Spharion Lucia Machado de Almeida

Resenhas - Spharion

Douglas 08/09/2013

Spharion
[Eu tomei o cuidado para não colocar nenhum Spoiler que estrague a sua leitura. Posso até revelar algum ou outro fato do livro, mas nada que comprometa sua leitura].

Na minha humildíssima opinião, Spharion está entre os livros mais fracos da "Série Vagalume". O livro é uma história de mistério, até tenta fazer um suspense, mas não prende.

A história tem algumas mensagens legais, tais como críticas ao consumismo exagerado do ser humano, ou de como o ser humano pode ser destrutivo em sua busca incessante por poder, etc.

Outro problema: os capítulos do livro são muito curtos. E cada capítulo conta um fato diferente, então o que poderia ter agilizado a história, contribuiu, também, para deixar o livro chato. A história muda muito o foco. Tem capítulos que chegam a ter poucas linhas e aí já inicia outro capitulo, contanto outro fato, o que tornou a leitura maçante demais.

Eu levei vários dias para ler este livro. O que chega a ser um absurdo para um livro tão pequeno (128 pág.) como este. Mas é que, realmente, a história não prende. Infelizmente.

Mas é claro que isto é apenas a minha opinião. Você pode ler e gostar. Achar o livro nota 10. Ótimo. Seja feliz!

Um abraço e meu respeito a todos.
eliandro.gibin 18/12/2014minha estante
Concordo com sua opinião e respeito, mas, lembro que esse livro é direcionado ao público na faixa de ~11 anos e isso explica a simplicidade e a montagem do cenário e do mistério aos poucos, deixando assim o jovem leitor construir em sua imaginação cada cena ali descrita. Digo isto pois li este livro quando tinha essa idade (11~12 anos) e vejo isso hoje com 38, relendo a estória que então ficou gravada em minha mente até os dias atuais. Como disse no início respeito a opinião e não sei em que fase de sua vida você se deparou com este livro. Só estou expondo minha opinião de leitor na idade recomendada e, agora como adulto, claro que o livro é fraco para o nosso atual entendimento, mas, na época foi o que alimentou meu gosto pela leitura.
Abs.

Douglas 18/12/2014minha estante
Olá Eliandro.
Eu li o livro com 28 anos, bem acima da idade ideal.. hehehehe..
Na verdade eu uso a Série Vagalume como um período de transição entre livros densos. Como eu sei que estas histórias são mais simples, eu uso a leitura para relaxar entre dois livros complexos.

Eu entendo que você tenha um sentimento especial por este livro. Talvez o sentimento que você tenha por ele, seja o mesmo sentimento que eu tenho por Enigma na Televisão, um dos primeiros livros que eu li na infância e o livro que me despertou o gosto pela leitura. Os primeiros livros sempre nos marcam e nós o carregamos para sempre.

Mas independente disso, eu acho este livro inferior a outros desta mesma série. Muitos livros da Série Vagalume podem ser lidos em qualquer idade, pois embora sejam infantis, não são chatos de ler.

Eu concordo plenamente contigo que o livro é feito para crianças, mas eu acho este livro inferior a outros desta série. Se eu tivesse 10 ou 11 anos, eu acho que a minha opinião não mudaria, mas aí eu acho que a gente já vai cair na questão de gostos pessoais. E gosto, é de cada um.

Fico feliz em saber que o livro despertou seu gosto pela leitura, assim como Enigma na televisão despertou o meu.

Um grande abraço.

vsc bibliotecária 29/05/2015minha estante
Resumo do livro para mim: "Mas o livro tem vários problemas, por exemplo: eu acho que a autora, Lúcia Machado de Almeida, e aí é uma opinião minha, tentou fazer com que os leitores, principalmente os mais jovens, se interessassem mais por física, química, arqueologia, parapsicologia, etc. Porque em várias partes do livro, ela tenta explicar essas matérias e colocar fatos delas no livro. Isso contribuiu para deixar o livro: chato!"

adaobraga 06/09/2010

Para motivar a leitura e a imaginação de jovens
Quando li este livro, era numa época e numa idade em que a imaginação e o que é misterioso impressiona e atrai. Fiquei fascinado com a possibilidade, e com a fantasia de existirem pessoas, ou de poder ter a disposição poderes mentais tal qual o Dico Saburó tem no livro escrito por Lúcia Machado de Almeida.

É uma fantasia legal. E apresenta Dico tendo poderes especiais antes mesmo de ter consciência dos poderes, afinal, aos 5 dias de nascido o bebê levita. Tal evento deixa a mãe e o pai desesperado e sem saber explicar o que aconteceu.

De inicio, ao ver o berço vazio, pensaram que o bebê havia sido retirado, mas, foi achado depois no teto da casa. É assim que começa a história. Ainda no inicio, há um choque de conhecimento e realidades. Sem saber explicar o fenomeno, se pensa que é obra de algum demônio.

Porém, a autora apresenta a igreja com uma vertente ainda não muito aceita até os dias de hoje: compreendedora, ajudadora e auxiliadora da ciência e dos fatos inexplicáveis, em especial, pessoas que tem poderes inimagináveis.

O Dico tem poderes especiais. Ele vê o futuro, altera a percepção do tempo, move objetos, lê pensamentos. Com o cenário montado a autora começa a inserir outros elementos. Minas, mineiros, mortes, suspeitas e investigação.

Para jovens e adolescentes, um livro para motivar a leitura e a imaginação.

Carlos Teles 01/05/2012minha estante
Um dos muitos inesquecíveis livros do tempo de escola... Ainda existe alguma edição recente a venda ou somente em sebos?

Esdras 17/03/2014minha estante
Olá pessoal! A série vagalume marcou a nossa história. Atualmente, sou professor de portugues para estrangeiros na Colombia e adotei esta série como livros paradidáticos para meus alunos; ao menos os que encotrei disponíveis na internet. Mas, é ainda mais difícil encontrar os complementos de atividades que vinham na contracapa dos livros. Aguém teria o complemento de atividades deste livro, Spharion, especificamente e que me pudesse fazer o favor de escaneá-lo e enviá-lo a mim através do e-mail (e.emmanuellinsmaia@hotmail.com)? Ficaria muito agradecido. Um abraço.
Esdras Emmanuel Lins Maia.

Luan 25/02/2024

Confesso que esperava mais dessa história. E olha que até agora tenho gostado da maioria das histórias publicadas pela Coleção Vaga-lume. Contudo, a narrativa aqui não me conquistou. Há aqui um misto de mistério, aventura e investigação, que por vezes parece um pouco confuso e estagnado em termos de construção narrativa, na minha opinião. Mesmo assim, a história por si poder ser emocionante e interessante para outros leitores, principalmente os mais jovens.
Raimundo.Sales 27/02/2024minha estante
Essa Série Vaga-Lume era magnífica. Foi com ela que criei o gosto pela leitura

Luan 28/02/2024minha estante
Estou com uma meta de ler todos os livros da coleção.

José 25/09/2014

Ligeiramente Interessante
Não chega perto de ser o melhor livro da série Vaga-lume, mas atraí pela expectativa de descobrir quem é o vilão, embora as últimas páginas decepcionem bastante. A história é um pouco maçante.
vsc bibliotecária 29/05/2015minha estante
Demorei praticamente um mês inteiro para finalizar pq também o achei maçante e cansativo.
E o final... decepcionante!!!

maryromania 21/01/2022

amei
eu amei o livro.É um suspense que foge do comum,achei muito original. A história é intrigante,do tipo que você não consegue descobrir quem é Spharion. Li por indicação de meu pai,e quando fui começar a ler fiquei com medo de não gostar por ser um livro antigo.Mas é tudo bem construído e uma das coisas mais legais é que se passa em Diamantina minas gerais.
Dragarians Geek 21/01/2022minha estante
??

cris 19/04/2017

Spharion
Eu gostei de ler o livro porque o menino não foi identificado pelos cientistas e quando ele tinha 20 anos um homem queria matá-lo. Saia matando todo mundo da cidade e na testa dessas pessoas ia colocando siglas.
shizukamoon 02/01/2018minha estante
undefined

Raquel Lima 17/01/2009

Ficção científica ??
Primeiro contato com a ficção científica...rsrsr...Outra pérola da coleção vagalume.

Inlectus 24/04/2009

Bom.
Simples e legal, bom para se distrair.

fuca 16/02/2010

spharion
spharion é um livro ruim que fala de morte!!!!!!!

Mariana! 03/02/2010

Não é meu favorito, mas é muito bom pra distrair... :D
Recomendo!!!

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Um dos primeiros!
Inesquecível, como tantos outros livros maravilhosos da coleção Vagalume que marcaram a melhor fase da minha vida: a doce e tenra infância! Recomendo!

rogeriogalves 02/01/2011

o livro prende o leitor no desenrrolar dos misterios, tudoq ue um adolescente gosta.

Bruno Leandro 13/07/2011

Ficção científica para iniciantes
Este foi um dos primeiros livros de ficção científica e fantasia que li. Aliás, como todos os livros da série vagalume foram sempre um debut para mim em alguma área, este não seria diferente. O personagem principal, Dico Saburó, é de uma bondade imensa. Chega a ser bobo de tão ingênuo! Um exemplo é quando ele se deixa ser picado por um mosquito porque o coitadinho “está com fome”! Claro que esta não é a única característica especial do garoto: ele tem superpoderes e não sabe a origem deles. Enquanto uma parte da história trata do garoto tentando entender o que ele é e porque é assim, outra é envolvida em mistérios e suspense.
Como livro, foi bom lê-lo quando criança e não sei se por isso tenho muita saudade. Acho que é saudade de tempos que pareciam mais simples e de histórias descomplicadas. Em todo caso, este livro me remete de novo a esses tempos e, por causa dele e de outros da Vagalume foi que desenvolvi um gosto para a leitura. Spharion foi um livro mais complicado, que não li com a mesma voracidade dos outros e sua história em alguns pontos me fugia um pouco. Mesmo assim, digo e repito: foi um estímulo para me tornar o leitor que sou hoje.

Raffafust 14/07/2011

Quando muitos heróis de hoje ainda nem existiam eu conheci Dico Saburó, um herói bem brasileiro criado por Lucia Machado de Almeida e que eu li pela primeira vez nos tempos de escola, adorava falar dele nas aulas de potuguês, meu professor que era mineiro assim como Dico que morava em Diamantina me dava pontos extras quando aceitava ir lá na frente da sala falar dos livros da ´serie vaga-lume!
Dico tem uma paranormalidade e ele levava uma vida relativamente normal mas aí é que começam a ocorrer assassinatos na região e ele se sente na obrigação de ajudar a desnvendar os mistérios que envolvem cada história, nesse meio tempo surge na cidade um jornalista de nome Pedro que se apaixona pela irmã de Pedro e também tem interesse em ajudar Dico para saber quem matou aquelas pessoas. Gostei muito como disse acima do livro todo, nosso heroi nacional arrasa!

Ana Luisa 18/06/2012

Um livro diferente
Um dos melhores livros que já li,aborda um assunto não muito comentado de um jeito novo lembrando muito alguns filmes de misterio e suspense.