A Ladeira da Saudade

A Ladeira da Saudade Ganymédes José

Resenhas - A Ladeira da Saudade

Pri 27/11/2021

Bom, o livro fala de uma garota que sai de São Paulo e vai pra Minas e se apaixona por Ouro preto.
Devo confessar que a linguagem em algumas hrs é bem complicada, mas nos diálogos melhora um pouco, só fui entender direito lá pro final e até que gostei de como acabou na vdd.
Só acho que os personagens por terem 16 anos a maioria pareciam ser muito infantis principalmente a mina.

Tô dando 3 estrela só pelo infantilidade e a linguagem rebuscada deles, "mas era outra época mimimi" rapaz msm assim, me recuso acreditar que exista alguém que fala como se tivesse uma siri no lugar do cérebro.

19/02/2017

Li quando era adolescente e a história de amor de férias junto com o cenário de Ouro Preto me fez suspirar muito na época.
Manuella_3 23/02/2018minha estante
Exatamente por isso reli tantas vezes na adolescência, Lu. Agora releio três décadas depois do primeiro contato.

Danielle.Luciano 10/12/2023

📖✨ Ultima leitura de 2023 ✨📚
Encerrando o ano com uma leitura que foi como voltar no tempo! 🕰️ O livro "A Ladeira da Saudade" de Ganymedes José foi a minha escolha para fechar 2023 com chave de ouro. 💫

Na 5ª série, esse foi o primeiro romance que li, e a vontade de reviver essa história sempre esteve presente. A trama se passa em Ouro Preto, cidade que, graças ao livro, ganhou um lugar especial no meu coração. Assim que tive oportunidade eu visitei a cidade e passeei pelos lugares citados na narrativa. Foi encantador!

"A Ladeira da Saudade" despertou em mim a paixão não só pela cidade, mas também pelo mundo dos romances. A história de amor adolescente é uma verdadeira jornada que ultrapassa as barreiras do preconceito racial, aproximando o leitor de fatos históricos marcantes.

Na trama, ao revisitar Ouro Preto, Lilia encontra amizades genuínas e um amor puro com Dirceu, que nos conduz por um romance entrelaçado com a história da cidade e da arte brasileira. Quando a mãe de Lilia intervém ao descobrir sobre o namoro, somos lembrados de que o amor verdadeiro pode superar qualquer barreira.

O livro é uma linda narrativa que fala sobre escolhas, preconceitos, e o poder do amor que, mesmo diante dos obstáculos, prevaleceu.

Se você ainda não leu, fica a dica para iniciar 2024 com essa incrível obra que une romance, história e emoção! 📖

📖 A Ladeira da Saudade
🖊 Ganymedes José
🌟🌟🌟🌟🌟
Vanessa.Castilhos 10/12/2023minha estante
Que linda resenha! ?

Amanda Cabral 29/03/2020

A magia de Ouro Preto
Primeiramente, queria ter uma tia Ninota para chamar de minha. Meu livro agora esta cheio de post it, e muitos deles são nas falas certeiras e tão conscientes de tia Ninota.
Me identifiquei demais com Lília, pensamos parecido, sentimos e sofremos igual. Este livro estava largado aqui em casa a anos (acho que meu irmão mais velho teve que ler para a escola), é uma das quelas xerox encadernadas, confesso que nunca dei o devido valor a esse tesouro.
Para quem conhece Ouro Preto, não deve ser tanta novidade toda a bagagem histórica que este livro traz. Ao mesmo tempo que conta um romance adolescente, com conflitos familiares, Ganymedes conseguiu descrever um roteiro de viagem, informações sobre a Inconfidência, e também uma rica aula de arquitetura e artes.
Todos os pais deveriam ler este livro com o coração aberto, antes de decidir quais as melhores escolhas para com seus filhos.

ok.vante 27/04/2023

Ah, a Marília de Dirceu
Se eu pudesse daria mil estrelas para esse livro. Já li e reli 4 vezes. Pra sempre o meu favorito ?.

Aaaana13_ 09/12/2021

Meio forçado
O livro traz todo um contexto histórico, no caso, a inconfidência mineira, mas o autor na hora de trabalhar a relação entre os personagens acabou tornando tudo forçado.
No momento em que a protagonista chega à ouro preto, ela faz amizades imediatamente! Mas não amizade de modo coleguismo que você acabou de conhecer, amizade tipo bffs! Do nada gente ??

Mazinha 12/12/2021

Paixão
Este livro não só retrata a paixão de Marília e Dirceu histórico e ficcional como nos faz nos apaixonamos pela cidade de Ouro Preto/MG tão bem descrita neste livro

Renilde 27/04/2020

1° livro que li na vida
Foi minha primeira leitura, ainda na adolescência me marcou demais, principalmente a história de um amor puro com um cenário todo brasileiro, por conta dele tenho vontade de conhecer Minas, toda sua história e as obras de aleijadinho ?

bim.stephanie 25/05/2021

bom!
o livro em si é bem interessante e aborda temas polêmicos como preconceito.
a narrativa é escrita de uma forma não tão difícil e o livro nos traz aprendizados!

Raquel.Saori 30/12/2022

A Ladeira da Saudade - Resenha
É um livro super gostosinho de ler, eu amei os personagens e toda a história.
Super recomendo kkkkk

Raquel 31/10/2021

Ladeira da Saudade
Faz alguns meses que terminei de ler esse livro, mas fiquei adiando a atualização no app. O enredo é bem interessante, pois traz o desenvolvimento da protagonista e conta um pouco sobre alguns acontecimentos históricos de Minas Gerais. Achei as descrições bem legais, consegui me sentir dentro do livro, além de alguns trechos de poemas, que, para mim, tornaram a narrativa mais emocionante.

mandhxs 02/07/2021

Como uma mineira vinda de uma cidadezinha histórica , eu posso dizer que amei a descrição de uma cidade em que construi grande parte da minha infância . A história em si é fácil de ser lida e a cada linha fui surpreendida pois não esperava gostar tanto , mas , em pouco tempo me apeguei aos personagens junto de seus medos e curiosidades . Eu recomendo este livro a todos que gostam de história , poesia e romance mas indico mais ainda aos que se arriscam e se aventuram nas ruas e becos de uma cidade com tanta história e cultura .