A assinatura de todas as coisas

A assinatura de todas as coisas Elizabeth Gilbert

Resenhas - A Assinatura de Todas as Coisas

1 | 2 | 3 | 4

Raffafust 23/06/2014

Você conhece Elizabeth Gilbert? O nome pode não lhe dizer muito, mas se lhe disse que ela é a autora de Comer, rezar e amar? Livro queridinho de dez entre nove mulheres, esse é o segundo livro da autora que chega em minhas mãos. Queria exatamente tirar a péssima impressão que tive ao ler o livro famoso, sim, você não leu errado! Não curto mesmo Comer , rezar e amar.
Felizmente a leitura desse foi bem mais prazerosa. Gosto de personagens de época, me encanto com histórias fortes como essa. A história de Alma Whitaker , uma mulher que nasceu em 1800 , nos Estados Unidos. Logo no primeiro capítulo nos deparamos com a ignorância da época de que importante não era ter saúde mas sim beleza. O nascimento de Alma que deveria ser festejado depois de sua mãe ter perdido outros bebês, não foi, porque Alma não era bonita.
Em seguida a utora para explicar que a protagonista tinha muito dinheiro nos mostra a história de seu pai Henry, um homem muito frio que venceu na vida, que teve amor por botânica mas que sofreu nas mãos de um malvado inglês que o fez rodar o mundo todo atrás de plantas exóticas para seu jardim. Esperto ele consegue fazer eu próprio negócio com as espécimes em que consegue e desvincula do ex chefe. Rodando o mundo ele conhece na Holanda sua esposa Beatrix ( mãe de Alma) , uma holandesa que logo aceita ir embora para os Estados Unidos com ele onde tem uma vida farta graças as vendas das plantas.
Muito do livro foca em tipos de planta, com fotos e tudo, a autora fez uma viagem ao mundo botânico porque nos explica muita coisa que nem achei necessário.
Alma não teve muito amor dos pais, sua mãe preferia gostar mais de sua irmã adotiva Prudence do que dela, seu pai também não era muito fofo não.
A menina se torna uma moça e uma ótima botânica mas continua tendo uma vida meio azarada, como todo romance histórico, ela ama quem não lhe quer, casa com outro ( Ambrose Pike) , aí se apaixona por esse outro, mas ele tem um segredo, ela faz de tudo para salvá-lo, se afasta por amor.
Enfim, a história é bem sofrida mas é bonita, a escrita da autora é na medida certa para os dramalhões históricos mas a herança botânica de pai para filha ( por sinal o pai vive bastante, 90 anos! Para época era mais coisa ainda) chega a dar sono tanta explicação sobre plantas.
Sinceramente a autora não me convenceu muito com Alma, mas claro que torci para a felicidade dela o livro todo.
O livro é longo, é para ser degustado, não é uma leitura rápida e com a grande quantidade de personagens merece uma atenção especial.
CPF1964 14/02/2023minha estante
Comprei hoje por 5 reais. Sua resenha já me desanimou.....

Raffafust 16/02/2023minha estante
Por 5 reais a minha resenha está maravilhosa! Vc deixa de ser implicante hahahha

CPF1964 16/02/2023minha estante
???

CPF1964 16/02/2023minha estante
1 euro pô...

Vivi.Montarde 13/09/2018

Cansativo
A impressão que eu tenho é que esse livro poderia ser resumido pela metade. E ainda assim ficaria aquém do esperado. Muitas páginas desnecessárias, que não acrescentaram muita coisa e só serviram para deixar a leitura arrastada e cansativa.

O início é interessante e promissor, mas depois a história se torna muito chata.

Uma pena porque havia gostado muito de dois outros livros dessa autora: Comer, rezar e amar e Comprometida. Portanto, esperava que também fosse gostar desse, o que infelizmente não ocorreu.

Sinto que faltou dinamismo no enredo, não há grandes acontecimentos e a leitura ficou bem monótona. Em algumas partes achei tudo muito estranho e pensava: da onde a autora tirou isso?

A mensagem que o livro passa nem foi grande coisa também, porque há livros cansativos mas que nos passam uma mensagem legal para refletir.

Enfim, a história toda não compensa essas quase 600 páginas. Tive vontade de abandonar a leitura várias vezes, mas como me recuso a fazer isso com qualquer livro eu insisti. Porém vontade não faltou rsrs
Charlene.Roncolatt 13/09/2018minha estante
Você também leu muitos livros top esse ano, isso ajuda!

Vivi.Montarde 13/09/2018minha estante
O padrão vai subindo né Chay rsrs
Mas mesmo assim, o livro é muito fraco mesmo.

Mila.Mesquita 14/09/2018minha estante
Caramba...

Lai Rocha 10/07/2020

Não sei como dizer o quanto esse livro é bom
Faz dias que venho pensando em como escrever essa resenha e ainda não me sinto capaz (risos). O que posso afirmar é que esse livro me mudou profundamente, mas fez isso de uma forma muito sutil, com quem ensina pelo exemplo, nos faz rever nossas atitudes e pensamentos. Esse é um livro absurdamente difícil de indicar, não tem grandes pontos, não tem uma grande história nem um contexto majestoso, mas é maravilhoso! Ele vai te conquistando aos poucos e no final você apenas o ama. Eu realmente não consigo me expressar ao falar desse livro kkk
Saulo.Bicalho 12/07/2020minha estante
Ei Claudia, tudo bem? Que legal sua resenha, me interessei pela leitura! Ainda não li nada dela, agora imagino por onde começar. Um abraço

Lai Rocha 12/07/2020minha estante
Vale muito apena a leitura, apesar de ser um pouco arrastada.

cris.leal 07/07/2017

Um pouco cansativo...
Em uma entrevista, a escritora Elizabeth Gilbert disse que nos últimos anos se tornou uma apaixonada por jardinagem e por isso resolveu escrever um romance que abordasse a temática plantas. Pesquisou e concluiu que poderia escrever sobre a exploração e o comércio botânico que ocorreu no século XIX. Descobriu uma lista de incríveis botânicas mulheres. A botânica era a única ciência na qual as mulheres eram aceitas no século XIX, porque era considerada algo feminino. Elizabeth sentiu que tinha de escrever sobre uma botânica mulher e assim nasceu o romance "A Assinatura de todas as Coisas".

O livro conta a história de Alma Whittaker, uma mulher nascida no início do século XIX, na Filadélfia, e que dedicou a vida à botânica, dando ênfase ao estudo dos musgos. Uma mulher à frente do seu tempo, determinada, curiosa, inteligente, apaixonada por seu trabalho, desiludida no amor e muito solitária

Primorosamente pesquisado (três anos de estudos, segundo a escritora) e apresentando uma personagem principal bastante crível, o livro passeia pelo mundo: Londres, Filadélfia, Peru, Taiti, Amsterdã e ao longo do caminho vai apresentando diferentes culturas e personagens: missionários, abolicionistas, aventureiros, astrônomos, capitães do mar, sonhadores, gênios e loucos.

Confesso que esta leitura me cansou um pouco, não pela história em si (amei a protagonista!), mas pelos excessos de informações, de explicações técnicas, de nomes científicos de plantas, etc. Por isso demorei para concluir o livro. Muito diferente de "Comer, Rezar, Amar" da mesma autora, que li num piscar de olhos.

site: http://www.newsdacris.com.br/2014/01/eu-li-assinatura-de-todas-as-coisas.html
Aracele 24/04/2021minha estante
Estou tentando empurrar este livro goela abaixo. Muito cansativo.

cris.leal 25/04/2021minha estante
Entendo bem o q vc está passando.?

Greice Negrini 20/12/2013

Um romance de época capaz de te fazer querer estar lá!
Henry Whitaker é um homem que foi obrigado a passar por muitas privações por conta de um poderoso homem de Londres, que o fez viajar mundo afora para ir atrás de espécies botânicas que não existia naquela época em sua fazenda em Kew e como este homem era compulsivo por novas espécimes, fez Henry encarar doenças, frios terríveis e calores insuportáveis ara ir atrás de plantas que pudessem deixá-lo cada vez mais rico.

Mas Henry foi mais esperto e decidiu seguir seu próprio extinto. Juntou seus conhecimentos e o que havia colhido de espécies e primeiro rumou aos lados quentes da Ásia para criar plantações que dessem grandes lucros. Ao fazer isto, foi até a Holanda achar uma boa esposa para que criasse uma família feliz nos Estados Unidos. Conseguiu conquistar Beatrix, uma mulher inteligente e que queria ir embora de sua terra o quanto antes.

Ao chegar na Filadélfia, todos logo ficaram sabendo de Henry, o grande e rico empresário que sabia como fazer negócios e que tinha uma grande fazenda com todos os tipos de plantas. Lá criou estufas para o estudo de plantas medicinais, remédios e tudo o que pudesse enriquecê-lo ainda mais.

Foi quando Alma nasceu. A menina que aos olhos do pai era uma menina feia, desengonçada e que não chamava a atenção, mas que se mostrava completamente inteligente e com uma capacidade intelectual sem comparações. Aos poucos Alma foi aprendendo línguas, aprendendo sobre as plantas, sobre o mundo, mas sem sair de White Acre, o nome da fazenda onde vivia. Não precisava, o mundo ia até eles. Pessoas das mais famosas estavam sempre por lá. Mas Alma queria mais, ansiava por todo o conhecimento do mundo e aos poucos foi se tornando uma grande botânica.

Até o dia em que uma menina de sua idade, prestes a correr risco de vida foi adotada por sua família. Prudence não tinha seu dom nem sua inteligência, mas conquistou sua família com sua afabilidade e doçura.

Após a prematura morte de sua mãe, George Hawkes, o grande amor de Alma resolve casar-se com sua melhor amiga e partir seu coração, ao mesmo tempo em que Prudence, sua irmã, casa-se com seu professor abolicionista e quebra toda a vida da família. Alma se encontra sozinha novamente. Se dedicou imensamente ao estudo dos musgos, publicando livros e contos, mas isto não bastava.

Até que um famoso pintor surge em seu caminho. Ambrose Pike era um anjo. Logo se apaixonaram e se casaram. Mas Ambrose tinha um grande problema que foi descoberto em seguida e o que Alma poderia fazer para encobrir tudo seria mandar Ambrose para as antigas plantações de seu pai no Taiti.

Após a morte de seu pai, que resistiu aos mais de 90 anos, Alma precisava saber o que havia acontecido a Ambrose Pike, já que sua morte havia sido anunciada. Seu coração ainda batia por aquele homem. E assim Alma decidiu viajar o mundo e nunca mais voltar.

O que sobraria para Alma? O mundo fora cruel e o destino poderia revelar grandes segredos. Mas Alma estava preparada.

O que falo sobre o livro:

Este livro é bastante longo com suas 515 páginas. No início achei ele meio parado porque parecia que nada saia do lugar e que a história não iria de desenrolar de uma forma graciosa. Ele tem uma bela propaganda por ter sido escrito pela autora de Comer, Rezar, Amar mesmo eu não tendo lido este livro.

Quando aos poucos as ideias começam a se encaixarem é simplesmente impossível parar de ler o livro. Demorei acredito que uma semana para lê-lo pela quantidade de páginas e pela falta de diálogos e por ser um livro totalmente descritivo e narrado pela querida Alma. Mas como é lindo.

Inicia pelos anos de 1760 com o nascimento de seu pai e logo vai pulando para alguns anos seguintes até chegar ao nascimento de Alma. e o que mais me fascina é o quanto a autora pesquisou sobre tudo, sobre as doenças, sobre as descobertas das décadas, sobre a crise abolicionista, sobre a guerra, sobre as crises. Eu amo este tipo de história em livros e como o mundo foi percorrido durante este período.

Certamente cada personagem tem seu estilo de ser. Um pai duro e que briga com todos à volta. Uma mãe que não aceita desigualdade e uma filha que não sabe nada sobre as coisas à volta pois nunca saiu da chácara onde vive.

Tenha a oportunidade de se jogar nesta leitura e viver num momento maravilhoso. É algo para se guardar no coração. Elizabeth me conquistou e Alma me fez ver que o mundo é muito maior do que o que se tem em nossa volta!

site: www.amigasemulheres.com
Peônia 23/09/2015minha estante
Linda resenha!

Virginia 29/01/2014minha estante
Sim, uma vida plena a de Alma, ainda que muuuuuuito pouco ortodoxa, e talvez por isso mesmo tão fascinante!!

Anna Bonniee 08/12/2017

Horrivel!
O inicio da história começou bem, contando sobre a vida do pai de Alma. E que vida interessante esse homem teve. Mas a personagem central, Alma é chata, sem graça e frívola, e acaba conhecendo um cara exatamente assim; Juntos eles sonham em ser uma planta. Quando cheguei nessa parte PAREI!!!!!! Estava ruim, mas fui aguentando, até que essa parte foi a gota d'agua.
Natche 31/12/2017minha estante
Parei aí também. :|

Vanessa Vieira 26/04/2016

A Assinatura de Todas as Coisas - Elizabeth Gilbert
O livro A Assinatura de Todas as Coisas, da autora best-seller Elizabeth Gilbert, nos traz um romance histórico mesclado por desejo, ambição e amor, com uma protagonista à frente de seu tempo e sedenta por conhecimento. A autora alcançou sucesso mundial com seu livro de não-ficção "Comer, Rezar, Amar", que tratava-se de uma espécie de autobiografia e que inclusive virou filme com a Julia Roberts no papel principal e confesso que foi uma grata surpresa conhecer um romance tão soberbo e delicado de sua autoria, com uma escrita primorosa e rica em detalhes.

Alma Whittaker nasceu na virada dos anos 1800, nos Estados Unidos. Filha de um botânico conceituado e ambicioso, Henry Whittaker - que construiu sua fortuna na Filadélfia com o suor do próprio rosto -, Alma sempre foi uma criança curiosa e inquietante. Criada com rigor pela mãe Beatrix, de origem holandesa, a jovem acabou compartilhando da mesma devoção que o pai e se dedicou ao mundo das ciências naturais com afinco, principalmente no que concerne a botânica de musgos.

Porém, mesmo vindo de uma família abastada e sendo uma jovem inteligente e instigante, é visível que falta algo na vida de Alma. Solitária, reservada e desiludida no amor, Alma conhece Ambrose Pyke, um jovem desenhista de orquídeas que, assim como ela, é fascinado pelo mundo ao seu redor e todas as suas vertentes. Dá-se então início a um relacionamento intricado e trágico, que a levará até o outro lado do mundo em busca dos segredos de Ambrose e que também lhe proporcionará uma verdadeira e íntima jornada sobre sua própria natureza...

A Assinatura de Todas as Coisas se mostrou um dos trabalhos mais sublimes e primorosos de Elizabeth Gilbert. Para compor sua trama, é notável o quanto a autora mergulhou fundo no tema e trouxe com minuciosidade de detalhes um enredo envolvente e arrebatador, magistralmente trabalhado. Conhecemos a história de uma mulher determinada não só a descobrir os segredos do amor, como também do mundo que a envolve, percorrendo uma jornada que a leva dos Estados Unidos para os mares do Pacífico Sul, onde irá desvendar coisas íntimas sobre si mesma e se ver no meio de uma das maiores descobertas do século. Narrado em terceira pessoa, de forma rica e detalhada, o livro nos apresenta um leque de personagens idealistas, que vão desde a missionários, abolicionistas e sonhadores excêntricos.

"Existe um limite de tempo para manter seus entusiamos trancafiados no coração antes de almejar dividi-los com um alma afim."

O romance se inicia nos contando a história de Henry Whittaker, um jovem ambicioso e curioso, vindo de uma família humilde da Inglaterra, que se torna um dos homens mais ricos da Filadélfia no século XIX. Sua riqueza se erigiu da sua paixão pelo mundo natural e de sua busca incessante por conhecimento, características estas herdadas por sua filha Alma. Alma é uma mulher forte e impetuosa, que faz de tudo para realizar os seus intentos, tantos os mais obscuros quanto os mais simples. Sua aparência nunca foi das melhores e ela sempre foi desprezada por todos ao seu redor devido a sua ausência de beleza, enquanto sua irmã adotiva, Prudence, a possuía em toda a sua plenitude. Mesmo sendo uma espécie de "patinho feio", o pai sempre a teve em grande custo, pois venerava sua inteligência e o fato de se enxergar dia após dia na própria filha.

Alma passa por muitas descobertas e uma das que mais a marcam é acerca do amor. Não só o amor do homem pela mulher, mas o amor fraternal. O amor que faz uma pessoa arriscar a vida para salvar a outra, protelar seus sonhos em virtude de alguém e até mesmo se sacrificar pelo bem-estar de sua família e daqueles que lhe são queridos. Em meio a tantas descobertas pelo mundo científico e natural, ela busca com cada fibra de seu ser as respostas para alguém se abnegar em vista de outrem e de se sacrificar com um sorriso no rosto. Sua jornada é emocionante, árdua e repleta de surpresas, sendo um dos ápices do livro.

"Às vezes a beleza precisa de uma pitada de omissão para nascer da forma devida."

Em síntese, A Assinatura de Todas as Coisas é uma obra mágica e cativante, repleta de sentimentos, descobertas e surpresas. Mais do que um romance, se mostrou uma verdadeira jornada de autodescoberta, reflexão e intimidade. A capa é tão singela quanto o seu enredo e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo

site: http://www.newsnessa.com/2016/04/resenha-assinatura-de-todas-as-coisas.html
Kelly 03/11/2016minha estante
undefined

Pripec 05/01/2014

Uma obra brilhante!
“A assinatura de todas as coisas“ conta não somente a estória de vida de Alma Whittaker, mas também nos dá uma ótima noção de como a Ciência Natural foi se desenvolvendo no decorrer dos anos 1800 descrevendo processos científicos , teses e vários cientistas/naturalistas da época.
É nítido o quanto de pesquisa foi necessário para escrevê-lo com tamanho detalhe e envolvendo diversas culturas diferentes.
Quem leu “O garoto no convés”, vai fazer várias ligações e ter lembranças dele lendo este livro.
Para conhecer Alma, uma das personagens principais, é necessário conhecer como sua família se formou.
Muito curiosa é a história de seu pai Henry que na infância foi muito pobre e de como acumulou tamanha fortuna e conhecimento sobre botânica, de como conheceu sua mãe, Beatrix, uma holandesa muito instruída e com muito conhecimento sobre plantas também.
Elizabeth nos conta durante todo o livro a trajetória da brilhante pesquisadora, Alma,que desenvolve uma tese pioneira,após uma vida inteira estudando musgos e a experiência de viver com os taitianos. Acaba por não divulgá-la, receosa por não ser perfeita. A autora nos traz a tona Charles Darwin e faz uma comparação com os estudos e descobertas de Alma.
Existe também uma discussão sobre natureza, ciência, religião, divindade, sobrenatural, espiritual e misticismo.
É impossível não colocar apenas um trecho para dar noção desta discussão:
“Vou lhe dizer por que temos essas mentes e almas incríveis, Srta. Whittaker, ele continuou como se não tivesse escutado. “Nós as temos porque existe uma inteligência suprema no universo que deseja uma comunhão conosco". Essa inteligência suprema anseia ser conhecida. Ela nos chama. Ela faz com que nos aproximemos de seu mistério, e nos concede essas mentes dignas de nota, a fim de que tentemos alcançá-la. Ela quer que a encontremos. Quer se unir a nós, acima de tudo”.
Ao terminar o livro, fiquei com várias perguntas na cabeça e acredito que por um bom tempo não vou obter respostas. Adoro este artifício de autores que nos fazem refletir sobre processos interiores que nos traz ao autoconhecimento.
Vivi intensamente a vida de Alma Whittaker e é impossível não sentir saudades dela logo depois de ler a última página.
Foi minha primeira leitura de 2014 e com certeza estará entre os cinco melhores livros no final deste ano.

Bruna 07/02/2014

A Assinatura de Todas as Coisas
A Assinatura de Todas as Coisas começa devagar. Ambientada na Filadélfia dos anos 1800, a história de Alma Whittaker inicia-se antes mesmo de a personagem nascer, contando a luta de seu pai, um jovem humilde, até tornar-se um dos botânicos mais ricos dos Estados Unidos. Passadas as setenta primeira páginas, o enredo começa a envolver, fazendo com que nos tornemos realmente íntimos de Alma, vivendo com ela cada fase de sua vida.

A minha expectativa com relação a esse livro era realmente alta. Esperava algo tipo Comer, Rezar, Amar. Embora não tenha gostado muito de Comprometida, também de Liz Gilbert, acreditava que a primeira ficção fosse realmente surpreender. Não surpreendeu tanto. O livro é muito bem escrito, a história bem desenvolvida e tudo mais, no entanto, achei um pouco cansativo. Há momentos que a leitura se arrasta, há fatos que, pra mim, não fizeram muito sentido, apesar de o contexto geral ser delicioso.

Alma conquista o nosso coração. Terminei o livro admirando profundamente a personagem.

É um bom livro e indico a leitura pra quem não espera mais um Comer, Rezar, Amar.

site: http://elegancee.com.br/2014/02/07/a-assinatura-de-todas-as-coisas/

Blenda 05/03/2014

"Alma"
Este livro conta uma historia fantástica de um pai que para muitos sem futuro se torna o mais rico da cidade e tem uma filha não muito agradável de aparência, mas com uma inteligencia riquíssima.
bom a Alma é uma personagem muito sofrida, gostaria que ela tivesse encontrado um amor pra cuidar dela e pra satisfazer suas vontades de mulher. Elizabeth Gilbert é uma ótima escritora e tenho certeza que ela não errou na escrita maaaasss Alma não teve um final feliz e ela merecia pelo menos não ter sofrido a perda do "marido", ela foi uma guerreira e muito sábia e ela não queria dinheiro e sim encontrar uma motivação para viver, isso ela encontrou durante todo o livro esperei ela se casar mesmo depois de 50 anos e acho que vou ler o livro de novo pra ver se a historia foi reescrita sozinha. :)

Biblioteca Álvaro Guerra 04/04/2024

Nesse livro nós acompanharemos a jornada de vida de uma mulher brilhante, conhecida por Alma Whittaker. Porém, muito mais do que conhecer sua história, nós também conheceremos uma grande parte da história de seu pai, Henry Whittaker, nascido em Londres, de origem humilde, mas que nunca aceitou a sua condição, sempre lutou e fez de tudo para crescer na vida. Logo no início do livro nós iremos descobrir como um jovem humilde como Henry, foi capaz de viajar por todo o mundo e aos poucos construir sua fama e fortuna. Pois bem, meus caros leitores, descobriremos que nem toda a fortuna é alcançada de forma honesta, mas perceberemos que, muitas vezes, apesar de um início duvidoso, nossos personagens podem se endireitar, e foi mais ou menos isso que aconteceu com Henry. Com sua fortuna e fama crescendo ele decide se casar e firmar raízes nos Estados Unidos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579622601

Sandra 18/10/2014

Bom livro, mesmo com alguns momentos muito descritivos sobre plantas, você acaba por se encantar com a personagem Alma e seu pai e a forma como ela é criada e ensinada a questionar todos os fatos que são apresentados desde teoria cientificas a ensaios, não aceitando nada pelo simples fato que alguém, seja mais velho ou mesmo mais estudado fale que é correto mas sim analisando os fatos e tirando suas próprias conclusões, com esse ensinamento temos jantares interessantes com filósofos, cientistas uma criança (Alma) e seus pais em discussões filosóficas bem interessantes, mas percebemos no decorrer da vida de Alma que estudo não basta para entendermos a tudo e a todos, livro bem escrito levaria 5 estrelas se não fosse o fato de a escritora demorar para dar um final, ele poderia acabar bem antes, logo depois da morte do pai.

Renata 22/10/2014

Magnífico
Já havia lido e amado 'Comer Rezar Amar' e 'Comprometida' e, de fato, ela conseguiu fazer o que há de melhor, transportar para as páginas muita emoção e amor numa riqueza de detalhes incrível. Trata-se de um livro simples e ao mesmo tempo rico, que não fica enfadonho em hora alguma. Recomendo muito, é uma história belíssima com uma personagem cativante na busca de descobertas internas e externas. Não tem como não amar.

1 | 2 | 3 | 4