Spharion

Spharion Lucia Machado de Almeida

Resenhas - Spharion

Bruno Leandro 13/07/2011

Ficção científica para iniciantes
Este foi um dos primeiros livros de ficção científica e fantasia que li. Aliás, como todos os livros da série vagalume foram sempre um debut para mim em alguma área, este não seria diferente. O personagem principal, Dico Saburó, é de uma bondade imensa. Chega a ser bobo de tão ingênuo! Um exemplo é quando ele se deixa ser picado por um mosquito porque o coitadinho “está com fome”! Claro que esta não é a única característica especial do garoto: ele tem superpoderes e não sabe a origem deles. Enquanto uma parte da história trata do garoto tentando entender o que ele é e porque é assim, outra é envolvida em mistérios e suspense.
Como livro, foi bom lê-lo quando criança e não sei se por isso tenho muita saudade. Acho que é saudade de tempos que pareciam mais simples e de histórias descomplicadas. Em todo caso, este livro me remete de novo a esses tempos e, por causa dele e de outros da Vagalume foi que desenvolvi um gosto para a leitura. Spharion foi um livro mais complicado, que não li com a mesma voracidade dos outros e sua história em alguns pontos me fugia um pouco. Mesmo assim, digo e repito: foi um estímulo para me tornar o leitor que sou hoje.

rogeriogalves 02/01/2011

o livro prende o leitor no desenrrolar dos misterios, tudoq ue um adolescente gosta.

adaobraga 06/09/2010

Para motivar a leitura e a imaginação de jovens
Quando li este livro, era numa época e numa idade em que a imaginação e o que é misterioso impressiona e atrai. Fiquei fascinado com a possibilidade, e com a fantasia de existirem pessoas, ou de poder ter a disposição poderes mentais tal qual o Dico Saburó tem no livro escrito por Lúcia Machado de Almeida.

É uma fantasia legal. E apresenta Dico tendo poderes especiais antes mesmo de ter consciência dos poderes, afinal, aos 5 dias de nascido o bebê levita. Tal evento deixa a mãe e o pai desesperado e sem saber explicar o que aconteceu.

De inicio, ao ver o berço vazio, pensaram que o bebê havia sido retirado, mas, foi achado depois no teto da casa. É assim que começa a história. Ainda no inicio, há um choque de conhecimento e realidades. Sem saber explicar o fenomeno, se pensa que é obra de algum demônio.

Porém, a autora apresenta a igreja com uma vertente ainda não muito aceita até os dias de hoje: compreendedora, ajudadora e auxiliadora da ciência e dos fatos inexplicáveis, em especial, pessoas que tem poderes inimagináveis.

O Dico tem poderes especiais. Ele vê o futuro, altera a percepção do tempo, move objetos, lê pensamentos. Com o cenário montado a autora começa a inserir outros elementos. Minas, mineiros, mortes, suspeitas e investigação.

Para jovens e adolescentes, um livro para motivar a leitura e a imaginação.

Carlos Teles 01/05/2012minha estante
Um dos muitos inesquecíveis livros do tempo de escola... Ainda existe alguma edição recente a venda ou somente em sebos?

Esdras 17/03/2014minha estante
Olá pessoal! A série vagalume marcou a nossa história. Atualmente, sou professor de portugues para estrangeiros na Colombia e adotei esta série como livros paradidáticos para meus alunos; ao menos os que encotrei disponíveis na internet. Mas, é ainda mais difícil encontrar os complementos de atividades que vinham na contracapa dos livros. Aguém teria o complemento de atividades deste livro, Spharion, especificamente e que me pudesse fazer o favor de escaneá-lo e enviá-lo a mim através do e-mail (e.emmanuellinsmaia@hotmail.com)? Ficaria muito agradecido. Um abraço.
Esdras Emmanuel Lins Maia.

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Um dos primeiros!
Inesquecível, como tantos outros livros maravilhosos da coleção Vagalume que marcaram a melhor fase da minha vida: a doce e tenra infância! Recomendo!

fuca 16/02/2010

spharion
spharion é um livro ruim que fala de morte!!!!!!!

Mariana! 03/02/2010

Não é meu favorito, mas é muito bom pra distrair... :D
Recomendo!!!

Inlectus 24/04/2009

Bom.
Simples e legal, bom para se distrair.

Raquel Lima 17/01/2009

Ficção científica ??
Primeiro contato com a ficção científica...rsrsr...Outra pérola da coleção vagalume.