A Ladeira da Saudade

A Ladeira da Saudade Ganymédes José

Resenhas - A Ladeira da Saudade

Sabrina 19/11/2021

Ouro Preto
Uma leitura muito gostosa e que traz a tona a paixão pela nossa terra, em conhecer a sua história e ama-lá. O livro se trata de descrever toda a história da cidade mineira de Ouro Preto, que sinceramente, eu fiquei muito curiosa em conhecer após a leitura. O romance é apenas coadjuvante nessa história linda da cidade de Ouro Preto e seus habitantes.

_MM_ 27/05/2023

Saudades
Este é um livro sobre um romance na adolescência,sobre o preconceito racial e também como mostra a relação de mãe e filha,um livro que nós faz refletir de como o amor não escolher raça, religião e riqueza.recomendo para iniciantes que querem entrar nesse mundo da leitura.

mel 31/12/2021

amo estes
Há quem o chame de antigo e até mesmo clichê, mas não me importo. Um dos melhores romances que li, e apesar de ser um romance de época, senti todo o entusiasmo por nossos protagonistas. Sempre Torcendo e vibrando por seu amor.
Eu, que nem sou tão romântica assim, consegui ser pega! Essa história é um prato cheio para os românticos incuráveis.

Tiago7n 11/01/2022

A linda ouro preto
Esse livro despertou em mim o interesse de conhecer a cidade fantástica se Ouro Preto-MG... 2 meses após o término da leitura la estava eu explorando todos os lugares citados no livro na esperança de encontrar os personagem dele... é tudo real, a cidade, o encanto suas ladeiras... O que mais me assustou é que os moradores de lá nao conhecem esse livro, então tive que descobrir tudo sozinho, foi uma ótima aventura.

Vidigital 12/01/2022

Ladeira da saudade
Cara, com certeza o melhor livro que já li, simplesmente perfeito, desde o desenvolvimento dos personagens, até as características de lugares, com certeza não é um livro lento e muito bonito, passa uma imagem linda de vida e eu amo ele.

elly 09/03/2022

A ladeira da saudade!
Um livro rápido de ler e fascinante! Contando a história de dirceu e marilia, mas não deixando para trás a história de Ouro Preto. Sem condições para este livro!!

Joy Barreto 19/02/2024

Rica história sobre Ouro Preto
A ladeira da saudade é um livro infantojuvenil que traz vivo o movimento Barroco e Rococó. A obra é um romance com personagens jovens e cheio de vida, além do conhecimento histórico de Ouro Preto. A obra traz "Marília de Dirceu" de Tomás Antônio Gonzaga.
É uma leitura rápida e dinâmica.

Michelle194 09/04/2022

Ladeira da Saudade
Eu tinha lido esse livro ainda adolescente e basicamente a minha lembrança é que era bem bom ? relendo agora, continuo com a mesma opinião. A história dos dois adolescentes é gostosinha, mas o passeio por Ouro Preto que o livro proporciona é maravilhoso!

Livia1182 23/01/2024

Esse livro é muito fofoooo!! A história se passa em ouro preto e é uma cidade que eu amoooo! Ao ler o livro parece que eu realmente estou lá?recomendo mt esse livro

Luisa 27/08/2022

A ladeira da saudade
No começo eu não estava colocando muitas expectativas nesse livro mas, acabei me surpreendendo, além de ter um lindo romance, o livro aborda também várias histórias de Ouro Preto.
Esse livro eu recomendo para quem gosta de romance e principalmente para quem gosta de aprender.

Ed Wilson 16/07/2022

Uma viagem que te fará desejar torná-la real
Ladeira da Saudade é um livro puramente infanto-juvenil. Gostei demais dessa viagem, mas teria imensamente amado se essa experiência tivesse sido feita na minha adolescência.

Lília mora em São Paulo com os pais. Classe alta, ela leva uma vida confortável. Exceto pelas circunstâncias de sua vida emocional adolescente. A insatisfação com seu rico pretendente Marcos César, e os conflitos com sua mãe carrasca, que parece apenas quere-la com um marido rico, à levam para umas férias na casa de sua tia Ninota na cidade de Ouro Preto (MG), a fim de fugir dos dramas da sua vida de São Paulo.
E é aqui que o livro ganha ares dos mais românticos escrito.

Os pontos altos para mim, começa pelas descrições do autor. A cidade de Ouro Preto é como um grande personagem, suas ladeiras, suas casas e construções, suas igrejas e sua história, além de seus personagens históricos do passado como Aleijadinho, Tiradentes e os apaixonados Tomás Antonio Gonzaga e sua amada Marília, do qual os poemas floreiam o romance de Lília e Dirceu, o garoto do Teatro de Marionetes. Aqui se mostra outro ponto alto do livro, o amor de Lília e Dirceu é puro e inocente, próprios dos que se encontram, quase sempre, apenas nas ficções.

Assim como eu, creio que qualquer leitor que aprecie as obras nacionais, irá se apaixonar pelo estilo que Ganymedes José deu à sua narrativa, bem como cidade de Ouro Preto, lugar que agora quero demais visitar.

denilson 11/06/2013

um livro pra adolescente
sempre leio os livros que meu filho tem que ler na escola

esta é uma estória de amor ambientada em ouro preto, sendo que em varias passagens se fala de história tb....

o livro fala sobre preconceito e faz um paralelo entre as historias de amor de marilia e dirceu no passado e no presente

Vi 13/08/2013

Lindo e apaixonante! ♥