A Ladeira da Saudade

A Ladeira da Saudade Ganymédes José

Resenhas - A Ladeira da Saudade

Aaaana13_ 09/12/2021

Meio forçado
O livro traz todo um contexto histórico, no caso, a inconfidência mineira, mas o autor na hora de trabalhar a relação entre os personagens acabou tornando tudo forçado.
No momento em que a protagonista chega à ouro preto, ela faz amizades imediatamente! Mas não amizade de modo coleguismo que você acabou de conhecer, amizade tipo bffs! Do nada gente ??

Raquel 31/10/2021

Ladeira da Saudade
Faz alguns meses que terminei de ler esse livro, mas fiquei adiando a atualização no app. O enredo é bem interessante, pois traz o desenvolvimento da protagonista e conta um pouco sobre alguns acontecimentos históricos de Minas Gerais. Achei as descrições bem legais, consegui me sentir dentro do livro, além de alguns trechos de poemas, que, para mim, tornaram a narrativa mais emocionante.

bim.stephanie 25/05/2021

bom!
o livro em si é bem interessante e aborda temas polêmicos como preconceito.
a narrativa é escrita de uma forma não tão difícil e o livro nos traz aprendizados!

Raquel.Saori 30/12/2022

A Ladeira da Saudade - Resenha
É um livro super gostosinho de ler, eu amei os personagens e toda a história.
Super recomendo kkkkk

mandhxs 02/07/2021

Como uma mineira vinda de uma cidadezinha histórica , eu posso dizer que amei a descrição de uma cidade em que construi grande parte da minha infância . A história em si é fácil de ser lida e a cada linha fui surpreendida pois não esperava gostar tanto , mas , em pouco tempo me apeguei aos personagens junto de seus medos e curiosidades . Eu recomendo este livro a todos que gostam de história , poesia e romance mas indico mais ainda aos que se arriscam e se aventuram nas ruas e becos de uma cidade com tanta história e cultura .

nandacartola 24/03/2024

Incrível de bom
Um livro que foi exigido por minha professora de redação para leitura ser realizada, e não sabia que poderia ser tão bom. nele vi as maravilhas de ouro preto, percebi o tanto que nós mesmos brasileiros desvalorizamos nossa cultura, vi sobre amizade, sobre relacionamento ruim com os pais, vi sobre reencontros, vi sobre relacionamentos? obrigada, professora! por esse livro tão lindo?

leidy 22/09/2009

ameei!
sem palavras pra falar desse livro, simplismente muuuuuuito legal...
para aqueles romanticos perdidos por aí, que vivem procurando novos livros de amor e aventura...taí mais um livro romantico, ótimo para ser lido...leiam gente! é muito bom !

Barbie.Literaria 04/10/2021

Livro predileto da adolescência.
É um livro tão simples, mas que te prende muito e te faz ficar apaixonada pelo cenário, pelos personagens, pela história

Eu me identificava bastante com a Lília porque ela era uma garota tão sonhadora e em busca do amor, que parecia que a história era sobre mim.

Tudo nesse livro é cativante e ainda te ensina mais sobre a nossa cultura.

?Será que o amor é assim mesmo, aprendemos sem perceber e precisamos de alguém que nos ensine como fazer??

Crisvity 12/12/2022

A ladeira da saudade...
Eu gostei desse livro. É muito interessante e rico o detalhamento que é feito da cidade de Ouro Preto. Um romance fofinho com pano de fundo histórico riquíssimo.
No decorrer do livro a narrativa se torna um tanto repetitiva e cansativa, os personagens também não são muito carismáticos.
Ainda acho uma leitura válida. É uma carta de amor para a cidade de Ouro Preto e uma valorização da cultura brasileira.

Jessivi 06/01/2023

Uma declaração de amor à Ouro Preto
Nesse livros somos levados para uma verdadeira viagem turística a Ouro Preto, as descrições da arquitetura, escultura, da história do local e da inconfidência mineira é sensacional. O autor tenta passar a emoção de visitar o local e tenta mostrar a região como uma cápsula do tempo, capaz de nos levar às ruas nas quais Tiradentes e outros personagens históricos da Inconfidência Mineira.
Contudo, os personagens não são bem desenvolvidos (embora tenha gostado da Tia Ninota) e a tentativa de romance é um pouco fraca: o casal se forma rápido demais e não tem um momento em que você se conecta com eles e com os desafios que eles enfrentam. Tudo parece mais uma paixonite do que amor.
Porém é uma boa história para conhecer mais Ouro Preto, acho que deve ser um bom livro para ler a caminho de Minas Gerais.

comidaazulexiste 28/08/2022

romance bobinho mas fofinho. meio antiguinho então tem aquela linguagem brasileira um pouco mais complexa, o que se provou muito interessante de ler hoje em dia por observar essas mudanças linguísticas e ortográficas. mesmo assim, pode ser meio arrastado e falta desenvolvimento.

anna2150 25/05/2021

O livro em si é bom mas não é mt oq eu gosto de ler
no começo ele é meio chatinho porém a partir do meio ele subiu demais no meu conceito

Littera.ju 27/04/2021

Muito chateada
É galera, acho que tenho mais uma MMD (minha maior decepção) kkkkkk.
Eu sou muito fã do trabalho do Ganymédes José, mas confesso que me decepcionei demais com esse livro.
O começo me animou porque eu amei a personagem principal, cheia de energia, bem good vibes. Também gostei muito do modo como o autor narrou a história.
Logo nos primeiros capítulos Lília aceita a sugestão do pai de viajar com sua tia avó para Ouro Preto - MG e aí começa a história principal.
Fiquei apaixonada com as descrições da paisagem e com a histórias que foram contadas no decorrer dos passeios pela cidade.
O meu problema está na parte do romance. Eu senti que foi algo mal desenvolvido e corrido. Não vou falar muito para não dar spoilers.
Eu sinto que fui ler esperando algo diferente do que o livro me entregou, principalmente por causa título.
O que preciso dizer é que, se você gosta de livros mais informativos, que contem a história local esse é perfeito para você. Agora, se você não está nessa vibe ou procura algo com mais romance eu não recomendo.

marcelaa_saraiva 02/12/2022

sei nem o que escrever. Comecei odiando e acabei amando. Estava achando muito cansativo mas vale a pena. Muito conhecimento e uma linda história de amor envolvida. Amei a ligação entre os personagens. Muito interessante. Superindico. 5??