Spharion Lucia Machado de Almeida

Resenhas - Spharion

maryromania 21/01/2022

amei
eu amei o livro.É um suspense que foge do comum,achei muito original. A história é intrigante,do tipo que você não consegue descobrir quem é Spharion. Li por indicação de meu pai,e quando fui começar a ler fiquei com medo de não gostar por ser um livro antigo.Mas é tudo bem construído e uma das coisas mais legais é que se passa em Diamantina minas gerais.
Dragarians Geek 21/01/2022minha estante
??

Luan 25/02/2024

Confesso que esperava mais dessa história. E olha que até agora tenho gostado da maioria das histórias publicadas pela Coleção Vaga-lume. Contudo, a narrativa aqui não me conquistou. Há aqui um misto de mistério, aventura e investigação, que por vezes parece um pouco confuso e estagnado em termos de construção narrativa, na minha opinião. Mesmo assim, a história por si poder ser emocionante e interessante para outros leitores, principalmente os mais jovens.
Raimundo.Sales 27/02/2024minha estante
Essa Série Vaga-Lume era magnífica. Foi com ela que criei o gosto pela leitura

Luan 28/02/2024minha estante
Estou com uma meta de ler todos os livros da coleção.

justhc 23/04/2023

Achei o livro legal, e o mistério sobre quem seria Spharion. Achei que não ia gostar e acabou sendo uma experiência e tanto.

bel... 07/05/2021

Acho que o livro pode ser melhor aproveitado por quem tá começando na literatura infanto-juvenil.

adaobraga 06/09/2010

Para motivar a leitura e a imaginação de jovens
Quando li este livro, era numa época e numa idade em que a imaginação e o que é misterioso impressiona e atrai. Fiquei fascinado com a possibilidade, e com a fantasia de existirem pessoas, ou de poder ter a disposição poderes mentais tal qual o Dico Saburó tem no livro escrito por Lúcia Machado de Almeida.

É uma fantasia legal. E apresenta Dico tendo poderes especiais antes mesmo de ter consciência dos poderes, afinal, aos 5 dias de nascido o bebê levita. Tal evento deixa a mãe e o pai desesperado e sem saber explicar o que aconteceu.

De inicio, ao ver o berço vazio, pensaram que o bebê havia sido retirado, mas, foi achado depois no teto da casa. É assim que começa a história. Ainda no inicio, há um choque de conhecimento e realidades. Sem saber explicar o fenomeno, se pensa que é obra de algum demônio.

Porém, a autora apresenta a igreja com uma vertente ainda não muito aceita até os dias de hoje: compreendedora, ajudadora e auxiliadora da ciência e dos fatos inexplicáveis, em especial, pessoas que tem poderes inimagináveis.

O Dico tem poderes especiais. Ele vê o futuro, altera a percepção do tempo, move objetos, lê pensamentos. Com o cenário montado a autora começa a inserir outros elementos. Minas, mineiros, mortes, suspeitas e investigação.

Para jovens e adolescentes, um livro para motivar a leitura e a imaginação.

Carlos Teles 01/05/2012minha estante
Um dos muitos inesquecíveis livros do tempo de escola... Ainda existe alguma edição recente a venda ou somente em sebos?

Esdras 17/03/2014minha estante
Olá pessoal! A série vagalume marcou a nossa história. Atualmente, sou professor de portugues para estrangeiros na Colombia e adotei esta série como livros paradidáticos para meus alunos; ao menos os que encotrei disponíveis na internet. Mas, é ainda mais difícil encontrar os complementos de atividades que vinham na contracapa dos livros. Aguém teria o complemento de atividades deste livro, Spharion, especificamente e que me pudesse fazer o favor de escaneá-lo e enviá-lo a mim através do e-mail (e.emmanuellinsmaia@hotmail.com)? Ficaria muito agradecido. Um abraço.
Esdras Emmanuel Lins Maia.

sundays 18/07/2021

Diamante no fundo da memória
Lúcia Machado de Almeida marcou minha infância com seu livro "O escaravelho do Diabo", que li repetidas vezes sem nunca enjoar. Foi com a expectativa lá no alto que fui ler mais esta obra da autora - e não me decepcionei.

A trama se desenrola a partir da morte de um minerador de diamantes, com uma parte do cérebro destruído e uma palavra escrita no rosto: SPHARION FF. Juntamente a isso, pequenos diamantes passam a ser roubados.
Pra solucionar o mistério, entra em cena para o meu deleite o Inspetor Pimentel - diretamente das páginas do Escaravelho do Diabo.

Sei que o final desse livro e a explicação científico/paranormal para vários acontecimentos não é do agrado de todos. Frequentemente vejo avaliações que consideram muito técnico, pouco emocionante, ou até mesmo forçado... mas minha lembrança infantil é realmente da melhores.

Por via das dúvidas, vou guardar a trama na memória sem arriscá-la numa releitura.

Jorge 18/01/2023

Spharion
Esse livro me deixou muito intrigado quando li pela primeira vez (15 anos), comecei a pesquisar sobre tudo que estava achando diferente... Foi incrível... Nostalgia reler

Feh Tryller 29/03/2023

A população de Diamantina - MG fica assustada com os crimes praticados por um assassino misterioso conhecido apenas por Spharion.
Dico é um rapaz com poderes paranormais e vai se juntar ao seu amigo Pedro e com o inspetor Pimentel para solucionar esse caso.

Raquel Lima 17/01/2009

Ficção científica ??
Primeiro contato com a ficção científica...rsrsr...Outra pérola da coleção vagalume.

Yago 17/11/2022

Ficção científica legalzinha
A autora Lúcia Machado de Almeida se aventurou pelo mundo da ficção científica com este livro, que aborda muitos temas históricos sobre física e curiosidades científicas e vilões e assassinatos. Confesso que esperava mais, pois o livro te deixa na dúvida sobre os personagens até o final, e em uma página termina tudo. Senti que ela finalizou a história muito rapidamente como se precisasse terminar por pressão este livro. Mas é uma historinha legalzinha.

Douglas 08/09/2013

Spharion
[Eu tomei o cuidado para não colocar nenhum Spoiler que estrague a sua leitura. Posso até revelar algum ou outro fato do livro, mas nada que comprometa sua leitura].

Na minha humildíssima opinião, Spharion está entre os livros mais fracos da "Série Vagalume". O livro é uma história de mistério, até tenta fazer um suspense, mas não prende.

A história tem algumas mensagens legais, tais como críticas ao consumismo exagerado do ser humano, ou de como o ser humano pode ser destrutivo em sua busca incessante por poder, etc.

Outro problema: os capítulos do livro são muito curtos. E cada capítulo conta um fato diferente, então o que poderia ter agilizado a história, contribuiu, também, para deixar o livro chato. A história muda muito o foco. Tem capítulos que chegam a ter poucas linhas e aí já inicia outro capitulo, contanto outro fato, o que tornou a leitura maçante demais.

Eu levei vários dias para ler este livro. O que chega a ser um absurdo para um livro tão pequeno (128 pág.) como este. Mas é que, realmente, a história não prende. Infelizmente.

Mas é claro que isto é apenas a minha opinião. Você pode ler e gostar. Achar o livro nota 10. Ótimo. Seja feliz!

Um abraço e meu respeito a todos.
eliandro.gibin 18/12/2014minha estante
Concordo com sua opinião e respeito, mas, lembro que esse livro é direcionado ao público na faixa de ~11 anos e isso explica a simplicidade e a montagem do cenário e do mistério aos poucos, deixando assim o jovem leitor construir em sua imaginação cada cena ali descrita. Digo isto pois li este livro quando tinha essa idade (11~12 anos) e vejo isso hoje com 38, relendo a estória que então ficou gravada em minha mente até os dias atuais. Como disse no início respeito a opinião e não sei em que fase de sua vida você se deparou com este livro. Só estou expondo minha opinião de leitor na idade recomendada e, agora como adulto, claro que o livro é fraco para o nosso atual entendimento, mas, na época foi o que alimentou meu gosto pela leitura.
Abs.

Douglas 18/12/2014minha estante
Olá Eliandro.
Eu li o livro com 28 anos, bem acima da idade ideal.. hehehehe..
Na verdade eu uso a Série Vagalume como um período de transição entre livros densos. Como eu sei que estas histórias são mais simples, eu uso a leitura para relaxar entre dois livros complexos.

Eu entendo que você tenha um sentimento especial por este livro. Talvez o sentimento que você tenha por ele, seja o mesmo sentimento que eu tenho por Enigma na Televisão, um dos primeiros livros que eu li na infância e o livro que me despertou o gosto pela leitura. Os primeiros livros sempre nos marcam e nós o carregamos para sempre.

Mas independente disso, eu acho este livro inferior a outros desta mesma série. Muitos livros da Série Vagalume podem ser lidos em qualquer idade, pois embora sejam infantis, não são chatos de ler.

Eu concordo plenamente contigo que o livro é feito para crianças, mas eu acho este livro inferior a outros desta série. Se eu tivesse 10 ou 11 anos, eu acho que a minha opinião não mudaria, mas aí eu acho que a gente já vai cair na questão de gostos pessoais. E gosto, é de cada um.

Fico feliz em saber que o livro despertou seu gosto pela leitura, assim como Enigma na televisão despertou o meu.

Um grande abraço.

vsc bibliotecária 29/05/2015minha estante
Resumo do livro para mim: "Mas o livro tem vários problemas, por exemplo: eu acho que a autora, Lúcia Machado de Almeida, e aí é uma opinião minha, tentou fazer com que os leitores, principalmente os mais jovens, se interessassem mais por física, química, arqueologia, parapsicologia, etc. Porque em várias partes do livro, ela tenta explicar essas matérias e colocar fatos delas no livro. Isso contribuiu para deixar o livro: chato!"

Edneia.Monteiro 10/01/2023

Spharion
Uma história empolgante e de fácil leitura. Recomendaria a um amigo, para distração e entretenimento fácil.

Marcelo 07/09/2011

Educação
Devo parte do meu gosto pela leitura à exigência educativa que havia na minha escola, que por sinal, indicava esta coleção como estímulo ao aprendizado de qualidade. E a formação para enfrentar os desafios da vida.

José 25/09/2014

Ligeiramente Interessante
Não chega perto de ser o melhor livro da série Vaga-lume, mas atraí pela expectativa de descobrir quem é o vilão, embora as últimas páginas decepcionem bastante. A história é um pouco maçante.
vsc bibliotecária 29/05/2015minha estante
Demorei praticamente um mês inteiro para finalizar pq também o achei maçante e cansativo.
E o final... decepcionante!!!