A Ladeira da Saudade

A Ladeira da Saudade Ganymédes José

Resenhas - A Ladeira da Saudade

PolyFlores 30/12/2009

Lido na adolescência
Livro tão lindo, lido na infância/adolescência, traz uma história envolvente, rica em cultura nacional e lições de aceitação e amor.
Pena que nossa juventude não valoriza mais este tipo de leitura. Ou seremos nós, pais, que não incentivamos?
Adorei.
lvrcarolina 23/06/2014minha estante
Poly, tenho que discordar de você. Hoje em dia, nós jovens, temos muita influência de outro tipo de leitura, além desses livros da atualidade. Eu tenho 15 anos, e estudo numa escola do RJ. Na minha escola, durante o ano letivo, somos obrigados a ler quatro livros, e fazemos uma prova sobre eles. Um dos livro que a escola me "obrigou" a ler durante as aulas de literatura foi esse, e ele me passou uma mensagem. Dependendo da escola, estamos sim recebendo essa influência literária, e só depois desses livros, formando nossos gostos..

Raely.Sabrine 13/01/2023minha estante
É perfeito, acabei de terminar..

alexcs.lira 30/08/2023minha estante
Também li na adolescência e realmente é muito bom. Super recomendo!

Raquel1510 05/03/2024minha estante
Tem como baixar em PDF?

ana bia 05/01/2024

PESSIMOOOO
Que livro insuportável de ler, sério. dormi enquanto lia de tão chato que foi. não gostei nem um pouco.
Maria18858 09/01/2024minha estante
Mano o livro é incrível se você dormiu, como você leu?

Danielle.Luciano 10/12/2023

📖✨ Ultima leitura de 2023 ✨📚
Encerrando o ano com uma leitura que foi como voltar no tempo! 🕰️ O livro "A Ladeira da Saudade" de Ganymedes José foi a minha escolha para fechar 2023 com chave de ouro. 💫

Na 5ª série, esse foi o primeiro romance que li, e a vontade de reviver essa história sempre esteve presente. A trama se passa em Ouro Preto, cidade que, graças ao livro, ganhou um lugar especial no meu coração. Assim que tive oportunidade eu visitei a cidade e passeei pelos lugares citados na narrativa. Foi encantador!

"A Ladeira da Saudade" despertou em mim a paixão não só pela cidade, mas também pelo mundo dos romances. A história de amor adolescente é uma verdadeira jornada que ultrapassa as barreiras do preconceito racial, aproximando o leitor de fatos históricos marcantes.

Na trama, ao revisitar Ouro Preto, Lilia encontra amizades genuínas e um amor puro com Dirceu, que nos conduz por um romance entrelaçado com a história da cidade e da arte brasileira. Quando a mãe de Lilia intervém ao descobrir sobre o namoro, somos lembrados de que o amor verdadeiro pode superar qualquer barreira.

O livro é uma linda narrativa que fala sobre escolhas, preconceitos, e o poder do amor que, mesmo diante dos obstáculos, prevaleceu.

Se você ainda não leu, fica a dica para iniciar 2024 com essa incrível obra que une romance, história e emoção! 📖

📖 A Ladeira da Saudade
🖊 Ganymedes José
🌟🌟🌟🌟🌟
Vanessa.Castilhos 10/12/2023minha estante
Que linda resenha! ?

Jaqueline720 30/01/2023

História
Li há alguns meses quando planejava uma viagem a Ouro Preto com uma amiga. Aquecimento rsrs.
Apesar da história ser bobinha (eu achei), o que eu já imaginava por se tratar de um romance infantojuvenil, as descrições arquitetônicas e históricas fazem com que a leitura valha muito a pena.

Fui a OP (Mg) depois e toda ladeira que eu via (ou seja, MUITASSSSSSSSSSS, ladeiras demais ali hahaha), eu falava: ó a ladeira da saudade aíííííí rsrsrs. Amo criar esses momentos simples, porém especiais. Obg, literatura
Patrícia 31/01/2023minha estante
Tive a mesma vibe. Em Ouro Preto passei pela casa de "Marília" e se eu não me engano a casa da prefeitura era o local onde o "Dirceu" no caso Tomás, tinha a vista privilegiada da casa da Marília... Você chegou a visitar a prefeitura? Beijos!!!

Yasmin 23/07/2010

A Ladeira da Saudade sem duvida é um otimo livro para se ler. A história de Marilia e Dirceu é encantadora, um casal apaixonado vivendo o seu romance nas lindas ladeiras de Ouro Preto. Para quem quer conhecer a história da cidade é uma otima dica de leitura, mas quem não curte história não é muito recomendado, pois boa parte do livro conta histórias da cidade ou que se passaram lá. As amigas de Marilia as Tetetes tornam o livro bastante disvertido e dão sem duvida um toque especial na leitura. Acho que o autor conseguiu o que queria, mostrar um pouco mais a história de Ouro Preto e os romances que ali se passaram. Como do Poeta Gonzaga e sua namorada Dorotéia. Só acho que faltou valorizar um pouco mais a história de Lilia e Dirceu, pois o livro fala bastante a história da cidade. Apesar disso, gostei bastante do livro vale apena ler.

19/02/2017

Li quando era adolescente e a história de amor de férias junto com o cenário de Ouro Preto me fez suspirar muito na época.
Manuella_3 23/02/2018minha estante
Exatamente por isso reli tantas vezes na adolescência, Lu. Agora releio três décadas depois do primeiro contato.

Renata CCS 07/02/2013

O melhor é a sensação de mergulhar no passado e se esquecer totalmente o presente
A LADEIRA DA SAUDADE é para aqueles que gostam de romances e muitos detalhes nas descrições de lugares. Quando chegou às minhas mãos foi através de uma professora. Era apenas mais uma leitura obrigatória da escola, mas que acabou se tornando uma deliciosa viagem no tempo. Sabe aquela sensação de estar vivendo a história, conhecer a antiga Ouro Preto? Assim me senti ao ler esta obra. Foi um dos livros, juntamente com MÚSICA AO LONGE de Érico Veríssimo, que marcou a minha adolescência.

É a história do despertar de um amor puro no coração de dois adolescentes que revivem, no século XX, um amor atormentado do Brasil do século XVIII. É a história de Marília e Dirceu. A narrativa se passa em Ouro Preto, uma cidade histórica brasileira e todas as características desta incrível cidade estão no livro: as ornamentações das antigas construções e a história daquele povo. Marília, conhecida por Lília, é de uma família muito rica de São Paulo. Ela termina o relacionamento com o namorado muito bem sucedido, porém bastante egoísta, e isto deixa um “clima pesado” em sua casa, já que o ex é filho da melhor amiga de sua mãe, que não se conforma com o término do relacionamento da filha. Lilia acaba indo morar por um tempo em Ouro Preto com sua tia-avó Ninota. A princípio ela não fica nada feliz com a mudança, mas ao chegar à cidade e conhecer os moradores, as histórias e os personagens daquele lugar, muda totalmente seus conceitos. Conhece as "Tetetês", 3 garotas cujos nomes começam com T, e ficam grandes amigas. Elas participam de um grupo de teatro de bonecos, liderado por Dirceu, um rapaz pobre e descendente de escravos africanos. Lília e Dirceu se apaixonam e precisam vencer a barreira do preconceito, já que Dirceu é de uma família de origem muito simples. Mas este livro também é uma grande viagem a Ouro Preto: para quem pretende conhecer, ou para quem já conhece e quer reviver a cidade histórica brasileira tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Juntamente com uma história de amor consagrada pela literatura brasileira, é relatada também a história dessa linda cidade.
Juliana 23/04/2013minha estante
EXCELENTE !!!!

Vania :) 10/02/2010

Minas e Cereja
Dá a maior vontade de conhecer Minas Gerais e comer torta com cereja num avião! Além disso, o romance é super fofo!

Débinha 13/04/2024

Ouro Preto!!!
Para começar eu li esse livro por indicação de uma professora, que falou que tinha lido na adolescência, eu gostei muito desse livro e gostei de várias partes dele só que tem algumas coisas que eu não gostei tanto, eu achei que tem algumas partes que ele descreve muito até coisas que nem seria tão necessário de descrever, e acho que no final poderia ter explicado melhor como que se encerrou, mas mesmo assim eu gostei muito da história (eu gostaria de um Dirceu para mim)

TatiAmaribe 27/06/2010

Lindo
Um livro de fácil leitura, e que se passa no Brasil. Faz a gente viajar e ter vontade de conhecer os lugares. Ganymédes não se limita apenas ao romance, e sim em mostrar aos leitores o quão lindo é Ouro Preto e adjacência. Fora que a história é linda demais. Recomendo!

May 04/11/2010

Boas lembranças
Quando fui esse ano a Minas Gerais mais especificamente a Mariana e Ouro Preto, a única coisa que conseguia me lembrar era desse livro, muito bom, um dois poucos livros que li na infância e que gostei, já que na época odiava ler, mas esse tenho que dizer que capturou minha atenção... Nota 1000!

Felipe 24/11/2010

Esse livro foi mais uma "leitura obrigatória" da disciplina de Linguagem e Literatura da minha escola, pelo fato de ter relação com o Barroco e o Arcadismo, períodos literários estudados.

As aparências enganam, e é por isso que acho uma pena geralmente os leitores, inclusive eu, escolherem um livro para ler olhando a capa, o título ou o autor. Pois desconhecendo o autor, o título não me atraindo, e não ter gostado de saber que o livro era de romance, eu já estava com raiva de ter que ler um livro "chato".
Pois me enganei, comecei lendo o livro, e achando meio entediante, talvez pelo fato de já ter na minha mente "o livro é chato, não vou gostar!". Mas a partir do momento em que Lília, personagem protagonista, viaja para Ouro Preto (MG) a história toma um rumo divertido, alegre e prazeroso.

No decorrer da história, Lília conhece as Tetetês (3 garotos cujos nomes começam com a letra T), que, sob a liderança de Dirceu, formam um grupo teatral de marionetes chamado "Pedra e Sabão". Esse grupo tem a proposta de contar as histórias de Ouro Preto através das divertidas marionetes, nas ruas da cidade.

Há também o romance entre os personagens protagonistas, Dirceu e Lília (Gonzaga e Dorotéia), que dá mais pontos positivos ao livro, pois a forma como o romance é retratado é muito prazerosa de ler. Belos poemas são narrados por Dirceu, belos encontros, a vontade de viver a vida ao máximo.

Esse livro me transmitiu a mensagem de que devemos ser "nós mesmos", que devemos viver cada dia de nossa vida como se fosse o último, pois eu concordo com a idéia arcádica da "brevidade da vida humana". Devemos colocar nossa própria felicidade acima até mesmo de nossas responsabilidades, se isso realmente nos fizer felizes.

Indico esse livro aos que gostam do gênero romance, e aos que se interessam por combinar alegria e boa leitura com o aprendizado dos períodos literários Barroco e Arcadismo, muito retratados no livro.