A Ladeira da Saudade

A Ladeira da Saudade Ganymédes José

Resenhas - A Ladeira da Saudade

Lena 05/01/2022

O que eu posso dizer desse livro?
Eu gostei, principalmente do final.
Tia Ninota nunca errou!
Eu sou a Alice no final, feliz pela bronca k?kkk.
Eu acho que talvez o romance aconteceu muito rápido, mas tudo bem.
Recomendaria esse livro pra um amigo (a) para ler quando estiver no tédio, acho q qualquer pessoa consegue ler esse livro em um dia.

Tiago7n 11/01/2022

A linda ouro preto
Esse livro despertou em mim o interesse de conhecer a cidade fantástica se Ouro Preto-MG... 2 meses após o término da leitura la estava eu explorando todos os lugares citados no livro na esperança de encontrar os personagem dele... é tudo real, a cidade, o encanto suas ladeiras... O que mais me assustou é que os moradores de lá nao conhecem esse livro, então tive que descobrir tudo sozinho, foi uma ótima aventura.

Vidigital 12/01/2022

Ladeira da saudade
Cara, com certeza o melhor livro que já li, simplesmente perfeito, desde o desenvolvimento dos personagens, até as características de lugares, com certeza não é um livro lento e muito bonito, passa uma imagem linda de vida e eu amo ele.

elly 09/03/2022

A ladeira da saudade!
Um livro rápido de ler e fascinante! Contando a história de dirceu e marilia, mas não deixando para trás a história de Ouro Preto. Sem condições para este livro!!

Fernanda :) 24/03/2022

Ouro Preto por outros olhos
A Ladeira da Saudade é um livro que ao mesmo tempo que desenrola um romance entre dois jovens, também conta a história de toda a cidade emblemática e histórica de Minas Gerais - Ouro Preto. Recorrendo a muitos fatos históricos do século XVIII, que de um jeito leve ensina sem complicações.

Mas não apenas de fatos históricos, o livro também aborda questões raciais como o racismo e relações nem tão boas entre pais e filhos - marcada principalmente pela relação da protagonista com sua mãe.

Não sei o que me fez ficar tão apaixonada nesse livro: se foram as descrições de Ouro Preto ou o romance entre os personagens da história.

De qualquer forma, a leitura valeu super a pena, de tal forma que eu consegui terminar em apenas um dia, instigada em descobrir o final da trama.

O livro é perfeito e é um verdadeiro guia turístico que desperta em nossos corações uma vontade incessante de conhecer a cidade mineira. Eu recomendo muito ?

Larissa.Lopes 05/04/2022

a ladeira da saudade.
O livro é simplesmente incrível, confesso que quando comecei a ler não achei que fosse gostar muito, mas descobri estar enganada conforme ia lendo. Me apaixonei por essa história e pelos personagens, me emocionei mais de uma vez enquanto lia, vou guardar esse livro pra sempre no coração.

Michelle194 09/04/2022

Ladeira da Saudade
Eu tinha lido esse livro ainda adolescente e basicamente a minha lembrança é que era bem bom ? relendo agora, continuo com a mesma opinião. A história dos dois adolescentes é gostosinha, mas o passeio por Ouro Preto que o livro proporciona é maravilhoso!

Lari 11/04/2022

Uma das leituras mais puras e fofas da minha adolescência! Eu me senti em MG totalmente!
Cada detalhe descrito pelo autor fazia a gente se inserir mais na história. Conheci mais sobre o barroco e sobre a vida das pessoas de Minas Gerais.
Para mim, foi uma viagem extraordinária ?

Andreza 28/05/2022

Simples e único
Depois de ler esse livro aos 15 anos, jurei que eu iria conhecer Ouro Preto um dia. E eu fui. ✨

fefe62 19/06/2022

crítica "a ladeira da saudade"
bastante semelhante a "amor e gelato", porém sem o devido reconhecimento por ser nacional.
recentemente fiz a leitura do livro e a forma como é retratado igual "amor e gelato" é absurda.
há muitas semelhanças na historia, no enredo, e sem dúvidas, melhor que "amor e gelato". Não apenas por se tratar da nossa historia, mas sim pelo desenvolvimento.
recomendo a todos, principalmente aos que ja leram propriamente "amor e gelato", pois se gostou desse, certamente adorará "a ladeira da saudade".
o que mais me chateou foi o fato de só haverem 2 vídeos panfletando no Tik Tok, enquanto há milhares de resenhas sobre "amor e gelato".
quem sabe conseguiremos dar o devido reconhecimento a esse livro?

Hevelyn27 20/06/2022

Fofinho demais
Que história linda! Queria ter conhecido esse livro na época de escola quando eu era mais novinha, é um romance tão fofinho, tão puro e inocente mas que você sente a intensidade do amor na escrita. Foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e eu simplesmente amei, uma leitura fluída e fácil de entender e por ser um livro nacional só faz ele ser mais perfeito ainda, em vários momentos no livro o autor faz referências à várias histórias da nossa cultura brasileira, fala sobre a história de várias pessoas batalhadoras que são um grande nome pro nosso Brasilzão. Enfim é isso amei demais e com certeza eu leria de novo

torello 29/06/2022

Não sentirei saudades
O livro é mal desenvolvido, não promete o que entrega, os personagens são chatos, há uma romantização de tudo, é extremamente corrido, enfim, péssimo, não leria de novo.
Só não dei menos estrelas pois amo Minas Gerais e fiquei encantado com a descrição de Ouro Preto. Fora isso, são poucas as qualidades desta obra, dentre elas uma exploração das relações entre filhos e pais e uma "diversidade" meio chula, porém existente.
Portanto, é um livro medíocre e tedioso, a leitura não prende o leitor.

Ed Wilson 16/07/2022

Uma viagem que te fará desejar torná-la real
Ladeira da Saudade é um livro puramente infanto-juvenil. Gostei demais dessa viagem, mas teria imensamente amado se essa experiência tivesse sido feita na minha adolescência.

Lília mora em São Paulo com os pais. Classe alta, ela leva uma vida confortável. Exceto pelas circunstâncias de sua vida emocional adolescente. A insatisfação com seu rico pretendente Marcos César, e os conflitos com sua mãe carrasca, que parece apenas quere-la com um marido rico, à levam para umas férias na casa de sua tia Ninota na cidade de Ouro Preto (MG), a fim de fugir dos dramas da sua vida de São Paulo.
E é aqui que o livro ganha ares dos mais românticos escrito.

Os pontos altos para mim, começa pelas descrições do autor. A cidade de Ouro Preto é como um grande personagem, suas ladeiras, suas casas e construções, suas igrejas e sua história, além de seus personagens históricos do passado como Aleijadinho, Tiradentes e os apaixonados Tomás Antonio Gonzaga e sua amada Marília, do qual os poemas floreiam o romance de Lília e Dirceu, o garoto do Teatro de Marionetes. Aqui se mostra outro ponto alto do livro, o amor de Lília e Dirceu é puro e inocente, próprios dos que se encontram, quase sempre, apenas nas ficções.

Assim como eu, creio que qualquer leitor que aprecie as obras nacionais, irá se apaixonar pelo estilo que Ganymedes José deu à sua narrativa, bem como cidade de Ouro Preto, lugar que agora quero demais visitar.