O Livro do Silêncio

Resenhas - O livro do silêncio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafaela.Caires 25/12/2023

Ok?
Confesso ter tido um pouco de dificuldade de me prender à leitura no decorrer do livro. E se as partes finais, posfácio e etc viessem ANTES teria ajudado muito no entendimento e até interesse.
Tanto é que estava certa de que não seguiria na trilogia mas após ler os pósfácios e ente der melhor já estou iniciando o livro 2.

Brielle 08/02/2023

O livro tem uma narrativa fácil de ler, a parte que narrava as aventuras de Orunmilá e seu grupo eram sempre muito interessantes. Porém não consegui me simpatizar com Newton, apesar de gostar da escolha de trocas de e-mails. Com New, havia uma frequência maior no jeito incômodo de descrever as mulheres. Se fosse para citar um ponto de melhora, seria a de usar as personagens femininas como personagens e não como uma mera presença ou estímulo. Apesar disso, é um bom livro!

Ynna 12/01/2022

Uma temática muito boa, porém?
O livro em si é muito bom, mas não consegui ficar presa a narrativa desde o início. Talvez seja porque eu tenha lido ele logo após outro que tinha ação do começo ao fim, mas não foi tão dinâmico para mim logo de cara, contudo no desenrolar da história esse problema (para mim) foi corrigido.

Me maravilhou um livro com a temática mais teórica e, as vezes, confusa (tempos diferentes e mitologia) abordar com tanta facilidade e de fácil entendimento essas questões, o que nos mostra a dedicação em pesquisa do PJ para escrever o livro e torna mais gratificante a leitura. Além da temática ser muito bem abordada, os personagens são bem desenvolvidos, a escrita é fluída e tem a mudança de narrador (algo que particularmente adoro).

Adorei a visão sobre as religiões afrodescendentes e como ela foi abordada, porém me desagradou certas falas racistas e machistas do Newton, além deu achar o personagem bem arrogante, mas acredito que essa última característica seja para o seu desenvolvimento nos próximos livros.

Lucas Leite 08/09/2021

Esperava mais
É muito bom que existam livros e histórias ficcionais, em geral, com temáticas afrorreligiosas, e esse é um dos méritos do livro uma vez que publiciza a mitologia iorubana em um romance semipolicial. Contudo, o protagonista é absurdamente chato, e em certa medida, errado. Não há qualquer apego aos personagens nesse livro.

Renata.Paula 09/08/2021

Que venha o próximo!!
Incrível!!! Um livro muito bom! História super envolvente. Personagens cativantes e uma escrita diferente.
No começo o leitor pode facilmente ficar perdido, mas a curiosidade que vem junto desde as primeiras paginas, dificulta um possível desinteresse.
Devorei!

Gabi 18/06/2021

''Respirei fundo e disse com segurança: estou pronto pode me levar''
o primeiro de uma trilogia belíssima, trabalhando tão bem a questão da religião afro-brasileira com um despertar de coisas novas e intrigantes que apenas lendo você entenderia

Denny 09/05/2021

Recomendo a leitura deste livro, pois tem excelente conteúdo sobre as religiões de matriz africana. Excelente consultoria quanto aos mitos.

Vinícius 06/05/2021

Aguça a curiosidade em cima da mitologia
O certo da minha lista de leitura seria intercalar com um escritor estrangeiro, mas já to querendo ler o segundo livro da trilogia... acho que só isso já responde se é bom. Eu estava procurando um livro que falasse mais sobre como cada orixá é e menos sobre as "tecnicas ritualisticas", este livro fez o trabalho na medida certa... a história em Orum segue numa pegada mitologica enquanto em Aiê conta as tretas daqui da Terra. Infelizmente a fonte usada nos e-mails de Newton têm uma fonte muito fraca, o que forçou minha vista, mas a história em si é ótima.

Felipe 28/01/2021

O Arqueiro de uma flecha só
Esse livro é baseado na mitologia africana e intercalando com os dias de hoje, a trama consiste entre dois mundos o atual e o dos orixas e aos mesmo tempo esses mundos estão conectados em uma ligação epiritual ao mesmo tempo contando a história de cada orixa e como eles foram para o o orum, orumila escolhe e lê o futuro nos buzios, ogum o guerreiro solitário, exu o portador da sabedoria e intermediador entres as mensagens e oferendas, oxossi o caçador, oxum a princesa e filha de orumila, iansa guerreira, xango o rei...

Eduardo 13/08/2020

Divertido
O livro do silêncio narra uma história entrelaçada em dois planos: de um lado, Orunmilá é encarregado de uma missão especial, direto do Orum; do outro, um jornalista precisa cumprir seu destino para restaurar a ordem. De cara, já achei a história de resgate dos 16 odus mais interessante do que a história paralela ? contada de forma e-epistolar, o que considerei uma escolha questionável. Newton é um dos personagens mais arrogantes, esnobes, prepotentes e com toques refinados de sexismo que tive o desprazer de ler, não sei se o autor se perdeu na tentativa de nos convencer que Newton é esse cara badass, e com uma vida em alto estilo. As referências do autor são muito boas, o que me fez sentir um apreço maior pela história, mas acredito que vou dar um tempo antes de continuar a leitura da trilogia.
Eduardo 13/08/2020minha estante
Só mais um comentário: achei que os personagens que representam os orixás no Auê foram construídos de maneira monótona, não no sentido chato, mas que não possuíam profundidade alguma. Algumas passagens fazem referências aos itans, que revelam as personalidades de cada orixá, mas o autor poderia torná-las mais complexas. Um exemplo é que Ogum é um guerreiro sanguinário, mas essa é toda a personalidade dele na história. O autor teve a ousadia de misturar a cosmologia iorubá com a ficção, acho que ele poderia ter puxado um pouquinho mais o limite, para trabalhar melhor na construção dos personagens.

michelle, paul mccartney 22/08/2020minha estante
Nossa não consegui imaginar essa história em forma de cartas não kkkkkk

Eduardo 05/10/2020minha estante
Ai, amiga, uma escolha muito ruim, porque ninguém escreve e-mail do jeito que o personagem escrevia. Achei tosco kkkk

Debs 26/07/2020

meh
esperava bem mais desse livro pela premissa q é mt interessante, de fato. por fazer parte de uma trilogia, me pareceu ser mt introdutório. parece até que quer guardar informação para os outros livros.

as partes do new são meio chatas e machistas.

os capítulos são cortados toda hora sem necessidade pra mostrar os e-mails do New (que pouco conversa com a historia principal e poderia ser melhor desenvolvido.

Giovana 08/07/2020

A leitura alterna entre os dois mundos: no Aiê, temos a história do babalaô Orunmilá, o maior adivinho de todos os tempos, que de repente se vê impossibilitado de receber informações vindas do Orum quando seus búzios se calam. Em busca das respostas para o silêncio de seus instrumentos, Orunmilá precisa reunir sete grandes guerreiros para recuperar os dezesseis príncipes do destino, conhecidos como Odus. Em São Paulo, acompanhamos o protagonista Newton, um jornalista mulherengo que gosta de boa comida e restaurantes caros. Ele se comunica através de e-mails com uma pessoa cuja identidade ainda não nos foi revelada, que lhe prometeu ajuda e, em troca, Newton deveria contar a história de sua vida.

Essa alternância entre os dois mundos se mostrou bastante cansativa para mim, principalmente nos capitulos dedicados ao Newton. O personagem não caiu no meu gosto e muitas vezes tinha vontade de pular os capítulos do New e ir direto para a parte do Aiê. Na medida em que as narrativas foram se interligando, pude compreender melhor o personagem.

Para quem tem interesse em conhecer a mitologia africana, é uma excelente pedida para um primeiro contato com o mundo dos Orixás.

LUNII 01/07/2020

Sempre tive curiosidade sobre este livro, ele é brasileiro e narra um tipo de fantasia envolvendo a religião de matriz africana, os orixas são personagens desse livro. Fiquei com medo de achar o livro medíocre, mas gostei bastante. Levando em consideração que sou muita leiga quando se fala nessa religião. Só conheço pq tive curiosidade de ler o livro de história, na pequena parte que falavam sobre isso. Uma vergonha, apagam a religiosidade de um povo da história.

O livro é intercalado por duas narrativa, uma conta a história de Orunmilá, um cara que joga búzios, porém é pego de surpresa quando não consegue enxergar o futuro,so se passa num mundo diferente do nosso.Na outra, vemos a perspectiva de um jornalista brasileiro escrevendo um email para alguém, contando como entrou em contato com os orixás, por ser um dos escolhidos.

Pode parecer bem aleatório a forma como funciona, mas a história vai tomando forma durante a leitura, no início as duas parecem n ter conexão alguma, mas vai tomando um rumo juntas, mesmo que ainda n fique claro nesse primeiro livro como exatamente.
Acho que é um ótimo livro de fantasia, fácil de ler e que aborda um tema um pouco incomum na literatura do gênero.

Não gostei do personagem jornalista, mas isso não me atrapalhou na leitura. Homens.....chatos até nos livros.
No entanto,recomendo o livro.

pauli 20/06/2020

o ead me levou até aqui e
eu realmente não gostei desse livro, mas tô dando 3 estrelas por causa do tema que é particularmente fantástico. vamos lá, o livro tem problemas, é confuso entender o que está acontecendo e mesmo sendo a intenção do autor, pra mim o livro demorou a andar, sabe? eu só consegui entrar num bom ritmo de leitura depois que li uns 20% do livro e adianto mais que só terminei porque foi uma leitura obrigatória do meu colégio e eu vou ter uma prova sobre ele que vale nota. o protagonista talvez seja o maior problema da obra, porque tudo bem que a moda do momento é odiar a maioria dos protagonistas dos livros e tudo bem, eu respeito isso, mas a graça de um livro não é essa e eu definitivamente não gosto de ter um cara tão chato narrando metade do livro e sabendo que foi algo proposital do autor. normalmente a graça de anti heróis é que você não deveria gostar deles, mas gosta e com os protagonistas é exatamente o contrário, então pra mim, isso não colou nem um pouco. também me irritou um pouco a falta de informações pra quem não sabe sobre a religião, apenas no final é que você fica sabendo, mas acho que caberia muito bem umas notas de rodapé ou do autor. não posso reclamar da escrita, mas faltou muita coisa pra ser um bom livro, não chega a ser o pior que eu já li, mas falta MUITO pra ser o melhor.

Camilli.Meirelles 09/02/2020

Estranho
Tive muita curiosidade em relação à esse livro desde a primeira vez que soube de sua existência. Sou completamente leiga no que diz respeito à mitologia dos orixás, ao "lore" das religiões de matriz africana. A promessa de uma entrada nesse mundo, junto com a sempre bem vinda expectativa de quando se começa um bom livro de fantasia, era imensa - e sinto que apenas se cumpriu em parte.
Gosto da alternância na estrutura dos capítulos e de suas respectivas abordagens, mas sinto uma certa superficialidade nas construções, principalmente nos capítulos dirigidos à contar a história das figuras religiosas. Em muitos momentos me senti muito mais impelida a continuar a leitura por curiosidade quanto ao destino de Newton - e não que ele fosse um ótimo personagem, pelo contrário, achei-o bastante asqueroso.
O clima de mistério foi muito bem construído nos capítulos "email", enquanto todo o resto me pareceu até mesmo juvenil demais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5