Água viva

Água viva Clarice Lispector

Resenhas - Água Viva

Bru 02/03/2021

Fluido e denso
De uma maneira doce e ácida, ao mesmo tempo, a Clarice consegue descrever sensações e experiências do fundo do meu viver que, até então, nem eu mesma fui capaz de definir.
Com muitas metáforas e diferentes crises existenciais analisadas, foi um dos melhores livros que já li em toda a minha vida.
Faz bastante apologia a vulnerabilidade da liberdade e como é preciso praticar os dois para que saibamos viver.
Eu queria que fosse mais longo mas entendo o porquê não é...
Grifei e separei diversos versos pra lembrar e viver minha vida com eles em mente.

Aqui estão alguns de meus favoritos:

?Minha história é de uma escuridão tranquila, de raiz adormecida na sua força, de odor que não tem perfume. E em nada disso existe o abstrato. É o figurativo do inominável.?

?Quero também te dizer que depois da liberdade do estado de graça também acontece a liberdade da imaginação. Agora mesmo estou livre.?

?Será que no instante de morrer forçarei a vida tentando viver mais do que posso? Mas eu sou hoje.?

Sigo elástica em plena paixão e gratidão por ter lido esse livro.

Nota: ??????????

? B

Ester 03/03/2021

De difícil compreensão mais legal

mila (nin) 03/03/2021

eu amo este livro da maneira que deveria amar a minha vida

Isabela 05/03/2021

ok cazuza agora entendo pq vc leu esse livro mais de 70 vezes.
quero deixar esse pra mim, internalizar e ficar remoendo como um segredo meu.

Alex 13/03/2021

A intensidade da escrita
A intensidade da escrita ou vivência que nos transporta ao imerso mundo da terrível incerteza é o que nos resta.

Ler Clarice é sempre desafiador e vale cada página da sua leitura. Uma leitura arrebatadora, que nos transporta aos caminhos incertos, mas ao mesmo tempo nos coloca no patamar de seres humanos, falíveis e temerosos: a vida, à solidão (apesar de esta ser nossa mais fiel companhia) e ao julgamento. Simplesmente uma obra prima, prima de primor: primorosa.

aluiarte 15/03/2021

Para pensar
"...Minha pequena cabeça tão limitada estala ao pensar em alguma coisa que não começa e não termina - porque assim é o eterno..."

Procurei ler devagar esse livro para poder absorver tudo que Clarisse escreveu, mesmo assim, não é possível. A forma como cada frase nos toca, a gente sente.
Eu amo tudo que a Clarisse Lispector faz e com esse livro não foi diferente, tenho muito a refletir ainda.

d a n i 15/03/2021

"Quando penso no que já vivi me parece que fui deixando meus corpos pelo caminho."

Meu primeiro livro da Clarice e só posso dizer que ela me encantou totalmente! Com um texto em forma de monólogo, Clarice traz uma personagem com quem nos identificamos, nos sentimos mergulhados em seus pensamentos e sentimentos e não há como não no envolvermos.

O livro é forte, cru e profundo.
Ótima leitura, recomendo!!!

Livs 18/03/2021

Finalmente terminei! Embora seja um livro pequeno, a ausência de diálogos e o constante fluxo de informações e pensamentos da personagem tornaram a leitura um pouco cansativa, mas foi boa

niphredil 18/03/2021

Esta foi a minha terceira obra de Clarice, e a que mais gostei até então. É sobre a vida e para a a vida!m. Foge completamente da minha zona de conforto literária, e por isso mesmo eu fui surpreendida com uma obra que me fez sentir tanto. São tantas experiências e emoções reais, tudo muito intenso, que cativa o leitor e nos faz pensar em nós mesmos, na nossa realidade, nos nossos medos, amores, segredos. Mais uma vez Clarice me surpreendeu e me fez sentir de um jeito único. É uma experiência única.

Bottonlina 21/03/2021

O presente é inexistente?
o it, a fluidez, a placenta, o X, o it, o momento, água, café, solidão, paranóia, o it, o descaso, o acaso, a beleza, o X, a dor, o nascimento, o morrer, a angústia, o it.
Entendeu? Então, esse é o spoiler: Uma brisa muito brisada do beck dentro da igreja na Red light.

@helensince1994 22/03/2021

Uma experiência única
Uma preciosidade, um poema em prosa escrito com tanta intensidade que é como se mergulhássemos na mente da autora. Clarice em sua forma mais crua.

Raela 10/04/2021

Clarice, em Água vive desbulha sobre como é conflitante sermos quem somos. Um romance-monólogo que provoca um zilhão de epifanias

João 11/04/2021

Sobre aceitar o fluxo que já passou...
É um pouco cruel ter que resenhar um livro da Clarice. Ela não é uma autora para ser resenhada, só quem lê sabe como ela é perspicaz. E ler Água viva pode ser o primeiro gigante passo dentro desse espaço-tempo.

Uma vez assisti uma aula em que a professora dizia que Água viva é um romance em que lemos, lemos, lemos e não entendemos nada: ela estava certa! Esse livro é um romance sem história, apenas conseguimos sentir suas nuances.

Água viva despertou em mim um João Vitor que há 2 anos tento sufocar. Operou-se em mim uma mudança muito singular, me trouxe na boca um gosto que durante um bom tempo tentei esquecer. É uma carta para um amor distante do qual a narradora está se desprendendo. Fui envolvido pelo ?instante-já?, uma pequena partícula do tempo que cintila em lapsos.

Misturei-me ao ?it?, ao tigre inofensivo, ao objeto cortante e entendi que é do fluxo que a alma acontece.

Levei uns 12 dias pra ler esse livro tão curtinho, e foi o primeiro da Clarice que me fez chorar. Me reconhecer numa obra foi doloroso e gratificante porque talvez eu não sinta tanta vontade de sufocar esse fluxo que embarga minha garganta há anos. Talvez eu só queira deixar ele fluir ? e ir.

Dialogou muito com quem fui no passado e com quem serei num futuro... quem sou hoje apenas sente esses efeitos ? e constrói o fluxo.

Neste último ano de isolamento estive cara a cara com a solidão. Não sei o que aconteceu com a dita cuja, mas foi transformador ter esse livro com quem conversar. ?Minha verdade espantada é que eu sempre estive só de ti e não sabia. Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar.?

Viver é muito incômodo. Só sei definir como estou e sou depois desse livro com uma citação da própria escritora: ?Liberdade? é o meu último refúgio, forcei-me à liberdade e aguento-a não como um dom mas com heroísmo: sou heroicamente livre. E quero o fluxo.?

...estou enfeitiçado.

Chele 15/04/2021

Emoções! São pensamentos desconexos, escrito com tudo que vem a mente de uma só vez, falada através de uma narradora em forma de carta a um destinatario desconhecido que tenta escrever como pinta, já que este é o seu ofício. Autora e personagem se confundem em reflexões sobre a vida, a morte, o tempo, medo, coragem, sobre os ânimos da alma. Cheio de metalinguagem e quase intangível num retrato do ser e do É cheio de conotações subjetivas num claro reflexo da própria Clarice.

Giu 17/04/2021

Clarice é sensacional e suas obras são a prova viva disso. "Água Viva" é um monólogo, uma prosa poética narrada por uma artista.

Estranhei muito a leitura no começo e me forçava a reler a mesma linha várias vezes pra ver se entendia o que ela queria dizer. Mas o livro não foi feito pra ser entendido, mas sim sentido. Faz sentido quando a gente descobre que um possível nome para o livro era "Atrás do pensamento", frase que ela menciona algumas vezes no livro. A obra deve ser lida e sentida pelo subconsciente, longe das interpretações incansáveis que muitas vezes tentamos fazer ao ler poesia.

A partir do momento que você se permite viajar pelo livro sem restrições, a poesia fala com você. Imagino que cada pessoa faça uma leitura diferente baseada no seu próprio viver, e isso também explica o motivo pela qual Cazuza leu o livro tantas vezes. Ele provavelmente passa uma mensagem diferente em cada época da nossa vida. Com certeza lerei outras vezes!