por não saber o que esperar dele? Pois é, minha leitura de "Rose na tempestade" de Jon Katz foi exatamente assim. Fiquei com muito medo de ler esse livro por ter como personagem principal uma cachorra e d o que poderia acontecer a ela, tendo em vista um outro livro onde um cachorro também é protagonista. Em livros, nunca me comovo com mortes humanas, torturas etc, mas se descreverem alguém pisando na pata de um cachorro eu já abro o bocão para chorar, já que os peludinhos são minha paixão. Mas arrisquei mesmo assim e li o livro.

Rose é uma cão pastora que vive em uma fazenda com o seu dono Sam desde filhote. Adotando aquele lugar como lar ela começou a mapear cada pedacinho da fazenda em sua mente e também todas suas obrigações. Rose sempre tinha tudo sobre controle e sabia resolver qualquer problema que estivesse ao seu alcance, como trazer de volta uma ovelha desgarrada, alertar seu dono sobre o nascimento de algum animal ou proteger os outros animais das raposas e coiotes que espreitavam o lugar em busca de alimentos fáceis.

Mas quando seu dono traz para casa outra pessoa a qual ela não está acostumada, seu mapa mental fica confuso com as novas coisas que acontecem dentro da fazenda e assim ela precisará se acostumar a esse novo humano para reorganizar as coisas para não fugirem de seu controle. Então, quando tudo parece se ajeitar, misteriosamente aquela pessoa desaparece deixando Rose ainda mais confusa, já que ela havia se tornado uma grande companheira de Katie.

Algum tempo depois, quando uma tempestade se aproxima, seus instintos ficam alertas e mesmo se esforçando para fazer seu trabalho da maneira mais perfeita possível, já que era isso que lhe dava prazer, existem coisas que vão além da capacidade de uma simples cadela para resolver. Mesmo assim ela vai até as últimas consequências para tentar encontrar uma saída e assim superar o impossível, demonstrando sua lealdade e amor ao seu dono.

Rose na tempestade é um livro delicado, cheio de emoções e com uma perspectiva bem original, já que na maior parte da história vemos tudo pelo ponto de vista da cadelinha e nos divertimos com seu pensamento lógico e muitas vezes mais organizados que o de muitos humanos por aí. Leitura recomendada :).

site: http://www.escrevendoaospouquinhos.com.br/2013/11/rose-na-tempestade.html

Bruna 07/11/2013

Quando vi este livro pela primeira vez, sem nem ao menos ler a sinopse já pensei: "Eu necessito conhecer esta história". Sou apaixonada por cachorros e logo de cara pensei que seria uma história parecida com a do gato Bob, onde o gato ajuda seu dono problemático a superar obstáculos.
Mas se você pensa que a história se repete, assim como eu pensei, está enganado. Rose é uma cachorra muito incrível, que trabalha na fazenda junto com seu dono, que também é muito trabalhador e dedicado, e é muito amorosa com todos que estão a sua volta, o que inclui os animais. Quando chega a época de inverno rigoroso e uma nevasca muito forte assola a fazendo onde vive com seu dono Sam, Rose se torna mais do que uma fiel ajudante, se torna a peça principal para que todos na fazenda consigam sobreviver. Rose nos mostra que um cachorro é muito capaz de compreender tudo que está acontecendo a sua volta e agir para que nada de ruim aconteça.
No início do livro achei a história bem parada e, até um certo ponto, bastante maçante. Mas com o decorrer da leitura você vai entendo que tudo aquilo que foi descrito no início é importante para que você entenda Rose e suas atitudes. Do meio para o final a história fica bem conturbada e nas páginas finais você tem quase um ataque de nervos para saber o que houve com Rose.
Um livro muito gostoso de ler, principalmente para quem adora animais.
Quando a diagramação e a capa, nem sei como comentar... simplesmente perfeitos. Capa com um cachorro lindo na capa, diagramação muito bem cuidada com detalhes de arte em páginas amarelas... não tem como não se apaixonar.

cotonho72 29/04/2014

Muito Bom!!!!!
Rose é uma cachorrinha de pastoreio da raça border collie, uma das raças mais inteligentes, (creio que junto com o pastor alemão), ela é muito determinada e está na fazenda de Sam desde que era um filhotinho, sendo que agora mantêm em segurança as ovelhas, galinhas, as vacas e demais animais da fazenda, pois sempre os perigosos e selvagens coiotes e as raposas a rondavam.
Quando Katie, a esposa de Sam, foi morar na fazenda, Rose não gostou muito da sua permanência no início, mas depois de algum tempo acabaram sendo boas companheiras. Num determinado dia Katie desaparece de uma hora para outro e a deixa totalmente confusa.
Uma tempestade de neve já era anunciada, o que deixava Sam preocupado, as tarefas da fazenda aumentavam ainda mais e agora além de manter os animais em segurança, tinha que mantê-los quentes e alimentados, mas controlá-los nessa situação torna para Rose uma tarefa mais difícil, pois os animais ficam mais agitados e desobedientes; mas os que eles não esperavam é que essa seria uma das maiores tempestades de todos os tempos e o maior desafio de Rose e Sam.
Rose tem um mapa mental que a orienta nas suas obrigações diárias, como avisar Sam sobre o nascimento de algum animal, trazer de volta uma ovelha desgarrada ou informá-lo quando uma está presa nas cercas.
A maior parte da história é narrada pelo ponto de vista da cachorra e alterna poucas vezes para o ponto de vista de Sam, de uma maneira muito bem elaborada.
O autor Jon Katz nos apresenta a uma história cativante e intensa, cheia de amor e lealdade, consegue de uma maneira sutil mostrar todo o potencial, habilidades e comportamento dessa raça de cachorro, já que ele tem um amplo conhecimento do assunto. No inicio da leitura demoramos um pouco para nos situar, mas depois a leitura flui de uma maneira que não nos deixa parar, o suspense aumenta a cada página virada, emoção, aventura e assuntos como dedicação, companheirismo, determinação e amor estão durante toda a leitura, um livro que recomendo.

site: devoradordeletras.blogspot.com.br

Ana Carla 30/11/2013

Pra mim, foi um presente ler o livro Rose na Tempestade, pois o livro é uma graça, belíssimo.

Ler um livro onde a história é contada pelo ponto de vista de um cão é extraordinário, principalmente se o autor tiver a sensibilidade de fazer esse romance bem feito, como o Jon Katz o fez.

Só lendo para sentir a emoção que senti e se você gosta de animais, a experiência será única. Se você não gosta ou não teve oportunidade de ter um animal de estimação vai se imaginar e querer ter um, pois a emoção transmitida em cada página é impossível descrever.

A história de Rose é demais. A fazenda de Katie e Sam é tão bela que nos faz fazer parte dela, de sentir todas as emoções que o casal e a própria Rose sentiam.

Uma graça, belíssimo, a emoção é inenarrável. Sem contar que me apaixonei pela Rose. Só não contem para os meus cãezinhos, pois eles são ciumentos, tá? (risos).

Gabi 16/12/2013

Rose na Tempestade é um livro com apenas dois personagens principais, sendo que um deles é a própria Rose, uma border collie muito inteligente e apegada ao trabalho na fazenda e ao seu dono, Sam; os personagens secundários que, em determinada parte do livro, ganham lugar na trama, são animais da fazenda. Sendo assim, o fato de o autor trabalhar com apenas um personagem “humano” e vários animais, deu, por vezes, um tom monótono à leitura, pois não houve muito movimento além dos desafios da fazenda e animais sobrevivendo às intempéries, fazendo uso apenas de seus instintos. Mas, antes de chegar a uma conclusão, vamos falar um pouco mais sobre a o que senti com esse livro – a história e sobre o que ela trata, em mais detalhes, pode ser conferida na sinopse, logo acima neste post.

A narração é feita em terceira pessoa e conta sentimentos de Rose e Sam. Eu adoro terceira pessoa, mas ler sobre os sentimentos de Rose foi um tanto esquisito, pois não estou habituada a ler pensamentos de um animal e não sabia em quem atribuir a voz narrativa. Além do mais, às vezes parecia que a própria cachorra contava a história, tamanha quantidade de detalhes na explicação, principalmente, dos pensamentos e raciocínios dela para sair de determinada situação.

Porém, todas as reflexões de Rose têm um pano de fundo realístico, no modo como sabemos que os cachorros percebem as coisas ao seu redor. Um exemplo é o mapa: Rose tinha uma espécie de mapa em sua cabeça, onde memorizava tudo o que havia na fazenda: animais, tratores, casas, objetos. Assim que um animal morria, por exemplo, ela atualizava esse mapa com um número a menos. Este mapa deu um nexo à história, ligando-a em pontos de acontecimentos que, para mim, foram ótimos para entender todo o livro. Apenas uma coisa confundia a cachorra: Katie era uma pessoa que ainda contava em seu mapa, mas Rose não sabia por que ela não voltava para casa…

Adoro histórias que envolvam neve, inverno e gelo, porém depois desse livro, talvez eu prefira o verão, sem as suas tempestades e temperaturas a -30 graus, que castigam tanto os animais e fazendas! A escrita é estranha em algumas partes. Não sei dizer se foi “culpa” do autor ou do tradutor, mas tive a sensação de que faltaram alguns conectores em algumas frases, entre as vírgulas. Isso não ocasionou problema de entendimento, apenas tornou a leitura de algumas frases um tanto mais complicada.

Para finalizar, essa é uma história de companheirismo, de ajudar o próximo, independente se ele seja um igual a você ou totalmente diferente. Rose mostra que o amor não tem limites e, mesmo em meio a tanto branco e gelo, sempre terá um coração bondoso e vermelho pulsando para lutar pela vida. Eu recomendo, pois a leitura é leve e, apesar de tudo o que eu disse, a história é linda e inspiradora.

site: Resenha publicada em: http://fluffy.com.br/2013/12/resenha-rose-na-tempestade/

Geeh 18/12/2013

Acho que já contei para vocês que amo livros sobre animais na resenha de "Um gato de rua chamado Bob" né? Pois é, eu amo, mas principalmente quando o animalzinho não morre no final, porque essa é a deixa para eu me debulhar em lagrimas, e esse é um fator que me deixa sempre temerosa em ler algo do genero, o final imprevisivel.
Quando foi anunciado o lançamento de Rose na Tempestade, eu não pensei duas vezes, já fui logo solicitando ele, e a leitura não poderia ser mais prazerosa.
Este é um livro super especial, pois a maioria dos autores relata historias de animais, mas pelo ponto de vista de um humano, mas Jon Katz fez diferente, grande parte do livro é narrado pela propria Rose, a cadelinha, e alterando em alguns poucos capitulos para o ponto de vista de Sam, o seu dono.
A principio a leitura pode parecer um pouco estranha, já que Rose é um animal e vê o mundo de forma diferente, e apesar de ser extremamente esperta, não destingue palavras e sentimentos, tudo é separado por ela de forma sistematica, mas com um enorme sentimento de amor e lealdade, apesar de a propria não definir com essas palavras.
O mais incrivel neste livro, é a sensibilidade do autor de captar os sentimentos dos animais e os compreender tão bem. Jon traduziu os sentimentos de um animalzinho de forma fantastica, enfatizando o amor mutuo entre animais e humanos, até mesmo entre os proprios animais, sendo eles selvagens, domesticos ou de trabalho.
A historia começa contando o cotiano de Rose, uma cadelinha da raça Border Collie, que é adotada por Sam, um fazendeiro.
Quando Sam adotou o filhote, seu primeiro pensamento foi: "Não vou ter tempo para treina-lá, vai acabar se tornando um animal de estimação." Mas assim que deixou de ser um filhote, Rose aprendeu apenas por instinto qual era a sua função na fazenda, arebanhava as ovelhas e carneiros, protegia Sam das vacas quando ele ia alimenta-las. Aos poucos Rose se tornou o braço direito de seu dono, focada sempre no trabalho e na sua obrigação de manter os outros animais a salvo.
Mas Sam acabou se casando com Katie, e aos poucos Rose também se tornou um animal docil e companheiro. Quando Katie adoeceu, Rose era a sua mais presente companhia, passava dias e noites vigiando sua humana, mas de uma hora para a outra Katie sumio de seu mapa mental, apesar de sentir o seu cheiro em todos os comodos da casa. Mas o fato de não mais ter a companhia de sua dona, não impedia Rose de continuar a seguir a rotina que estava acostumada.

"Katie costumava esperá-la ali. Sentava-se no velho tronco de carvalho e sempre tinha um pedaço de pão para Rose.Mas hoje, nada de pão e nada de Katie."

Certo dia a meteriologia anunciou que embreve uma tempestade de neve cairia sobre a cidade, e que todos os fazendeiros da area deveriam ficar em alerta, pois a neve prometia cobrir tudo e todos que estivessem desavisados. Sam e nem Rose estavam preparados para o que estava por vir, a neve que começou a cair repentinamente logo cobriu tudo, a congelar a agua dos animais e a comprometer a sobrevivencia do rebanho. Em uma tentativa desesperada de evitar que o celeiro desabasse sob o peso neve, Sam sofre um grave acidente. O que será de Rose e da fazenda agora que seu humano não pode mais ajudar. Quem liderará esses animais famintos, sedentos e desesperados? Será que Rose conseguirá abandonar as suas funções de cão pastor para salvar a sí mesmo da violenta tempestade?

Ao iniciar a leitura eu fiquei um pouco intrigada com a forma como o autor coloca o ponto de vista de Rose, como se ela fosse um animal independente e com pouco sentimento, tanto com os animais e com o seu dono. Cães, assim como a maioria dos animais sabe expressar sentimento melhor do que muitos humanos, e o fato de ele colocar Rose apenas como um cão de trabalho me deixou um pouco brava e com vontade de desistir da leitura.Mas o autor corrigiu isso logo em seguida, e aos poucos Rose foi se tornando um personagem mais sensivel, e apesar de autor manter a ideia de que animais são apenas animais e não pessoas da familia, aos poucos podemos notar que o que ele escreve não condiz com a sua afirmação.
Rose na Tempestade é um livro sobre amor, confiança e acima de tudo, sobre lealdade, tanto de animais para animais, dos animais para com os humanos e dos humanos com os animais. Ou seja, amor mutuo entre todas as especies.
É estranho o fato de que ao terminar a leitura você vê Rose de uma forma mais humanizada do que o proprio Sam, e durante os capitulos nos quais ponto de vista do humano é colocado, o leitor torce para que a narrativa mude logo para a Rose.
Outro ponto crucial na historia, é a procura incessante de Rose por Katie, a mulher de Sam, que não chega a ser um personagem ativo na historia, mas que tem uma grande importancia no enredo e no desenvolvimento da trama, já que o leitor sabe o que aconteceu com ela, mas Rose não.
Este é um livro lindo e emocionante, é uma leitura leve e fluida, os fatos se desenvolvem de um modo tão intenso, que você só percebe o quanto a leitura mexeu com você no momento em que lê a ultima frase. Uma leitura indispensavel para quem gosta de animais, e até mesmo para quem não gosta (existe alguem que não goste? eu acho que não.), pois Rose é incrivelmente esperta, que em certos momentos poderia se passar por um protagonista humano. hahaha.
Apesar da minha implicancia inicial com o autor, e o fato de não concordar com a "tradução" dos sentimentos de um animal que ele faz, devo admitir que ele tem um completo entendimento com animais, e é visivel o seu amor por eles.
Este livro é uma obra completa, com uma revisão bem feita, uma capa maravilhosa, e uma diagramação super fofa, com capitulos separados por cãezinhos, paginas amareladas e uma fonte bem agradavel para a leitura.
Enfim, este livro é uma otima leitura, transmite o amor incondicional de um animal, e o quanto homem e animal se completam, de diferentes formas e situações.

site: http://www.guardiadameianoite.com.br/2013/12/resenha-rose-na-tempestade-jon-katz.html

Lina DC 03/01/2014

O livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de Rose, que vive há seis anos na fazenda de Sam, pois foi adotada aos dois meses de idade. Sam é um homem calado e taciturno, que perdeu alguém que amava muito e tornou-se introspectivo. Em alguns momentos, conversa com Rose ou às vezes sozinho, durante o trabalho na fazenda.
Rose é uma cadelinha com habilidades incríveis: seu talento nato de realizar um mapa na sua cabeça permite que saiba onde estão todos na fazenda: Blackface, o líder das ovelhas e seu rebanho, Brownie, o gigantesco touro, as gatas Eve e Jane, Winston, o velho galo com uma postura altiva, a mula Carol e tantos outros animais. Todos os dias Rose e Sam dirigem a fazenda com punhos e patas de ferro, até que uma grande tempestade acontece e muda completamente a situação dos moradores da fazenda.
O livro conta com descrições detalhadas da fazenda, seus habitantes e peculiaridades. A escrita do autor é surpreendente, pois consegue fazer o leitor entender os sentimentos dos animais, quase como se eles estivessem falando conosco. Até mesmo os animais "selvagens" tem uma história própria, como se fornecesse ao leitor explicações para os seus atos.
A trama é bem desenvolvida, mas graças ao detalhamento das cenas e personagens e por quase não ter quase diálogos, em alguns momentos se torna um pouco pesada. De qualquer maneira, é um livro gostoso de ler, principalmente para os fãs de obras que tem como protagonistas animais heroicos e carismáticos.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um excelente trabalho. A capa é lindíssima e está totalmente relacionada com a trama.

"Ela parecia ter um tipo de mapa da fazenda dentro da cabeça, uma imagem de como tudo tinha de ser. Sempre que algo estava errado ou fora do lugar, um animal doente, uma cerca derrubada, um intruso, ela sabia no mesmo instante, e chamava a atenção para o fato, farejando, latindo, andando em círculos. Parecia a Sam que Rose atualizava constantemente o mapa". (p. 10)

09/01/2014

Rose na Tempestade foi uma leitura bem diferente das que estou acostumada, tendo como personagem principal a cadela Rose, uma esperta e eficiente pastora que ajuda seu dono, Sam, na fazenda em que ambos moram. Apesar de, obviamente, não poder ser contada por um cachorro, o narrador preocupa-se em nos contar a forma como Rose percebe o mundo ao seu redor, dando um toque "Sessão da Tarde" à história.
Toda a percepção de Rose é cuidadosamente descrita e é quase como se fôssemos guiados através dos olhos da cachorra por tudo o que acontece na fazenda, desde os acontecimentos mais cotidianos, como o nascimento de algum animal, até outros mais interessantes, como o encontro com animais selvagens que costumam circunda a fazenda.
Quando uma terrível nevasca se aproxima, Sam precisa garantir que todos os seus animais tenham alimento e abrigo pelos dias horríveis que se seguirão. Rose está disposta a ajudá-lo e compreende muito bem quando há trabalho para se fazer. Mas a preocupação em manter o seu sustento deixa Sam vulnerável quando a tempestade chega, impiedosa.
Rose sente que tudo está mudando, mas não consegue lidar com o dono teimoso, restando-lhe apenas segui-lo e ajudá-lo no que puder. Até que um terrível acidente coloca suas vidas em risco. Isolados por metros e metros de neve, com nada além dos próprios animais de companhia e nenhum deles com habilidades médicas, Rose precisará de muita determinação, coragem e toda sua habilidade para salvar a ela e a Sam antes que seja tarde demais.
Essa cadelinha não medirá esforços para continuar tomando conta de sua fazenda, do seu dono e todos os animais que sente ser sua responsabilidade. Mesmo que isso custe a própria vida.
Rose na Tempestade foi uma leitura um tanto sem graça, principalmente por descrever com tanto afinco o que, teoricamente, se passaria na cabeça de um cachorro. A princípio, não me convenceu toda essa descrição de atitudes e pensamentos; não que eu duvide que cães são animais extremamente inteligentes, principalmente os de pastoreio, só fiquei um pouco incomodada por estar parecendo mais um daqueles filmes de animais que vemos na televisão.
No entanto, conforme avançamos na narrativa, percebemos que há muito mais do que a luta de um animal para manter tudo aquilo que o cerca. Mesmo cética, consegui entender o que o autor estava querendo passar. Os esforços de Rose e Sam para manterem não só a fazenda com o pouco que podiam fazer, como também um ao outro mostra o quanto o companheirismo entre cachorro e fazendeiro foi essencial para que o trabalho pudesse manter-se, mesmo quando o clima tornou-se intransitável.
Tornou-se uma leitura diferente e conseguiu minha atenção mais pelas ações e cuidados que Sam e Rose não mediram esforços para manter com a fazenda e os animais nela do que pela narrativa em si. Claro que ela foi o principal meio pelo qual fui inserida na história, mas esse ponto, particularmente não me impressionou.
Gostei bastante do exemplo de companheirismo, proteção, amor e perseverança. As circunstâncias eram extenuantes e cada vez mais perigosas por conta do mau tempo, o que forçava animais selvagens a procurar por abrigo e comida, mas, mesmo assim, Rose não desistiu de defender um só minuto seu lar e sua família. Se fosse uma pessoa, a superação do mau tempo, por si só, já seria uma grande história; mas sendo um cachorro, a sobrevivência e determinação destacam-se ainda mais.
A leitura foi meio lenta, mas a mensagem muito reconfortante. Rose na Tempestade é uma leitura indicada para os amantes de animas, principalmente, mas também para aqueles que estão em busca de uma leitura diferente e emocionante sobre até onde iria uma cadelinha para proteger o mundo que conhece.

site: http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2014/01/resenha-rose-na-tempestade-jon-katz.html

Felipe Miranda 22/01/2014

Rose na tempestade - Jon Katz por Oh My Dog estol com Bigods
Talvez o ponto mais forte de toda a estória seja o fato da narrativa em terceira pessoa pertencer à uma cadela e um ser humano. É divertido, delicado e inusitado. Eu diria até que Jon Katz é um gênio por descrever tão convincentemente as reflexões e conclusões que a cadelinha pastora Rose chega a formular em sua cabecinha tão esperta. Não que ela entenda o que seu dono Sam fale, mas ela reage a tons de voz e gestos. Ela o compreende.

A característica mais notável em Rose é sua determinação, ela não tem tempo para carinhos, não gosta que ninguém a toque. Em sua mente ela constrói um mapa que permite saber onde cada coisa se localiza e funciona. Quando algo sai do lugar ou está errado ela é a primeira a perceber, e com ou sem a ajuda de Sam ela resolve à sua maneira. Rose é um misto de cão pastor com border collie e servir aos humanos é seu maior prazer, ela é leal, responsável e absurdamente corajosa. Admirada por fazendeiros da região, sempre é chamada para trabalhos extras que realiza com louvor demonstrando seu valor. Nunca fugira, recuara ou deixara de fazer seu trabalho. E acreditem, sempre há trabalho a ser feito na fazenda, a lista de dificuldades que já enfrentaram é enorme, gansos agressivos, carneiros reprodutores desenfreados, vacas em fuga, raposas e coiotes invasores, gatos selvagens ferozes, guaxinins raivosos... Rose sempre bolara um plano. Há animais que apenas a ignoram, são aqueles que não precisam de sua supervisão ou não estão sujeitas à sua autoridade, como as gatas Eve e Jane e o antigo galo Winston. Os demais a respeitam e funcionam aos seus olhares penetrantes e comandos latidos. Rose ajuda os animais no esforço de manter as delicadas tarefas internas da fazenda em andamento.

Seu dono Sam sente-se perdido e confuso. Após a morte de sua esposa Katie, um pedaço de si morrera junto, ele perdera a família que esperava ter e não sabia se encontraria isso novamente algum dia. Ele não dispõe da mesma energia que antes, não está seguro em recomeçar tudo novamente. Sem Katie, sem planos. As dificuldades da fazenda podem ser extenuantes, as responsabilidades de administrá-la sozinho são desgastantes e Sam precisar livrar-se dessa pena que sente de si mesmo. Dessa barreira que não o permite ir em frente.

E entre tantos problemas já comuns na rotina de uma fazenda, a tempestade não prevista até pelos meteorologistas vem para agravar ainda mais a situação. A nevasca longa e rigorosa testará instintos e trará perigos inéditos e outros já conhecidos se intensificarão. Os animais da fazenda estão entrando em pânico enclausurados em celeiros e galpões, mas sem dúvidas não resistiriam ao frio descampados lá fora. A água está congelada, a comida acabando e um covil de coiotes está prestes a invadir e atacar a fim de garantir sua sobrevivência. Rose tinha seu trabalho, mas comida era o trabalho dos demais ali. Sam e Rose correm perigo, eles não podem perder a fazenda mas precisam colocar suas vidas em primeiro plano... Vocês se surpreenderão com a quantidade de pequenos e grandes problemas que surgem em uma situação como essa.

É quase impossível não se cativar pela estória, caso você não goste de animais talvez ache enfadonho, mas é lindo ver a bravura de Rose e seus esforços para manter a fazenda funcionando e os animais vivos. O relacionamento da pastora com Sam é tocante, eles se respeitam e se amam de um modo único que apenas os animais podem proporcionar. Algo que me tocou bastante durante a trama foi o fato de Rose não ter visto Katie ser lavada após morrer, e como a cadela se guia por cheiros também, ela passa o enrendo todo a procura de sua dona, relembrando os momentos que passavam juntas e sentindo sua falta. É triste e deixa a estória mais emocionante. Rose não teme a morte, ela está acostumada a perdas e isso talvez explique a sua impulsividade em defender a qualquer custo os animais diante de qualquer perigo fatal. Um cachorro selvagem que se aproxima e passa a fazer parte da fazenda esconde segredos e laços com a destemida Rose... A leitura é mais que recomendada!

"O dono que ela conhecia, cuja rotina e cujos comandos definiam cada dia de sua vida, parecia ter sido soprado para longe pela tempestade, levando a vida previsível e definida que ela conhecia." Trecho da página 125

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/01/resenha-rose-na-tempestade-jon-katz.html

naniedias 07/03/2014

A história de Rose, uma cadela com um grande senso de responsabilidade.
Bom.

Como não cair de amores por Rose?!
Rose é uma border collie (aquele cachorro que pastoreia ovelhas) que trabalha na fazenda de Sam. O fazendeiro a trata apenas como um cachorro de trabalho e a cadelinha também só aprecia esse tipo de tratamento.
Mas quando uma inesperada nevasca atinge a região, as coisas começam a mudar. Principalmente porque a nevasca se transforma em uma grande tempestade e a vida cotidiana da fazenda se vê completamente abalada na nova realidade. Apenas Rose será capaz de auxiliar Sam e os animais a passar pela difícil experiência.

Rose na Tempestade é um bom livro, mas não é incrível, inesquecível ou nada do tipo. É uma leitura interessante, que vale a pena, mas comum. Principalmente por não ter um grande clímax ou um grande problema para ser resolvido.

A escrita de Jon Katz, todavia, é muito gostosa.
O autor tem uma narrativa bem calma e leve, que insere o leitor no meio de sua história e consegue mostrar em detalhes os sentimentos de Rose. E isso sem humanizar a cadela.
Aliás, segundo a orelha do livro, Jon Katz é apaixonado por cachorros mas não defende o tratamento humanizado que eles recebem atualmente. E isso transparece em seu livro. Rose é uma cadela, pensa como uma cadela, age como uma cadela e é tratada como o cachorro que é.
Devo dizer que, como uma dessas pessoas que humanizam o seu bichinho (sem exageros), achei um pouco fria a maneira como Sam tratava a sua Rose. Desejei em diversos momentos que fosse um pouco diferente, mais afetivo, mais próximo e, por que não admitir, mais humano. Tenho uma cadelinha aqui em casa e não consigo me ver tão distante dela.
Não quero entrar no mérito da discussão de quem está certo ou errado. Mas as atitudes de Sam com sua cadelinha me causaram estranhamento!

Além disso, é importante ressaltar que Sam e os outros animais da fazenda não são mais do que personagens secundários. Profundamente retratados pelo autor (inclusive alguns animais de fora da fazenda que aparecem durante o correr da história), mas ainda assim secundários.

Rose na Tempestade é um livro sobre uma cadela que consegue cuidar de uma fazenda durante uma forte tempestade. Mostra toda a força, coragem e senso de responsabilidade do animal.
É uma história gostosa de ler e bastante diferente.

Nota: 6

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

Naara Janeri | @Diariosdeleitora 14/03/2014

Achei um pouco repetitivo, e nao gostei do modo como a historia eh contada do ponto de vista da cachorra.

Paula 31/03/2014

Narrado sob o ponto de vista de Rose e com pouquíssimos diálogos, Rose na Tempestade, de Jon Katz, conta a história de Rose, mistura de cão pastor com border collie, que está com Sam desde filhote, há seis anos. Rose é uma cadelinha que trabalha duro na fazenda lado a lado com Sam. Seu trabalho e esforço deixam o dono extremamente satisfeito.

"Ela parecia ter um tipo de mapa da fazenda dentro da cabeça, uma imagem de como tudo tinha de ser. Sempre que algo estava errado ou fora de lugar, um animal doente, uma cerca derrubada, um intruso, ela sabia no mesmo instante, e chamava a atenção para o fato, farejando, latindo, andando em círculos. Parecia a Sam que Rose atualizava constantemente o mapa." (p. 10)

Sempre focada em seu trabalho, protegendo a fazenda como se fosse sua, Rose vê seu mapa mudar drasticamente. Primeiro, com o sumiço de Katie, que procura todos os dias na casa da fazenda e pelos arredores e, mesmo sentindo-lhe o cheiro em toda parte da casa, não consegue colocá-la no mapa, mesmo assim, ela ainda está lá. Segundo, uma grande tempestade se aproxima.

"Um senso de prontidão estendera-se pela fazenda e em sua criaturas, uma quietude, uma formalidade, talvez. A notícia sobre a tempestade circulara entre os animais por meio de um entendimento próprio, algo que Sam vira muitas vezes antes. Os animais se agrupavam e erguiam o focinho e as orelhas para o céu. Os olhos abertos, vigilantes. O sentimento se alastrara para os bois e as vacas, as galinhas e os carneiros, para Carol, a mula, as gatas do celeiro. Chegou até a se estender às três cabras, criaturas incômodas, vorazes, que suscitavam motivo para desafiar Rose toda vez." (p. 30 e 31)

Sam e Rose precisam preparar a fazenda e proteger os animais para a maior tempestade que já viram, além de permanecerem fortes, enquanto fora da casa da fazenda tudo fica completamente branco e o controle do tempo e do espaço escapam.

Confesso que no início da leitura de Rose na Tempestade pensei em desistir, não me empolguei, simpatizei... mas no decorrer da leitura fui cativada pela história, bastante original, e pela narrativa sutil.

Jon Katz consultou cientistas de comportamento animal para compor essa bela história, o que a torna bem convincente. Rose na tempestade não é o tipo de livro "OMG! Como bichinhos são fofinhos!". Sob o ponto de vista de Rose observamos o comportamento dos animais da fazenda, como Winston, o galo, Blackface, líder das ovelhas, Brownie, o gigantesco touro jovem, entre outros, e Carol, a mula, que acaba por revelar uma das cenas mais emocionantes do livro. Observamos também o dia-a-dia de uma fazenda, os coiotes que circulam por lá atrás de alimento e acabamos nos deparando com um cão selvagem que possui uma história.

Rose na Tempestade traz uma história de bravura, lealdade e heroísmo, cercada por uma aura de misticismo. Um livro que emociona por seu aspecto espontâneo e natural.

site: http://electricbeans.blogspot.com.br/2014/03/resenha-premiada-rose-na-tempestade.html

Fun's Hunter 17/04/2014

Rose na Tempestade
Lembrou-se de seu fiel amor por Katie quando adoeceu. Rose não era apenas um animal que ele precisava para administrar a fazenda, era tudo o que ele tinha.
Pág 153

Enquanto espera uma tempestade muito forte que se aproxima, Sam vai preparando sua fazenda para suportar os dias terríveis que estão por vir. É nesse contexto que conhecemos a protagonista, Rose, uma Border Collie apaixonante. Auxiliando Sam nos afazeres da fazenda, ela mostra toda sua inteligência e amor incondicional por seu dono.
Algo que gostei muito no livro, foi que o autor, Jon Katz, soube muito bem descrever o agir de Rose, pois, em momento algum humanizou demais as suas ações. Digo isso porque, pessoalmente, não gosto de história de animais com atitudes humanas. Sabem essas historinhas de filme do tipo: cão que joga bola ou macaco que pratica snowboard?

Rose e Sam passam o dia todo cuidando da fazenda e enfrentando seus conflitos interiores. Ambos sofrem com a despedida de Katie. Sam porque sabe que ela não retornará e, Rose porque não a viu partindo e, sua imagem,assim como seu cheiro, permanecem em sua memória.

Pág 47

O ápice da história acontece quando a tempestade mostra sua verdadeira força. É aí que Rose mostra toda sua inteligência e coragem. Com momentos tristes e também de alegria, o autor consegue desenvolver uma bela história de amor, coragem e, acima de tudo, lealdade.
Com muitos acontecimentos emocionantes e imprevistos, Rose e os demais animais da fazenda, além de Sam, vivem uma aventura marcante e empolgante.

Par finalizar, gostaria de comentar o excelente trabalho e a feliz escolha da capa desse livro. Sinceramente, é uma das mais bonitas dos livros que possuo. Gostei, não só pelo "destaque cachorrinha", mas, principalmente pela imagem na parte inferior da capa. Ela ilustra perfeitamente o amor e lealdade de Rose pelo seu dono em meio às dificuldades vividas.
Nos demais quesitos, a Novo Conceito foi simplesmente perfeita a meu ver. Adorei cada detalhe do livro e espero que cheguem à mesma conclusão que eu. Esse vai ficar em destaque na minha biblioteca.

Boa leitura!

site: http://www.funshunter.com/2014/04/ResenhaRoseNaTempestade.html