Spharion Lucia Machado de Almeida

Resenhas - Spharion

Ana 13/02/2018

Mistério e suspense numa história paranormal
Lúcia Machado de Almeida é conhecida por publicar outras histórias de sucesso na coleção Vaga-lume, como O Escaravelho do Diabo, e Aventuras de Xisto.
Neste seu livro Spharion, ela descreve misteriosos assassinatos onde as vítimas aparecem com a estranha palavra ''spharion'' escrita no rosto, além do símbolo FF em seus corpos.
A cidade também sofre com os roubos da incógnita figura, a quem os moradores chamam de Spharion. Dico, morador da cidade, é um menino com poderes especiais, que tem visões de locais e acontecimentos e sente coisas. É com a ajuda dele e de um jornalista, que o Inspetor tenta resolver o mistério que envolve a cidade. Para isso, precisam até fazer uma viagem a uma ilha que Dico vê em suas visões.
Confesso que sempre via esse livro na minha escola, mas nunca me interessei em pegá-lo para ler. Só depois me interessei por ele subitamente, e o li em 2014. Só me arrependi de não tê-lo lido antes.
Muito bom.

Mr. Jonas 03/02/2018

Spharion
O jovem Dico, um paranormal, é chamado a participar das investigações de uma série de crimes, cujas vítimas apresentam uma enigmática palavra - Spharion - gravada em seu rosto. Como desvendar esses crimes?

Livros, câmera e pipoca 02/08/2017

Bom, mas não tão bom quanto eu lembrava
Trata-se de uma história cheia de mistérios e reviravoltas, que se passa na cidade mineira de Diamantina, famosa por suas minas de diamantes. O jovem Dico Saburó desde criança tem poderes paranormais, o que muito assustou os pais. Certo dia um crime misterioso acontece em um dos locais de extração de diamantes. Um minerador é encontrado morto, com a palavra Spharion FF escrita com tinta azul em seu rosto. Estava dada a largada para uma série de acontecimentos, envolvendo roubos de diamantes.

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/07/10/Releitura-Spharion

cris 19/04/2017

Spharion
Eu gostei de ler o livro porque o menino não foi identificado pelos cientistas e quando ele tinha 20 anos um homem queria matá-lo. Saia matando todo mundo da cidade e na testa dessas pessoas ia colocando siglas.
shizukamoon 02/01/2018minha estante
undefined

Heloisa.Goes 07/09/2015

O caso Spharion se passa em Minas Gerais, estado onde a autora nasceu. Spharion é um assassino muito misterioso que rouba diamantes caríssimos e deixa sinais que mais se parecem com iniciais de nomes nos corpos de suas vítimas. É através desses sinais que o paranormal Dico, o jornalista Pedro e o inspetor Pimentel saem à procura desse homem que está espalhando terror na cidade. Eles entram em muitas enrascadas até que encontram a ilha onde Spharion se refugia. No último capítulo, eles encontram o diário do assassino - e o livro traz trechos como se fosse escaneado do próprio diário mesmo - e descobrem todos os planos e segredos por traz dos crimes. O papel parece papel de jornal, muito legal :D e o meu exemplar é velhinho, então está com cheirinho de velho e cor amarelada.Apesar de ter dado nota 4 pra ele, este é um livro que me impressionou pelo fato de ser de literatura brasileira, e além disso, um enredo de investigação, suspense, assassinatos que se passa no Brasil. Nunca tinha visto história igual ! Gente é uma leitura muito válida; já vi muitas pessoas dizendo que gostam desse livro, dessa série Vaga-lume em geral, então eu SUPER recomendo !

site: http://jardimdoslivrosdahelo.blogspot.com.br/2015/02/spharion-lucia-machado-de-almeida.html

Moises Celestino 04/08/2015

Aventuras de Dico Saburó
Lúcia Machado de Almeida me surpreendeu com esse pequeno clássico da ficção científica! Uma aventura interessante e intrigante! Um Bom Entretenimento!

Emanuel Xampy Fontinhas 05/07/2015

Física e parapsicologia
Dos livros de Lúcia Machado de Almeida contidos na Série Vaga-Lume, este é o que mais me agrada. Trata-se de uma história policial com toques de suspense, paranormalidade e ciência. Muito fácil leitura, poderia muito bem ser aproveitado em alguma adaptação para cinema. Inclusive há o resgate de um personagem de seu famoso livro Escaravelho do Diabo, o inspetor Pimentel. Meu único porém é a história do romance entre o jornalista Pedro e Dina, irmã do personagem principal, o paranormal Dico Saburó, que me pareceu um tanto desnecessário para o desenvolvimento do enredo.

SakuraUchiha 23/03/2015

Desvende este mistério.
Spharion é um livro que eu li sem amarras na escola. O personagem principal é Dico Saburó, que desde que nasceu descobriu ser um paranormal. ele ajuda nas investigações criminais, e portanto o primeiro crime que vemos é de um garimpeiro de Minas Gerais que aparece morto e em rosto está escrito Spharion. Para ajudar na investigação Dico contará com a ajuda de um investigador famoso e de um jornalista.
É uma leitura muito rápida, não abrange muito os poderes deles, mas sendo infanto-juvenil agrada muitas crianças. Mostra o cotidiano de sua vida, que mesmo com poderes, tem uma vida como a de qualquer outro. É um livro curto, com vários capítulos cada um abordando um assunto, mas recomendo pela motivação de ler que ele nos passa.

José 25/09/2014

Ligeiramente Interessante
Não chega perto de ser o melhor livro da série Vaga-lume, mas atraí pela expectativa de descobrir quem é o vilão, embora as últimas páginas decepcionem bastante. A história é um pouco maçante.
vsc bibliotecária 29/05/2015minha estante
Demorei praticamente um mês inteiro para finalizar pq também o achei maçante e cansativo.
E o final... decepcionante!!!

Wemerson 27/12/2013

Só sei que é bom
Não me recordo da história, mas lembro que gostei demais.
É uma ficção com muitos mistérios, poderes paranormais, uau! Tudo de bom mesmo.

Douglas 08/09/2013

Spharion
[Eu tomei o cuidado para não colocar nenhum Spoiler que estrague a sua leitura. Posso até revelar algum ou outro fato do livro, mas nada que comprometa sua leitura].

Na minha humildíssima opinião, Spharion está entre os livros mais fracos da "Série Vagalume". O livro é uma história de mistério, até tenta fazer um suspense, mas não prende.

A história tem algumas mensagens legais, tais como críticas ao consumismo exagerado do ser humano, ou de como o ser humano pode ser destrutivo em sua busca incessante por poder, etc.

Outro problema: os capítulos do livro são muito curtos. E cada capítulo conta um fato diferente, então o que poderia ter agilizado a história, contribuiu, também, para deixar o livro chato. A história muda muito o foco. Tem capítulos que chegam a ter poucas linhas e aí já inicia outro capitulo, contanto outro fato, o que tornou a leitura maçante demais.

Eu levei vários dias para ler este livro. O que chega a ser um absurdo para um livro tão pequeno (128 pág.) como este. Mas é que, realmente, a história não prende. Infelizmente.

Mas é claro que isto é apenas a minha opinião. Você pode ler e gostar. Achar o livro nota 10. Ótimo. Seja feliz!

Um abraço e meu respeito a todos.
eliandro.gibin 18/12/2014minha estante
Concordo com sua opinião e respeito, mas, lembro que esse livro é direcionado ao público na faixa de ~11 anos e isso explica a simplicidade e a montagem do cenário e do mistério aos poucos, deixando assim o jovem leitor construir em sua imaginação cada cena ali descrita. Digo isto pois li este livro quando tinha essa idade (11~12 anos) e vejo isso hoje com 38, relendo a estória que então ficou gravada em minha mente até os dias atuais. Como disse no início respeito a opinião e não sei em que fase de sua vida você se deparou com este livro. Só estou expondo minha opinião de leitor na idade recomendada e, agora como adulto, claro que o livro é fraco para o nosso atual entendimento, mas, na época foi o que alimentou meu gosto pela leitura.
Abs.

Douglas 18/12/2014minha estante
Olá Eliandro.
Eu li o livro com 28 anos, bem acima da idade ideal.. hehehehe..
Na verdade eu uso a Série Vagalume como um período de transição entre livros densos. Como eu sei que estas histórias são mais simples, eu uso a leitura para relaxar entre dois livros complexos.

Eu entendo que você tenha um sentimento especial por este livro. Talvez o sentimento que você tenha por ele, seja o mesmo sentimento que eu tenho por Enigma na Televisão, um dos primeiros livros que eu li na infância e o livro que me despertou o gosto pela leitura. Os primeiros livros sempre nos marcam e nós o carregamos para sempre.

Mas independente disso, eu acho este livro inferior a outros desta mesma série. Muitos livros da Série Vagalume podem ser lidos em qualquer idade, pois embora sejam infantis, não são chatos de ler.

Eu concordo plenamente contigo que o livro é feito para crianças, mas eu acho este livro inferior a outros desta série. Se eu tivesse 10 ou 11 anos, eu acho que a minha opinião não mudaria, mas aí eu acho que a gente já vai cair na questão de gostos pessoais. E gosto, é de cada um.

Fico feliz em saber que o livro despertou seu gosto pela leitura, assim como Enigma na televisão despertou o meu.

Um grande abraço.

vsc bibliotecária 29/05/2015minha estante
Resumo do livro para mim: "Mas o livro tem vários problemas, por exemplo: eu acho que a autora, Lúcia Machado de Almeida, e aí é uma opinião minha, tentou fazer com que os leitores, principalmente os mais jovens, se interessassem mais por física, química, arqueologia, parapsicologia, etc. Porque em várias partes do livro, ela tenta explicar essas matérias e colocar fatos delas no livro. Isso contribuiu para deixar o livro: chato!"

Ana Luisa 18/06/2012

Um livro diferente
Um dos melhores livros que já li,aborda um assunto não muito comentado de um jeito novo lembrando muito alguns filmes de misterio e suspense.

Marcelo 07/09/2011

Educação
Devo parte do meu gosto pela leitura à exigência educativa que havia na minha escola, que por sinal, indicava esta coleção como estímulo ao aprendizado de qualidade. E a formação para enfrentar os desafios da vida.

Raffafust 14/07/2011

Quando muitos heróis de hoje ainda nem existiam eu conheci Dico Saburó, um herói bem brasileiro criado por Lucia Machado de Almeida e que eu li pela primeira vez nos tempos de escola, adorava falar dele nas aulas de potuguês, meu professor que era mineiro assim como Dico que morava em Diamantina me dava pontos extras quando aceitava ir lá na frente da sala falar dos livros da ´serie vaga-lume!
Dico tem uma paranormalidade e ele levava uma vida relativamente normal mas aí é que começam a ocorrer assassinatos na região e ele se sente na obrigação de ajudar a desnvendar os mistérios que envolvem cada história, nesse meio tempo surge na cidade um jornalista de nome Pedro que se apaixona pela irmã de Pedro e também tem interesse em ajudar Dico para saber quem matou aquelas pessoas. Gostei muito como disse acima do livro todo, nosso heroi nacional arrasa!