A Bruxa de Near

Resenhas - A Bruxa de Near

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Baa 12/01/2015

A Bruxa de Near
'' As vezes, o vento sussurra nomes, perfeitamente claros, de modo que você poderia, á beira do sono, imaginar que ouviu o seu. E você nunca sabe se esse som debaixo da porta é somente o vento soprando ou a Bruxa de Near ''

Apesar de eu ter lido esse livro a um tempinho, ele não sai da minha cabeça. As vezes encaro minha estante e meu olhar sempre para nele. Aquele livrinho pequeno, com capa simples, humilhado perto dos livros grossos e com capas brilhantes. Mas meu amor por ele é infinito.

O achei em uma estante escondida na livraria, meio amassadinho e escondido atrás dos livros grandes e pesados. Na minha opinião, eu acho a capa linda e esse é um dos motivos que esse livro chamou minha atenção ( além da sinopse ).

A história começa normal, Lexi está contando a famosa história da Bruxa para sua irmã mais nova, Wren. Após a mesma dormir, Lexi escuta um barulho e vai em direção a janela, uma sombra passa diante dos seus olhos. Assustada fecha a janela e rapidamente vai para a cama, se perguntando o que era ou quem era aquela sombra.

Ai que o livro fica realmente bom. Um estranho ( Cole ) aparece na cidade uma noite antes de Edgar, uma criança da vila sumir durante a noite sem deixar nenhuma pista. E todos o culpam por aquele acontecimento. Confesso que desconfiei de Cole do começo ao fim do livro e continuo desconfiando, mesmo depois de eu ter acabado o livro! Achei as atitudes dele muito estranhas... Mas eu gosto dele.

É um livro curto e bem legal para passar o tempo, cheio de mistério e suspense que faz você parar de respirar a cada frase. Um livro simples e interessante. Super recomendo.

Helaina 08/04/2015

"O medo é uma coisa estranha. Nada de bom cresce do medo.” - Pág.27
A história tem uma atmosfera de suspense do início ao fim. Lexi é uma jovem decidida que tenta, de certa forma, assumir o lugar do pai em casa cuidando de sua mãe, Amélia, e sua irmã, Wren, mas seu tio Otto, não aceita as atitudes da sobrinha e acha que ela deve ficar em casa ajudando a mãe na cozinha e se preparando para arranjar um bom casamento. Não preciso dizer que isso me irritou muito, né? Acho lindo quando alguém se preocupa com a sua segurança, te protege, mas te deixa viver. Muito diferente de alguém que te prende em uma “gaiola” para o seu “próprio bem”. No entanto, isso não impede Lexi de investigar quem é o estranho que chegou a Near.

Enquanto isso ela também tenta descobrir quem está roubando as crianças de suas camas durante a noite. Lexi busca conselhos com as irmãs Magda e Dreska Throne, mas as duas não são bem vindas em Near. O conselho, formado por anciãos da vila, e que livrou Near a muito tempo de uma bruxa, não deixa as pessoas esquecerem o quão mal elas podem ser.

A história também tem um pouco de romance, mas não é o foco principal, então não fica cansativo e acontece naturalmente. Um quase personagem muito importante na história é o Páramo. (Os páramos, também conhecidos apenas como páramo, são um ecossistema neotropical de montanha encontrado em três países andinos: Equador, Colômbia e Venezuela - Wikipédia).

A Bruxa de Near é um livro de leitura rápida (não para mim que sou uma lesma literária), mas suas 240 páginas voam e deixam um gostinho de quero mais quando o livro termina. Ele é narrado em primeira pessoa pela própria Lexi e até onde sei é um livro único (não encontrei informação sobre continuações a não ser um prequel de nome - The Ash-Born Boy - disponível no Skoob mais sem tradução para o português). O jeito é esperar para ver se saem mais livros ou mesmo a tradução desse.

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2014/10/resenha-bruxa-de-near.html

Aria 02/05/2021

...
Esse é o primeiro livro publicado da V. E. Schwab e da pra perceber, a escrita dela melhora muito com o passar do tempo. Achei esse livro bem arrastadinho mas muito bom em questão de história (amo bruxaria k). Inclusive fiquei muito curiosa pra saber o nome verdadeiro dele ?

É legal perceber que vilão tem muita inspiração deste livro, já que tem frases que são iguais em ambos e a história é meio parecida.

Vivi 27/09/2021

A história se desenrola sob o ponto de vista de Lexi Harris, uma menina de 16 anos, que vive com sua irmã de 5 anos e sua mãe em uma vila pequena cercada por um páramo, onde todos se conhecem. Nessa cidade conhecida como Near, circulam histórias sobre a Bruxa de Near que viveu há muitos anos na cidade. A lenda é contada geração após geração como cantigas para assustar crianças.

O livro começa com a chegada de um estranho à vila que é recebido com muita desconfiança pelos moradores. Na noite seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas, o que leva os moderadores a crer um único suspeito.

Lexi, por outro lado, foi treinada pelo pai para ser uma caçadora e uma rastreadora, e com suas habilidades não só encontra o estranho como começa a conhecê-lo. Apesar das acusações de todos, ela acredita na inocência dele. Desta forma, ambos partem juntos para resolver o mistério e achar as crianças que, noite após noite, continuam sumindo de suas camas.

O livro conta a história de uma forma suave e tranquila, como em um filme, fazendo leitor não sentir o passar das páginas. Apresenta um romance e uma aventura que vão se desenrolando aos poucos, até que acabe todos os mistérios.

Apresenta um final tranquilo, assim como o restante da história, que traz o sentimento de conforto ao leitor. Uma história pequena, mas que não abandona os mistérios, aguçando a curiosidade para ir além.

Não apresenta outros volumes, tendo início, meio e fim bem definidos. Uma boa história para quem deseja relaxar, ler um livro curto e, ainda assim, se deliciar com uma boa aventura.

site: https://www.mabeirobooks.com/post/bruxa-de-near

Andy Santana 08/11/2015

Desistimulante
Saindo mais um resenha, porém desta vez não é um livro tão recomendado assim, deixem suas opiniões, se já leram esta obra.

Victoria Schwab tinha todos os elementos necessários para um excelente enredo de best seller juvenil: bruxas, feitiços, mistério, suspense. Porém não soube conduzir com maestria a sua obra de ficção “A Bruxa de Near”, como fez J. K. Rowling e a saga do Harry Potter.

A história é ambientada em uma vila, que crê e convive com bruxas e seus mistérios lendários, com a chegada de um misterioso forasteiro e o início do desaparecimento das crianças de Near ao anoitecer, concluí-se que ele é o responsável por tal feito.

Com alternâncias entre a principal personagem, Lexi Harris e os secundários participantes, a história prende a atenção do leitor em alguns capítulos e até em seu final, no qual eu esperava mais (bem mais), pelo menos um duelo ou uma briga que justificasse as horas dedicadas à leitura.

A leitura de toda não é tão ruim, mas não é digna de um prêmio ou de elogios escancarados. Para quem gosta do gênero vai achar fraco e em alguns aspectos entediante, não indico comprar (a não ser como eu fiz na promoção).

“Uma pequena verdade fortalece uma mentira” - Victoria Schwab

site: www.cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

Júlia 07/06/2021

É fofo e divertido, não é uma história épica mas tem seu charme. Algo que eu realmente gostei de ler.

Natalia.Goncalves 08/11/2016

Livro frustrante
Nesse livro a autora conta a trajetória de Lexi em busca do paradeiro de crianças que começam a desaparecer após a chegada de um estranho na cidade. Contudo, conforme prossegue as investigações, Lexi suspeita do envolvimento de uma bruxa, morta a muitos anos.

O livro foi mais do mesmo, por vezes com escrita repetitiva e com uma heroína fraca, não há nada de surpreendente. O desenvolver dos eventos também deixaram a desejar. A personagem principal, bem como as irmãs Thorne, tiveram oportunidades para resolver o problema, mas deixam de lado por motivos pífios.

Gostei muito do Vicious, mas esse livro de estréia está bem aquém . Quem sabe as outras séries acabam me interessando mais.
Gabriel 21/07/2018minha estante
Adorável, obg

Neylane Naually 14/03/2019

Amei
Amei muito esse livro! Tinha visto comentários negativos sobre e ele e fui ler sem muitas expectativas e me surpreendi! Mais uma vez leio um livro da Victoria que me faz mergulhar na historia, praticamente não larguei até terminar. Uma história em um vilarejo solitário, com bruxas antigas e bruxos novos, uma protagonista girl power e a escrita incrível da autora, difícil não gostar.

Marialba 27/11/2023

O nome do vento
Pra quem já leu o "nome do vento" vai perceber as semelhanças: o domínio do vento!
Não é um livro ruim, mas tbm não é genial. Além da semelhança com o nome do vento achei mal dividido o enredo. Muito tempo para ambientar enquanto o desfecho é extremamente rápido

Gi Alencar 20/11/2023

Um dos primeiros livros publicados da nossa querida V. E. Schwab e gostei demais!! Com certeza esse livro não está no mesmo nível que os outros mais atuais da autora, mas adorei o ambiente e os personagens!! Achei essa vibe meio medieval de vila pequena, com histórias passadas de pai pra filha muito legais

VanessaRabaquim 15/07/2021

Na cidade de Near não existem estranhos e a velha história da Bruxa é contada apenas para assustar as crianças. Estas são as verdades que Lexi Harris ouviu durante toda a vida. Mas quando um estranho, um garoto que parece desaparecer como fumaça, surge em uma noite do lado de fora de sua casa, ela sabe que algo não está correto. Na noite seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas sem deixar qualquer vestígio e o estranho é o principal suspeito. Mas quando o garoto se oferece para ajudar na busca, algo no coração de Lexi diz que ele esconde outros segredos e não é o culpado. Ela estaria imaginando ou o vento parecia sussurrar através das paredes? Quando a busca pelas crianças se intensifica, o mesmo acontece com a necessidade de Lexi de saber sobre a Bruxa que talvez não seja só uma história para dormir...
Com uma narrativa rápida e em primeira pessoa, a historia flui muito bem.... poremmmmmmmm devo informar antes de iniciar a resenha ... A ESCRITORIA PROMETE MAIS DO QUE ENTREGA!!!!
O início da historia ... e até mesmo na sinopse ou na leitura de capa, a escritora joga algumas frases que faz com que você espere uma [*****] reviravolta e momentos muito mais intensos “AS VEZES O VENTO SUSSURA NOMES, PERFEITAMENTE CLAROS, DE MODO QUE VOCÊ PODERIA, À BEIRA DO SONO, IMAGINAR QUE OUVIU O SEU!” Este é um exemplo ... porra eu estava esperando muito mais depois desta frase.
A historia é boa, e a narrativa é ótima sem rodeios e sem partes desnecessárias, a escritora te joga mergulha na historia de tal forma que depois do primeiro capitulo é como se tivesse acompanhado a vida inteira de Lexie ... E Lexia é maravilhosa como protagonista tem uma garra própria, uma personalidade forte, faz de tudo pela família e é incansável... tem muito do pai... tem paixão pelo páramo assim como o seu pai, sua paixão e seu respeito é tão grande que ela consegue pedir ao vento alguma ajuda.
Este entrosamento que ganhamos logo no começo, esta sensação de parceria com a Lexie este conhecimento que temos sobre a bravura dela como algo quase sólido faz com que tenhamos a certeza de que atitude ela vai tomar em cada parte do livro, não por ser uma historia previsível ... mas por ter esta sensação de conhecimento, ente entrosamento com ela.
O estranho ... é um ponto especial ... e devo dizer .. que até quase o final .. eu me perguntei o que diabos tinha acontecido com ele ... e quando foi esclarecido ... foi muito surpreendente ... eu realmente imaginei outra coisa... mas gostei mais do que a escritora fez ....
Assim como foi surpreendente entender sobre os motivo das coisas acontecerem da forma que aconteceram, o motivo do sumiço das crianças e o motivo da existência do vento sussurrante.
O livro é incrível em todos os pontos e o mistério dele é ainda melhor ... o ar de romance não é exagerado ... e torna a coisa ainda melhor, é uma pitada de clichê necessário para a magia da coisa toda.
Poremmmmm ele poderia ser muito mais ... talvez mais 50 paginas seria o suficiente para o desenrolar final .. que para mim .. ficou muito corrido ... a historia se armou tão bem para o foco central e pareceu ganhar tanta intensidade ... que no final ... a coisa se resolveu tão rápida .. que faltou a intensidade que todo a narrativa anterior tinha.

Amauri Matheus 10/02/2014

muito bom
Gostei muito do livro. Victória acertou mais uma vez,seu livro prende o leitor, e quando você vê já leu muitas paginas aconselho.

Luanna.Maba 25/11/2021

História interessante, gostei muito de imaginar a vila, a bruxa...
Não demorei pra entrar na leitura foi logo no início.
Acabei de vir de uma leitura de dois livros da mesma autora e estou gostando muito. Não comparo a grandeza do anterior mas é uma história muito bem escrita e se fecha completamente.
Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5