A Ladeira da Saudade

A Ladeira da Saudade Ganymédes José

Resenhas - A Ladeira da Saudade

milenesx 22/07/2022

Uma linda história de amor vivida por Lília e Dirceu; no decorrer do livro é possível aprender fatos marcantes sobre Ouro Preto.

Luisa 27/08/2022

A ladeira da saudade
No começo eu não estava colocando muitas expectativas nesse livro mas, acabei me surpreendendo, além de ter um lindo romance, o livro aborda também várias histórias de Ouro Preto.
Esse livro eu recomendo para quem gosta de romance e principalmente para quem gosta de aprender.

comidaazulexiste 28/08/2022

romance bobinho mas fofinho. meio antiguinho então tem aquela linguagem brasileira um pouco mais complexa, o que se provou muito interessante de ler hoje em dia por observar essas mudanças linguísticas e ortográficas. mesmo assim, pode ser meio arrastado e falta desenvolvimento.

Karen.Karolyne 16/10/2022

Nova experiência
Gostar de romance sempre gostei, mas desse jeito nunca li.
A ladeira da saudade conta a história de Lília e Dirceu. Ela viaja para Ouro Preto e vive praticamente um sonho.
Gostei do livro. Não é um dos meus favoritos, acredito que seja devido a muitos detalhes sobre paisagens, obras, lugares. Pra quem gosta disso, vai amar o livro.
Mas é bem fofinho e dá pra ler rapidinho. É aquele livro conforto sabe?!
A linguagem é fácil mas como já falei, detalha muito as coisas hehe.

Emely.Balbino 18/10/2022

Ouro Preto é um lindo lugar!
Eu agora desejo viajar para Ouro Preto. O romance é lindo, a história é linda, a cidade é linda e o que eu amei demais foi o relacionamento da mãe e da filha e como a mãe amadureceu a ideia, o autor juntou tudo isso de uma forma tão gostosa, a Lília é uma personagem/pessoa tão extraordinária que eu me inspiro nela de agora em diante.

Aline Andrade 11/11/2022

Que delícia de livro, a história é bem juvenil às vezes chega até a ser bobo, mas tudo isso é recompensando pela descrição de Ouro Preto, a história de Tiradentes, o contexto histórico no qual a narrativa foi inserida torna o texto leve e instrutivo ao mesmo tempo! Adorei!

jessica 12/11/2022

O livro que me fez querer ler mais ????
Primeiro livro "grAnde" que eu li, um romance bem clichê e eu confesso que amei, preciso muito reler.

Matheus 15/11/2022

Espero jamais encontrar uma leitura tão depreciante assim
Livro ?: A Ladeira da Saudade
Autor ?: Ganymedes José
Faixa etária ?: +10/+12
Nota ?: 1.5?(3/10)

Existem clássicos conhecidos pela sua escrita, pela exaltação à memória de um patrimônio ou de um lugar. Existem livros conhecidos e repudiados pelas suas problemáticas, são livros com autores LGBTfóbicos, (e/ou) racistas, (e/ou) sexistas. Este é uma interseção entre os exemplos. "A Ladeira da Saudade" é um clássico da literatura nacional brasileira; não obstante, urge um verdadeiro esclarecimento quanto a essa obra mal-desenvolvida.

Marília tem dezesseis anos e mora na cidade de São Paulo. Um dia, sua tia Ninota de Ouro Preto faz uma viagem para visitá-la. No dia que a última iria embora, Marília (ou apenas Lília) pede a mãe para ir embora com ela para Ouro Preto, afinal, a última coisa que queria era continuar aturando as ligações insistentes do seu ex-namorado depois de brigarem. Em Ouro Preto, Lília conhece Dirceu e se apaixona perdidamente por ele e pela cidade.

Com trechos extremamente problemáticos, com atitudes totalmente não-verossímeis e com personagens horrivelmente mornos; "A Ladeira da Saudade" inverte completamente o seu cunho e intenção quando apresenta uma história tão mal-desenvolvida, mal-escrita e maçante como a que recebemos. Tentarei fazer uma breve explicação quanta aos problemas.

Começando pelos personagens. Desde o início temos uma protagonista extremamente infantil; vale ressaltar que ela tem dezesseis anos mas aje como se tivesse, em média, dez. Lília é teimosa, é morna e é extremamente irritante acompanhar uma protagonista tão mal-desenvolvida por essas páginas. São tantos problemas que as duzentas páginas mais parecem quatrocentas.

Têm-se também atitudes bastante não-verossímeis que acontecem cada vez mais e de forma cada vez mais explícita. Por exemplo, que tipo de mãe deixaria a filha viajar de um estado para o outro de avião sem nada organizado e de última hora? Ou como alguém poderia saber o nome de outra pessoa sem nunca ter visto ela na vida? Pois é. É improvável e, forçando um pouco a barra, impossível.

A obra também possui trechos sexistas, racistas e quase que totalmente problemáticos. Confesso que não gostei de quase nenhum momento da leitura e só consegui acabar pois fui obrigado pela escola. É triste ter um livro considerado clássico da literatura brasileira que é tão cheio de problemas. Um livro clássico deve ser um livro que agrada os leitores, que aguça a curiosidade para conhecer determinada coisa, não um livro que cria um verdadeiro repúdio contra algo devido seu enredo pobre. São livros como esses que amovem e afastam os livros clássicos da juventude contemporânea.

No futuro, espero que livros melhores sejam tornados clássicos para simbolizar e exaltar a beleza do estado mineiro e, principalmente, da cidade de Ouro Preto; livros melhores que o romance impermanente escrito por Ganymedes José, que se torna é um verdadeiro desrespeito à cultura brasileira. Essa leitura se tornou uma das piores que já fiz em toda a minha vida e não recomendo a ninguém, brincadeiras a parte, mantenham distância.

Lyta @lytaverso 16/11/2022minha estante
Nossa, pude sentir sua raiva daqui kkkk
Que pena que tenha sido uma leitura tão desagradável, ainda mais obrigatória. Eu realmente não concordo com o tipo de livro que obrigam os jovens a ler, só causa mais distanciamento à leitura. Eu nunca tinha ouvido falar desse aí.

Matheus 16/11/2022minha estante
Simmm

Danii 17/11/2022minha estante
Jantou

Matheus 17/11/2022minha estante
@Dani KKKK valeuu

Mona 01/12/2022

A Ladeira da Saudade
Eu achei esse livro mt bom, ele é extremamente descritivo, já que a personagem principal vai para Ouro Preto e mts das vezes o foco do livro é descrever as imagens, obras, artistas, etc e pra mim isso é algo um tanto quanto entediante. Entretanto, o livro foi publicado em 83 e mesmo assim conseguiu me prender com a história da Lília, principalmente no fim, com um barraquinho básico, enfim, foi uma boa experiência de leitura

marcelaa_saraiva 02/12/2022

sei nem o que escrever. Comecei odiando e acabei amando. Estava achando muito cansativo mas vale a pena. Muito conhecimento e uma linda história de amor envolvida. Amei a ligação entre os personagens. Muito interessante. Superindico. 5??