O Livro do Silêncio

Resenhas - O livro do silêncio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jorge 12/12/2013

Fugindo do lugar comum
Com uma boa escrita - leve e sem se prender a detalhes, do jeito que eu gosto - PJ Pereira sai bastante do lugar comum com um romance que une o sobrenatural africano às intrigas do jornalismo e de grandes empresas.

Como jornalista que cobriu Economia por um bom tempo, me senti quase na pele do Newton até na descrição das redações, rs.

O que eu mais gostei no livro foram justamente os trechos no presente. Para mim, eles são sensacionais. A história de Orunmilá também é bem interessante e o confronto final é de tirar o fôlego, mas a todo momento eu tentava ler mais rápido para voltar à narrativa do New.

Um defeito? Terminar com aquele suspense. Agora comprar a continuação é obrigação =)

Parabéns pelo trabalho,

Bovver 09/12/2013

Ótimo.
Comprei o livro ontem e terminei ontem mesmo, não consegui parar de ler. Muito bom, as ligações estão perfeitas.

As lendas foram muito bem amarradas, e complementam a historia perfeitamente. Estou aguardando a publicação da segunda parte

Simone 08/12/2013

Adorei o livro! Muito interessante a narrativa das duas histórias em paralelo. Algumas pequenas características dos Orixás citados e envolvidos, me fizeram lembrar as historias sobre Eles que minha Ialorixá me conta, já podia saber de quem se tratava pela característica, antes mesmo de se dizer quem era. Apesar de não ser um livro religioso, achei muito importante esse tipo de abordagem "neutra", sobre os Orixás, pois existe muito preconceito e falta de informação a respeito. Senti falta de Nanã, minha Mãe nesse livro, mas quem sabe Ela não aparece nos próximos...
Gostei muito e recomendo.
Agora a pergunta que não quer calar... Quando será lançado o Livro da Traição???? rsrs

Cristina 04/12/2013

Imperdivel!
Além de uma leitura inteligente e gostosa, Deuses de Dois Mundos, nos esclarece sobre uma religião que além, de nos colocar diante do divino, nos aproxima de nós mesmos. Existe um aspecto psicanalítico nessa religião extremamente sofisticada e por isso mesmo simples, que está sendo massacrada pela incompreensão, ignorância e por fim pelo preconceito.
PJ Pereira está cumprindo uma bela "missão"com essa trilogia. Parabéns!!

Leandro 30/11/2013

Fazia tempo...
Fazia tempo que não lia um livro assim.
Misturar a realidade material que vivemos com as culturas não é uma tarefa fácil, mas algo comum de se encontrar pelo mundo. Felizmente, PJ Pereira o fez com a nossa cultura. Utilizou as raízes das religiões brasileiras que vêm dos escravos africanos, foi fiel à tudo que realmente importa de cada um dos orixás e fez com que a linda história de cada um deles fosse bem representada em suas ações em um mundo "paralelo".
Ansioso para os próximos dois! Parabéns PJ!

Daniel Crelier 25/11/2013

Livro fantástico!!!
Fantástico, amei cada capítulo, como você cuidadosamente colocou outros orixás na história, principalmente Logum edé como você já tinha me falado. Achei fantástico como colocou o príncipe na história sem mudar o encanto que ele tem com a ficção que conta no livro, fiquei emocionado a cada frase que lia no capítulo A benção da lua, muito obrigado por me proporcionar essas emoções.
O livro me proporcionou uma imaginação que jamais tive em outros, não apenas por ser bem escrito, sonhador, foi mais por ser da religião que me enfeitiçou mais ainda com essa história.
Sei que é cedo demais, mas já estou MUITO ansioso pelo próximo livro, enquanto não sai vou reler o livro do silencio quantas vezes me der vontade, acredito que várias.

Alako Machado 21/12/2013minha estante
Pois é, quando vi que Logum estava no rio, meu queixo caiu. Pensei "nããão, ele não daria um furo desse..."
Mas quando ele falou que ele vinha de Ypondá... Nossa, tudo fez tanto sentido! Tiro meu ojá para ele.
Também sou da religião e digo: Se ele colocar o meu Orixá no livro, eu descubro onde esse cara mora só pra agradecer!

Karen 24/11/2013

Um livro sensível e inteligente que pede seus sentimentos mais honestos
O livro me trouxe aprendizados nas entrelinhas que me fizeram refletir a vida e os meus sentimentos mais profundos através do olhar dos orixás.

A história entre os dois mundos conecta o nosso povo - somos os guerreiros da vida - com os grandes imortais. A forma como o livro foi escrito é muito interessante, abre o apetite para conhecer ainda mais sobre o mundo dos deuses e também sobre nós mesmos.

Estou ansiosa desde já para o livro 2 da trilogia.

Denise 25/11/2013minha estante
Deuses de Dois Mundos me proporcionou algumas horas deliciosas nesse fim de semana. PJ foi especialmente feliz na elaboração de seu personagem principal, um cético jornalista da metrópole em contato com o mundo mágico das Divindades do Orum.

New não tem a menor pista do que está acontecendo com ele e muito menos daquilo que está por vir. Ignora que está sendo preparado para uma batalha.

A narrativa repleta de obstáculos que dificultam o caminho do protagonista, um não iniciado, nos lembra a realidade daquele que aguarda pacientemente para ser ?feito? na religião afro-brasileira (ou africana). Quando finalmente o aspirante a membro da casa passa pelos rituais de iniciação transformando-se em iaô, entende (muitas vezes apavorado) que seu trajeto apenas começou, passando a ocupar-se de compreender as sensações e vivências do mundo mágico. Desconhece grande parte dessa nova experiência. O que sabe é pouquíssimo. Sua necessidade urgente por conhecimento esbarra no constante bloqueio imposto pelos segredos guardados, pelos tabus e pela hierarquia muitas vezes mesquinha da casa.

Mas mesmo na sua ignorância é poderoso e respeitado, pois tem o sagrado poder de receber um Orixá no seu corpo, experimentando o transe. E isso não é para qualquer mortal, somente para os escolhidos.

Para ele, bem como para os iaôs dos terreiros de Candomblé ou dos templos da Tradição de Orixá, não há escolha. Trata-se de uma convocação, de um chamado do Orum para o cumprimento de uma missão.

No decorrer da narrativa, vemos New-Neo-Iaô, aquele que não foi iniciado mas já é um escolhido, desvendar os enigmas do seu problema mundano ao mesmo tempo em que passa a compreender a dinâmica do mundo mágico dos Orixás e das demais entidades do plano espiritual constituído também pelas Grandes Mães, Eguns e diversas outras.

Assim, os mitos e o mundo real se entrelaçam de forma harmoniosa e segura no decorrer do romance.

Para o nosso iaô do mundo moderno a instrução é uma questão de sobrevivência. Não há tempo para encanações. O mundo mágico é bizarro e truncado. E New não pode vacilar: deve agir, correr para evitar o caos, a catástrofe. É vital que cumpra as tarefas que lhe são colocadas sem sequer entendê-las. Deve aceitar esse mundo de estranhamento, de sustos e sobressaltos que o autor produz salpicado de passagens de ação e aventura.

Aguardo a continuidade dessa bela, integrante e apaixonante história, meu caro PJ Pereira. Ainda bem que ainda tenho dois livros pela frente, duas viagens que prometem algumas horas de boa literatura. Axé!

Denise 25/11/2013minha estante

Andrea 30/11/2013minha estante
Gostei muito do livro; a leitura flui, o texto é bem construído e amarra o leitor, especialmente com a mecânica de intercalar os capítulos dos "dois mundos".
Mal posso esperar pelo próximo livro da trilogia.

Pri 04/12/2013minha estante
Já estava louca pra ler... depois de suas palavras quero maaais ainda!! Obrigada!

1 | 2 | 3 | 4 | 5