A Bruxa de Near

A Bruxa de Near V. E. Schwab

Resenhas - A Bruxa de Near

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ThayAvalon 25/05/2023

Depois te ter lido dois livro da autora, é notável a evolução da escrita dela . É uma história de bruxa, um vilarejo, um homem sombrio que se mistura nas sombras ( me lembrou muito Addie larue) , um segredo , a bruxa rouba criancinhas e final feliz . Hahaha eu gostei mas é bem água com açúcar .

Maely.Batista 02/08/2019

"O vento é solitário e sempre está procurando companhia."
O livro conta a história de Lexi Harris, que mora nos limites da pequena cidade de Near, cercada pelo páramo, e dominada pelo vento.

"De todos os aspectos do páramo, a terra, as pedras, a chuva e o fogo, o vento é o mais forte em Near. Aqui, do lado de fora da vila, o vento está sempre por perto, fazendo barulho nas janelas. Ele sussurra, uiva e canta. Pode modificar sua voz e assumir qualquer forma, longo e fino o suficiente para deslizar por baixo da porta, corpulento o suficiente para parecer algo pesado, que respira e tem ossos."

Toda noite ela conta a história da Bruxa de Near para a sua irmã Wren, mas essa lenda é tão antiga, que quase ninguém se lembra do final. Uma noite, depois que todos já estão dormindo, ela vê uma sombra pela sua janela. Há um estranho do lado de fora, e ele parece desaparecer misteriosamente bem diante de seus olhos, como fumaça.

"A figura fica parada ali, olhando para o lado. E, mesmo assim, ela não está toda ali. Há algo na maneira que a lua azul-esbranquiçada ilumina seu rosto que me faz pensar que poderia passar meus dedos através dele."

No dia seguinte, os desaparecimentos começam. Crianças são levadas a cada noite misteriosamente, e o único suspeito é o desconhecido. Na cidade de Near não existem estranhos, e a velha história da Bruxa é contada apenas para assustar as crianças. Estas são as verdades que Lexi ouviu durante toda a vida. Ela estaria apenas imaginando ou o vento parece sussurrar através das paredes? Quando a busca pelas crianças se intensifica, o mesmo acontece com a necessidade de Lexi de saber sobre a Bruxa que talvez não seja só uma história para dormir...

O livro não é aqueles que mostra o desenvolvimento dos personagens. Apenas descreve suas características em vários aspectos, nos fazendo conhece-los melhor. A protagonista é um exemplo. Deste o começo da narrativa, vimos o quanto Lexi se porta como uma pessoa esperta, e que "não para quieta."

"Ficar sentada não é uma das minhas habilidades. Nunca consigo parar de me mover."

Por ser uma narrativa em primeira pessoa, me vi desesperadamente tentando decifrar certos personagens apenas pelo ponto de vista de Lexi, seu tio Otto, sua mãe, e principalmente Cole.

"Não o entendo ainda . E não gosto do modo que meu peito se aperta quando olho para ele, como acontece quando olho coisas selvagens."

O livro é carregado com uma aura de suspense. Um toque de terror, com uma mistura de romance. É fluído, leve ao mesmo tempo que nos faz segurar a respiração. Tem momentos fofos que nos faz soltar suspiros, e outros que nos deixam ansiosos. Às vezes esperamos uma reviravolta que não vem, e isso nos decepciona um pouco. Também podemos perceber a escrita ainda "verde" de Victoria, já que esse foi o seu primeiro livro. Mas para um livro tão pequeno, a autora conseguiu desenvolver e amarrar as informações muito bem.
Parte conto de fadas, parte história de amor, o romance de Victoria Schwab é do tipo que prende desde a primeira página!

Paula 06/03/2014

A Bruxa de Near
Near é uma pequena cidade em que todos se conhece e cada um tem a sua função. Lá vive a protagonista da história, Lexi Harris, uma menina de dezesseis anos que desafia as crenças e costumes do lugar. Órfã de pai, um caçador e rastreador, Lexi quer seguir seus passos em vez de ficar em casa, cuidando dos afazeres domésticos. Nessa cidade circula a lenda da bruxa de Near. Era uma bruxa que adorava crianças e as recebia em sua casa. Um dia, um menino é encontrado morto e a bruxa é caçada. Até então, é apenas uma lenda.

A trama começa a se desenvolver a partir do momento em que um estranho aparece em Near e, a cada noite que se passa, uma criança desaparece de sua cama. Contra a vontade de seu tio Otto, Lexi investiga os desaparecimentos e tem o desejo de desvendar o mistério antes do tio. Assim, a história gira entre a busca pelas crianças ema revelação das origens do estranho. Além disso, fica-se sabendo se a bruxa realmente existe ou não.

De início, não achei que fosse gostar tanto desse livro porque a autora me pareceu um pouco repetitiva, discorrendo, páginas e páginas sobre o vento; mas acredite: o vento é importante na história. Eu também perdi a conta de quantos corvos aparecem. Pensei: "Ok, Victoria, Schwab… Você deve ter lido Edgar Allan Poe, mas ele criou suspense com um corvo só." Isso quebrou um pouco o clima, porque toda vez que aparecia um corvo - ou cinco, ou doze - eu começava a rir.

Mesmo assim, eu gostei bastante da história. Está bem construída, com bons personagens e eu gostei do final. Pelo visto, esse é o primeiro livro de uma série. Dá para imaginar o que vai acontecer no próximo. Leitura recomendada.

Universo de utopia 14/05/2016

A bruxa de Near
"Às vezes, o vento sussurra nomes, perfeitamente claros, de modo que você poderia, à beira do sono, imaginar que ouviu o seu. E você nunca sabe se esse som debaixo da sua porta é somente o vento soprando ou a Bruxa de Near."

A Bruxa de Near de Victoria Schwab é uma história que se passa numa vila de nome Near, e como típico lugar pequeno todos se conhecem e para acabar a monotonia a vida dessas pessoas são regidas por histórias e antigas lendas, dentre elas: a de Bruxa de Near.

A narradora Lexi Harris ouviu essas verdades durante toda a vida, e esta passará por uma mudança drástica com o aparecimento de um estranho a vila que desaparece como fumaça e esconde grandes segredos.

Uma série de fatos são atribuídos a este acontecimento, colocando o estranho, Colen, como principal suspeito, entre eles o misterioso desaparecimento de crianças sem deixar vestígios.  Lexi descobrirá que a antiga lenda da Bruxa, talvez não seja apenas uma história para dormir.... Mas até que ponto Colen está intimamente ligados aos fatos?

De escrita atemporal, não delimita o tempo em que o desenrolar da história se desenvolve, mas mostra ser de uma época antiga pela presença forte do machismo ? na qual as garotas de 16 anos já deviam casar, cuidar dos filhos e afazeres domésticos, trazendo consequentemente uma personagem Lexi irreverente que sabe o que quer e não nasceu para seguir os dogmas daquela sociedade atrasada ? usa botas, anda com uma faca doada pelo pai caçador, forte e determinada.

RECOMENDADÍSSIMO! Além de ser linda a capa, a narrativa parece mágica mesmo, possui um pouquinho de romance, um toque de terror de arrepiar e muita aventura. O final desta trama é de tirar o fôlego com resultado que o leitor nem imagina, nem espera e a qualidade dos personagens é sensacional, como a presença da Bruxa pelo vento, através das canções e vozes que arrastam as crianças da cama e atiçam a desbravarem a floresta.

Moonlight Books 03/11/2013

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
Bruxas! Que tema mais atual para o mês outubro. Não acham? Fã de sobrenatural como sou, não poderia deixar de conferir A Bruxa de Near, primeiro livro da série de mesmo nome, da autora Victoria Schwab , publicado no Brasil pela Editora Planeta.

Lexi Harris é uma rastreadora, aprendeu este ofício com o pai morto há três anos, e embora seu tio Otto não aprove uma garota fazendo este trabalho, ela sempre dá um jeitinho. Pula pela janela e vai em busca do que e de quem está desaparecido. Otto acredita que lugar de mulher é na cozinha, mas com a sobrinha isso nunca vai dar certo, ele até faz gosto em um namoro entre ela e Tyler, um dos garotos da vizinhança, mas Lexi vê o rapaz como amigo, só amigo.

Todos vivem na cidade de Near, um lugar que considero atemporal, você não consegue definir se eles vivem em um passado secular, nos dias atuais ou em um futuro distante. Near está acima do velho e do novo, é um local onde a magia existe, e todos, sem exceção, acreditam em bruxas e no poder que elas têm sobre a terra, ar, água e fogo. No entanto, diz a lenda, que a Bruxa de Near, um dia tão amada pelas crianças, foi responsável pela morte de um garoto. Punida com o exílio, deixou para trás apenas sua história e o povo de Near com medo dela e de todas as suas irmãs.

Em Near, existem apenas histórias sobre a bruxa e cantigas de rodas que não deixam esquecer sua lenda. Near vive em um universo próprio, onde estranhos não são bem- vindos, somente seus moradores e seus filhos são aceitos ali. Porém, dois acontecimentos mudam a rotina deste lugar, a chegada de Cole, um estranho e o desaparecimento das crianças da vila. Existe uma ligação entre ambos? Para os moradores locais sim , mas para Lexi, existe algo maior, talvez a Bruxa de Near não esteja viva apenas nas histórias e nas cantigas de roda.

O livro é narrado em primeira pessoa por Lexi, e vemos assim a saga da jovem que lutava para mostrar que uma mulher era tão capaz de ser forte e inteligente quanto um homem, e mais ainda, ser corajosa para lutar contra antigos medos e crenças.

Lexi é uma garota que quer ter seu lugar no mundo e ser respeitada, seu guia sempre foi o pai, e após a morte deste, as lembranças de cada momento que passaram juntos, são a força da menina. Ela admirava demais o pai, queria ser como ele. E a oportunidade de mostrar seu valor surge com a chegada do estranho e o desaparecimento das crianças, ambos mistérios que Lexi precisa desvendar.

Não vou dizer que Lexi é a melhor protagonista de todos os tempos, gostei sim dela, mas muitas vezes faltou energia para reagir, embora ela até tenha corrigido isso nos momentos finais da trama, mas na minha opinião demorou um pouco. O que realmente me impressionou foi seu amor pela família e fé, Lexi não deixava de acreditar nas coisas, mesmo que fossem totalmente impossíveis, ela tinha uma esperança tão grande em seu coração de que poderia salvar aquele lugar, custe o que custasse, que faz você querer bater em quem tentava impedir a jovem (querido tio Otto).

site: Leia o restante da resenha aqui, http://www.moonlightbooks.net/2013/10/resenha-bruxa-de-near.html

Aria 02/05/2021

...
Esse é o primeiro livro publicado da V. E. Schwab e da pra perceber, a escrita dela melhora muito com o passar do tempo. Achei esse livro bem arrastadinho mas muito bom em questão de história (amo bruxaria k). Inclusive fiquei muito curiosa pra saber o nome verdadeiro dele ?

É legal perceber que vilão tem muita inspiração deste livro, já que tem frases que são iguais em ambos e a história é meio parecida.

Psychobooks 30/11/2013

Ao contrário de muita gente, eu não achei essa capa tão bonita, a expressão no rosto da modelo é 'estranha', o que mais me interessou quando vi esse lançamento, foi o título. Eu adoro o tema 'bruxas' e fiquei bastante interessada na leitura de A Bruxa de Near, infelizmente, minhas expectativas não foram correspondidas.

Enredo

Near é um pequeno vilarejo onde todos se conhecem e cada um tem seu papel a cumprir dentro da sociedade. Lexi Harris é uma garota de dezesseis anos que perdeu seu pai há algum tempo e agora sofre a pressão do tio para ser uma boa moça e cumprir seu papel de ser uma boa garota e futura esposa dedicada, mas a garota gostaria de ser independente e uma 'Rastreadora' como seu pai um dia foi.

Um estranho aparece durante a noite na vila e no dia seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas durante a noite sem deixar pistas, logo o estranho se torna o principal suspeito, mas Lexi acredita que uma força mais poderosa está levando as crianças.

Desenvolvimento do Enredo e Narrativa

A premissa do livro é ótima! Envolve crianças desaparecidas, um rapaz misterioso, bruxas e poderes sobrenaturais. No entanto, a escrita da autora é muito simples, com muita repetição de palavras, momentos em que ela quis ser poética soou confusa, os mistérios são previsíveis e ela não conseguiu me conquistar.

Também fiquei confusa com o corte de algumas cenas no que diz respeito ao tempo e local. Parece que os personagens demoraram um tempo para chegar a um lugar e no segundo seguinte já estavam em outro. Ou eu achava que eles estavam em um local, mas na verdade era outro.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista da Lexi. O ritmo de leitura que é acelerado, com capítulos curtos, o leitor é capaz de terminar a leitura em poucas horas.

Personagens

A princípio eu gostei bastante da Lexi, que desafiava a todos para fazer o que ela acreditava ser o certo, mas em um determinado momento, ela parece perder essa força. Ela teve a oportunidade de solucionar o problema central do enredo por DUAS vezes, mas virou as costas e saiu correndo ao menor sinal de perigo. Isso me irritou MUITO. Sério.

Cole aparece sorrateiramente na vila e é o único estranho a transitar lá por anos. Misterioso, aos poucos vai revelando sua história e conquista o leitor. As irmãs Thorne também merecem destaque, tanto por serem as bruxas protetoras da cidade, como pela personalidade de um completar a da outra e seus comentários ácidos.

Concluindo

'A Bruxa de Near' cumpre seu papel para divertir de forma leve, mas fiquei um pouco irritada com o estilo de escrita da autora. Muitos personagens poderiam ter tido um pouco mais de cuidado no desenvolvimento, bem como a trama que não me convenceu. Tenho certeza que muitas pessoas irão gostar desse livro, mas para mim, ele foi uma leitura bem fraca.

Como esse não entrou para minha lista de livros que gostei bastante, vou sortear meu exemplar para vocês, ele foi lido apenas uma vez e está bem cuidado. Confiram as regras e boa sorte =)

"- Há muito, muito tempo, a Bruxa de Near vivia em uma pequena casa na parte mais distante da vila. Ela era muito velha e muito jovem, dependendo da forma que virava sua cabeça, pois ninguém sabe a idade das bruxas. Os riachos do páramo eram seu sangue e o mato era sua pele, e seu sorriso era doce e azedo ao mesmo tempo, como a lua no páramo nas noites muito escuras. A Bruxa de Near sabia como falar ao mundo em sua língua e às vezes não sabia se o som que ouvia por baixo da sua porta era o uivo do vendo ou a Bruxa de Near cantando para as colinas dormirem. Tudo parecia o mesmo..."
Página 83

site: http://www.psychobooks.com.br/

Júlia 07/06/2021

É fofo e divertido, não é uma história épica mas tem seu charme. Algo que eu realmente gostei de ler.

CooltureNews 01/02/2014

Coolture News
Dizer que eu não esperava muito deste livro é pouco. A sinopse é ótima, mas nem sempre uma boa sinopse indica uma boa história, então, nada melhor do que manter as expectativas sobre controle e evitar decepções futuras.

Só que “A Bruxa de Near” me mostrou que ainda há esperança no mundo literário, e que nem não ter expectativas pode ser o ingrediente que dá a história sua marca em nossa lembrança.

Existe a vila de Near. E muito tempo antes, existia uma bruxa ali. Uma bruxa que nos dias atuais não passa de folclore, uma cantiga de crianças ou uma história assustadora. Nessa vila também existe Lexi, uma garota que está na adolescência, velha demais para ser criança e jovem demais para ser uma adulta. Seu pai, um caçador, a ensinou diversas coisas, e principalmente, lhe ensinou histórias sobre o páramo e sobre bruxas.

Certa noite surge um garoto no limite entre a vila e páramo, ela o vê de sua janela, porém, não consegue realmente dizer se era real ou não. Na noite seguinte, uma criança desaparece de sua cama no meio da noite, sem deixar qualquer vestígio. Todos acham que o estranho que surgiu na vila pode ser o culpado, mas não Lexi.

E é neste enredo simples que o leitor é arremessado e passa a conhecer melhor Near e sua história. O cenário é descrito de forma clara, sem se alongar demais em detalhes, mas conseguimos ter uma completa ideia de como as pessoas vivem e em como o medo do desconhecido as consegue dominar tão facilmente.

A impressão que se tem é de um lugar árido, mas não devido ao clima ou a geografia da região, mas sim pelos sentimentos de seus habitantes. Medo, raiva e desconfiança permeiam a convivência diária com o que lhes é estranho, e até mesmo com a região em si, como o páramo fosse um eterno inimigo de sua gente.

Num solo tão árido e infértil parece ser bem fácil surgir o sobrenatural, e conforme vamos conhecendo melhor o ambiente, seus personagens e a história, e percebemos que esse enredo não poderia ter surgido em uma imagem diferente da que a autora construiu.

E se o ambiente consegue ser tão rico em impressões, os personagens não poderiam ser diferentes. Apesar de serem construídos com simplicidade, há neles características tão reconhecíveis que é difícil não pensar que já o conhecemos há muito tempo. Claro que isso chega a soar altamente clichê conforme se avança na história, mas não parece realmente forçado e nem temos a sensação de desnecessariedade que muitas vezes os personagens simples apresentam.

Aliás, simples é uma palavra que definiria bem todo o livro, mas que não o limita ou o denegri. Na avaliação do conjunto, há muitas coisas previsíveis, só que Victoria Schwab conseguiu transformar isso numa prosa tão precisa e eloquente, que você não sente o que irá acontecer na próxima página até que aconteça. E foi justamente isso que me encantou tanto neste livro: a capacidade da autora em contar uma história.

Tanto que conforme os fatos iam se desenrolando, não consegui deixar de sentir uma sensação de satisfação por ter ousado escolher e ler este livro. Foi uma leitura agradável, com um romance tão encantador, e com dose certa de mistério e sobrenatural, capaz de ao menos tempo nos fazer suspirar de emoção e segurar o fôlego de surpresa.

Quando uma história é bem contada não há como não se apaixonar, e este foi o caso. Um exemplo de que uma boa história pode ser simples, ao mesmo tempo envolvente, e escrita em 240 páginas.

site: www.coolturenews.com.br

Natalia.Goncalves 08/11/2016

Livro frustrante
Nesse livro a autora conta a trajetória de Lexi em busca do paradeiro de crianças que começam a desaparecer após a chegada de um estranho na cidade. Contudo, conforme prossegue as investigações, Lexi suspeita do envolvimento de uma bruxa, morta a muitos anos.

O livro foi mais do mesmo, por vezes com escrita repetitiva e com uma heroína fraca, não há nada de surpreendente. O desenvolver dos eventos também deixaram a desejar. A personagem principal, bem como as irmãs Thorne, tiveram oportunidades para resolver o problema, mas deixam de lado por motivos pífios.

Gostei muito do Vicious, mas esse livro de estréia está bem aquém . Quem sabe as outras séries acabam me interessando mais.
Gabriel 21/07/2018minha estante
Adorável, obg

Andy Santana 08/11/2015

Desistimulante
Saindo mais um resenha, porém desta vez não é um livro tão recomendado assim, deixem suas opiniões, se já leram esta obra.

Victoria Schwab tinha todos os elementos necessários para um excelente enredo de best seller juvenil: bruxas, feitiços, mistério, suspense. Porém não soube conduzir com maestria a sua obra de ficção “A Bruxa de Near”, como fez J. K. Rowling e a saga do Harry Potter.

A história é ambientada em uma vila, que crê e convive com bruxas e seus mistérios lendários, com a chegada de um misterioso forasteiro e o início do desaparecimento das crianças de Near ao anoitecer, concluí-se que ele é o responsável por tal feito.

Com alternâncias entre a principal personagem, Lexi Harris e os secundários participantes, a história prende a atenção do leitor em alguns capítulos e até em seu final, no qual eu esperava mais (bem mais), pelo menos um duelo ou uma briga que justificasse as horas dedicadas à leitura.

A leitura de toda não é tão ruim, mas não é digna de um prêmio ou de elogios escancarados. Para quem gosta do gênero vai achar fraco e em alguns aspectos entediante, não indico comprar (a não ser como eu fiz na promoção).

“Uma pequena verdade fortalece uma mentira” - Victoria Schwab

site: www.cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

Maria... 15/08/2014

"De todos os aspectos do Páramo, o vento é o mais forte em Near"
Near é uma cidade que fica entre colinas e o Páramo (planaltos desérticos encontrados em grandes altitudes), onde o vento sussurra, entre antigas cantigas e uma velha história da Bruxa de Near. E somos apresentados a essa história através de Lexi, uma jovem corajosa que usa os conhecimentos que aprendeu com seu pai, agora já morto, para desvendar todo o mistério e segredos escondidos no Páramo, que renascem com a chegada de um estranho a cidade, mas Lexi é uma garota determinada que luta o tempo todo pelo que acredita e nunca desiste do seus objetivos.

É uma leitura gostosa, com personagens interessantes, um belo romance, apesar de ser focado mais no suspense, o que nos prende até o final. Um conto simples sobre bruxas, bem construído e apaixonante. Recomendo.

Karini.Couto 14/04/2014

Near é o tipo de vila pequena, onde nada escapa ao outro. Como todo lugar pequeno, todos são velhos conhecidos e cada um possui sua rotina pré demarcada. Em Near vive a jovem Lexi, que perdeu seu pai, um caçador e rastreador que a ensinou quase tudo que pôde, principalmente a confiar em seus instintos! Porém não é comum uma garota praticar atividades que não sejam domésticas.. casar, ter filhos e etc. Mas de comum Lexi não tem muita coisa.. e óbvio que seu maior desejo é se tornar tão boa quanto seu pai era!

Lexi vive com sua mãe e sua irmã Wren. Sua irmãzinha é linda e viva, alegra a todos a seu redor; enquanto sua mãe, após a morte de seu marido, tornou-se um ser frio, calado e distante; ela está ali apenas fisicamente.. Sua mente vive a vagar em algum lugar desconhecido! Lexi bate constantemente de frente com seu tio Otto, irmão de seu pai, que não se parece em nada com ele, segundo ela pensa, pois Otto quer controla-la de qualquer maneira e vive em seu encalço julgando-a e tentando fazer com que ela seja uma menina comum como todas as outras! Para Lexi isso é irritante e ao mesmo tempo a faz cada vez mais rebelde!

A vila inteira não gosta de bruxas e existe uma lenda sobre a Bruxa de Near, que mesmo tendo se perdido o real mito, a mesma ainda paira sobre as vidas dos moradores da vila através de canções e brincadeiras infantis. O pai de Lexi, assim como ela mesma, confia nas bruxas do parámo, que foram banidas pela cidade inteira por medo do desconhecido e pura ignorância! Atualmente apenas duas bruxas vivem próximo a Near e ambas, como disse acima, não são bem vistas pela população da vila, apenas Lexi tem interesse em relacionar-se com as mesmas!

Coisas estranhas começam a acontecer quando alguém misterioso chega à vila e isso causa pânico e medo, pois crianças começaram a desaparecer, como em Near não há estranhos, Otto e todo o resto associa os desaparecimentos ao jovem intrigante que chegou.. E assim começa uma verdadeira caça as bruxas, onde não se sabe quanto o mito da bruxa de Near é mito realmente! Ao ver o jovem Cole sendo acusado de raptar as crianças, Lexi se vê cada vez mais disposta a perseguir o verdadeiro culpado que ela não acredita ser o rapaz, mesmo tendo a certeza que ele esconde algo dela!

Lexi está em uma luta contra o tempo, pois cada vez mais crianças estão desaparecendo e tudo indica para Lexi que a Bruxa de Near está de volta e ela precisa convencer a todos antes que seja tarde demais!

O livro é muito gostoso e eu li em voz alta contando aos meus filhos.. o que foi de fato muito legal! O tempo inteiro vê-los intrigados tanto quanto eu para desvendar o mistério por detrás dos desaparecimentos, foi verdadeiramente tão fascinante quanto a própria história!

A autora conseguiu com maestria misturar mistério e romance de forma delicada e bem delineada! Todo o cenário foi muito bem descrito, assim como o mito da Bruxa de Near!

A história é bem curtinha e mesmo assim muito bem desenvolvida! Amei a capa, está perfeita e foi o que me levou a ler o livro, além é claro de ser uma história sobre bruxas, que eu simplesmente amoooo!

Uma lição muito clara no livro é: "As aparências enganam!" Fiquem cientes disso e se aventurem pelas páginas desse incrível conto!

1 | 2 | 3 | 4 | 5