Água viva

Água viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

Vic feitoza 21/05/2024

Tudo acaba mas o que te escrevo continua. O que é bom.
Ela fala sobre um estado de graça, uma sensação, que não serve de nada, não é usado para nada. E juro por Deus que essa é a primeira vez que escrevo uma resenha antes mesmo de finalizar a leitura pois é exatamente desse mesmo modo que me encontro agora. Ela diz que você só sabe. É isso: você só sabe. E eu sei, Clarice, que nunca vou ler nada como o que você escreve. Realmente não tem como explicar. Só sentir. Viver.
Matheus656 21/05/2024minha estante
Esse é o melhor livro da Clarisse para começar? Ou ?A hora da estrela?? Fiquei com vontade de ler esse pela sua resenha

Sabrina 19/05/2024

Desabafos no zap de clarice
Ler esse livro era como ler um diário. nele, a autora expressa todo o seu processo de se recuperar de um coração partido ao mesmo tempo q tenta se entender.
acredito q eh o tipo de livro q vc tem q tá decidido a ler, caso contrário a leitura n vai pra frente. começa confuso sem mt direção mas conforme vc insiste, o costume dos relatos começa a parecer q vc tá acompanhando os desabafos de sua amiga no whatsapp.
eh um livro q te conquista com o tempo e com as palavras. acredito q foi uma boa escolha para minha primeira experiência lendo clarice.

Raquel :) 19/05/2024

A frase ?Clarice não se entende, se vive/sente? é muito real. Esse livro é uma viagem de sentimentos, de contradições, de eu amo eu odeio, eu estou feliz eu estou triste, pura poesia!!

juliabmelo 16/05/2024

Não é só molhar os pés
Muito diferente de tudo que já li de Clarice. ?água viva? é catártico, corre como água corrente. tudo flui e nada permanece. água que se junta e forma rio, lago, mar e oceano.

Mayara1058 16/05/2024

Fluxo intenso de pensamentos
Eu gostei do livro, mas por vezes minha mente não conseguia acompanhar a mudança rápida de ideias. Acredito que seja um livro para ler de uma vez, sem interrupção para não perder o fio da meada. São muitas divagações, reflexões e confusões internas, uma compreensível bagunça de pensamentos.

nani 15/05/2024

Clarice em sua forma mais pura
A 1° vez que li esse livro anos atrás eu não entendi nada, e provavelmente era minha 1° experiência de leitura com fluxo de consciência.

lendo agora e mais madura com leituras foi completamente diferente. foi delicioso, viajado e muito bom de mergulhar nos pensamentos dessa artista que nos leva até a história.

a obra é muito boa, tem frases incríveis mt reflexivas e trás várias questões a se pensar horas e horas sobre a vida

ncamilafreitas 15/05/2024

Ler clarice não é ler, é sentir. e sempre é um sentimento singular.

foi como estar de frente a um turbilhão de pensamentos, me identificando com tantas coisas e amando ver a forma poética como ela descreve tudo e a vida. é sublinhar praticamente o livro inteiro.

ainda acho que os livros são densos e, por mais que sejam poucas páginas, leva um tempo para se acostumar com a forma que ele é escrito, a ausência de diálogos as vezes me pega um pouco. mas de forma nenhuma isso é ruim, é apenas diferente e uma experiência avassaladora.

gostei muito dessa leitura, se tornou um dos meus favoritos dela.

mephiltatos 14/05/2024

Dá-me de beber, mundo
Esse livro é uma pintura sem esboço. São todos o sentimentos, medos, anseios, dúvidas e descobertas de alguém colocado em palavras, uma aquarela que se mistura e pode tomar várias formas, e ao mesmo tempo nenhuma. Comecei a ler sabendo que "não se entende Clarice, se sente". E eu senti. Fico feliz de ter lido esse livro no momento atual da minha vida, conversou diretamente com os meus próprios pensamentos. Me consolou, me deixou triste, me fez querer viver, me levou a questionar a morte... É realmente de um dom admirável alguém conseguir usar as palavras para abraçar tanto o que temos de humano. Minha primeira leitura da Clarice e com certeza quero muitas outras. À Sara Bella de agora, deixei muito de você nessas páginas.

Luiza3392 14/05/2024

Um vômito de alma
Clarice, de fato, vive numa dualidade dilacerante!!

Nesse monólogo interior, ela depositou toda sua essência. Você lê o livro buscando esclarecimentos e ele apenas lhe dá mais questionamentos!! Maravilhoso e penetrante!

Marcelinha 10/05/2024

Água viva
Que leitura maravilhosa! Que delícia esse sentimento. Que marcante, único... Esse livro é um marcador de alma - eu era uma alma quando comecei, sou outra alma agora que estou finalizando. Eu sinto que estou flutuando. Que delícia, Clarice... Uma musa!

Laura3766 10/05/2024

?Tudo acaba mas o que te escrevo continua. (?) O melhor ainda não foi escrito. O melhor está nas entrelinhas.? ??

Anne 09/05/2024

Água-Viva
Clarice nos faz querer viver, nos faz ir do céu a terra facilmente e nos faz gostar do processo. Como ela mesma diz, eu estou em estado de inspiração, mas sem ser místico ou espirtual, eu apenas estou, eu sou. E ela é, e nos faz ser. Pude ser um pouco da água-viva, um pouco da narradora e um pouco de mim, tudo ao mesmo tempo. Obrigada, Clarice.

Mary.Suave 08/05/2024

Água-viva - ??????????
"Estou num estado muito novo e verdadeiro, curioso de si mesmo, tão atraente e pessoal a ponto de não poder pintá-lo ou escrevê-lo.
Parece com momentos que tive contigo, quando te amava, além dos quais não pude ir pois fui ao fundo dos momentos.?

Começo esta resenha com um dos trechos que marquei - um dos vários.
Não tenho palavras para descrever o quão fascinante este livro é. É do livro que precisamos nos preparar para ler, porque não é fácil de ser lido, seja pelas palavras difíceis ou/e pela delicadeza e profundidade do que é dito.

Me vi muito na narradora, uma artista que se expressa através da pintura e das palavras.

?Escrevo por profundamente querer falar"

Tinha muito tempo que queria um livro de Clarice, e fui nesse por ser o único que conhecia de nome, já esperava que seria bom, mas não sabia que seria tão sensível e acolhedor.
Me senti lendo um desabafo em um diário. Foi lindo, senti cada palavra, cada linha de tocar o coração.
Todo mundo deveria ler Clarice Lispector, mas nem todo mundo consegue ler Clarice Lispector. Porque, com esta leitura, percebi que é do tipo de escrita profunda, que te afoga na narração e na cabeça do narrador. E você o lê, o compreende e o guarda no peito e chora.

"Mas como fazer se não te enterneces com meus defeitos, enquanto amei os teus"

giovanna.rubem 08/05/2024

Indicação de um amigo. senti uma leve desordem e lógica (Clarice sendo Clarice). Mas deu um desconforto (bom) e soquinho no meu estômago sabe?