A Ladeira da Saudade

A Ladeira da Saudade Ganymédes José

Resenhas - A Ladeira da Saudade

Jasmin Freman 18/09/2009

Amor adolescente
Um doce romance, que te prende desde o começo!

Aline Andrade 11/11/2022

Que delícia de livro, a história é bem juvenil às vezes chega até a ser bobo, mas tudo isso é recompensando pela descrição de Ouro Preto, a história de Tiradentes, o contexto histórico no qual a narrativa foi inserida torna o texto leve e instrutivo ao mesmo tempo! Adorei!

Aninha 01/07/2013

Amei este livro
Li por sugestao da minha mommy que foi aluna de Ganymedes Jose la em Casa Branca (SP) depois foi leitura pedida na escola. Livro fala da historia de amor entre dois jovens que enfrentam juntos o preconceito racial e a diferenca de classe social na cidade de Ouro Preto (MG). os detalhes e costumes de familias mineiras retratadas no livro lembram minha infancia, ferias no sitio do vozinho na cidade de Casa Branca. Foi excelente porque passei a gostar do autor e incentivou a ler outros livros publicados por ele como a Macaca Sofia que ri muito, pura diversao. Recomendado.

Sabrina 20/05/2021

Li esse livro a sete anos atrás, e estou louca para comprar ele novamente. Um romance muito lindo ele me marcou muito ??

Glayce 10/02/2015

O livro fala de uma jovem chamada Marilia, mas que é conhecida como Lilia. Esta jovem mora na cidade grande junto com seu pai, que ela ama, e sua mãe que não a entende como ela gostaria. Ela termina o namoro com um rapaz bem sucedido p/ desespero de sua mãe, elas se desentendem e ela vai passar uns dias na casa de uma tia em Ouro Preto p/ refrescar a cabeça.
Em Ouro Preto ela faz amizade com varias garotas muitos diferentes das suas amigas frescas da escola e conhece um rapaz diferente do egoísta do ex. Lilia e este rapaz, que se chama Dirceu, se apaixonam a primeira vista, ou antes mesmo disso, e passam a viver um romance mesclado com as histórias da cidade de Ouro Preto e da história da arte brasileira.
Quando sua mãe descobre que ela esta namorando em Ouro Preto com um rapaz descendente de escravos vai busca-la na hora, sem dar chances p/ despedidas.

Vanessa.Issa 27/09/2018

A escola pediu que minha irmã lesse esse livro quando estava no ensino fundamental, o que significa há mais de 10 anos. Desde então, tinha ficado guardado em casa, mas nunca chamou tanto a minha atenção. Esse mês, enquanto fazia uma limpa na estante, na hora não soube dizer se gostaria de guardá-lo ou se poderia colocar para trocas e doações junto com outros. Então, o que fiz? Tive que ler! E, sinceramente, achei a história muito fofa! Sem dúvida teria adorado fazer algum trabalho de escola sobre ele quando tinha 12 anos. Além do romancezinho adolescente, a personagem principal nos mostra tantas coisas interessantes sobre a cidade de Ouro Preto, da nossa história e cultura brasileira. É realmente muito gostosinho de ler. Acabei no mesmo dia!

Karen.Karolyne 16/10/2022

Nova experiência
Gostar de romance sempre gostei, mas desse jeito nunca li.
A ladeira da saudade conta a história de Lília e Dirceu. Ela viaja para Ouro Preto e vive praticamente um sonho.
Gostei do livro. Não é um dos meus favoritos, acredito que seja devido a muitos detalhes sobre paisagens, obras, lugares. Pra quem gosta disso, vai amar o livro.
Mas é bem fofinho e dá pra ler rapidinho. É aquele livro conforto sabe?!
A linguagem é fácil mas como já falei, detalha muito as coisas hehe.

Michelle194 09/04/2022

Ladeira da Saudade
Eu tinha lido esse livro ainda adolescente e basicamente a minha lembrança é que era bem bom ? relendo agora, continuo com a mesma opinião. A história dos dois adolescentes é gostosinha, mas o passeio por Ouro Preto que o livro proporciona é maravilhoso!

Ninigalai 27/12/2020

Compra um livro de história escrito por um poeta e tu terás esse livro aí.
Compra um livro de história escrito por um poeta e tu terás esse livro aí. Primeiro que eu não senti nada pelo romance, não me trouxe nenhum sentimento além do de pouco me importa, segundo que ô bando de adolescente nada a ver, a personalidade deles é tudo uma mistura de criança com velho, mas num senti a vibe adolescente não. Se esse era o objetivo, da hora, parabéns, mas assim pra mim é só um livro de história romantizado com uns draminha no meio.
Resumindo minha opinião é, um livro que dá pra ler de boas e é gostosinho, é bobinho e o romance não é desenvolvido legal.

Edit: gostosin meu toba, eu odiei esse livro, bagulho chato viu, os personagem mais chato ainda.

Sarah.Santana 19/12/2020

Li na epoca da escola
Nem sei quantas vezes peguei esse livro emprestado na biblioteca da escola, na época em que passava os intervalos na biblioteca kkkkk como eu era feliz e não sabia! amava demais! A história é linda e simples dessas que se assemelha e muito com as historias de nossa adolescência, deixando um frio na barriga de ansiedade pelo que acontecerá em cada página, acho que por isso minha conexão com a história e personagens foi tão imedita e intensa.

Emily 09/11/2020

As maravilhas de Ouro Preto
Essa história é um amorzinho só!!! E, além disso, é ricamente preciosa em detalhes históricos, sendo estes detalhes que fazem parte da História do Brasil, mais precisamente de Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto.

Por ser uma leitura simples e bastante fluida acabamos nos prendendo à narrativa da menina Marília. Ela, também chamada de Lília, é uma menina da cidade grande de coração humilde e cabeça bem aberta às maravilhas que a vida tem para oferecer. Vai passar uns dias no interior de Minas Gerais para evitar os conflitos frequentes entre ela e sua mãe na casa da tia Ninota (de antemão, já deixo claro o meu amor todo por tia Ninota, uma das melhores personagens, com os melhores conselhos... ah se eu tivesse uma tia Ninota dessas!!!!). Lá, ela conhece as Tetetês e Dirceu, ele que a faz nutrir sentimentos tão genuínos e tão puros! É um amor jovem lindo de se ver porque são esses que nos faz enxergar a vida com mais cor e mais alegria.

O final é bem imprevisível e aberto, creio que o autor quis fazer isso propositadamente para nos mostrar que a vida é exatamente assim: muitas vezes as coisas não acontecem como a gente espera e tantas outras vezes chegam de surpresa e tão avassaladora que bagunça tudo aqui. Às vezes até uma bagunça boa.

Débinha 13/04/2024

Ouro Preto!!!
Para começar eu li esse livro por indicação de uma professora, que falou que tinha lido na adolescência, eu gostei muito desse livro e gostei de várias partes dele só que tem algumas coisas que eu não gostei tanto, eu achei que tem algumas partes que ele descreve muito até coisas que nem seria tão necessário de descrever, e acho que no final poderia ter explicado melhor como que se encerrou, mas mesmo assim eu gostei muito da história (eu gostaria de um Dirceu para mim)

Ed Wilson 16/07/2022

Uma viagem que te fará desejar torná-la real
Ladeira da Saudade é um livro puramente infanto-juvenil. Gostei demais dessa viagem, mas teria imensamente amado se essa experiência tivesse sido feita na minha adolescência.

Lília mora em São Paulo com os pais. Classe alta, ela leva uma vida confortável. Exceto pelas circunstâncias de sua vida emocional adolescente. A insatisfação com seu rico pretendente Marcos César, e os conflitos com sua mãe carrasca, que parece apenas quere-la com um marido rico, à levam para umas férias na casa de sua tia Ninota na cidade de Ouro Preto (MG), a fim de fugir dos dramas da sua vida de São Paulo.
E é aqui que o livro ganha ares dos mais românticos escrito.

Os pontos altos para mim, começa pelas descrições do autor. A cidade de Ouro Preto é como um grande personagem, suas ladeiras, suas casas e construções, suas igrejas e sua história, além de seus personagens históricos do passado como Aleijadinho, Tiradentes e os apaixonados Tomás Antonio Gonzaga e sua amada Marília, do qual os poemas floreiam o romance de Lília e Dirceu, o garoto do Teatro de Marionetes. Aqui se mostra outro ponto alto do livro, o amor de Lília e Dirceu é puro e inocente, próprios dos que se encontram, quase sempre, apenas nas ficções.

Assim como eu, creio que qualquer leitor que aprecie as obras nacionais, irá se apaixonar pelo estilo que Ganymedes José deu à sua narrativa, bem como cidade de Ouro Preto, lugar que agora quero demais visitar.

Guilherme Pedro 22/06/2020

Nostálgico
O livro é ambientado nos anos 80, mas é escrito de um jeito que dá ao leitor a sensação nostálgica de já ter estado ali, em Ouro Preto. O escritor quer nos apresentar todo o fundo histórico da cidade de uma forma leve, e o artifício que ele usou foi de uma paulistana visitar sua tia que mora nesse paraíso escondido em minas. Você conhece a cidade junto com a protagonista que, assim como eu, percebe que lá jovens ali que apresentam a cidade a ela sabem até demais para crianças daquela idade. É uma leitura fluida, bem interessante na parte histórica e descritiva dos monumentos, igrejas e acontecimentos na época da inconfidência. Vale super a pena a leitura que desperta aquele gostinho de querer visitar essa cidade mágica.

Prof. Edivaldo 15/05/2020

Viagem ao passado
Um romance misturado com fatos históricos...