A Ilha Misteriosa

A Ilha Misteriosa Júlio Verne

Resenhas - A Ilha Misteriosa

Diego Rodrigues 12/06/2021

A reconstrução da sociedade pelas mãos de Verne
Publicado pela primeira vez em formato de folhetim no periódico francês "Magasin d’éducation et de récréation", entre janeiro de 1874 e dezembro de 1875, "A Ilha Misteriosa" é a concretização de um antigo sonho de Jules Verne: escrever o seu "Robinson moderno". Entusiasta das histórias de náufrago, Verne tinha obras como "Robinson Crusoé" (Daniel Defoe) e "Os Robinsons Suíços" (Johann David Wyss) entre as suas favoritas e já havia flertado com a ideia de escrever sua própria história de náufrago, em 1970. Rejeitada pelo editor, a obra, intitulada "Tio Robinson", acabou sendo engavetada, mas Verne não havia desistido da ideia. Quatro anos mais tarde, já com a escrita mais refinada e tendo obras como "20 Mil Léguas Submarinas" e "A Volta ao Mundo em 80 Dias" adicionadas a seu currículo, Verne e seu editor decidiram que era a hora certa para retomar a ideia. Nascia então um novo romance: "A Ilha Misteriosa".

Aqui nós vamos acompanhar a trajetória de cinco "náufragos do ar": o engenheiro Smith, o repórter Spillet, o criado Nab, o marujo Pencroff e seu pupilo, Harbert. Sitiados em Richmond, em meio a Guerra Civil Americana, a única forma que nossos amigos encontraram de escapar foi pelo céu, por meio de um balão. Mas o destino é cruel e livrou-os das garras de um inimigo apenas para lançá-los nas de outro. Surpreendido por uma tempestade, o balão desgovernado é arrastado por milhares de quilômetros e cai em uma ilha desconhecida no meio do Pacífico Sul, longe de qualquer civilização.

Despojados de quaisquer armas, ferramentas e objetos pessoais, os náufragos terão que recomeçar praticamente do zero e refazer toda a trajetória da civilização para garantir a sua sobrevivência. Do fogo à eletricidade, passando pela domesticação de plantas e animais, a confecção das primeiras armas e ferramentas, a manipulação de materiais como o barro e os metais. O perigo, companheiro constante de nossos amigos, se faz presente através das forças da natureza, das feras selvagens e do receio de que essas paragens sejam habitadas por tribos selvagens ou visitadas por piratas da pior estirpe. Não bastasse tudo isso, estranhos acontecimentos passam a girar em torno do grupo de colonos, estaria alguma força sobrenatural agindo na ilha?

Por baixo de suas camadas de aventura e de mistério, "A Ilha Misteriosa" esconde muitas outras. Aquilo que nos torna humanos, a relação do homem com a natureza, o preço cobrado pelo avanço técnico quando o capital é colocado acima do humanismo, essas são apenas algumas das discussões que o autor propõe ao longo da leitura. A ilha, microcosmo da civilização, é o laboratório onde Verne faz seus experimentos e reconstrói a sociedade, pode-se dizer, de forma utópica.

Confesso que demorei um pouco para me conectar com o romance. As primeiras páginas são lentas e Verne é muito minucioso na descrição de alguns detalhes científicos (o que eu até gosto, mas em alguns momentos pode se tornar cansativo). Mas não tem como não se cativar por esses personagens e acabar sendo totalmente envolvido por essa história. Esse é aquele tipo de livro que vai conquistando a gente aos pouquinhos e, quando nos damos conta, já estamos vibrando junto com os colonos que acabaram de conseguir acender uma fogueira, ou então, compartilhando de seus medos ao passar uma noite na selva ouvindo sons nada agradáveis. E, às vezes, se deparando com questões morais e sociais que podem nos deixar pensativos por um longo tempo. Leitura altamente recomendada! Porém, atenção para a cronologia da obra de Verne: "A Ilha Misteriosa" se passa após os acontecimentos de "20 Mil Léguas Submarinas" e, apesar de não ser uma continuação direta, possui uma forte conexão.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Douglas.Pessoa 13/06/2021

Super leve de ler, quando percebi já estava nas páginas finais, me sentindo como um dos náufragos do balão, recomendo muito todos q queria se aventurar na história da ilha Lincoln

Leonardo.Santos.Freitas 19/06/2021

Interessante
Até metade do livro a história não tem muita emoção mas vejo que devido ao próprio desenrolar da trama. Do meio pro final fica bem mais emocionante e empolgante.
Tem muito conhecimento se química, física e náutica envolvidos mas com um pequeno esforço conseguimos acompanhar as ideias.
Tem uma correlação com o livro 20 mil milhas submarinas, algo que achei muito interessante.

Iracy 08/07/2021

Perfeito
Sem nenhum defeito, o fim da aventura é mais emocionante. Depois de vinte mil léguas submarinas, esse é meu segundo livro favorito do autor.

Acredito que gostei da narrativa por ela ser similar e inspirada a Robison Crusoé. Cada evento da historia me deixaram ansiosa para ler mais e mais, e os piratas? E o homem misterioso? Nunca imaginei que seria quem foi. Nota mil!?

Renato 28/08/2021

Um livro incrível, dividido em três partes o livro conta a historia de 5 homens que caem em uma ilha desertas, os tornando náufragos do ar, porteriormente um novo membro é incluido em sua população. O livro demonstra uma historia de amizade, lealdade e sacrifícios perante o impensável, os 5 homens antes desconhecidos acabam se tornando fiéis companheiros e lutam contra os mais diversos perigos. Uma boa história para aqueles que gostam de julio Verne ou de aventuras, certamente um livro indispensável na sua biblioteca pessoal, narrativa extraordinária com personagens únicos, uma trama comovente. Recomendo a todos aqueles que sonham com aventuras.

garrido79 15/09/2021

Mistério para quem não leu nada sobre a obra!
É o segundo livro de Jules Verne que leio, e o amei da mesma forma!
Não havia lido nada sobre a obra antes, o que pontencializou minha experiência na leitura dela, pois pude criar hipóteses pelo mistérios que ocorrem na ilha pois eu não sabia nada sobre o livro e que é muito comentado em resenhas e biografias do autor...
O enredo inicia com 5 homens que se conhecem durante a guerra civil estadunidense e fogem num balão caindo na ilha, se tornando "Náufragos do Ar"...
E lá, sem ter como fugir, têm que se virarem para sobreviver e viver, e nesse cenário surgem mistérios aparentemente inexplicáveis pela razão...
Verne se perde um pouco com as datas nesse livro, mas isso não diminui bem um pouco o valor de sua obra, mostra o valor da alma humana bem como o valor da amizade, ciência e trabalho em equipe...
Mais um clássico que todos deveriam ler!

Xavier 15/09/2021

Leitura leve e fluido
Um livro sensacional de muita ação e aventura. Julio Verne é uma lenda e todo jovem deveria ler para despertar o interesse pelo mundo literário.

DeiaMolder 16/09/2021

Júlio Verne, adoro!!!!!
Essa é mais uma aventura que esse autor me leva, depois de dar a volta ao mundo em 80 dias, de viajar ao centro da Terra, Verne me leva a uma ilha misteriosa.... Meu Deus, que sufoco ?

"E agora, estamos subindo?"
"Pelo contrário, Sr. Cyrus. Estamos descendo e caindo!"

Daí vc já tem uma idéia do apuro das cinco pessoas a bordo de um balão que naufraga numa ilha deserta no Pacífico. ?
A partir daí começa uma deliciosa narrativa, repleta de ação, mistério, piratas e muitas surpresas.
Durante a história descobri de onde vem a inspiração do personagem Magaiver, da série Profissão: Perigo, da década de 1980. ?
Valeu muito.
Excelente leitura!!!!!

KaioPi 24/09/2021

Um clássico!! Feliz em ter finalizado mais um livro de Jules Verne. Recomendo demais!!!!!!!!!!!!!!!!

CarlosHenrique.Caregnato 19/10/2021

Quando vc pensa que já sabe para onde a história se encaminha, e qual será o seu desfecho, o autor nós surpreende.

Luciano.Martins 21/10/2021

Ilha
Perfeito, consegue deixa aquela dúvida oque vai acontecer, e se desenrola muito bem, amei a aventura todos os personagens bem construído. Muito bom assim como todos os outro

Juli 14/11/2021

CRIATIVIDADE
História envolvente, com um pouco de drama e aflição no começo e um final bem curioso e surpreendente com o aparecimento de um personagem muito conhecido. Mas, a história em si é muito interessante pela inventividade, criatividade e trabalho em equipe dos personagens. Cada capítulo uma surpresa, uma ideia, uma criação tudo em detrimento a sobrevivência.

Valeu o tempo investindo!?????

Elani Araújo 19/11/2021

5 estrelas com louvor!!!!
Aventura e nada de monotonia, é isso que oferece Jules Verne nesta quase continuação do livro "20 mil léguas submarinas", digo isso, porque aqui após acompanhar os sobreviventes da queda de um balão em uma ilha "deserta", sabemos ao final o paradeiro do Capitão Nemo. Uma das melhores leituras que fiz e essa edição do Zahar fez toda a diferença na experiência literária não só pela beleza, mas pelas notas super pertinentes.